quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LIVRO MOONWALK - CAPÍTULO 3: MÁQUINA DE DANÇA - 1/4



A mídia escreve coisas estranhas sobre mim todo o tempo. A distorção da verdade me incomoda. Eu geralmente não leio muito do que é impresso, embora frequentemente ouço sobre isso.

Eu não entendo por que eles sentem necessidade de inventar coisas sobre mim. Eu suponho que se não há nada escandaloso para denunciar, é necessário fazer as coisas interessantes. Eu levo um pouco de orgulho em pensar que venho muito bem, consideradas todas as coisas. Muitas das crianças no negócio do entretenimento acabaram usando drogas e destruindo a si mesmos. Frankie Lymon, Bobbie Driscoll, alguns de uma série de estrelas infantis. E eu posso entender a virada deles para as drogas considerando o enorme estresse colocado sobre eles em uma idade jovem. É uma vida difícil. Muito poucos conseguem manter alguma semelhança de uma infância normal.

Eu mesmo nunca tentei usar drogas - não maconha, não cocaína, nada. Quero dizer, eu nem sequer experimentei estas coisas.

Esqueça.

Isto não quer dizer que nunca fomos tentados. Éramos músicos trabalhando durante uma era quando o uso de drogas era comum. Eu não quero fazer julgamento. Não é uma questão moral para mim - mas eu tenho visto as drogas destruirem tantas vidas para pensar que elas são algo para se brincar. Eu certamente não sou um anjo, e posso ter meus próprios hábitos ruins, mas as drogas não estão entre eles.



No momento em que Ben saiu, sabíamos que iríamos dar a volta ao mundo. A música soul americana tinha se tornado tão popular em outros países quanto o blue jeans e os hamburgers. Fomos convidados para nos tornar uma parte daquele grande mundo, e em 1972 começamos nossa primeira turnê ao redor do mundo com uma visita para a Inglaterra. Apesar de nunca estarmos lá antes, ou aparecido na televisão britânica, as pessoas sabiam todas as letras de nossas músicas. Tinham até faixas com nossas fotos junto, eles e Jackson 5 escrito com letras muito grandes. Os teatros eram menores do que os que nós usamos para nos apresentar nos Estados Unidos, mas o entusiasmo das multidões era muito gratificante quando finalizávamos cada música. Eles não gritavam durante as músicas da maneira que as multidões faziam voltando para casa, assim, as pessoas de lá podiam realmente dizer quão bom Tito estava ficando na guitarra, porque eles podiam ouvi-lo.
Levamos Randy junto porque queríamos dar experiência a ele e permitir que ele visse o que estava acontecendo. Ele não era oficialmente parte da nossa apresentação, mas permanecia no fundo com os bongôs. Ele tinha seu próprio equipamento de Jackson 5, assim, quando nós o introduzíamos, as pessoas aplaudiam. A próxima vez que nós voltamos, Randy deveria ser parte do nosso grupo. Eu tinha tocado os bongôs antes de Randy e Marlon tinha tocado antes de mim, então, isso se tornou quase uma tradição iniciar um novo componente naqueles pequenos loucos tambores.

Nós tínhamos três anos de sucesso atrás de nós naquela primeira turnê pela Europa, então, já o suficiente para satisfazer tanto as crianças que seguiam nossa música como a rainha da Inglaterra, que nós conhecemos no Royal Command Performances (Royal Command Performance no Reino Unido é qualquer desempenho por atores e músicos, que ocorre na direção ou pedido de um monarca reinante - nota do blog). Aquilo foi muito emocionante para nós. Eu tinha visto fotografias de outros grupos, como os Beatles, encontrando a Rainha depois de desempenhar performances, mas eu nunca sonhei que teríamos a chance de tocar para ela.

Inglaterra foi nosso ponto de partida e isto era diferente de qualquer lugar que havíamos estado antes, mas o mais longe que nós viajamos, parecia o mais exótico do mundo. Nós vimos os grandes museus de Paris e as belas montanhas da Suíça. A Europa era uma educação das raízes da cultura ocidental e, em uma maneira, uma preparação para visitas em países orientais que eram mais espirituais. Eu estava muito impressionado como as pessoas não valorizavam coisas materiais tanto quanto valorizavam animais e natureza. Por exemplo, China e Japão foram países que me ajudaram a crescer porque esses países me fizeram entender que havia mais para viver do que as coisas que você podia segurar em suas mãos ou ver com seus olhos. E em todos esses países, as pessoas tinham ouvido falar de nós e gostavam de nossa música.

