terça-feira, 15 de maio de 2012

BEM-VINDO AO HOTEL HEARTBREAK




BEM-VINDO AO HOTEL HEARTBREAK

Por Willa e Joie

Willa: Nosso primeiro encontro com Meu Bebê foi em "Heartbreak Hotel" (ou "This Place Hotel"), o qual Michael Jackson escreveu e gravou para The Jacksons 'álbum Triumph 1980. “E parece ter sido uma canção importante para ele: ele se apresentou com seus irmãos nas excursões Triumph e Victory, e foi a única canção de Jacksons”, que ele cantou ao longo de sua turnê Bad.

"Heartbreak Hotel" começa com uma referência a uma perda traumática que aconteceu "Há dez anos, neste dia":



Viver em pecado
Dez anos atrás nesse dia meu coração ansiava
Eu prometi que jamais retornaria
Onde meu bebê partiu meu coração e me deixou saudade

É importante ressaltar que "aos dez anos" foi quando Michael Jackson se tornou uma figura pública no cenário nacional: "I Want You Back" se tornou o sucesso numero um dos Jackson 5 em 1970.

O protagonista e Meu Bebê entram no Hotel Heartbreak juntos. “É um lugar público onde se deparam com uma multidão de “rostos encarando.” E embora o olhar das pessoas seja estranho, elas parecem conhecê-lo: “elas sorriram com os olhos”. “Como se me conhecessem.” Mas elas não o conhecem realmente, e ele não as conhece. É uma descrição bastante precisa da vida de uma celebridade. Esta estrofe termina com Michael cantando, “Isto está me assustando”.

Ele e Meu Bebê sobem as escadas juntos e entram em seu quarto de hotel, mas duas mulheres já estão lá. Uma delas se aproxima dele e diz: “Este é o lugar / Você disse para encontrá-lo aqui ao meio dia.”  Isto não é verdade, mas meu bebê acredita nela - Acredita que essa estranha é a sua amante - e Jackson canta: "A esperança é morta."
Ele passa a descrever como My Baby está magoada porque ela não compreende a situação, mas termina com " Alguém do mal esta ferindo a minha alma." Então, essa mentira não apenas machuca Meu Bebê, isso também fere " minha alma ". Os dois estão tão estreitamente ligados, é como se Meu Bebê fosse a sua alma. A estrofe termina com estas linhas:

Isto está me assustando
Então o homem ao lado havia dito
Ele esteve aqui em lágrimas por quinze anos
Isto está me assustando

Quem é este homem? Seria possível ser Elvis? Afinal, Elvis começa sua canção "Heartbreak Hotel" (que foi o seu primeiro número um hit) com as linhas:

Desde que minha garota me deixou
Encontrei um novo lugar para morar
É no final da Lonely Street
No Hotel Heartbreak

Então, aparentemente Elvis viveu lá. Agora Michael Jackson se encontra no quarto ao lado, e ele está na mesma situação que Elvis estava durante anos.

Este "homem da porta ao lado" diz: "Ele esteve aqui em lágrimas por quinze anos", isso desde 1965 - quando a carreira de Elvis começou o seu declínio, e sua fama começou a tomar um rumo feio. Elvis era o rei no final dos anos 1950 e começo dos anos 60, mas, em seguida, a Invasão Britânica decorreu entre1964 a 1966. De repente, os Beatles e os Rolling Stones foram subindo nas paradas pop, e Elvis estava cada vez mais visto como ultrapassado e irrelevante, até mesmo um objeto de zombaria.

Portanto, essas duas músicas muito diferentes com o mesmo nome, Elvis e Michael Jackson descrevem uma situação que é emocionalmente devastadora para eles. No entanto, enquanto Elvis está claramente cantando sobre uma perda romântica, a canção de Michael Jackson é muito mais complicada, e muito mais ambígua. É apenas um romance despedaçado, ou mais do que isso?  "Heartbreak Hotel" de Michael Jackson termina com estas linhas:

Alguém está apunhalando meu coração
Este é Heartbreak Hotel
Há dez anos hoje
Machucando minha mente
Você está quebrando coração do meu bebê
Este é Heartbreak Hotel
Apenas, bem vindo à cena

"Bem-vindo à cena" é um final muito estranho para uma canção sobre o amor perdido.
Então, novamente, parece haver mais coisas do que apenas um romance malfadado.
E mais uma vez, ele e Meu Bebê são associados: o coração dele está ferido, o coração dela está ferido, sua mente está machucada. Eles compartilham a mesma dor. Ele está sentindo o que ela está sentindo, como se ela fosse uma parte dele.

