domingo, 5 de fevereiro de 2012

O DIREITO AO DELÍRIO

 

O DIREITO AO DELÍRIO
escrito por Eduardo Galeano
DECLAMAÇÃO: EDUARDO GALEANO

"Mesmo que não possamos adivinhar o tempo que virá, temos ao menos o direito de imaginar, o que queremos que seja.
As Nações Unidas tem proclamado extensas listas de Direitos Humanos, mas a imensa maioria da humanidade não tem mais que os direitos de: ver, ouvir, calar.
Que tal começarmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar?
Que tal se delirarmos por um momentinho?


Ao fim do milênio vamos fixar os olhos mais para lá da infâmia para adivinhar outro mundo possível.
O ar vai estar limpo de todo veneno que não venha dos medos humanos e das humanas paixões.
As pessoas não serão dirigidas pelo automóvel, nem serão programadas pelo computador, nem serão compradas pelo supermercado, nem serão assistidas pela televisão.
A televisão deixará de ser o membro mais importante da família.
As pessoas trabalharão para viver em lugar de viver para trabalhar.
Se incorporará aos Códigos Penais o delito de estupidez que cometem os que vivem por ter ou ganhar ao invés de viver por viver somente, como canta o pássaro sem saber que canta e como brinca a criança sem saber que brinca.
Em nenhum país serão presos os rapazes que se neguem a cumprir serviço militar, mas sim os que queiram cumprir.
Os economistas não chamarão de nível de vida o nível de consumo, nem chamarão qualidade de vida à quantidade de coisas.
Os cozinheiros não pensarão que as lagostas se encantem ao serem fervidas vivas.
Os historiadores não acreditarão que os países se encantem ao serem invadidos.
O mundo já não estará em guerra contra os pobres, mas sim contra a pobreza.
E a indústria militar não terá outro remédio senão declarar-se quebrada.
A comida não será uma mercadoria nem a comunicação um  negócio, porque a comida e a comunicação são direitos humanos.
Ninguém morrerá de fome, porque ninguém morrerá de indigestão.
As crianças de rua não serão tratadas como se fossem  lixo, porque não haverá crianças de rua.
As crianças ricas não serão tratadas como se fossem dinheiro, porque não haverá crianças ricas.
A educação não será um privilégio de quem possa pagá-la e a polícia não será a maldição de quem não possa comprá-la.
A justiça e a liberdade, irmãs siamesas, condenadas a viver separadas, voltarão a juntar-se, voltarão a juntar-se bem de perto, costas com costas.
Na Argentina, as loucas da Praça de Maio serão um exemplo de saúde mental, porque elas se negaram a esquecer nos tempos de amnésia obrigatória.
A perfeição seguirá sendo o chato privilégio dos deuses, mas neste mundo, neste mundo trapalhão e maldito, cada dia será vivido como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última."

17 comentários:

  1. Quantas coisas lindas Maíra,quantas verdades ditas através de palavras,ai quem dera que um dia o mundo fosse assim,era isso que Michael sonhava

    Maíra quando entrei estava tocando w'ev had enough é demais,eu amo a voz de Michael nela,eu amo como ele canta essa musica,eu escuto ela várias vezes e não me canso,e depois começou Money,outra que eu adoro,Maíra seu blog é o máximo,não da vontade de sair mais,e agora In the closset,menina morriiii

    Menina porque vc não divulga seu blog para as meninas,elas iam adorar

    E essas estrelinhas que caem,é a cara de Michael,ai porque não achei seu blog antes,e pensar que eu estava perdendo tudo isso...ADOREI

    Maíra,fui ao circo hoje de novo,e toda vez que vier um circo aqui na minha cidade não vou perder mais,como mudou tudo depois de Michael

    Maíra,eu fico escutando as musicas e brincando com as estrelinhas,estou parecendo uma menininha tonta que acabou de ganhar um brinquedo kkkkkkkkkkkkkk

    Agora vc vai ter que me aguentar amiga,vou entrar todos os dias,vou chamar a Márcia para ver isso,sem falar que amei os seus postes,vou ver desde o inicio,vou ver todas as postagens antigas

    Bjão amiga...AI,não da nem vontade de sair e deixar de ouvir Michael,sabe,quando eu entro na net sempre coloco as musicas dele para ficar escutando enquanto vou navegando na net e nos sonhos

    Mais um bjão

    Love

    Adorei sua sensibilidade,vc é D+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, realmente, essas palavras trazem as verdades que todos temos bem lá dentro de nós e que pedem para serem gritadas numa só voz, como Michael sempre nos ensinou.

