sexta-feira, 18 de maio de 2012

REVERÊNCIA E ADMIRAÇÃO: MICHAEL E CIRCO



(Minha intenção com esse blog é disseminar matérias importantes das verdades sobre Michael Jackson, tanto do artista quanto do ser humano grandioso que sempre foi e que teve sua verdadeira imagem distorcida ao longo dos anos e não de violar direitos autorais de outrem, então segue o crédito/link da fonte original de onde está sendo repassada essa matéria)
Créditos da matéria: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/

REVERÊNCIA E ADMIRAÇÃO: MICHAEL E CIRCO

Willa:   Joie, estou tão curiosa para saber sobre a sua viagem para Montreal para ver os ensaios do Cirque du Soleil! Assim, as primeiras impressões - o que você achou?

Joie:   Bem, eu estava voltando para o meu quarto de hotel depois do show quando o meu amigo e companheiro de equipe, Jonathan MJFC mandou-me uma mensagem, perguntando essa mesma questão e creio que a minha única resposta foi OMG!!! Honestamente, a única coisa que poderia fazer este show melhor é se Michael estivesse no palco.



Willa:   Você sabe, isso é exatamente o que eu estive pensando sobre a maior parte. Pelo que tenho lido sobre o Immortal World Tour,soa como um concerto de Michael Jackson sem Michael Jackson.
Será que você sente assim?

 Joie:  Bem, isso é um tipo de questão delicada e aqui está o porquê. Esta é a primeira vez que o Cirque du Soleil fez um show usando uma banda ao vivo. Seu show Elvis não tinha uma banda ao vivo, o show Beatles não tinha uma banda ao vivo. Isso nunca foi feito antes. E a maneira que tem trabalhado é realmente legal. Kevin Antunes, diretor musical do show, teve acesso exclusivo a todas as gravações originais de mestre de Michael, e ele tomou as faixas e, basicamente, removeu a música e elevou vocais de Michael para que eles fiquem mais nítidos do que você já ouviu antes. Assim, durante o show, você tem vocais de Michael no topo de uma banda ao vivo e o resultado é surpreendente. E, é claro, a banda inclui Greg Phillinganes e Jonathan "Sugarfoot" Moffett, que fez tantas turnês com Michael por muitos e muitos anos, assim, a banda em si é fenomenal. Então, eu acho que, dessa forma, é como uma espécie de experiência de um concerto, mas, há simplesmente, tanta coisa acontecendo aqui, visualmente, que é definitivamente muito mais do que um concerto. É mais como uma viagem através da vida e carreira de Michael.

Willa:   Por isso, não sente que há um grande buraco vazio no palco onde ele deveria estar?É uma experiência gratificante em si mesmo?

 Joie:   Sim, definitivamente. E é um espetáculo, você sabe? Eu estava lá com outros 14 representantes da comunidade de fãs de MJ e, depois que acabou, tivemos meia dúzia ou mais pessoas -  até mesmo John Branca e Greg Phillinganes -Todos vindo até nós, pois ainda estávamos ali sentados nas arquibancadas e estavam todos reclamando, muito ansiosos para saber dos  nossos pensamentos. E todos nós tivemos a mesma reação. Tivemos que ficar sentados por alguns segundos tentando absorver tudo isso antes, poderíamos até mesmo responder, e imagino que era a reação da maioria de todos que os vê, fãs e não fãs. Eles deixam as arenas com uma sensação de espanto e admiração.  Você sabe o Cirque du Soleil é conhecido por ser especializado em espanto e deslumbramento, e trabalharam a mesma magia com este show.

Willa:   Então, dê-nos alguns detalhes! De tudo o que você viu?

Joie:  Ai meu Deus! , por onde começar? Bem, eu não quero ser nenhuma desmancha prazeres. E quero que fique muito claro que alguns dos números que assisti não estavam nem sequer na produção final, quando o show abre em Outubro, porque é ainda um trabalho em progresso. Mas, o ensaio que eu vi, desde o número de abertura, que foi "Infância", você vai se surpreender. É como se eles estivessem levando você para dentro dos portões de Neverland e, como você sabe, Michael teve as estátuas mais bonitas de bronze de crianças brincando e eles pontilhavam a paisagem de Neverland. Bem, essas estátuas desempenhavam um papel realmente mágico em que o número era incrível. E então houve esse momento muito doce, um pouco mais tarde, durante o "Ben", onde os elefantes de Michael saíram e dançaram, e foi simplesmente divertido de assistir. Realmente bonito. E eu pensei em você, Willa, porque eu sei o quanto você ama essa música!