Joie: Uau! Não tenho certeza se eu teria feito essa óbvia ligação de Elvis aqui, mas tenho que dizer, faz uma espécie de louco sentido.

Willa: Eu sei. Soa como louco, não é? Eu não esperava sair em uma tangente de Elvis, e,
obviamente, "o homem ao lado" pode significar muitas coisas diferentes, mas de repente essa ideia  surgiu na minha cabeça e fui com ela, só para ver onde me levaria. Acho que qualquer interpretação - até mesmo uma interpretação soando maluca - é válida, contanto que possa ser adequadamente apoiada pela evidência do texto, e há um pouco de evidência para apoiar isso. E isso faz muito sentido se você ver essa música como falando de celebridades, que foi um tema muito importante para Michael Jackson.

Joie: Bem, eu vou com isso por um minuto e dizer que, se isso foi intencional por parte de Michael,
ele é realmente brilhante. No entanto, quando The Jacksons tomou a decisão de alterar o nome da canção para "This Place Hotel", Michael disse que ele não estava familiarizando com música de Elvis. Assim, embora concorde que as imagens de ambas as músicas trabalham muito bem juntas, sou cética que haja qualquer conexão real entre as duas. Mas eu amo o que você disse sobre Meu Bebê possivelmente representando sua própria alma. “E essa linha no final onde ele diz”. “Machucando minha mente” É como se Meu Bebê o representasse: sua psique.
Sua mente, seu coração, sua alma - o ser interior que ele mantém protegido da vista do público.
Como eu disse na semana passada, Michael canta sobre My Baby como se ela fosse alguém muito importante para ele e foi em sua vida por um tempo muito longo, e eu acho que essa noção de que ela é um símbolo do seu próprio ser interior carrega muito peso. Em “Wanna Be Startin’ Somethin’” Michael diz,

Alguém está sempre tentando
Fazer meu bebê chorar
Falando, gritando, mentindo
Dizendo que quero apenas estar começando algo

Se olharmos para esse verso nestes termos, é muito fácil ver como Meu Bebê poderia ser um eufemismo para o seu interior. Alguém está sempre tentando machucá-lo. Ele continua a cantar,

Billie Jean está sempre falando
Quando ninguém mais está falando
Contando mentiras e encolhendo os ombros
Então, eles chamaram a sua boca de um motor.

Cumprindo com essa teoria pode-se argumentar que Billie Jean - e todas as outras "meninas más" que entram em seu caminho-representam a sua vida pública e toda a bagagem que vem com ele (as mentiras, a mídia, os paparazzi, etc).

Willa: Concordo, e eu realmente gostei dessa comparação que você fez. "Billie Jean está sempre falando" - assim como a mídia está sempre falando. Desde uma idade muito jovem, Michael Jackson enfrentou constantes comentários e especulações sobre sua vida privada. E a boca da mídia não é apenas "um motor." É uma indústria.

Joie: Uma indústria que ele iria acabar lutando para o resto de sua carreira. Mas vamos falar mais sobre isso na próxima vez que tomarmos uma análise mais atenta das “meninas más" neste trio.

Willa: Certo. E desses três conflitos entre Meu Bebê, as mulheres intrusas que o machucaram, e o protagonista, que se encontra preso entre os dois e continua a evoluir - assim como a relação de Michael Jackson com os meios de comunicação evoluíram. Vemos este cenário de Meu Bebê ser ferido por uma mulher, agressiva e desonesta recorrendo várias vezes: por exemplo, em "Billie Jean" e "Wanna Be Startin Somethin" em Thriller, em "Dirty Diana" de Bad, e na faixa-título de Dangerous. E então ela desaparece. My Baby não é mencionado uma vez em seu álbum HIStory, que foi o seu primeiro álbum de 1993 depois das alegações de abuso sexual. É como se sua vida pública se tornasse tão tóxica que ela está agora completamente escondida da vista.

Ou talvez não. Talvez ela apareça, mas de uma forma inesperada, e em um lugar inesperado - no vídeo de uma música que ele não escreveu "You Are Not Alone". A canção abre com uma história de amor perdido:

Outro dia se passou
Eu ainda estou sozinho
Como pode ser isso
Você não está aqui comigo
Você nunca disse adeus
Alguém me diga por que
Você tem que ir
E deixar meu mundo tão frio

No entanto, o vídeo abre com uma multidão de repórteres e fotógrafos pressionando sobre ele enquanto ele caminha com a cabeça abaixada. A situação é exatamente a mesma que ele cantou repetidamente em álbuns anteriores: estas pessoas intrusas estão reivindicando a conhecê-lo e dizendo mentiras sobre ele, e meu bebê o deixou. Só que desta vez ele está dizendo essa história através de sinais visuais.