      Ana, essa música é uma das minhas preferidas. É um apelo comovente. Michael num grito de protesto, numa voz chorosa em dor e desespero suplica em agonia, para que todos se despertem, se unam e gritem numa só voz, para que cessem todas essas injustiças tão visíveis e que a indiferença e o individualismo do mundo, faz com que sejam ignoradas.

      “Nós inocentemente aguardamos
      Assistindo as pessoas perderem suas vidas
      É como se não tivéssemos voz
      É hora de fazermos uma escolha

      Somente Deus pode decidir
      Quem vai viver e quem vai morrer
      Não há nada que não possa ser feito
      Se erguermos as nossas vozes em uma só

      Eles tem que ouvir isso de mim
      Eles tem que ouvir isso de você
      Eles tem que ouvir isso de nós
      Não aguentamos
      Já tivemos o suficiente

      Eles tem que ouvir isso de mim
      Eles tem que ouvir isso de você
      Eles tem que ouvir isso de nós

      Não aguentamos
      Já tivemos o suficiente”MJ

      Amiga, já divulguei meu blog várias vezes. Sempre o divulgo. E a minha intenção não é a evidência do blog em si, e sim a evidência da grandiosidade da essência de Michael que faço questão em destacar, para que muitas outras pessoas possam sentir Michael e enxerga-lo como o enxergo.(como o enxergamos)

      rsrsrs.. as estrelinhas, fazem, simbolicamente, a parte da magia que Michael espalha pelo mundo todo com tanta graça e poder. Em especial nos lugares onde lhe é permitido transbordar livremente toda sua magia física e espiritual...sua beleza exterior e interior.. o seu encanto único.

      Michael é a diferença de um mundo melhor. Michael é a mudança. Ele despertou em todos os que se permitiram sentimentos que estavam adormecidos, fez uma mudança, nos conscientizou, estamos mais atentos as maravilhas do mundo, jamais voltaremos a ter a mesma visão de antes, porque a magia de Michael coloriu novamente tudo que estava sem cor.

      Obrigada amiga pelo carinho. Volte sempre. Aqui é a nossa casa. Esse blog é de Michael, meu, seu e de todos que estiverem nessa mesma sintonia de amor e magia.

      Beijo grande amiga, com muito LOVE.

      Excluir
  2. Bom dia Maíra!

    amiga...seu blog é lindo...quantas coisas lindas do nosso amor vc tem aqui...eu nunca tinha conseguido comentar aqui...mas vi que vc mudou a configuração...só não entra meu avatar...mas amei...é lindo mesmo...como a nossa amiga Ana disse vamos marcar de vir aqui com as meninas...a Marila ...a Fernanda..a Márcia,com certeza elas irão amar vir aqui!!afinal formamos uma linda amizade através do blog da Pri e não devemos deixar nossas amizades acabar!

    um beijão amiga!!

    MICHAELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é ótimo Michaela?

      Tambem concordo que não devíamos deixar essas amizades se distanciarem

      Bjão

      Love

      Excluir
    2. Ana

      preciso falar algo para vc...está impossivel postar lá no blog da Pri...hoje li o mjjustice...e fiquei horrorizada..vc viu o que a Bonniel está dizendo lá?se puder leia os comentarios...entre algumas coisas ela disse que ele induziu o vitiligo...e que ele estaria trabalhando para os iluminatti..ou nova ordem mundial...até disse que ele está nos enganando...ela está super revoltada com o michael...não sei o que ela descobriu,,,mas como sei que vc acompanha eu queria saber se vc sabe de algo...esse sumiço da Pri também esta estranho...sei não!ah e ela disse também que tem certeza que ninguem morreu naquela casa dia 25-06-2009!ai amiga..isso está cada dia pior!!aff

      bjs

      Excluir
    3. Maíra

      desculpe trazer esse assunto para cá amiga...mas é que fiquei chocada queria saber a opinião de vcs!

      Excluir
    4. Oi Michaela, obrigada!

      Aqui gosto de evidenciar nosso fofo do jeitinho que consigo senti-lo. Quase não tenho tempo de criar meus próprios textos, de expor tudo aquilo que sinto por nosso querido Michael, mas esse dia chegará, tudo tem sua hora, tudo tem seu momento, agora o meu maior objetivo é propagar suas verdades, propagar sua História, sua essência... fazer com que muitas outras pessoas se sintam tão privilegiadas quanto me sinto e que percebam em Michael suas cores, suas verdades...através de sua magia que transborda tão naturalmente e que poucas pessoas se dão conta do quão especial ele é. As pessoas que sentem Michael profundamente como sentimos, que sentem sua magia, seu esplendor... vão se unindo como por encanto e juntos chegaremos lá! ;)

      Venham todas, vamos nos unir aqui, ali, acolá!! Aqui é nossa casa, casa do nosso fofo e de todos que quiserem entrar na mesma sintonia.