Então houve este tipo de segmento todo gangster que eles fizeram em "Heartbreak Hotel", "Smooth Criminal" e "Dangerous". O segmento começou com esta mulher violoncelista, seminua, que tocava com seu coração o violoncelo elétrico e ela era fantástica! Então, de repente, seu solo enlouquecedor virou as cepas de abertura de “Heartbreak Hotel” e do pontapé da banda à música começou a sacudir. O segmento terminou com todos esses cinco ou seis caras que dançam em torno de uma dançarina de "Dangerous" - que, aliás, tivemos de imaginar porque a dançarina se machucou nos ensaios anteriores. Mas mesmo sem ela, o número foi incrível, eu adoraria vê-lo novamente com todos os elementos no lugar. Houve também um segmento que destacou algumas das músicas assustadoras de Michael com "Is It Scary", "Monster" e "Thriller "e a coisa toda foi apenas um lote inteiro de diversão visualmente com um monstro dançando arranhando seu caminho para fora das páginas de um livro de histórias e morcegos gigantes com olhos brilhantes que dançam ao redor do palco, e culminou com um palco cheio de múmias fazendo a dança de Thriller em um cemitério. Apenas ideias realmente criativas que você sabe que Michael teria realmente, amei! Em outro segmento - na verdade a minha parte favorita de todo o show - a banda estava fazendo "Another Part of Me " e o dançarino estava lá fazendo seu trabalho e a música era realmente animada e estavam todos sentados lá tocando, e de repente a música mudou para "Speechless". E quando você começa a entrar na mudança de direção, algo surpreendente acontece! E a música muda novamente para "Human Nature" e a arena é transformada em um céu noturno. Eu realmente quero lhe dar mais detalhes sobre esta parte, mas, eu não posso porque eu não quero estragá-lo para ninguém, mas, por favor acredite em mim quando digo que era absolutamente arrebatadora e linda, e eu não era a única em lágrimas. E mais tarde, ao falar com o pessoal do circo e da propriedade que quiseram saber qual tinha sido nossa parte favorita do show, nós todos concordamos que foi "Human Nature". Você sabe, uma das coisas que eu amo tanto sobre o Cirque du Soleil são os trapezistas, é realmente bonito de ver. No ensaio eu vi, eles foram exibidos em "I Just Cant Stop Loving You", que Kevin Antunes misturou belamente, usando as versões em Inglês e em espanhol da canção. E os trapezistas realizaram uma performance muito romântica e muito sensual de balé no alto,acima de nossas cabeças. Foi tão bonito.

Willa:  Isso soa bonito. Então, onde estão eles no processo de produção? Você viu um show bastante elegante, com trajes completos e música e tudo, ou é mais uma obra em andamento - tipo como o que vimos em This Is It? Parece que eles ainda estão elaborando algumas decisões.

 Joie:  Bem, ainda é um trabalho em andamento, eles definitivamente salientaram isto para nós ao entrarmos, o que vimos foi um show de cerca de 75-80% completo, com figurinos e música, desde o início direto, assim como um ensaio geral. E houve um contratempo poucos técnicos e falhas, como seria de se esperar com um trabalho em andamento. Eles ainda estavam aperfeiçoando o segmento final de modo que não consegui ver os últimos 30 minutos, mais ou menos do show e fomos informados de que iria incluir as músicas "Billie Jean", "Man in the Mirror", "Dirty Diana" e "Can You Feel It". Mas, como um todo, foi um show muito elegante.

Willa:  Você sabe, eu não estou completamente certa como perguntar isto, mas o que faz Michael Jackson tão especial para mim e que o distingue de tantos outros artistas são as suas ideias e como ele as expressava, e seu compromisso com essa mensagem. Ele tinha uma voz bonita, e parece que o show do Cirque du Soliel captou através das gravações, e ele era um dançarino incrível, e parece que o show evoca através dos acrobatas e trapezistas os números de dança. Mas e a respeito de suas ideias? Sabe o que quero dizer? Será que ele sente como Michael Jackson?

Joie:  Oh, essa é uma pergunta muito boa, eu estou tão feliz que você perguntou isso! Willa, eles realmente trabalharam muito para capturar o espírito de Michael e seu coração e eles mostram isto. Eu postei uma notícia sobre a minha experiência no site MJFC, onde eu chamei esse show de “O último tributo a Michael”, e eu realmente me sinto assim e vou dizer o por que. Você tem que lembrar que este show está sendo orientado por pessoas que conheciam Michael. Pessoas que trabalharam com ele e o amavam. Durante os meus dois dias em Montreal eu vi Greg Phillinganes, Jonathan Moffett, Zaldy, e três executivos da propriedade que ficaram muito emotivos quando falaram comigo sobre o seu tempo com Michael e como esse show é importante para eles. Eles são todos tão apaixonados por fazer algo que ele adoraria e conseguiram isto corretamente. Para ele. E a partir do segmento de abrir todo o caminho até o final, você pode sentir a presença de Michael, você pode sentir o seu espírito. E sua mensagem de amor é o centro das atenções. Na verdade, em outro segmento do show, eu acho que foi "Will You Be There", de repente, grandes corações vermelhos, brilhantes aparecem em todo o cenário e fez o seu caminho para o palco. Foi realmente se movendo e você só lembra que a mensagem de Michael era o amor. É tudo o que ele falou e foi o que ele pregava. E eles não se esqueceram disso e é claro que eles não querem que os outros se esqueçam  também.