Ele está devastado, desolado, tão triste e sozinho. Em seguida, ele ouve uma voz.
Nós não sabemos cuja voz é, mas ela sussurra “para ele, e isso é o que diz a ele”:

Você não está sozinho
Eu estou aqui com você
Embora você esteja distante
Eu estou aqui para ficar

Você não está sozinho
Eu estou aqui com você
Embora estejamos distantes
Você está sempre em meu coração
Você não está sozinho

Que voz é essa? As letras não dizem, mas mais uma vez há pistas visuais. A cena de andar diante de um mar de reporteres agressivos com uma outra cena, longe da mídia: é a definição da Alvorada de Maxfield Parrish, uma bela pintura de serenidade e de renascimento. Ele está feliz, e compartilhando um momento íntimo com uma mulher.

E não é apenas uma mulher qualquer. É sua esposa, Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley.
Quando a vida pública de Elvis estava desmoronando e ele era um alvo de críticas e até mesmo ridicularizado pela imprensa, ele teve uma menina que estava com ele e trouxe alguma alegria em sua vida. Agora Michael Jackson está na mesma posição que Elvis se encontrava antes. E aquela garotinha cresceu e se casou com ele, e ela está com ele através de um dos piores períodos de sua vida e trazendo alguma alegria em sua vida. Estou bastante desconfortável falando tudo isso porque estas são pessoas reais, e eu tento muito ficar de fora da vida privada de um artista, tanto quanto possível. Mas essas pessoas reais também simbolizam certas coisas, e o simbolismo daquela imagem com Lisa Marie Presley é tão forte para mim.

Joie: Bem, eu concordo absolutamente com você que a voz mansa e delicada em "You Are Not Alone" é, definitivamente, do meu bebê. Mas não posso concordar que ela tem alguma coisa a ver com Lisa Marie Presley, no sentido literal. Em abstrato como uma sugestão visual, sim, definitivamente. A recriação da Alvorada para este vídeo foi uma escolha inspirada em minha opinião uma vez que habilmente capta o lugar íntimo e privado que Michael está tentando levar-nos até aqui, e o uso de sua esposa como a representação visual de Meu Bebê faz todo o sentido.
Afinal, se Meu Bebê fosse uma pessoa real, ela seria, certamente, a pessoa que esteve mais próxima a ele e o conhecia intimamente como uma mulher. No entanto, ele diz repetidamente que sussurra algo em seu ouvido. “Não que alguém, ou alguma coisa”. Aquela voz mansa e delicada.
Sua alma. Seu eu interior. A parte dele que ele tem alimentado e tentou tão difícil de proteger ao longo dos anos e manter pura. Fora de todas as "meninas más" e os meios maus que ameaçaram meu bebê por tanto tempo. E o que a voz lhe diz? "Você não está sozinho." Mesmo que ele possa se sentir como a pessoa mais solitária sobre a face da terra - que é o sentimento de todas aquelas
imagens dele em pé sozinho na frente das cenas bonitas da natureza e no palco no teatro deserto
são destinadas a evocar - ele não está sozinho. Ele ainda tem a sua alma que é intacta e forte. Pode estar um pouco machucada e ferida, mas ela ainda está lá. E ele ainda pode senti-la, chamando a si, dizendo-lhe que o que ele acaba de passar através de um pesadelo, mas, ele passou por ele e saiu do outro lado e ainda há esperança para um futuro brilhante.

Mesmo que Michael não escreveu esta canção em particular, acredito que as letras devem ter falado por ele em algum nível, e talvez elas expressassem alguma coisa - alguma emoção ou idéia - que ele pudesse se relacionar e se identificar. E eu acho que havia algo de meu bebê.

Willa: Joie, isso é lindo. Eu tateava para frente, tentando alcançar o que aquela cena recorrente simbolizada e por isso era tão comovente para mim, e não apenas chegava lá. E você lindamente capturou em palavras esse sentimento que tenho quando vejo este vídeo. Eu acho que é importante que a mulher nesta cena seja Lisa Marie Presley. Não teria a mesma profundidade de significado se fosse apenas qualquer atriz de uma chamada de elenco que não tem sua história.
Mas eu amo o jeito que você trouxe de volta à nossa discussão a idéia de Meu Bebê como representante de uma parte de si mesmo - como algo que estará sempre lá para ele, se é sua alma ou seu coração ou sua musa. Como você descreve tão bem, este vídeo é uma afirmação de que há alguma coisa dentro que vai sustentá-lo, independentemente do que o ameaça no mundo exterior.