      Beijão amiga, com muito LOVE

      Excluir
    5. Michaela, não precisa se desculpar, aqui temos a liberdade de expressão, ok? Claro, desde que essa liberdade não venha junto com ofensas ou depreciações ao nosso Michael.

      O blog da Pri deve estar com problemas, tb estou tendo dificuldades para comentar lá, e como a Pri está meio ausente o problema persiste, desmotivando novos comentários por parte de todos.

      Quanto a postagem que Bonniel fez em seu blog.
      Amigas, vou dar minha opinião. Embora já tenha comentado no blog da Pri a respeito.

      Somos livres para acreditarmos naquilo que quisermos, por isso temos que respeitar a opinião alheia. Mas, respeitar é uma coisa e concordar é outra. Podemos interagir e expor a nossa opinião e discordar das outras, afinal todos temos o direito a expressão. Não gostei das coisas que li em seu blog sobre nosso Michael.

      Ao ler a postagem de Bonniel, vi que sua linha de raciocínio vai ao oposto da minha. Tenho meus pontos de vista e acredito naquilo que sinto ser verdadeiro, livre de conceitos e preconceitos que são criados. Não me atrai uma leitura onde os conceitos criados nas religiões se destacam , porque na minha visão, cada religião tem suas interpretações e criam seus próprios conceitos que muitas vezes se diferem uns dos outros, dispersando pessoas ao invés de uni-las, sendo que seguem para o mesmo caminho, sendo que o único objetivo é Deus. Porque criam tantos obstáculos e se dispersam ao invés de unirem suas vozes em uma só, se todos caminham para o que é evidente? Para o mesmo objetivo que é Deus? O Deus que acredito e sinto, é amor incondicional, livre de conceitos e preconceitos.

      O pessoal fala tanto em Illuminates, um quer ter mais conhecimento que o outro a respeito...
      Não vejo os Illuminates como muitos vêm, nem tenho o interesse em me aprofundar nesse conhecimento, apenas acho que usam Illuminates como bode expiatório para interesses próprios. Assim como pessoas interesseiras e maldosas, distorceram o fofo e toda sua vida, para manipularem as pessoas a acreditarem naquilo que pretendiam para benefício próprio e conseguiram, podem também fazerem o mesmo com os Illuminates, ou com qualquer coisa que acharem necessário para benefício próprio.

      Michael fez uma mudança naqueles que se permitiram. Tirou a venda dos olhos das pessoas e as amarras dos preconceitos. A decisão em continuar com uma visão limitada ou continuar sendo manipulado é de cada um.

      Tenho a minha visão sobre Michael e é bem diferente de muita coisa que andei lendo por lá.

      A visão que tenho por Michael não é e nem será abalada por livros, por conceitos, por manipulações, teorias, boatos, mentiras... Minha visão e sentimento por ele, agora mais que nunca, são consistentes, genuínos, verdadeiros, porque agora consigo sentir Michel em profundidade, consigo sentir sua música em mim, e assim será sempre!

      Beijão amigas...com muito LOVE

      Excluir
    6. amiga...penso bem parecido com vc...sobre os ilumminats também...o povo é cheio de criar teorias...o que me magoou foi que antes para ela era só amor ...anjo... até com Jesus cristo ela comparou o Michael...agora ele é enganador...que irá aparecer para enganar a população para o mal...aff
      não acompanho lá á tempos só sei que entrei lá hoje e já arrependi..estragou meu dia..
      ainda bem que tenho vcs minhas amigas...com quem posso contar sempre...

      grande beijo amiga!

      Excluir
    7. Sabe Michaela, há pessoas que não acreditam nem naquilo que sentem e por isso são facilmente manipuladas. Basta que leiam uma dessas mentiras que insistem em criar, pronto...suas “convicções” foram todas por água abaixo.
      Michael sempre disse para não acreditarmos em tudo que dizem, e é bem por aí. Conhecemos a tonelada de lixos que criam, vai de cada um acreditar ou não neles. Eu acredito em tudo aquilo que Michael, com tanta transparência, me mostrou e me fez sentir.
      As pessoas que não tem fé em seus próprios sentimentos, em suas próprias visões, são mais suscetíveis as manipulações. Há pessoas que deixam de acreditar em suas verdades, por serem induzidas a acreditar nas verdades dos outros.
      Os fãs de Michael deveriam todos, sem exceção, estarem bem conscientes que esse tipo de lixo sempre será criado, infelizmente. E deveriam todos estarem imunes a esses efeitos nocivos que esses lixos proporcionam.

