sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Arte e estúdio de Michael Jackson Revelado pela Primeira Vez

Arte e estúdio de Michael Jackson Revelado pela Primeira Vez


O interior do estúdio de arte de Michael Jackson, que ele dividia com o amigo e artista Brett-Livingstone Strong
Até agora a coleção de arte de Michael Jackson estava envolta em mistério. Dizia-se que estava presa numa disputa legal sobre posse. Então, as pessoas especularam que compradores, como o Guy Laliberté do Cirque du Soleil estavam interessados. Foi avaliada pela impressionante (e ligeiramente inacreditável) soma de US $900 milhões.
Um fato crucial: a coleção de arte de Jackson não é arte por outras pessoas, é principalmente desenhos e pinturas que ele próprio criou. Então, o que é que esta arte parece?
Ontem, LA Weekly foi o primeira a visitar o (até agora) supersecreto hangar no aeroporto de Santa Monica que Jackson usou como seu armazém e estúdio e arte. A coleção  actualmente é propriedade de Brett-Livingstone Strong, o construtor de monumento australiano e mentor de arte de Jackson ao longo dos anos, em conjunto com a propriedade de Jackson.
Embora toda a coleção de arte tenha sido atolada em litígios e batalhas por direitos, Strong afirma que ele está trabalhando com todos, a família, a propriedade, bem como outros, para expor e publicar o trabalho de Jackson o mais rápido possível .
De acordo com Strong, ele e Jackson formaram uma parceria de negócios incorporados, em 1989, conhecida como a Aliança de Jackson-Strong. Isso deu a cada parceiro uma participação de 50% na arte do outro. Strong diz que em 2008, Jackson pediu que seu advogado assinasse os direitos de parte da arte de Jackson sobre a Strong. Agora, Strong começa a revelar cada vez mais da arte, como ele vai adiante com o sonho de Jackson de organizar um exposição de Museu.

Alguns dos desenhos originais de Jackson pendurados na parede. Impressões destes foram doados ao Hospital infantil de Los Angeles.
Strong ofereceu-nos uma visita pelo hangar, começando com o Michael Jackson monumento que Strong e Jackson co-desenharam há alguns anos. É  talvez  bombástico, mas projetado com boas intenções e com os fãs fanáticos de Jackson em mente. Strong, explica: “Ele queria que os seus fãs podessem se casar num monumento que teria toda a sua música [em um arquivo, e tocando em alto-falantes], para inspirar alguns dos seus fãs.”
O design atual ainda está em obras, mas é concebido como um monumento interativo – os fãs que comprarem uma impressão por Jackson receberão um cartão pelo correio. Eles podem digitalizar esta placa no monumento, e depois num computador organizam uma saudação pessoal para eles, ou pode ser reservado para casamentos. Jackson, inicialmente pensou que seria perfeito para Las Vegas, mas Strong diz que Los Angeles pode ter a honra de o sediar , aparentemente o prefeito Antonio Villaraigosa, recentemente fez uma visita e fez algumas  promessas.

Maquete de monumento de Michael Jackson, apresentando peregrinos em miniatura e um casal de noivos
Da arte de Jackson, que havia no hangar penas vimos à superfície o conteúdo da coleção de arte de Jackson, como produção total Strong estima em 150 a 160 peças de Michael Jackson . Algumas peças grandes penduradas nas paredes tinham sido doados como reproduções para o Hospital Infantil de Los Angeles na segunda-feira passada, junto com outros desenhos e poemas.

Retrato de Bubbles o amado chimpanzé de estimação de Jackson
Em toda a sua arte, certos motivos continuam aparecendo: cadeiras (geralmente bastante barrocas), portões, chaves e do número 7. Seu retrato de Bubbles, seu chimpanzé de estimação, mostra um rosto de macaco desaparecendo em uma confortável poltrona, ornamentado. “Ele adorava cadeiras”, diz Strong. “Ele pensava  que as cadeiras eram os tronos da maioria dos homens, mulheres e crianças, onde tomavam as suas decisões para a sua actividade diária. Ele era inspirado pelas cadeiras. Em vez de apenas fazer um retrato do macaco, ele o colocou na cadeira. E você vê existem alguns setes, porque ele é o sétimo filho “.
Jackson, que era um artista tecnicamente talentoso e completamente auto-didata – fixado sobre esses motivos, elevando objetos do cotidiano em símbolos de culto. Strong acrescentou que os cadernos de esboços de Jackson,  são completamente preenchidos com o estudo de seus objetos favoritos, em permutações infinitas.

Retrato de George Washington feito por MJ – inicialmente planejava fazer uma série de todos os presidentes, mas não chegou a fazer.
Mas Jackson também criou retratos: um pequeno esboço de Paul McCartney, e um grande desenho de George Washington, criado quando Strong estava trabalhando com a Casa Branca para comemorar o bicentenário da Constituição em 1987. Ele também desenhou auto-retratos , um como um desenho humorístico de quatro painéis gráficos de seu processo de crescimento, e um mais escuro que o retrata como uma criança encolhida em um canto, inscrito com uma frase refletindo sobre sua fragilidade.

Strong, segurando um esboço de quatro painéis que Jackson desenhou de si mesmo.
Pode ver mais fotos aqui
Tradução Adin
Fonte laweekly.com

Um comentário:

  1. miga.... que linda essa reportagem.. ameiii e copiei pro meu blog ta.
    bjos.. te amo...

    ResponderExcluir