Vamos concluir esta série sobre meu bebê na próxima semana, quando olharmos mais de perto o que algumas dessas ameaças significam.

http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/08/

Tradução: Ana s mj.
.......................

14 comentários:

  1. olá meninas...

    amo essa música e essa apresentação...
    música maravilhosa...

    http://www.youtube.com/watch?v=rPeomR1r2rI

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... amo "off the wall" também...mas o link que eu queria postar é a de "heartbreak hotel" que é a do post...amo de paixão essa música dele é uma das minhas preferidas...e essa apresentação dele está muito linda!!

      http://www.youtube.com/watch?v=cgeGNVgsHsg&feature=results_video&playnext=1&list=PL7AF4613523BE770F

      L.O.V.E

      Excluir
  2. Fico impressionada com os detalhes riquíssimos que Michael sempre incluiu em cada projeto seu, em toda sua arte e que muitas vezes não conseguimos alcançar. Ele sabia que um dia chegaríamos lá. ;)

    Estamos aprendendo muito e tb a prestar mais atenção em sua arte além de apreciá-la.

    Michael é realmente fantástico, genial, fenomenal...
    Que homem é esse??? my god!!! :O

    Todos os vídeos dele, se analisados com bastante atenção, surpreenderão e sempre terão mais e mais detalhes que passarão imperceptíveis, isso é fato. É difícil conseguir alcançar tudo o que ele transmite neles, porque todos seus vídeos além de lindíssimos sempre trazem um conteúdo reflexivo elevadíssimo!! Coisas de gênio. ;)

    Os diálogos de Joie e Willa são incríveis, sempre esclarecendo muito sobre o processo criativo de Michael. A tradução tb está ótima, Ana. ;) (Amo ser repetitiva)

    Concordo, também vejo assim. Que “ My Baby “ (como eu disse na postagem “Pensando em Meu Bebê”) das canções de Michael é o seu eu interior, algumas vezes a mídia e em outras seus fãs.

    Como as meninas falaram sobre You Are Not Alone, ele associa My Baby ao seu interior. Mesmo a letra não sendo dele, as energias colocaram em seu colo, porque serviu como uma luva e ele aproveitou e passou tudo isso e muito mais no vídeo, nas imagens em que aparece de anjo, seu “eu “ interior. Sua alma, sua consciência são puras.

    “imagens dele em pé sozinho na frente das cenas bonitas da natureza”
    Esta cena em que Michael está sozinho de frente as cenas da natureza, é a mesma cena em que aparece o anjo se banhando e que é visto no dvd History On Film, e no youtube não. A cena e a paisagem são as mesmas, só que em uma está o anjo e em outra apenas Michael, por isso fiz o cartão unindo as duas cenas. Michael e My Baby, porque foi isso que Michael transmitiu nesse vídeo. Vejo assim, como as meninas tb.

    No DVD History On Film, o vídeo inicia com a imagem do anjo e quase no final aparece o anjo ferido. Esse vídeo é incrível!
    Quanto a recriação de Alvorada, Michael estava transmitindo que a mídia invadia até sua privacidade, até seu momento mais íntimo. É assim que vejo essa cena.

    Olá, Michaela! Errou o vídeo? Michael deixa a gente zonzinha..rsrs..
    Amo esses dois vídeos que vc postou. São maravilhosos. Michael com todo seu charme e sensualidade nata.
    ...e com sua voz rouca que me tira do chão.
    Já que vc postou por engano a música que adoro, vou postar o vídeo em que Michael está ligado a potência máxima e me faz ficar em curto, ok?

    http://www.youtube.com/watch?v=sSrClhrZmzA

    Obs: Seria ótimo se eu ficasse em curto só com esse. o.O
    O homem é terrívelmente o máximoooo!!

    Boa tarde amigas.
    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ....Maíra...minha linda...Michael não escreveu essa música...mas com certeza foi feita para ele...rsrsrs
      amiga...desculpe minha ignorância...mas gostaria que vc me explicasse uma coisa se puder ok?se achar que é bobeira não precisa nem responder ...mas é realmente algo que não entendi...porque vc acredita que Michael remete essa música á ele mesmo?que baby é ele mesmo?
      vejo a Baby como sua metade...sua alma gêmea e isso é tão claro para mim...sei que sua opinião é diferente...não sei se na sua religião vc acredita nessas coisas...mas fica evidente que Michael não encontrou seu verdadeiro amor nessa vida...ele sempre foi muito solitário...pode até ser que hoje ele esteja com essa pessoa...mas não que a gente saiba...quando vejo certas letras escritas por ele ou não...e eu conheço todas e traduzidas em vídeos em pastas etc...muitas letras dele são sobre essa mulher...sua amada...seu bebê...e ele cita garota...mulher...amada...etc...mas cita mais bebê...então não entendo quando vc diz ser dele mesmo...que baby seja ele mesmo...quando baby é vista como um personagem feminino e romântico no qual ele sofre e sente falta!