      Não deixe amiga, que os lixos que criam, abafe tudo aquilo que Michael nos mostrou. ;)

      Estaremos sempre unidas nessa mesma sintonia de Michael. ;)

      Bjo grande amiga, LOVE

      Excluir
  3. Bom dia querida Maíra

    Estou lendo sobre o caso Chanlder o que a mídia escondeu,eu ja tinha visto a algum tempo atrás,mas é bom recordar,pois com o tempo esquecemos alguns detalhes,vou lendo aos poucos

    Pelo que dizem esse menino não queria fazer isso,mas tambem não lhe tira a culpa,eu acho que ele poderia ter contado tudo para inocentar Michael,por isso acho que ele não foi aquele amigo verdadeiro de Michael,e isso não tem perdão

    Quanto aos comentários maldosos,sei que vc não ira permitir,e nem deixar exposto como aconteceu na Pri,aquele episódio foi uma falha grave dela,ela esta largando o blog aos poucos,essa é minha opinião,e isso é triste,pois era um blog muito bom tambem,eu gostava,e não achava que iria acabar assim,eu comecei no blog do Tony,e acabei no da Pri,e continuo até hoje,reconheço que ela renovou minhas esperanças,por isso lamento por estar como esta,mas vamos deixar isso pra la

    Mas o seu é ótimo tambem,sei que falei isso,mas estou reforçando,o que é bom merece elogios sempre

    Devagar vou ver tudo desde que vc começou

    Só uma pergunta,o seu pode tambem postar vídeos e matérias nos comentários?ou vc mantem o controle?pois tem uns que não são permitidos,me desculpe,eu não quero mudar nada,pois é ótimo como esta,apenas queria me informar rsrsrs

    Tenha um ótimo dia

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo..mas parece que a Pri perdeu mesmo o interesse pelo blog...não sei se ela desistiu ou descobriu algo que a gente não saiba!!espero que ela apareça nem que seja para nos dar uma satisfação ...afinal somos as unicas que ficamos ao lado dela até agora...pois muitos já desistiram!

      bjs amigas

      Excluir
    2. Boa tarde, Ana amiga.

      Compreendo sua manifestação contra Chandler, porque também sinto essa revolta. Nada justifica a destruição que fizeram na vida de Michael, nada. E nenhuma desculpa alivia o comportamento de todos os envolvidos. Ele não era tão criança assim, mas mesmo que possamos compreender que ele possa ter sido iludido ou mesmo ameaçado pelo pai para fazer parte desse plano diabólico, agora em sua fase adulta, deveria reparar seu erro que causou a destruição pessoal, moral e profissional de Michael. Ele deveria lutar incansavelmente para que o mundo conhecesse toda a verdade desse golpe sujo e covarde do qual ele “inocentemente” fez parte. Ele deveria mostrar a inocência de Michael ao mundo todo. Se ele fosse uma pessoa de caráter bom, se ele estivesse realmente arrependido de seu erro, faria isso.

      Amiga, quanto aos comentários maldosos ao nosso fofo, jamais permitirei aqui. Jamais. Defendo Michael em vários sites, continuo e continuarei nessa luta. Foi por esse motivo que o blog estava com moderação nos comentários, porque em algumas das minhas defesas, os covardes que só sabem ofender, e não nos dão o direito de resposta, de defesa, não nos dão o direito em evidenciar toda a verdade sobre Michael, vieram aqui e ofendem a mim e a Michael com comentários baixos recheados de palavrões de baixo calão. E a minha preocupação em ficar expostos tais comentários, me levou a configurar para ter o controle. Porque nem sempre é possível estar atenta a tudo e deletar de imediato essas ofensas que insistem em fazer, embora me esforce bastante pra isso. Vai que colocam quando eu estiver ausente? Não quero que fiquem expostas ofensas ao fofo, nem por um minuto. Mas se eu ver que começam a atacar novamente, volto a configuração do controle, mas acho que não será necessário. E qualquer coisa me avise. Temos que manter nossa força sempre unida.

      Concordo amiga, que foi uma falha grave o que aconteceu no blog da Pri, porque ficou exposto por dias. Quando eu por algum motivo tiver que me ausentar, com certeza, configurarei meu blog para que isso não ocorra.

