quarta-feira, 2 de maio de 2012

ELES PENSARAM QUE REALMENTE TINHAM O CONTROLE SOBRE MIM - II




ELES PENSARAM QUE REALMENTE TINHAM O CONTROLE SOBRE MIM - II
Por: Willa e Joie

Parte II

Willa:   Então, apenas estou sendo sincera ao dizer que trabalhar no post desta semana, colocou Joie e eu em um medo terrível - a Grande Depressão, como Joie chamou. Trata-se muito explicitamente com algumas cenas muito dolorosas da história da nossa nação, incluindo cenas de opressão racial e abuso sexual. Mas, sentimos que era necessário fornecer esse contexto para entender o que aconteceu em 1993, e tudo o que se seguiu a partir daí.

Joie:  E Willa não está brincando quando disse que nos enviou a uma Grande Depressão. Esta tem sido a mais difícil conversa que já tivemos e que suscitou algumas emoções muito negativas em ambas. Por um tempo, não sabíamos se enfrentaríamos isso, estávamos igualmente preocupadas em ferir os sentimentos uma da outra.



Willa:  Também não queremos ferir ou aborrecer qualquer um que ler isto, e estivemos especialmente preocupadas com os novos leitores que podem não nos conhecer muito bem. Ganhamos muitos leitores e novos assinantes com a postagem sex appeal algumas semanas atrás, que foi tão divertido, sentimos bem ao escrever. Joie e eu tivemos uma explosão com ela, e estamos planejando voltar com alguns temas divertidos em breve. Na verdade, estamos tratando-nos com um olhar para trás em Off the Wall na próxima semana.

Porém, ambas acreditamos fortemente que às vezes você apenas tem que se levantar e falar a verdade, mesmo que seja desagradável e perturbador. Acreditamos que a recusa do público em olhar para as coisas que são desagradáveis é o que permitiu o promotor Tom Sneddon a abusar do poder de seu cargo por tanto tempo. Então, enquanto isto foi muito doloroso para escrever, enquanto tentamos ser o mais sensível possível, nos sentimos obrigadas a falar honestamente sobre aspectos específicos da terrível história da nossa nação de racismo e abuso.

Joie:  Então, esta semana, continuamos com a nossa conversa sobre Michael como um símbolo sexual e porque aquele era um ponto tão significativo como perigoso para ele estar dentro. E terminamos a semana passada com uma discussão sobre o período de tempo – desde o final da década de 1970 a 1982, quando a carreira de Michael realmente explodiu com o lançamento de Thriller - e como as atitudes culturais estavam em um estado de fluxo. As coisas estavam mudando um pouco e era o momento certo para alguém como Michael, de longo alcance, atravessar o recurso e ele não hesitou por um segundo. Ele se intensificou e aproveitou o momento e se tornou a maior estrela que o mundo jamais tinha visto.

Willa:  Então, em 1993, um homem branco, Evan Chandler, falsamente o acusou de um crime sexual. Importante, em uma conversa telefônica gravada secretamente, Chandler admite que pagou pessoas para realizar "um plano que não é só meu", dizendo:

"Há outras pessoas envolvidas que estão esperando pelo meu telefonema e que estão em determinadas posições. Eu paguei-os para fazê-lo. Tudo vai de acordo com um plano que não é só meu. "
Ele também diz: "Eu tenho ensaiado sobre o que dizer e o que não dizer," e diz que vai "ser um massacre, se eu não conseguir o que quero", que é de US $ 20 milhões de dólares. Isto é claramente uma tentativa de extorsão.

Para entender o que aconteceu a seguir, temos que voltar na história de nossa nação e olhar para algumas cenas verdadeiramente horríveis. E sabemos que isso é difícil de ler. Foi incrivelmente difícil para escrever. Mas, ambas sentimos que não podemos realmente compreender o que aconteceu em 1993, sem esse pano de fundo.

Como já mencionado anteriormente, existia uma narrativa cultural que homens negros eram uma ameaça sexual para as mulheres brancas, e esta narrativa foi usada como uma desculpa para oprimir, humilhar e abusar de homens negros e forçá-los a ser submissos. Homens negros que não fossem devidamente respeitosos poderiam ser torturados e mortos. É importante ressaltar que a tortura que aqueles homens suportaram tendia a se concentrar nas partes do corpo que designamos como sexual, e seus corpos mutilados foram muitas vezes exibida mais tarde como um aviso para outros homens negros.

Então, os homens negros não foram somente abusados fisicamente, eles foram abusados sexualmente e colocados em exposição de maneira muito pública. E este tipo de intimidação sexual não se restringia em apenas alguns casos isolados. Foi sistêmica, e uma parte integrante da opressão racial nos Estados Unidos.