      me desculpe ...posso estar equivocada ...mas eu não consigo ver dessa forma...veja essa letra:


      Você Não Está Só

      Mais um dia se passou
      Eu continuo sozinho
      Como pode ser?
      Você não está aqui comigo

      Você nem se despediu
      Alguém me diga por que
      Você teve que partir?
      E deixar meu mundo tão frio?

      Todo dia eu sento e me pergunto
      Como o amor foi se esfriar
      Alguma coisa sussurra
      No meu ouvido e diz:

      Que você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo você estando distante
      Eu estou aqui para ficar

      você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo nós estando distantes
      Você sempre estará em meu coração

      Que você não está só
      Só, só
      Porque?


      Outra noite
      Eu pensei ter ouvido seu choro
      Pedindo para voltar
      E te envolver nos meus braços

      Eu posso ouvir suas preces
      Seus fardos eu carregarei
      Mas primeiro eu preciso da sua mão
      Então a eternidade pode ter início

      Todo dia eu sento e me pergunto
      Como o amor foi se esfriar
      Alguma coisa sussurra
      no meu ouvido e diz:

      Mas você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo você estando distante
      Eu estou aqui para ficar

      Você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo nós estando distantes
      Você sempre estará em meu coração

      Você não está só

      Oh... Sussurre três palavras
      E eu virei correndo, Voando...
      E "garota" você sabe
      Que eu estarei lá, Eu estarei lá

      Mas você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo você estando distante
      Eu estou aqui para ficar

      Você não está só
      Eu estou aqui com você
      Mesmo nós estando distantes
      Você sempre estará em meu coração

      Mas você não está só
      (Você não está só)
      Eu estou aqui com você
      (Eu estou aqui com você)
      Mesmo você estando distante
      (Mesmo você estando distante, você está perto)
      Eu estou aqui para ficar

      Você não está só
      (Você está sempre em meu coração)
      Eu estou aqui com você
      Mesmo nós estando distantes
      Você sempre estará em meu coração

      Você não está só...


      bem ...para mim esta claro que a letra é sobre uma mulher...que o ama e que ele ama mas que estão distantes e separados...

      não quero que fique chateada comigo amiga...pois te adoro muito...eu só queria entender essa sua forma de entender as letras de Michael... e as que são feitas para ele...


      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
  3. Achei uma matéria interessante que fala sobre a pintura Alvorada. Então decidi postar aqui, porque Michael é cultura do mais alto nível. Para entendermos um pouco de todo seu processo criativo temos que nos munir de conhecimento, não é mesmo?? :D

    Alvorada é uma pintura de Maxfield Parrish (1870-1966) feita em 1922.

    Alvorada é considerada como a impressão de arte mais popular do século 20, baseado no número de impressões feitas: um em cada quatro lares americanos. (Michael, o artista mais famoso da época)

    De acordo com o The National Museum of American Illustration, ela superou as vendas das latas de sopa Campbell de Andy Warhol e Última Ceia de Da Vinci. [1] Ainda está em impressão. (Michael superou a tudo e continua sendo insuperável)

    Parrish referiu Alvorada como sua "grandiosa pintura", o epítome do seu trabalho.

    Medindo 26,5 por 45 polegadas (67,3 x 114 cm), [2], a pintura utiliza um esquema formal semelhante a um palco, com duas figuras femininas. Pintado usando fotografias preliminares, os modelos eram seus modelos regulares, Kitty Owen (neta de William Jennings Bryan), filha de Parrish Jean, e Susan Lewin.

    Apenas duas figuras aparecem na pintura pronta, mas estudos de desenho indicam que o artista pretendia originalmente um terceiro perto da coluna do lado direito. (No caso de Michael, essa terceira figura seria a mídia)

    A composição é organizada sobre o princípio da "simetria dinâmica" popularizado por Jay Hambidge.