Austrália e Nova Zelândia, nossas próximas paradas, eram de língua inglesa, mas nós conhecemos pessoas que ainda viviam em tribos no sertão. Eles nos cumprimentavam como irmãos mesmo pensando que eles não falavam nossa língua. e eu já precisava de provas de que todos os homens poderiam ser irmãos, eu certamente as tive durante essa turnê.

E depois houve a África. Tínhamos lido sobre a África porque nossa tutora, Rose Fine, tinha preparado lições especiais dos costumes e história de cada país que nós visitamos. Não conseguimos ver as partes mais bonitas da África, mas o oceano e a costa e as pessoas eram inacreditavelmente lindas perto da costa onde nós estávamos. Um dia fomos a uma reserva de caça e observamos animais selvagens andando. A música era de abrir os olhos também. O ritmo era fenomenal.


O Royal Performance Command relembram uma das maiores honras de minha vida

Quando nós saímos do avião pela primeira vez, era madrugada e havia uma longa fila de dança africana em seus trajes nativos com tambores e chocalhos. Eles estavam dançando ao redor, nos acolhendo. Realmente estavam ali. Cara, isso era alguma coisa. Que maneira perfeita de receber-nos para a África. Nunca esquecerei aquilo.

E os artesãos no mercado eram incríveis. Pessoas estavam fazendo coisas enquanto nós assistíamos e vendendo outras coisas. Lembro de um homem que fazia lindas esculturas em madeira. Ele perguntava a você o que você queria e você dizia: "O rosto de um homem," e ele pegava um pedaço do tronco de árvore, cortava-o, e criava um notável rosto. Você podia vê-lo fazer diante dos seus olhos. Eu tinha acabado de sentar ali e via pessoas se aproximando e pedindo para ele fazer alguma coisa para eles e ele fazer tudo isso repetidas vezes.

Foi uma visita ao Senegal que nos fez perceber o quão afortunado nós éramos e como nossa herança africana tinha ajudado a nos fazer o que nós éramos. Nós visitamos um velho, abandonado acampamento de escravo na ilha de Gore e ficamos tão comovidos. O povo africano tinha nos dado dons de coragem e resistência que não podíamos esperar para pagar.

Eu acho que se a Motown pudesse nos manter na idade que queriam que tivéssemos, eles iriam querer que Jackie permanecesse na idade que tinha quando começamos uma turnê e ter cada um de nós a alcançá-lo - embora eu penso que eles teriam querido manter-me um ano, ou mais, novo, assim que eu poderia ser ainda uma estrela mirim. Aquilo poderia soar sem sentido, mas não era muito mais forçado do que a forma com que eles continuavam a moldar-nos impedindo de ser um real grupo com sua própria direção interna e ideias. Nós estávamos crescendo e estávamos expandindo criativamente. Tínhamos muitas ideias que queríamos experimentar, mas eles estavam convencidos de que nós não se deveríamos brincar com uma fórmula de sucesso. Pelo menos não nos deixaram até que minha voz mudou, como alguns disseram que eles poderiam.

Chegou a um ponto que parecia que eram mais gente na cabine do que havia no chão do estúdio, em determinado momento. Todos eles pareciam estar esbarrando uns nos outros, dando conselhos e monitorando nossa música.

Nossos fãs leais estavam apegados a nós em discos como "I Am Love" e "Skywriter." Essas músicas eram gravações pop musicalmente ambiciosos, com sofisticados arranjos de cordas, mas elas não eram adequadas para nós. Claro, nós não podíamos fazer "ABC" por toda as nossas vidas - o que foi a última coisa que queríamos - mas até os fãs mais velhos pensavam que havia mais coisa que "ABC" e que era difícil para nós viver com isso. Durante meados dos anos setenta estávamos em perigo de nos tornar em um número desatualizado, e eu não tinha nem 18 anos ainda.