Nas áreas urbanas, como Nova Orleans, havia casas públicas para açoitamento, e se você fosse um escravo, poderia ser enviado para lá por capricho de seu proprietário para algo tão trivial como ter um olhar desafiador em seus olhos. A finalidade desses lugares era quebrar o seu espírito e forçá-lo a aceitar a ideia de que você era um escravo. Tanto os homens como as mulheres que foram enviados para esses lugares, não eram chicoteados através de suas roupas. Se você fosse uma mulher e fosse enviada para aquele lugar, você teria que ficar com peito nu diante de um homem brutal que ganhava a vida ferindo pessoas. Ele amarraria suas mãos sobre sua cabeça para mantê-la ereta enquanto você estivesse sendo chicoteada, mas ele também poderia puni-la de maneira menos dolorosa fisicamente, mas possivelmente mais prejudicial psicologicamente. Ele poderia molestá-la. Ele poderia tomar sua roupa. Ele poderia força-la a ficar exposta por horas. Ele poderia rebaixar e humilhá-la tanto quanto quisesse. E este era um lugar público, com galerias para os espectadores, portanto, havia provavelmente uma abrasiva multidão e zombarias de homens que se reuniam em tais locais apenas para assistir a outros seres humanos serem feridos e humilhados.

Na Cabana do Pai Tomás, Harriet Beecher Stowe sugestiona que a intensa humilhação que mulheres (e homens) experimentaram naqueles lugares foi tão cruel castigo em seus caminhos como a dor física que sofreram do chicote. Uma bonita adolescente, Rosa, é pega experimentando um vestido que pertence à sua senhora, Maria. Como castigo, Maria escreve uma ordem para Rosa ser levada para a casa das chicotadas e receber 15 chicotadas, "levianamente" aplicado. Uma mulher idosa tenta intervir em nome de Rosa, dizendo: "Mas você não poderia puni-la de outra maneira - de alguma forma, que fosse menos vergonhoso?" Maria responde:

"Pretendo envergonhá-la; isso é exatamente o que eu quero. Ela tem toda a sua vida presumida em sua delicadeza e sua boa aparência, e em sua refinada pose, até se esquece de quem ela é, -  vou lhe dar uma lição que vai derrubá-la, eu imagino! "
A vergonha intensa que Rosa vai experimentar naquele lugar não é acidental: como Maria diz: "Pretendo envergonhá-la, isso é exatamente o que eu quero." Essa humilhação pública extrema é intencional, e seu propósito é "derrubá-la" - para queimar sua mente, bem como o seu corpo e fazê-la submissa - forçando-a a aceitar e internalizar a ideia de que ela é impotente, e uma escrava.

Joie:  Sabe, Willa, eu não tenho lido Cabana do Pai Tomás desde que estive no colégio, mas tenho que dizer, apenas o pequeno trecho que você mencionou aqui faz lembrar-me de maneira desconfortável - e irritada, indignada, horrorizada, ultrajada e machucada, me senti lendo-o novamente. Não é um livro agradável ou fácil para uma pessoa negra ler.

Willa:   Oh Deus, Joie. Algumas dessas cenas são simplesmente terríveis para ler. Eu estava em meus 40 anos, e era ainda muito difícil aguentar. E acredito que essa leitura como uma adolescente negra seria uma experiência muito diferente do que lê-la como uma mulher de meia-idade e branca. A maior parte das piores coisas acontece por trás das cenas - por exemplo, o pranto de Rosa é enviado para a casa das chicotadas e não a vemos outra vez - mas ainda, é muito doloroso e desconfortável. Uma quantidade de pessoas brancas não gosta de ler esse livro exatamente porque é tão doloroso ou porque pode provocar uma série de sentimentos de culpa coletiva.

Eu sei como é o aprendizado de uma menina branca do Sul sobre a escravidão, senti como se tivesse descoberto que minha mãe era uma assassina. Eu simplesmente quase não conseguia vir aos abraços com ela. E realmente não foi há muito tempo. Minha avó amava o seu avô, e costumava contar-me histórias sobre ele e o quão bondoso ele era. Olhando muito para trás, percebi que ele tinha 12 anos quando começou a Guerra Civil. Ele tinha 16 anos quando a Décima Terceira Emenda aboliu a escravidão. Tendemos a pensar que é história antiga, mas realmente não foi há muito tempo. Avô de minha avó estava vivo durante esse tempo, e ainda estamos lidando com uma quantidade dessas atitudes hoje.

Joie:   Não, não foi há muito tempo. Bisavô de minha mãe se perdeu na escravidão. Vendido para outro proprietário de escravos e nunca ouviu falar novamente dele. São apenas quatro gerações atrás.

Willa:   Oh Deus, Joie. Isso é terrível.

Joie:   E mesmo que este livro seja ficção, é baseado na experiência real de escravidão em nosso país. E é em grande parte responsável pela criação e enraizamento da maioria dos estereótipos raciais sobre os negros que hoje conhecemos na psique coletiva americana.

Willa:  Você está certa, é ficção, mas baseia-se nas experiências de pessoas reais. O marido de Stowe visitou uma casa de chicotadas em Nova Orleans e escreveu sobre o que viu lá, incluindo uma adolescente nua – como a garota Rosa - e as cenas de crueldade apenas indescritíveis. Então, muitas ideias para o romance de Stowe, vieram das experiências da vida real.

Mas, muitos dos estereótipos raciais que você mencionou - especialmente o estereótipo do Pai Tomás - não vieram do romance de Stowe, pelo menos não diretamente. Seu romance era incrivelmente popular - o romance mais popular do século 19 - e as peças teatrais Vaudeville com base em seu romance se tornaram muito populares também. As peças muitas vezes com atores brancos caracterizados (pintados de negros) desempenhando o papel de escravos felizes, incluindo um feliz Pai Tomás, e foi daí que os estereótipos vieram, mas isso não é nada de como é o romance. Tomás de Stowe, não é nenhum Pai Tomás. Na verdade, ele é torturado e morto por seu proprietário, porque ele se recusa a chicotear outros escravos, ou dizer-lhe onde dois escravos que escaparam foram se esconder. Julgar Cabana do Pai Tomás por causa daqueles estereótipos de Vaudeville é como julgar Michael Jackson com base em Wierd Al Yankovic.

Joie:   Eu discordo completamente com você. Embora seja verdade que Stowe provavelmente destinou ao personagem de Tomás para ser uma espécie de "herói nobre", e o estereótipo dele como um tolo idoso subserviente, que se curva como um bom e pouco escravo e faz tudo que pode para manter seu mestre Branco feliz, foi perpetuado por muitas produções teatrais que Stowe não teve controle sobre, seu romance é completamente responsável por muitos outros estereótipos raciais. O preguiçoso, despreocupado "Negro feliz". A figura trágica da atraente mulher mulata de pele clara, que é usada como um objeto sexual por todos os homens brancos. A gorducha, maternal, de pele escura "Mamãe" com o lenço que lhe envolvia a cabeça, como Tia Jemima. Mesmo o estereótipo "criança" das crianças negras - "cabeças felpudas e olhos brilhantes" É incrivelmente ofensivo e veio diretamente a partir das descrições e ilustrações desse livro. E como você apontou, em seu dia, foi o romance mais popular do século 19.

Eu não estou descontando o seu significado como um comentário inestimável contra a escravidão. Estou apenas apontando a sua cumplicidade em criar e perpetuar todos esses estereótipos raciais que ainda lutam hoje em dia.

Willa:   Sabe, eu não quero fazer a Cabana do Pai Tomás soar melhor do que é. Ele foi escrito em um lugar muito diferente e tempo com uma mentalidade muito diferente, e eu admito que estremeci um pouco ao ler isso. Mas eu acho que Stowe explode muitos desses estereótipos, levando-nos dentro das mentes dos personagens e tornando-os reais, humanos, pessoas complicadas, especialmente as personagens mulheres. A figura Mammy, Chloe, é uma mulher não absurdamente inteligente que diz algumas coisas muito subversivas, e se Cassie teve seu caminho, ela cravou uma estaca no coração do homem que a obrigou ser sua amante. Ela continua a ser sua própria pessoa e nunca se torna o que ele quer que ela seja. Ela não é gatinha sensual. E Cassie é uma figura crucial. Uma das coisas que acho importante sobre Stowe e a razão de eu manter referindo-me a ela é que, através de personagens como Rosa e Cassie, ela mostra as interconexões entre escravidão e sexualidade - mais especificamente, como abuso de poder em termos de gênero, raça, e sexualidade são intrinsecamente relacionados e interligados.

Joie:   Ok. Primeiramente, eu nunca disse que os personagens femininos mulatas eram gatinhas sensuais, eu disse que elas eram objetos sexuais (há uma grande diferença) e um estereótipo racial. Segundo, e mais importante, nunca estaremos concordando, obviamente, ou mesmo nos encontrando no meio de nossas opiniões deste livro, então, provavelmente, que devemos apenas seguir em frente.

Willa:   Ok. Eu não deveria ter empurrado tão duramente. Peço desculpas.

A ideia que estou tentando chegar é que o racismo e a escravidão são falsas ideologias - artificiais construções humanas - que são profundamente repugnantes para a mente humana. Tudo dentro de nós rebeldes no pensamento de ser um escravo, e é preciso medidas brutais para quebrar-nos ao ponto onde vamos aceitá-la. E na América do Sul, brutais medidas foram utilizadas.
E aqui está o ponto crucial, a razão pela qual é importante olhar para trás de toda essa história terrível: as falsas ideologias foram "feitas reais" por serem "escritas" em corpos humanos reais. Essas ideologias foram literalmente escritas nas cicatrizes de chicotes ou correntes ou em um ferro de marcar, mas elas também foram escritas de maneiras menos óbvias através de abuso sexual ou até mesmo o olhar do público de homens brancos que pensaram que tinha o direito de dominar os corpos de homens negros e mulheres, e se recusaram a reconhecer sua humanidade. E esse outro tipo de "escrever" sobre o corpo é talvez mais danosa para a psique do que o sofrimento físico porque incide sobre as áreas do corpo que tendem a designar como sexual. Estas áreas são mais íntimas e, portanto, mais alinhado com o nosso ser interior e do sentido próprio, por isso é mais doloroso psicologicamente, quando essas áreas são abusadas.

Isto é parte do legado horrível de nossa nação de racial / abuso sexual, e esta é a experiência que Michael Jackson enfrentou em 1993. Nessa conversa telefônica gravada secretamente, Evan Chandler diz:

"Este advogado.. eu encontrei - Eu escolhi o mais sórdido filho da puta que eu poderia encontrar. Tudo o que ele quer fazer é levar isso a público o mais rápido que puder e tão grande quanto ele puder, e humilhar tantas pessoas quanto puder. Ele é perverso ele é ruim, ele é esperto, e ele está com fome por publicidade.”
Em outras palavras, Chandler quer controlar Michael Jackson - ele quer torná-lo submisso e forçá-lo a se curvar aos seus desejos -, ameaçando publicamente "humilhar" a ele de uma forma sexual, acusando-o de um crime sexual. Isto é simplesmente uma extensão do que Maria quer fazer a Rosa na Cabana do Pai Tomás. Como Maria diz: "Pretendo envergonhá-la, isso é exatamente o que eu quero."  E na reunião final de Michael Jackson com Chandler, quando ele se recusa a pagar-lhe o dinheiro que ele quer, Chandler aponta um dedo para ele e diz: "Você está indo para baixo, Michael. Você está indo para baixo “Novamente, isto é simplesmente uma variação moderna do que Maria disse à Rosa a mais de um século: "Vou dar-lhe uma lição que vai derrubá-la, imagino!"
Quando Michael Jackson se recusa a ceder às exigências de Chandler, a polícia é trazida, liderada por um promotor Branco chamado Tom Sneddon. Sneddon cegamente aceita as acusações de Chandler, apesar de todas as evidências que é uma tentativa de extorsão, e ele ao lado de Chandler contra Michael Jackson. Sneddon, em seguida, usa a sua posição como promotor para ordenar uma revista corporal. Poucos dias antes do Natal de 1993, Michael Jackson é obrigado a ficar nu em uma plataforma enquanto as partes mais íntimas do seu corpo - as áreas designadas como sexuais - são fotografadas e filmadas. Se o processo civil vai a julgamento, as fotografias e fitas de vídeo poderão ser inscritas como prova e são tornadas públicas em um tribunal.
A intensa humilhação que Michael Jackson foi forçado a suportar durante a revista corporal, e que ele teria enfrentado durante um julgamento civil, está totalmente em acordo com a história horrível de nossa nação por abuso sexual/racial. Novamente, é apenas uma extensão das humilhações que os escravos foram forçados a suportar nas casas públicas das chicotadas, quando as áreas mais íntimas de seus corpos - áreas designadas como sexuais - foram colocadas em exposição pública.


Joie:   Você está absolutamente certa, Willa. E você sabe, sempre tive dificuldade em ler relatos dessa revista corporal, e por longo tempo, eu pensei que era justamente porque me sentia como estar lendo o relato de um estupro. E isso faz. Quer dizer, colocando-se no lugar de Michael, enquanto você lê o que aconteceu durante essa revista corporal, sente-se exatamente como se ele estivesse sendo estuprado por todos naquela sala - os fotógrafos, o cinegrafista, o médico do DA, os policiais que estavam na sala - todos. É tão desconfortável para ler, sente como tal violação.

Porém, até que começamos a trabalhar neste post, eu nunca percebi que talvez outra razão de eu ter tanta dificuldade para ler sobre esse incidente é porque também dá uma sensação muito evocativa de um escravo sendo examinado publicamente e violado e humilhado antes de ser vendido ou chicoteado. Acredito. Aldebaran e eu conversamos sobre isso brevemente na seção de comentários de algumas semanas atrás.

Você sabe que para muitos negros americanos, ler, assistir na TV, ou mesmo apenas falar sobre a escravidão, de qualquer maneira profunda e significativa é muito difícil e desconfortável. E, como você sabe, Willa, eu tive muitos momentos difíceis contribuindo para essa conversa particular. Eu me senti paralisada por ele. Quando você mencionou pela primeira vez que falaríamos sobre isso, evitei isso por semanas. E fiquei muito confusa com isso por um longo tempo até que eu realmente sentei e pensei sobre o porquê das razões. Por que eu estava tendo um momento tão difícil com este? E, finalmente, percebi que este tema é justamente tão desagradável para mim por muitos motivos. A escravidão é feia e eu não gosto de falar sobre isso. E estupro é horrível e eu não gosto falar sobre isso. E tentar ter uma conversa significativa sobre como alguém que você ama e adora foi humilhada e violada e se sentiu como um escravo comum é... desagradável. Para dizer o mínimo. É horrível, e eu não quero falar sobre isso.

Willa:  Você sabe, eu me senti assim por muito tempo. Senti uma conexão profunda com Michael Jackson desde que eu tinha nove anos, e sempre acreditei que ele era inocente, porém, não queria saber qualquer um dos detalhes. Era muito feio, mais eu sempre sentia que sua vida privada deveria ser privada. Nunca li nenhuma biografia dele enquanto ele estava vivo - na verdade, não li nada parecido com isso até que eu estivesse bem para escrever M Poética, e notei posteriormente, que seu trabalho manteve apontando para 1993. Então senti que tinha de aprender algo sobre o que aconteceu, apenas para que eu pudesse entender o que ele estava respondendo e tentando transmitir.

E foi chocante. Eu não sabia sobre a revista corporal. Quando li a descrição do que aconteceu naquele dia, me senti fisicamente doente por horas, simplesmente me senti vazia por dentro - Não posso sequer descrevê-la. E, definitivamente não sabia sobre as fotografias e fitas de vídeo. Assim que descobri sobre eles,  pensei, claro que ele pagou. Claro. Eu teria pago também.
Porém, eu não sabia sobre eles, ou sobre a gravação onde Evan Chandler diz: "Tudo vai de acordo com um plano que não é só meu", e diz que ele paga as pessoas para ajudar a realizar esse plano. Eu não sabia que o filho de Chandler concordou com as alegações depois de ser sedado, e eu não sabia os detalhes de como Chandler interrogou, seu filho - como ele mentiu, ameaçou e manipulou seu filho até que ele finalmente concordasse com as alegações. Eu tinha a esperança que alguma evidência apareceria e que provaria sua inocência. Eu não tinha ideia de que as provas já estavam disponíveis, mas a polícia e a imprensa ignoravam-na.

Olhando para trás, eu acho que Tom Sneddon foi capaz de abusar do poder de seu cargo - e abusou e assediou Michael Jackson - porque muitas pessoas como eu, se recusaram a olhar para as evidências e olhar o que estava acontecendo. Você era muito melhor sobre isso do que eu era, Joie - você estava trabalhando através do fã-clube para ajudar a tornar as pessoas conscientes, mas olhando para trás me sinto como se eu fosse deliberadamente, lamentavelmente ignorante.

Joie:   Bem, eu não estava trabalhando com MJFC então. Não havia como voltar MJFC em 1993.

Willa:  Eu não estou falando apenas de 1993. Estou falando sobre todo o período a partir de 1993. Tom Sneddon o perseguiu durante anos.

Joie:  Bem, isso é muito verdadeiro, ele foi atrás dele com uma vingança e eu realmente acredito que ele estava obcecado com Michael. Porém, eu estava muitíssimo ligada ao que estava acontecendo, antes mesmo de eu começar a trabalhar com MJFC. Fiz questão de acompanhar o que estava acontecendo. E como você, eu também não queria saber alguns detalhes. Não acho que alguém realmente queria olhar muito de perto os detalhes, porque tal acusação era horrível. E eu sinto ter que continuar a usar essa palavra – horrível - e peço desculpa por isso, mas eu simplesmente não consigo ficar longe dela nesta conversa.

Mas, para provar o que sabíamos ser verdade - que Michael era inocente - e, a fim de educar os outros sobre a verdade (desde que a notícia sensacionalista certamente não estava fazendo isso) tivemos que olhar para os fatos e não tivemos escolha. E os fatos apontam claramente para uma extorsão. E como Sneddon e seus subordinados podiam ignorar isso e irem para uma caça às bruxas, ainda me pavimentava. E não há dúvida em minha mente que, se tivesse ido a julgamento, Michael teria sido vitorioso. Mas eu entendo completamente por que ele de repente parou de empurrar para o seu dia no tribunal após a revista corporal e eu não posso culpá-lo. Eu provavelmente teria feito exatamente a mesma coisa. Apesar da solução fazer-lhe um olhar culpado. E isso me faz pensar que uma parte no livro de Frank Cascio, o  Meu Amigo Michael,  onde ele fala sobre como Michael ocasionalmente levantou isso, dizendo:

"Eu tenho o mundo inteiro pensando que sou um molestador de crianças. Você não sabe o que se sente ao ser falsamente acusado.”
Willa:   Concordo, Joie. Eu também teria resolvido. Se esse processo civil tivesse ido a julgamento, pense no que teria sido. Não só teria sido insuportavelmente humilhante, e ele também teria servido como um aviso para outros homens negros do que poderia acontecer se eles não tivessem cuidado. Em outras palavras, teria sido uma extensão da mensagem transmitida pelos corpos de homens negros linchados no passado como um aviso para serem submissos. Como em todos os abusos de poder anteriores que falamos, o objetivo desta intensa humilhação sexual era quebrar o seu espírito - para controlá-lo e dominá-lo e forçá-lo a aceitar a posição cultural estabelecida por eles - por "escrito" em seu corpo essa ideologia, por escrito, nas áreas mais íntimas de seu corpo, como ele era impotente.

Porém, não funcionou. Ele não se quebrou, não se deixou controlar e nem se tornou submisso. Em vez disso, ele se tornou desafiador - mais abertamente desafiador do que já tinha sido antes. A imprensa chamou-o de incontrolável, ultrajante. É impressionante para mim como muitos artigos foram escritos dizendo que alguém precisaria assumir o controle dele - sua família, seus gerentes, alguém. E esta não é uma pessoa que está agitando armas ou ameaçando pessoas ou causando danos materiais em massa. Ele está simplesmente fazendo as pessoas muito desconfortáveis através do que eles chamam de "esquisitices excêntricas".

Mas suas "esquisitices excêntricas" não eram aleatórias – elas tomaram uma forma muito específica. Ele respondeu completamente às tentativas de escreverem as ideologias de racismo e de subserviência em seu corpo, confundindo a maneira que lemos e interpretamos o seu rosto e corpo. Ele manipulou as percepções do público de seu rosto até que elas simplesmente não podiam ser lidas de maneiras convencionais. Ele era negro, ou ele era branco? Ele era masculino ou ele era feminino? Ele era bonito e desejável, um símbolo sexual, ou ele estava devastado por cirurgia plástica? Ele era heterossexual? Homossexual? Bissexual? Assexuado? Ele era um pedófilo ou uma vítima? Inocente ou culpado? Todos os que olharam para ele viram algo diferente. Nós, como uma cultura perdemos completamente a capacidade de ler e interpretar o seu rosto e corpo, porque ele misturou os significantes que estamos acostumados a ler.

E isso não foi acidental. Como ele próprio nos diz, meio explicitamente através de seu trabalho, isso foi uma decisão artística. Especificamente, a ilusão de cirurgia plástica foi uma resposta artística para as restrições culturais que estavam sendo forçadas a ele, e é brilhante. Na verdade, tanto quanto eu amo sua música e sua dança e seus filmes (e eu os amo) Eu acredito que seu rosto e corpo - e as ilusões que ele criou com elas - são as  suas maiores obras de arte. Acredito que as gerações futuras olharão para trás em Michael Jackson e o enxergarão como uma figura transformadora, e o mais importante artista do nosso tempo - não o maior cantor ou dançarino ou cineasta, mas o mais importante artista, da época, incluindo poetas e pintores e dramaturgos. E eu acredito que eles vão ver o seu rosto como sua obra-prima.

No entanto, seu rosto não é apenas o seu trabalho mais ambicioso e mais importante da arte. É também um tipo inteiramente novo de arte - um gênero totalmente novo de arte. Ele nos incomoda porque é um novo tipo de arte e ainda não sabemos como interpretá-lo. Porém, ele tem o potencial para "reescrever" as ideologias que foram escritas em nossos corpos, e alterar a nossa forma de dar sentido a nós mesmos e ao nosso mundo. E isso é verdadeiramente revolucionário.

Joie:   Willa, eu concordo com você que todos os que olharam para ele viram algo diferente. Mas eu tendo a pensar que foi culpa nossa, não dele. Todo mundo viu algo diferente simplesmente porque as pessoas veem o que elas querem ver. Você mesma disse-nos durante a nossa discussão de “Is It Scary" que se você olhar para alguém com compaixão, você simplesmente o verá de forma diferente do que se você não o fizer. E, essas pessoas que olhavam para ele e acreditam que ele era devastado pela cirurgia plástica ou culpado como pecado, ou louco como o que quer que seja simplesmente queriam vê-lo dessa maneira.

Porém, concordo com você que, em um tempo, o mundo perceberá que Michael Jackson foi de fato o mais importante artista do nosso tempo. E essa afirmação não tem nada a ver com a sua música ou suas habilidades de dança ou de seus curtas-metragens. Ao invés disso, ele tem tudo a ver com o fato de que a ele - o homem mais famoso do planeta, o artista mais bem sucedido do mundo - foi dada a grande responsabilidade de provar ao mundo que as pessoas negras e brancas são todas iguais. E que essa responsabilidade veio com uma doença em que ele foi ridicularizado, caçoado e atormentado pelo resto de sua vida. Mas ele lidou com isso com muita graça e dignidade, humildade e coragem. E ele usou o seu melhor para nos ensinar algumas lições muito profundas ao longo do caminho. E você está certa. Isso é muito revolucionário.

http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/01/
Tradução: Maíra


.....................................

12 comentários:

  1. Fernanda Capucho02/05/2012, 23:05

    Tá muitooooo quenteeeeee...
    Pronto que hoje também não durmo! rsrsrs
    Nem consegui ler o post! Tive que comentar,reforço o que falei,tem como resistir? NÃO MESMO!
    Acho que agora,nem chuveiro gelado resolve!
    Estou completamente embriagada por esse homem...
    Depois leio e comento sobre o post! rsrsrs...
    Amiga é impossívelll! Prometo tentar me concentrar! rsrsrs..
    Bjãoo
    LOVE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Capucho02/05/2012, 23:55

      Amiga esse texto é realmente tocante.
      Eu não gosto de ler sobre as injustiças cometidas a Michael.Isso me dói profundamente,porque o enxergo como um ser iluminado,um gênio maravilhoso,o melhor artista de todos os tempos e ele foi realmente injustiçado.E é realmente triste lembrar das humilhações e injustiças cometidas a ele.
      Mas quando se levanta essas questões não podemos ignorar o fato de ele ser forte,capaz de superar por mais dolorosamente que possa ter sido.Ele enfrentou de cabeça erguida e com sua dignidade intacta.
      Gostei muito,porque as meninas,Joie e Willa,mostraram essas duas vertentes,o lado triste e humilhante e ao mesmo tempo o lado que ele superou.
      Mais uma vez arrasaram.Amiga Maíra,a tradução ficou excelente.
      Boa Noite a todos.
      Se é que hoje vou conseguir dormir né!Com essas fotos.. difícil viu.. Michael sabe como mexer com minha estrutura! rsrsrs.. Super Quentee! rsrs..
      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
  2. É...mais uma noite em claro

    De frente e de costas...de costas e de frente..delicioso de tudo quanto é lado e de tudo quanto é jeito

    To que nem neném novo,trocando a noite pelo dia,vou por folha de alface em baixo do travesseiro

    Love

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos

    Oi Michaela ? cada vc,ja sumiu de novo?

    Pablo esta indo de One More Chance...sera coincidência ? rsrsrs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He he he...é cade vc,ainda é o impacto das fotos rsrsrs

      Love

      Excluir
    2. Bom dia amiga...rsrsrs

      não sumi não...é que estou com um monte de coisas que puseram nas minhas mãos para eu resolver...é sempre assim...fazem os rolos e toca a Michaela resolver...mas já acostumei com isso...aff...tem coisas que realmente não mudam...

      amiga...achei o Máximo ele ter postado o One more chance...logo após o nosso debate aqui...rsrsrs

      sei não ...acho que ele está de olho na gente ein?rrsrsrs

      Falei com o meu irmão amiga...e ele realmente ficou impressionado com ele...também observou as semelhanças físicas...e gestos...mas ele é mais frio que eu...(acho que por ser homem)e me pediu para ter calma e observar apenas...pois já chorei muito no ombro dele por causa do Michael...acho que ele não quer mais me ver sofrendo...deve ser isso...ele é muito apegado comigo acho que por eu ser a caçula...ele me trata como se eu ainda tivesse 9 anos...rsrsrs...amo ele...

      mas tô de olho em tudo amiga...

      agora tenho que sair mas se der á tarde eu apareço de novo ok?


      L.O.V.E

      Excluir
    3. ele me disse assim...

      "Olha Mi...minha opinião...é que pode ser ele...mas também pode não ser ele...tenha calma e observe!!"

      bjs

      Excluir
    4. Oi Michaela

      Talvez o seu irmão pense um pouco como eu,tambem ja te falei para ter calma,e isso não significa que ele seja frio por ser homem,apenas usa mais a razão do que o coração amiga,vc se entrega muito

      Temos que ter calma,observar,e acreditar,mais não acreditar que seja ele ai junto com Pablo,mais sim acreditar que um dia saberemos a verdade,acreditar que um dia seremos recompensadas com algo que nos faça muito feliz,e ai quando lembrarmos de toda agonia que passamos,iremos dar é risadas de contentamento

      Escapismo :Se manifesta na busca da natureza,na fuga para o passado próximo ou distante,o sonho ou a fantasia,e a morte,também como a desconsideração da realidade,ou talvez onde possam se refugiar de seus problemas e um desses jeito é a morte,forte isso não?