    A pintura sempre foi propriedade privada. (A mídia confundiu Michael como propriedade pública, arrancando dele até a privacidade de seus momentos mais íntimos)

    Em 25 de maio de 2006, Alvorada foi comprada por um colecionador particular (esposa de Mel Gibson, Robyn) em um leilão na Christie para EUA $ 7,6 milhões. Este definiu um preço recorde para uma pintura Parrish. Foi vendido em 21 de maio de 2010 para os EUA $ 5,2 milhões.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Daybreak_(painting)


    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  4. Meninas estou ausente, mas estou ligada!! É que tenho tido nenhum tempo parece mentira, mas até para ler as materias.
    Mas ao ver esses posts pelo menos um pouquinho, fico tb pensando! O que estamos vendo em tudo isso é algo tão maravilhoso, até já passei da fase de espanto estou na fase de total deslumbre.
    Ana, maravilha seu trabalho, Maíra vc é incrivel nessa luta! Michaela com seus videos nos remetendo sempre ao sonho e não deixando que agente esqueça nenhum momento, Fernanda tb sei que esta na luta das traduções,e as outras meninas que sempre estão aqui participando. Eu estou realmente em falta com meu trabalho, mas juro que não é por querer!! Michael é minha vida ,dentro de meu peito como uma cicatriz,mas não sou magica como ele, as pessoas devem ser o que são e assumir seus erros e não tenho nenhum problema com isso.
    Mas quando olho o dia já acabou e estou tão cansada que não consigo, estou meia vampira só me alimentando das materias que vcs estão correndo atrás, mas vou surpreende-las podem esperar e me perdoar por enquanto.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo carinho amiga...

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Márcia amiga, te compreendo perfeitamente. ;)
      Não sei o que está acontecendo, mas, o tempo parece que está fugindo, tb não tenho tempo pra mais nada. :O
      Eu que tiro um tempo para o fofo, senão até ele dança. :D

      Michael é um deslumbre, um deleite, um encanto...êxtase puro!
      ...né amiga?

      Obrigada amiga, pelo carinho e atenção.


      Estamos todas (os) unidas(os), porque esse é o ideal de Michael e nosso também. Não importa a quantidade de tempo e sim a qualidade dele, não é?

      Juntos chegaremos lá!! ;)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. Fernanda Capucho17/05/2012, 19:14

      Amiga Márcia,estamos em total sintonia!
      Ultimamente ando com pouco tempo também amiga! Escrevi meu comentário abaixo e agora que li os comentários do post!
      Obrigada também pelo carinho e atenção.Tenho certeza também que juntas conseguiremos propagar muitas e muitas verdades do Michael ainda! ;)
      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
  5. Oh...Michaela amiga, jamais ficaria chateada por alguém ter a opinião diferente da minha.
    Fico e até brigo quando essa opinião distorce o caráter de Michael. Porque o caráter de Michael é transparente e todos que conseguem vê-lo em profundidade devem ter as mesmas opiniões. :)
    Agora quanto as intenções de Michael em seu processo criativo, já é outra história..rsrs... porque abre um leque para diversas opiniões, porque são bem complexas, não é?

    Vou dar a minha opinião, sobre aquilo que consigo captar, ok?
    Ou melhor, daquilo que acho que consigo..rsrsr

    Porque as vezes, pode não ser nada daquilo que achamos que é. Podemos estar redondamente enganadas com nossas opiniões como também podemos estar certas, mas só podemos mesmo ficar no “achismo”. As vezes num “achismo” mais forte o qual forma nossa opinião.

    Penso assim, quanto ao seu processo criativo, sendo letras de sua autoria ou não,(porque as músicas que não são dele, vêm ao seu encontro como um ímã) a interpretação é dele e ele coloca sua magia para se expressar nela, coloca vida e acrescenta nela a mensagem que deseja passar, com um conteúdo rico, expressivo além complexo. Sabemos que Michael se comunica através de sua arte; através da música, das imagens agregadas em seus vídeos, e através de gestos também em suas performances.

    Sabe amiga, quando achava que essa música era da autoria de Michael, pensava que ele tivesse feito para Lisa, porque além da música ser romântica e falar de um amor que se separa, há também a imagem de Lisa no vídeo.

    Então, entendia que fosse uma música para ela, uma música romântica onde ele estaria expressando sua dor pelo rompimento amoroso com Lisa. Mas,olhando com atenção ao vídeo, ficava me perguntando, o porquê daquele anjo ali, então comecei a ver aquele anjo como sendo o seu interior, porque ele mesmo fala sobre esse anjo que é o nosso interior em seu poema “Anjo de Luz”

    “Você pode orar para os anjos e eles te ouvirão, mas, como me disseram, o melhor modo de chamá-los é rindo. Anjos comparecem a alegria, porque é disso que são feitos. Na verdade, quando a mente das pessoas estão nubladas por ódio ou ira, anjo nenhum consegue alcançá-la.[...]