Quando Jermaine casou com Hazel Gordy, filha de nosso chefe, pessoas estavam piscando para nós, dizendo que nós sempre estaríamos cuidados depois. De fato, quando "Get It Together" saiu em 1973, ela recebeu de Berry o mesmo tratamento que "I Want You Back" tinha recebido. Foi o nosso maior sucesso em dois anos, embora você poderia ter dito que nosso primeiro sucesso era mais como um transplante ósseo, que um formidável pequeno bebê. Ainda assim, "Get It Together," teve uma boa harmonia, baixo sólido, guitarra aguda e cordas que zumbiam como vaga-lumes. Estações de rádio gostaram, mas não tanto como os novos clubes de dança chamados discoteca fizeram. Motown se apoiou nisso e voltou a trazer Hal Davis dos tempos da Corporação para colocar real essência em "Dancing Machine." O Jackson 5 já não eram apenas o grupo de backup para os 101 Strings ou o que seja.

Motown tinha percorrido um longo caminho desde os primeiros dias quando você podia encontrar músicos de estúdio completando a sessão deles paga com shows de boliche. Uma nova sofisticação surgiu na música em "Dancing Machine." Esta música tinha a melhor parte de instrumentos de sopro que já tínhamos trabalhado e uma "máquina de bolhas" no intervalo, tirada do sintetizador de ruído, que impedia que a música saísse completamente do estilo. A disco music tinha seus detratores, mas para nós parecia nosso rito de passagem para o mundo adulto.

Eu amava "Dancing Machine," amava o estilo e o sentimento daquela música. Quando ela saiu em 1974, eu estava determinado a encontrar um movimento de dança que realçasse a música e a fizesse mais emocionante para executar - e, eu esperava, mais emocionante para assistir.

Então, quando nós cantamos "Dancing Machine" no "Soul Train, " eu fiz um movimento de dança de estilo de rua chamado The Robot. Aquela performance foi para mim uma lição do poder da televisào. De um dia para o outro, "Dancing Machine" subiu para o topo das paradas e dentro de alguns dias parecia que todas as crianças dos Estados Unidos estavam fazendo o Robot. Eu nunca tinha visto nada assim.

24 comentários:

  1. Bom dia!

    Maíra, vc ainda posta o restante do livro esse ano? ou vc antes de viajar vai fazer algum poste sobre o Natal? eu pretendo colocar meus vídeos no youtube antes do Natal, pois do jeito que a net anda péssima agora, no Natal vai virar um caos, e tambem a maioria viaja e só volta apos o ano novo

    Essa noticia é antiga e acho que todos já conhecem, mais vi a Pearl falando algo sobre isso, então só quis compartilhar, mesmo porque há contradições


    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1195750/Michael-Jackson-set-plastinated-missing-deadline-cryogenic-freezing.html

    Bjs


    Love



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amiga, o restante do livro será apenas no ano que vem.
      Essa postagem foi a penúltima do ano.
      Vou fazer sim um post sobre o Natal antes de viajar amiga, amanhã a noite ou na sexta de manhã.

      Se acaso vcs tiverem alguma mensagem de Natal ou vídeo e quiserem que eu coloque junto nessa postagem de Natal, é só me enviarem que coloco também, ok? ;)

      Terminei meu vídeo e tb vou fazer o mesmo que vc. Vai que tudo se congestione e dançamos, não é??

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    2. Ana, que matéria impressionante, não??? Esse lance de congelamento criogênico, para voltar a viver no futuro é muito interessante, principalmente se tratando do fofo.. Bem sugestivo esse assunto.. o.O

      hummm...vamos esperar que vem coisa por aí. Estou botando muita fé nesse ano de 2013, muita mesmo. Mesmo que ele não volte mais por ter consciência que sofreria tanto ou até mais que já sofreu, ele nos mandará alguma surpresa, acredito nisso.;)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir

  2. Eu mesmo nunca tentei usar drogas - não maconha, não cocaína, nada. Quero dizer, eu nem sequer experimentei estas coisas.

    Esqueça.

    Isto não quer dizer que nunca fomos tentados. Éramos músicos trabalhando durante uma era quando o uso de drogas era comum. Eu não quero fazer julgamento. Não é uma questão moral para mim - mas eu tenho visto as drogas destruírem tantas vidas para pensar que elas são algo para se brincar. Eu certamente não sou um anjo, e posso ter meus próprios hábitos ruins, mas as drogas não estão entre eles.