Willa:  Eu estou tão contente de ouvir isso - que as pessoas que trabalham neste show se importam tão profundamente, e são tão apaixonados por sua música e seus ideais. Você igualmente escreveu no artigo de notícia de MJFC, que eles pediram as respostas e incorporaram realmente algumas sugestões. Aqui o que você escreveu: "Eles ouviram o que tínhamos a dizer e levaram os nossos sentimentos e sugestões em consideração. E não era só da boca para fora. As alterações foram feitas para o show imediatamente, com base em nossas respostas". Você pode nos contar mais sobre isso?

Joie:  Bem, foi realmente uma espécie de surpresa na verdade. No final do show, quando eles estavam todos clamando em torno de nós querendo saber o que pensamos, eu estava conversando com Navi, o representante do Reino Unido MJFC sobre um determinado número e como acreditava que poderia ter sido feito melhor. Então, quando eles perguntaram, ele lhes disse o que pensava e sugeriu maneiras de tornar o número mais forte. E eles ouviram e ele começou a fazer as mudanças imediatamente. Então no dia seguinte, fomos a uma excursão do Cirque du Soleil campus e se reuniu com o diretor criativo do show, entre outros. E, novamente, na reunião eles queriam saber o que pensávamos – quais as nossas partes preferidas e também que partes não gostamos. E assim, nós dissemos a eles. Nós (os representantes da comunidade de fãs) fomos honestos com eles sobre nossos sentimentos e todo tipo de acordo político sobre certo ponto no show que nós entendíamos que era um pouco discutível e talvez pudesse ser feito um pouco diferente. E, novamente, eles ouviram nossas preocupações e tomaram notas sobre o que tínhamos a dizer e começaram a pensar em maneiras de mudar as coisas um pouco.  Mas, eu só acho que é tão emblemático as pessoas colocando este espetáculo em conjunto,tão dispostos a falarem com os fãs e acredito realmente que eles estão tentando muito acertar. Não apenas para Michael, mas para os fãs. Eu acho que eles estão realmente tentando agradar os fãs de Michael com um presente. Eu acho que é importante para eles. E foi-me dito por uma das pessoas da propriedade durante a reunião que esta era a primeira vez. O Circo não fez isso para o show Elvis ou o show Beatles. Eles não convidaram os fãs para um ensaio para obter a sua entrada antes dos shows abertos. E eu acho que isso diz algo sobre o quão importante é realmente o legado de Michael. Sobre o quão importante ele foi e ainda é tanto como artista e como uma figura cultural.

 Willa:   Bem, de tudo o que você disse, parece que há um grupo muito dedicado de pessoas que trabalham nos bastidores e no show em si, e isso soa incrível. Eu amo suas descrições, Joie. Obrigada por compartilhá-los conosco. E então na próxima semana temos Joe Vogel se juntando a nós para falar sobre seu livro Earth Song, que está prestes a ser lançado em versão impressa. Então bastante coisas interessantes estão acontecendo agora!

dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/09/22/aweandwonder/

Tradução: Fernanda Capucho
...............

7 comentários:

  1. Eu fico pensando,eu não vi esse espetáculo do Cirque Du Soleil,mais sempre achei que tem Michael no meio,e pelo que as meninas falam,que nos anteriores de Elvis e dos Beatles não foi assim,me pergunto...sera que são essas pessoas que trabalharam com Michael que querem agradar aos fãs?ou sera outra pessoa que esta envolvida nisso para agradar aos fãs?

    Sera que são mesmo essas pessoas que capturaram o espírito de Michael e seu coração? e essas ideias criativas que dizem que Michael teria,sera que teria ou ainda tem?

    Saiu a algumas semanas atrás uma matéria que fala sobre as musicas póstumas de Michael,e diz que Teddy Rilley mudou a musica Hollywood Tonight dando um sentido diferente ao que MJ escreveu,Mj mostrava uma realidade,e o sentido dado a musica mudou essa realidade,eu ia traduzir essa análise,mais depois acabei não mexendo mais com traduções

    A ultima fala sobre a musica Ben,lembrei disso porque nessa análise que a Fernanda traduziu citam essa musica,mais no momento eu não estou conseguindo me concentrar em traduções,e como tem que ser um trabalho bem feito,no momento não esta dando

    Mais um ótimo trabalho Fernanda,essa análise é interessante,um trabalho tão bem elaborado e um espetáculo tão grandioso como esse do Cirque Du Soleil me faz achar que tem Michael ai,ele sempre se interessou pelo Cirque Du Soleil

    Ficou ótima a tradução Fernanda

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Capucho19/05/2012, 14:51

      Muito obrigada amiga!
      Gostei muito desse texto,porque fala de uma maneira que podemos ter uma noção de como é esse espetáculo.
      Eu pensei sobre isso também amiga,toda a magia que as meninas falaram é bem Michael Jackson,e na minha concepção só Michael mesmo que sabia quais seus limites e seria capaz de ser tão fiel a sua obra.Eu também nunca assisti nenhuma dessas apresentações do circo,mas só pelo que as meninas falaram deve ser muito muito bom,e dá para ter uma pequena noção.
      Que pena que parou com as traduções amiga.
      Mas você está certa,esses trabalhos devem ser feitos quando podemos nos concentrar o suficiente para fazer um bom trabalho né.
      Amiga espero que você possa dar continuidade quando sentir que pode ter essa concentração,porque nessa propagação quanto mais pessoas tiverem envolvidas melhor.E eu também gosto muito das suas traduções! :D
      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
  2. Ana, sabe que penso como você??
    Penso que Michael está por trás de tudo isso que o circo está nos oferecendo, por isso essa preocupação em saber os sentimentos dos fãs, o que gostariam que fosse mudado e muitas outras coisas mais.

    Segundo Young, Michael sempre quis trabalhar com o Cirque du Soleil, ele queria colaborar com o circo.

    "Michael Jackson sempre quis trabalhar com o Cirque du Soleil", diz Tara Young, diretor artístico das turnês. "Quando ele estava vivo, ele tinha muitos, muitos pensamentos de realmente colaborar com o Cirque".

    http://www.nydailynews.com/entertainment/cirque-du-soleil-michael-jackson-immortal-world-tour-hits-york-article-1.1051633

    Li num blog que Michael pretendia fazer sociedade com o cirque du Soleil.

    Pra mim, tem dedo do fofo aí...ô se tem.

    "tão dispostos a falarem com os fãs e acredito realmente que eles estão tentando muito acertar. Não apenas para Michael, mas para os fãs. Eu acho que eles estão realmente tentando agradar os fãs de Michael."

    Quem se preocuparia tanto com os fãs a não ser Michael????
    Apenas ele.

    Será que vem mesmo ao Brasil?
    Tomara que sim.

    Esse espetáculo deve ser o máximo!!

    Amiga, desejo que você se recupere logo, para voltar a fazer a sua parte, muito bem feita como nosso Michael merece.;)

    Fê a tradução está ótima. ;)

    Bjãooo
    LOVE
    Um ótimo sábado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Capucho19/05/2012, 18:12

      +1.
      Amiga muito obrigada! ;)
      Um lindo final de semana a todas e uma maravilhosa semana!
      Com muitooooooo Michael! <3
      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
  3. Adorei o post para ser sincera estou ansiosa para ir ver este espetaculo pois consigui comprar um bilhete para ir ver, e com este post é a confirmação que será um grande show com toda esta dedicação estou mesmo com muito curiosidade para ver.
    E quero agradecer a vossa dedicação para traduzirem todos estes post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Com certeza amiga Siri, deve ser um espetáculo e tanto!!
    Estou feliz por vc ter conseguido o seu bilhete. Assim que vc assistir não deixe de compartilhar essa magia conosco, pleaseee... ;)

    Eu que agradeço sua atenção, amiga. Agradeço tb em nome das meninas que se aliaram a esse propósito das traduções. Estamos unidas e cada uma esta´fazendo sua parte com muita dedicação para a propagação de Michael e todas as maravilhas que o envolve.
    Estamos nos unindo cada vez mais, para que possamos, com muita honra, compartilhar com o mundo todo, a verdadeira imagem de Michael.

    A união faz a força.
    Somos todos UM.
    Unidos chegaremos lá!! ;)

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra quando eu assistir ao espectáculo eu vou dizer o que eu vi mas ainda falta porque é só em Outubro em Londres e foi difícil arranjar bilhete pois já foram quase todos vendidos.
      Agradeço uma vez mais toda esta união sobre a verdadeira imagem do Michael.
      A união faz a força eu também acredito.Pena é que não tenho tido o tempo que queria para estar mais presente aqui no seu blog, mas sempre que posso venho cá.
      Uma vez mais agradeço toda a dedicação que vocês têm pelo Michael.
      Beijos para Todas.

      Excluir