    Seu anjo é um trecho de luz marcado no centro do seu coração. É menor do que um átomo, mas espere. Assim que você se aproximar dele, seu anjo vai expandir. Quanto mais perto você chega, mais ele cresce, até que finalmente, em um estouro de luz, você vê seu anjo em sua verdadeira forma, e no mesmo instante, você verá a si mesmo. [...]

    Agora eu olho para meu anjo o tempo todo. [...]
    Agora que presenciei esta visão de glória, eu tenho o suficiente para acreditar.”

    Associando tudo isso, consegui ter uma visão mais ampla. Michael através do vídeo direcionou uma música romântica para uma conversa com seu “eu” interior. É assim que eu vejo.

    O trecho do poema:
    “Você pode orar para os anjos e eles te ouvirão, mas, como me disseram, o melhor modo de chamá-los é rindo. Anjos comparecem a alegria, porque é disso que são feitos. Na verdade, quando a mente das pessoas estão nubladas por ódio ou ira, anjo nenhum consegue alcançá-la.”

    Michael se sente só, porque não está feliz. (e nem poderia, com o mundo despencando injustamente sobre ele) Sente que seu anjo, seu “eu” interior se distanciou pela falta de alegria. A tristeza ocupou o lugar do seu “eu” interior, da sua alegria, do seu anjo, do seu baby.

    ResponderExcluir
  6. (cont.)
    Trechos da música YANA:
    Nesses trechos, vejo como se fosse um diálogo de Michael com o seu “eu” interior, seu anjo. Ele pergunta e seu “eu” interior, “seu baby” responde.

    “Você nem se despediu
    Alguém me diga por que
    Você teve que partir?
    E deixar meu mundo tão frio?

    Todo dia eu sento e me pergunto
    Como o amor foi se esfriar
    Alguma coisa sussurra
    No meu ouvido e diz:

    Que você não está só
    Eu estou aqui com você
    Mesmo você estando distante
    Eu estou aqui para ficar

    você não está só
    Eu estou aqui com você
    Mesmo nós estando distantes
    Você sempre estará em meu coração”

    Então, por isso, não vejo que ele usa esse My Baby para falar dessa alma gêmea que significa um amor secreto, ou um amor que ele busca incansavelmente e que o faz sofrer...

    Então, é mais ou menos assim que vejo, quando ele quer direcionar a uma mulher ou a mídia, ele usa a palavra “GIRL” e quando ele está falando de si mesmo, está direcionando seu “eu”interior e as vezes aos fãs, ele usa “My Baby”.

    E agora, com o diálogo de Joie e Willa, estou conseguindo esclarecer muita coisa que me intrigava.

    Acho muito importante essas conversas, essa interação entre os fãs sobre a genialidade de Michael em sua arte e o que cada um consegue entender, sentir, visualizar...porque vendo de vários ângulos temos uma visão melhor.

    Mas, uma coisa é muito clara, todos os trabalhos de Michael, trazem muitas maravilhas visíveis e muitas ocultas também. É preciso parar tudo, sentar e analisar cada detalhe, refletir, viajar...mergulhar em cada uma de sua obra para poder enxergar muitas outras maravilhas que escapam a olho nu.
    ...e mesmo assim, não conseguiremos alcançar tudo.
    Mas, essa é minha opinião. Cada um tem a sua é claro. ;)

    Beijãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quê bom que não ficou magoada amiga...
      realmente amiga nessa parte pensamos diferente...rsrsrs
      mas...respeito muito sua opinião...vc é uma pessoa muito inteligente e ama muito o Michael...e te amo muito por isso!!
      e realmente te admiro muito...sou sua fã!!!

      Sempre achei o Michael uma pessoa muito triste e solitária...e por isso associo essas letras á sua "baby"(alma gêmea),mas...cada fã vê Michael de forma diferente né?...e esses debates sobre tudo isso é muito interessante pois aprendemos muitas coisas...

      Michael é um Homem muito especial...e muito misterioso...enigmático...acho isso incrível...e me sinto muito atraída por tudo isso...

      Só peço á Deus todos os dias que ele esteja bem e que seja muito feliz amiga...pois se tem alguém que merece essa felicidade é ele...é o grau máximo da felicidade aqui na terra...e espero que ele alcance...

      ...amiga essa música é uma das que me fazem pensar muito nessa busca dele...mas é o meu modo de sentir o Michael e suas letras...


      Alguém Estenda a Mão

      Nunca tentei nem falar sobre isso
      Tem que soar bem dentro de mim...
      Eu só reflito sobre isso...