    As circunstancias da vida as vezes nos fazem seguir por caminhos que não queremos, mais eu acho que Michael sempre foi resoluto sobre as drogas, mesmo as prescritas, ele falou que estava limpo antes dos ensaios, e o resultado da tal autópsia comprovou isso, essa é a maior controvérsia nessa história toda

    Esse capitulo é um dos que eu mais gosto, quando ele fala da turnê, dos lugares que visitaram, do povo, da experiencia e aprendizado, Michael sempre foi muito grato por tudo que viveu, ele ama a vida e nunca cometeria um suicídio, pois como pintaram foi praticamente como se ele desse fim a própria vida se entregando ao vício, eu acho que Michael era bem ciente sobre as drogas, ele não iria por esse caminho

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde a todas.Eu também gostei muito deste capítulo, sobre as viagens que ele fez,as turnês, imagine quanta coisa ele vivenciou.Eu também acho que o Michael jamais se entregaria a coisas ruíns que poderiam acabar com a sua vida, como drogas, por exemplo.Falam tanta coisa dele, que além de viciado em remédios, também fumava maconha,que acharam maconha estragada no kit de barbear dele,enfim, coisas que eu não acredito de jeito nenhum.O Michael sempre foi muito família e se preocupava demais com os filhos dele,ele jamais iria por esse caminho.Maíra, já tomei nota da receita que vc postou, eu sou louca por cupcakes.Nas férias de julho deste ano eu viajei com minha filha para Buenos Aires.Próximo do nosso hotel tinha cupkekeria ma-ra-vi-lho-sa.Eu me acabei de comer lá e ainda vim no avião com uma caixa no colo repleta de cupcakes,rrsss, chegaram aqui no Brasil intactos.Beijos, meninas, mais tarde eu volto,,,,,,

      Excluir
    2. hehehe...Alana, já que vc é fanática por eles, então pode fazer sem medo, porque não irá se arrepender, ficam divinos!! ;)
      ...e além do mais, são muito fáceis de fazer. Nem batedeira usei!! O.O rsrsrs...
      (Obs: eu coloquei 3 cenouras médias, não coloquei cenouras grandes para não deixar a massa pesada, ok? E ficou muito leve e macia.)

      Bjãooo
      LOVE


      Excluir
  3. Ana, vc falou tudo, amiga!! Sou da mesma opinião.

    Pintaram Michael como um drogado que teve sua vida interrompida por causa da droga. Acredito no que Michael me mostrou e em suas palavras. Acredito como ele mesmo disse, que em uma época de sua vida se viciou em analgésicos, nada mais além disso. Ele teve todos os motivos para colocar um fim em sua vida, para se viciar.. e sempre valorizou a vida, sua e de todos e do planeta também.

    Seee ele estivesse realmente viciado, não precisaria dar satisfações a ninguém, mas ele por livre e espontânea vontade falaria, para alertar outras pessoas, como já fez quando se viciou em analgésico, né?

    A mídia faz questão de passar essa imagem de Michael “drogado”. Acredito que ele nunca foi usuário de drogas ilícitas, mas seee acaso ele fosse um viciado nessas drogas que a mídia insinua, não seria o primeiro e nem tão pouco o último e nada mudaria o respeito e admiração que sentimos por ele.

    Michael sempre alertou contra as drogas. Um dos seus maiores objetivos foi de afastar as crianças das drogas.

    Michael sempre teve cautela até com a anestesia usada na odontologia. Acredito que ele fazia uso de remédios controlados, mas com rigoroso controle de seus médicos, como a maioria das pessoas fazem, só que para todos isso é normal, mas para Michael não.

    A maioria da população é ansiosa por isso faz uso de remédios controlados, mas Michael faz, simplesmente porque é um “drogado”... tsc tsc tsc... é assim que a coisa funciona para o lado do fofo. Tudo que falam sobre ele, aumentam, distorcem, depreciam....e por aí vai.

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  4. Meninas.

    Se acaso vcs tiverem alguma mensagem de Natal ou vídeo e quiserem que eu coloque junto na postagem de Natal que vou fazer na sexta feira de manhã, podem me enviar que posto junto, ok? ;)

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  5. “ Eu estava muito impressionado como as pessoas não valorizavam coisas materiais tanto quanto valorizavam animais e natureza. Por exemplo, China e Japão foram países que me ajudaram a crescer porque esses países me fizeram entender que havia mais para viver do que as coisas que você podia segurar em suas mãos ou ver com seus olhos.”

    “Austrália e Nova Zelândia, nossas próximas paradas, eram de língua inglesa, mas nós conhecemos pessoas que ainda viviam em tribos no sertão. Eles nos cumprimentavam como irmãos mesmo pensando que eles não falavam nossa língua. e eu já precisava de provas de que todos os homens poderiam ser irmãos, eu certamente as tive durante essa turnê.”

    “Quando nós saímos do avião pela primeira vez, era madrugada e havia uma longa fila de dança africana em seus trajes nativos com tambores e chocalhos. Eles estavam dançando ao redor, nos acolhendo. Realmente estavam ali. Cara, isso era alguma coisa. Que maneira perfeita de receber-nos para a África. Nunca esquecerei aquilo.”

    “Foi uma visita ao Senegal que nos fez perceber o quão afortunado nós éramos e como nossa herança africana tinha ajudado a nos fazer o que nós éramos. Nós visitamos um velho, abandonado acampamento de escravo na ilha de Gore e ficamos tão comovidos. O povo africano tinha nos dado dons de coragem e resistência que não podíamos esperar para pagar.”

    Achei incríveis os detalhes relatados por Michael de cada lugar que esteve. Se para algumas pessoas, alguns detalhes não têm muita importância, para Michael sempre teve e muito. Ele não apenas viu esses detalhes, mas enxergou e sentiu cada um deles em profundidade e com gratidão foi absorvendo tudo e crescendo espiritualmente.

    Michael é muito atencioso, muito sensível, muito grato...Michael é um fofo. ;)

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  6. Michael sem duvidas é um ser de uma sensibilidade impressionante, ele via em pequenos detalhes as coisas mais belas, que se tornavam grandes detalhes, com sua sensibilidade enxergava o que poucos conseguem enxergar, guarda em sua memória as riquezas que revertia em aprendizado de tudo que vivenciava de cada país, lugares, costumes dos povos, crenças, tudo que o elevava espiritualmente e mentalmente, realmente Michael é ser elevadíssimo, sensível e iluminado, fofo é pouco, ele é...ele é...haa nem tem como classificar Michael, ele é demais, ele é tudo, ele é único, ele é Michael Joe Jackson e ponto

    Esse homem é um sonho divino que vivo e que não quero acordar nunca, um conto de fadas dos mais belos e que não quero esquecer jamais, Michael já é uma parte de mim, com toda a certeza somos um, aconteça o que acontecer isso ninguem pode tirar de mim

    Não tem como explicar o que Michael significa em minha vida, mais Michael não é para ser explicado, é para ser sentido, e eu o sinto, e é um sentimento diferente de todos, é magico, maravilhoso e inexplicável

    Nem eu mesma sei o quanto te amo Michael, mais sei que amo...amo...amo

    Me desculpem, mais quando começo a pensar e falar sobre Michael eu desembesto rsrsrs

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
  7. É verdade amiga Ana, não adianta tentarmos decifrar nosso fofo, tudo é pouco diante a grandiosidade dele.
    Michael é puro êxtase!!!

    Um presente que Deus nos enviou.

    Uma vez disse usei essa frase no face e um amigo me disse que não podia falar assim, porque êxtase é droga e Michael não combina com droga. :D

    E não combina mesmo.;)

    Mas, êxtase nada tem a ver com ecstasy..rsrs

    Êxtase é a única palavra que encontro para expressar meu estado de contemplação interior por ter Michael em minha vida. This is it. ;)

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  8. Olá amigas,
    Amei o post de hoje! :D
    Lindíssimo ver a maneira como ele sente e vive as coisas. Michael sempre foi muito intenso em tudo que vive.

    Toda essa magia que ele tem,que é só dele,tem um poder enorme de transformação. Amo essa parte do livro,pois vemos claramente Michael,e como ele sente tudo a sua volta,e como tudo começou,suas experiências,de uma forma muito autêntica e única,por suas próprias palavras.

    Lindo demais esse livro. :)
    Obrigada amiga Maíra por nos proporcionar essa leitura tão gostosa.

    Te adoro amiga.

    Amiga,sim,estou fazendo umas coisinhas para o Michael de Natal!
    Vou te mandar para você compartilhar aqui no blog.São coisas muito modestas.. rsrs.. Mas é com todo amor desse mundo! Aliás todo amor inexplicável e infinito que sinto por ele.