      É uma grande aventura,cheia de experiencias arriscadas,mexe com o nosso psicológico,pode nos dar medo e ao mesmo tempo coragem para prosseguir,e essa grande aventura esta nos proporcionando conhecimentos

      Mergulhemos fundo,mais com cuidado amiga,temos que manter o controle dos nossos sentimentos

      Bjão e ate mais tarde Michaela

      lOVE

      Excluir
  4. Meninas, vcs estão perdendo o foco do texto, não é?? Pode não!! O.O

    Ana, cho que vou precisar substituir a beleza atraente do fofo, por uma foto de um pé de alface..kkkkk....

    Realmente, Michael é um ímã!! É dificílima a concentração em outra coisa com a sua presença..rsrsr

    Pablo atacando com One More Chance???? Não!!! :O
    Vou dar uma olhada.


    Fê, essas análises são incríveis, né?
    Também não gosto de ler sobre as maldades que fizeram com Michael, fico malzona pra caramba.
    Sentimos sua dor em nós, né?

    Michael é um herói!! Ele é a diferença por um mundo melhor!

    O que Michael passou, não foi em vão.
    Foi realmente triste, desumano, cruel...
    Se as pessoas se conscientizarem dessas atrocidades, já é um grande passo para a mudança, não é?


    Bjãooo meninas.
    Um ótimo dia com muito LOVE.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem não me conformo com o que fizeram a Michael,mais eu penso que se ele não tivesse passado por isso,sera que iriamos nos conscientizar? sera que pararíamos para pensar um pouco sobre todos os problemas dos preconceitos,do planeta,das crianças,dos injustiçados,dos menos favorecidos

    Claro que ja tivemos,temos,e ainda teremos pessoas que se preocupam e lutam pelas mesmas causas,mais como Michael,eu não sei não,seu nome e feitos são conhecido mundialmente (digo conhecido porque infelizmente ainda não são reconhecidos por total ),claro que tambem ja nos preocupamos com isso,mais eu admito que após 25-06-09,eu passei a dar mais atenção e valor e mudei meu modo de ser e minhas atitudes em respeito ao planeta,e as pessoas,não vou mentir só para me engrandecer,antes eu não pensava como penso agora,e muitos tambem não,então após essa data outros passaram a pensar e agir como eu,isso é fato,Michael fez a mudança em muitos

    Michael veio a esse mundo com um propósito,seus sofrimentos e injustiças não foram em vão

    Michael ja fez a diferença e ja faz parte da história da humanidade,e passe o tempo que passar,o nome Michael Jackson jamais sera esquecido,por gerações e gerações,ele sempre sera lembrado

    Quanto a perder o foco do texto,na hora eu sofro um impacto vendo essas fotos rsrsrs,e posso vê-las varias vezes,o efeito é sempre o mesmo,mais depois eu me concentro nos textos e na importância deles,e eles me enriquecem,e assim eu tenho mais argumentos para ir em defesa a Michael quando certos hipócritas querem denegri-lo,ou quando os menos informados falam sem saber ao certo quem foi e o que representa Michael Joe Jackson

    E quanto a Pablo...One More Chance...coincidência ? rsrsrs...shiuuuuuu !!!

    Um ótimo dia com muitooo LOVEEEE !!!

    ResponderExcluir
  6. Ana, tb tenho o mesmo ponto de vista. Tudo tem seus propósitos. Nada é em vão, nada.
    Todas as injustiças e sofrimento que Michael passou, todo o nosso sofrimento com a sua ausência e todo sofrimento que temos ao tomar conhecimento de vários detalhes antes ignorados, são propósitos divinos. Isso é fato.
    Michael despertou o mundo, embora, muitos ainda estejam adormecidos por falta de atenção à essa História tão significativa para a nossa conscientização, para um mundo melhor.

    Por isso é de extrema importância os fãs propagarem tudo isso ao mundo. Para que todos se conscientizem também.

    Se não fosse esse chacoalhão que tivemos com a "morte" de Michael, estaríamos ainda adormecidos, anestesiados, manipulados... Muitos despertaram através dessa terrível dor.

    Michael é a diferença para um mundo melhor.
    Michael é um presente grandioso que Deus colocou na terra para a conscientização mundial.. TII.

    Bjãooo LOVE

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Capucho03/05/2012, 14:16

    Sim meninas,me interessei bastante pelo assunto Pablo! hihihi
    Ele está dando o que falar!
    Acho que aí tem...ele me desperta um interesse.
    A semelhança dele com Michael também é incrível,e apesar de eu não ter ainda uma opinião completamente formada sobre ele,acho que ele é uma grande incógnita.
    Bjãoo
    LOVE <3

    ResponderExcluir