      Eu ando tão complacente..
      Porque dizem que o amor é cego...
      Eu vivi minha vida fingindo...
      Que posso suportar essa ferida dentro de mim...

      A verdade é que estou pedindo...
      Por um amor tão divino...
      Busquei esse mundo inteiro desejando...
      "Ela vai estar lá pra sempre"

      Por isso, alguém estenda a mão...
      Estou implorando por seu amor...
      Porque tudo que eu faço é entregar um coração que precisa de seu amor...

      Vivi minha vida tão "solitário"
      Como uma alma que chora de vergonha...
      Com emoções limitadas...
      Salve-me agora do que ainda sobrou...

      Serei seu herói da história...
      Fazendo rimas em ritmo de serenatas...
      Só preciso que alguém
      Salve-me do caminho que estou seguindo...

      Alguém estenda a mão
      Estou implorando por "seu amor"
      Porque tudo que eu faço é entregar um coração que precisa de "seu amor"

      Alguém estenda a mão
      Estou implorando por seu amor...
      Porque tudo que eu faço é entregar um coração que precisa de seu amor...

      Quando "você diz que nós dançaremos até a luz do dia
      É como se fôssemos as crianças mais felizes da Terra"
      Quando rezarmos, você me promete que sempre ficará comigo?
      É porque eu preciso de alguém!

      Alguém estenda a mão
      Estou implorando por seu amor
      Porque tudo que eu faço é entregar um coração que precisa de seu amor
      Alguém estenda a mão
      Estou implorando por seu amor
      Tudo que eu faço é entregar
      Alguem estenda a mão
      Estou implorando por seu amor
      Tudo que eu faço é entregar
      "Amor"


      sinto em mim que ele estava á procura desse amor...tão Divino para ele(sua alma gêmea)...e que ele nunca se sentiu muito á vontade para poder lidar com isso que ele sente...
      nesse trecho que ele disse "vivi minha vida fingindo que poderia suportar essa ferida dentro de mim"
      e nesse: "busquei nesse mundo inteiro desejando...ela vai estar lá para sempre"...para mim na minha visão e na minha sensibilidade sinto que ele fala da "Baby"...acho que essa personagem é de grande importância na vida de Michael...eu realmente sinto isso...

      mas,é minha opinião amiga...e isso nada muda nossas amizades...te admiro muito e sua opinião é muito importante para mim assim como das meninas...em falar nelas cadê a Ana?

      saudades amiga...

      o link de "Someone put your hand out"

      L.O.V.E

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hOXnzz6Y4oU

      Excluir
  7. É amiga, as músicas do fofo são muito complexas, românticas, reflexivas...além de maravilhosas e esplêndidas.
    Precisamos refletir muito em cada uma delas porque nos transmitem uma infinidade de emoções. Em cada ângulo que se olha, há uma emoção diferente.
    Essa música Someone put your hand out é simplesmente o máximo!! Amooo!!!

    Mas, nessa também não vejo que seja essa busca de um amor romântico, um amor secreto... e sim uma busca, um desejo de que o mundo possa ser recíproco ao amor que ele oferece, um amor tão divino.

    "Alguém Estenda a Mão"

    Mas, como sabemos muito bem, Michael além de gênio é também perfeccionista, então fica difícil compreendermos tudo, apenas achamos..rsrs
    Coisas de gênio.
    Mas se nos aprofundarmos em cada um de seu trabalho, teremos várias reflexões encantadoras.
    Só sabemos que viajamos em suas canções e como mágica mergulhamos em êxtase em qualquer uma das várias visões que elas oferecem, né?

    Affiãooo...que homem my god!! O.O

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Capucho17/05/2012, 19:06

    Meninas,desculpem pela ausência,essa semana realmente estou afundada em trabalho!
    Espero que consiga ter mais um tempinho para interagirmos!
    Ana ficou perfeita sua tradução! Amei.
    Esse texto foi realmente interessante! Falou de uma visão a respeito dessa música famosa de Michael,Heartbreak Hotel,que eu particularmente acho que tem uma letra forte,além de comparar com Elvis Presley que eu também gosto.
    E faz uma reflexão a respeito de You are not alone.
    E concordo com as meninas,acho que tem algo muito íntimo de Michael que foi representado por Lisa em seu clipe,na época sua esposa.Acho que ele quis expor um pouco seu íntimo e a Lisa foi um símbolo disso.
    Acho bem possível o "Meu bebê" ser sua consciência.
    "Meu Bebê poderia ser um eufemismo para o seu interior."
    Tenham todos uma linda noite,ótima sexta e excelente final de semana! ;)
    Bjãoo
    LOVE <3

    ResponderExcluir