    Obrigada também por proporcionar essa interação tão linda! :D
    Valeuu amiga.

    Deixo aqui três fotinhas lindas dele! :)
    Muito cute cute....Michael é tão lindooooo.

    http://1.bp.blogspot.com/-TN8omb-IOT4/T66gOCVX0AI/AAAAAAAAFYM/ryykR4Z64ks/s640/michael_jackson_awards_guinness_may_1993+(15).jpg

    http://1.bp.blogspot.com/-vIc4LYWXiR4/T66gR5BRsWI/AAAAAAAAFY0/mohCAWiSaJ8/s640/michael_jackson_awards_guinness_may_1993+(18).jpg

    http://3.bp.blogspot.com/-d-PyEZndEYM/T66g1i1ByPI/AAAAAAAAFdE/zTdQS6BZgYw/s640/michael_jackson_awards_guinness_may_1993+(32).jpg

    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer um vídeo,e modéstia parte,eu achei lindoooo demais. :D
    Tudo que é feito com amor é lindo não é?

    É um vídeo simples de natal. :)

    Espero que gostem amigas.

    http://www.youtube.com/watch?v=SNnuMu8gGOw&fmt=18

    Bjãoo
    LOVE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou lindo Fê

      Eu ainda vou postar os meus no youtube

      Vc já esta conseguindo postar sem ter problemas?

      Bjs

      Love

      Excluir
    2. Amiga,eu estava tentando postar outros que eu fiz.Mas não dava certo. Aí resolvi fazer esse e tentei,deu certo! :D

      Fiquei tão feliz amiga.
      Acho que foi sorte mesmo.. de dar certo. Os outros,ainda estou tentando...mas não está indo. :(

      Continuo tentando.. uma hora vai né! :D

      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
    3. Obrigada amiga ! Fico muito feliz mesmo que tenha gostado.

      A gente faz as coisas dedicadas a Michael com tanto prazer e amor.
      Bom demais né amiga.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    4. Fê, porque vc não tenta postar direto na sua pagina do youtube ao invés de postar pelo Proshow, sei que cai na mesma pagina, mais talvez de certo, quem sabe

      Eu já postei os meus agora á pouco e foi rapidinho

      Bjs

      Love

      Excluir
    5. É amiga,

      Pratiquei essa ideia que você deu,e também não estou conseguindo amiga. :/
      Ele envia direitinho,mas não sai do 0% de processamento.

      Aii amiga.. é uma tristeza só isso.

      Mas obrigada mesmo por tentar me ajudar.

      Te adoro.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    6. Fê amiga, seu vídeo arrasou!!!
      As fotos, a música..tudo muito lindo e harmonioso!!
      Simplesmente amei!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    7. Amiga fiquei muito feliz que gostou! :D

      Obrigada!!

      Bjãoo
      LOVE <3

      Excluir
  10. Bom dia, meninas.
    I love you!
    Maravilha de postagem. Este é mais um livro indispensável. Mike se exprimia bem de todas as formas. Era claro, conciso e crítico ao mesmo tempo, com compromisso absluto da verdade. Todas as vezes em que lemos seus escritos, fica essa impressão, não é? E deixou heranças, pois alguns dos filhos tb tem este dom.
    E que beleza de posts tb, nos comentários. Tive a oportunidade de ver o da Fê, q é muito lindo; a música e tudo: Michael até o fim. Vamos esperar mais, hem! Da Aninha tb, e de todos.
    Bom diaaaaaa!

    ResponderExcluir
  11. Gente, O
    Quanto ao narrador do livro MOONWALK (o MJ) na descrição: vcs viram a quantidade de vezes q o Mike conjuga na terceira pessoa do plural; o sentido de trabalho em grupo. Que coisa linda!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Com certeza Alana. ;)
    Percebi sim, sempre "nós". O individualismo não faz parte de Michael.
    Por isso é um privilégio e tanto amar esse homem, né?

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  13. Alaaaaanaaaa, a correria deve estar grande aí, hem! Já estão até nos confundindo! Mas é assim, mesmo. Tdo ano é a mesma coisa. Todo final de ano há uma correria generalizada. Bisussssss!

    ResponderExcluir