      Infelizmente, agora estou tendo a impressão de que a Pri está desmotivada mesmo.
      Sigo o blog desde o início e sempre admirei o empenho dela por ele. É uma pena, ela não deveria abandoná-lo por falta de notícias, deveria aparecer e postar uma homenagem, um vídeo, uma música...não estamos ali somente pelo hoax. Nos reunimos ali pelo hoax, mas permanecemos ali por termos criado vínculos. :)

      Percebo que muitas pessoas, principalmente os believes, estão desanimando por falta de notícias,por falta de pistas... Falo dos “believes” porque os “rips” já estavam conformados, mas muitos believes só tinham em mente seus próprios anseios. É uma pena, mas é assim que estou observando a desistência de muitos fãs.
      Independente de notícias, de pistas, estarei sempre fazendo minha parte.

      Temos muito a evidenciar sobre sua História, sobre sua vida, sobre ele como homem e artista...
      Nunca desistirei de Michael, porque sinto por ele amor incondicional...gratidão, admiração, respeito, compreensão... e porque me sinto privilegiada pelos céus por esse presentão. :)

      “Só uma pergunta,o seu pode tambem postar vídeos e matérias nos comentários?ou vc mantem o controle?pois tem uns que não são permitidos,me desculpe,eu não quero mudar nada,pois é ótimo como esta,apenas queria me informar rsrsrs” Ana

      Amiga, embora eu tenha o blog há tempos, não entendo muito sobre ele. Mas, creio que o blogspot seja um pouco diferente do wordpress e limita certas coisas. O blogspot não dá essa opção de postar vídeos nos comentários. Já tentei postar vídeos nos comentários dos blogs (blogspot) que frequento e só ficam os links dos vídeos. As matéria entram, mas os vídeos não entram, não por controle meu, mas sim do blogspot.
      Mas, mesmo não aparecendo o vídeo, o link aparece.
      Então poderemos interagir, postar matérias e muito mais... ;)

      Bjãoooo LOVE

      Excluir
    3. Michaela, sou da mesma opinião sua. É uma pena. Mas se acaso a Pri achar que deve desistir, por um motivo ou outro, deve nos dar atenção. Esperamos que apareça para nos dar uma satisfação.

      Bjãooo LOVE

      Excluir
    4. a Pri voltou...

      Excluir
  4. Michaela,eu sigo o blog,como ja disse antes,é porque la surgem outros assunto ligados a morte de Michael,mas penso como a Maíra

    Quantas vezes contorceram as coisas em relação a Michael para desmoraliza-lo,para destruí-lo,essa não é a primeira e nem sera a ultima vez,eu não vi os vídeos que a Bonniel diz que Michael é um mentiroso,eu só vi o que estava escrito la,quem sabe não esta perto de acontecer algo grande e estão tentando novamente colocar as pessoas contra Michael

    Eu não acredito em nada do que ela disse de Michael,e vc pode ver que os que comentaram tambem não acham isso,Bonniel vai acabar voltando atrás no que disse,vai se arrepender até o ultimo fio de cabelo,por cometer essa injustiça contra Michael,mas ao meu ver ,ja não merece o meu respeito,pois se fosse como ela diz,ela não teria julgado Michael como fez sem antes ter a certeza e a verdade sobre esses fatos,ninguem pode afirmar ou provar que Michael esta do lado mal,pelo contrário,só podem afirmar que Michael é do bem,só um cretino pode pensar assim e fazer esse juízo de Michael,que contradiz em tudo o que Michael idealizou e lutou durante sua vida,Michael nunca fez mal a ninguem,só fez o bem,e pagou caro com isso,perdeu a paz,a liberdade,o respeito diante aos olhos das pessoas,sofreu acusações de crimes que nunca cometeu,teve a sua vida revirada e devastada,sofreu demais,e ficou marcado por isso,mas manteve sua cabeça erguida e não desistiu,continuou sendo esse ser humano incrível,maravilhoso,ai entra o lado de anjo que eu digo que Michael é,nunca perdeu a sua fé em Deus,e Deus sempre esteve e esta ao lado dele,lhe dando a força que ele precisa para cumprir sua sina aqui na terra,Michael é um ser de luz,e assim vai ser até o dia em que ele nos deixar na matéria,pois no espirito Michael vivera para sempre,Michael é imortal

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amiga...eu também gostava da Bonniel...ela realmente parecia amar o Michael...mas agora vejo que não...ela foi infeliz em suas afirmações..e perdeu meu repeito..o Michael é mesmo um bom homem...se ele teve que forjar a morte acredito que foi contra sua vontade e por algo muito maior...ele jamais faria algo para ferir alguem...por isso acredito que ele tem sofrido com tudo isso..e isso me entristece...

      bjs

      Excluir