domingo, 28 de agosto de 2011

Michael Jackson - Discurso da NAACP



A, NAACP, National Association for the Advancement of Coloured People (Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor ), que foi fundada no início do século passado, em meio a um alto grau de preconceito e ódio racial existente nos Estados Unidos.

É uma associação de vulto nacional, cuja finalidade é acabar com a desigualdade racial, garantir direitos políticos, educacionais e profissionais, aos negros americanos, dando a eles condições civis idênticas a de qualquer outro cidadão dos Estados Unidos.

A Associação usa o termo "pessoas de cor", devido a grande variedade da tonalidade de pele dos afro-descendentes americanos, que migraram de vários países da África, onde é claramente notada essa diferença.

A partir de 1967, foi instituído a NAACP Image Awards que é um premio tão significativo quanto o Grammy e o Oscar, sendo concedido para pessoas de cor, que se destacam anualmente, em 35 categorias relacionadas ao cinema, televisão, música e literatura.

Em 1993, em meio as alegações de pedofilia, a NAACP sempre deu seu apoio a Michael Jackson,  deixando claro que ele, como qualquer outro cidadão americano, era considerado inocente, até que se provasse o contrário.

Quando em 14 de dezembro de 1993, a KEZK-FM, estação de rádio de St Louis, Missouri, retirou as músicas de Michael de sua lista de reprodução. Uma porta-voz da rádio disse:

"Essa comunidade teve muitos problemas com crianças que foram molestadas e assassinadas. Agora há um suspeito de assassinatos em série solto que matou crianças. Com a temporada de férias e a ênfase nas crianças nessa época do ano, queremos nos desassociar da imagem que rodeia Michael Jackson neste momento. "

Imediatamente, Gardfield Boon, presidente do NAACP do distrito de St. Louis, respondeu à altura a atitude preconceituosa e tendenciosa em carta aberta à emissora, que dizia:

"Condenar Michael Jackson e sua música publicamente, quando ele não é acusado de nenhum crime, cheira a um golpe de publicidade barato. Associar o nome de Michael Jackson aos terríveis homicídios infantis que ocorreram recentemente em St Louis, demonstra mau gosto e mau julgamento. Essa decisão, é um ataque infundado a um grande artista negro, com o propósito de aumentar o número de ouvintes."

No dia 20 de  dezembro do mesmo ano, a NAACP, novamente torna pública seu apoio a Michael e, em uma entrevista coletiva, enaltece:

"O massacre promovido pela mídia, em relação ao artista Michael Jackson, é para chamar a atenção de como, outros afro-americanos de poder econômico, foram vítimas da imprensa."

Tornando evidente que o vulto que a mídia deu, para alegação infundada e gananciosa dE pedofilia, foi por puro preconceito e despeito para com um cidadão americano negro, milionário e mundialmente conhecido.

Em 1994, Michael Jackson aparece de surpresa no 26º NAACP Image Awards, para entregar o prêmio de Debbie Allen, sendo recebido calorosamente e muito aplaudido.

Em seu discurso, Michael reiterou sua total inocência nas acusações que estava sofrendo e agradeceu o apoio que da Associação, deixando claro sua "sede de justiça", declarando-se inocente e querendo ver-se declarado inocente! 

Em seu discurso, Michael disse:

"Há décadas, a NAACP está à frente da luta por justiça uniforme, sob a Lei para todas as pessoas. 
Eles lutaram em refeitórios no sul, nos santificados salões da Corte Suprema e nas salas de reunião dos Estados Unidos por justiça, igualdade e a dignidade de toda a humanidade.
Membros da NAACP foram presos e até mortos na nobre busca daqueles ideais, sobre os quais nosso país foi fundado. 
Nenhum desses objetivos é mais significativo para mim neste momento da minha vida, do que a noção de que qualquer um é inocente e, totalmente inocente, até ser acusado de um crime e, então, condenado por um juri composto por seus iguais.
Nunca realmente parei para pensar e compreender a importância desse ideal até agora, até me tornar vítima de falsas alegações e da vontade dos outros de acreditar e explorar, o pior, antes de terem a chance de ouvir a verdade.
Não sou considerado inocente, eu sou inocente! E sei que a verdade será a minha salvação.
Vocês estiveram lá para me apoiar quando outros não estavam e eu agradeço por isso.
Fui fortalecido na minha luta para provar a minha inocência, pela minha fé em Deus e por saber que não estou lutando nesta batalha sozinho.
Juntos, chegaremos ao fim disso."

É notável que Michael queria, desde 1993, ser julgado como qualquer cidadão americano.
Quando em 2005, diante de novas acusações, ele sentou-se no banco dos réus, Michael não só colaborou com a Justiça, na verdade ele, mais do que ninguém, buscou por ela, porque sabia que era mais vítima do que réu.


MICHAEL JACKSON DISCURSO NA NAACP - 1994


mjfanforum
Postagem feita com a autorização do blog: http://tudoemteunome.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário