quinta-feira, 23 de julho de 2015

Man In The Music - Álbum Michael - As Músicas: " Much Too Soon "



10. MUCH TOO SOON

(Escrita por Michael Jackson.
Produzida por Michael Jackson e John McClain.
Vocais guias e backgrounds: Michael Jackson)



A música que fecha o álbum apresenta a habilidade de Jackson como cantor-compositor, para magnífico efeito. Essa música, assim, – sem dúvidas, a melhor balada de Jackson – não ter integrado um álbum, enquanto ele estava vivo, é uma tragédia por si só. 

“Much Too Soon” é uma sofisticada expressão de perda e saudade que se sustenta ombro a ombro com algumas das melhores baladas folks dos Carpenters e dos Beatles. A letra se lê quase como um poema W.B Yats.

A faixa foi, primeiro, escrita por Jackson, em 1981, e revisitada múltiplas vezes durante anos.
Os vocais nessa versão foram gravados em 1994, no Hit Factory, durante as sessões de HIStory. A engenharia e mixagem dela foram feitas, originalmente, por Bruce Swedien (essa versão vazou online, nas semanas que precederam ao lançamento do álbum).
 “Michael entrou um dia e disse que ele teve uma ideia e precisava de um guitarrista”, recorda o engenheiro assistente, Rob Hoffman. “Assim, eles chamaram um cara, Jeff Mironov, para a sessão. Ele se sentou com MJ na cabine de isolamento e Michael, pacientemente, cantou todas as notas de cada acorde e a melodia. Ele tinha a coisa toda na cabeça dele.
Quando Jeff fez isso, Michael veio para a sala de controle e cantou, ao vivo, enquanto Jeff fazia algumas tomadas… Eu acredito que nós fizemos cerca de 5 ou 6 tomadas, todas elas incríveis… Mas a música foi guardada e nunca trazida de novo.”

A versão que aparece em MICHAEL, apresentando mais proeminente acordeom e corda, foi produzida, novamente, para o álbum, pelo co executor John McClain.

A música, um Jackson sem esperança, acompanhada pelo útil trabalho de guitarra acústica de Tommy Emmanuel, canta sobre ser separado de quem ama “muito cedo”. A emoção no vocal surge com tal pureza e honestidade, que o ouvinte sente, a cada vez, a dor no coração.
 “Leve embora esta tristeza sem fim”, ele implora em um verso. “Tire este sentimento de solidão da minha alma.” Dado o contexto da vida de Jackson, essas palavras carregam profundidade e ressonância.

A ponte apresenta uma harmonia solo, que ressalta a essência blues-folk da música, antes de Jackson retornar com o verso final sobre “nunca deixar o destino controlar a alma [dele]”. 
É uma música linda, agridoce, que, perfeitamente, tempera esperança e tristeza, solidão e o desejo por reconciliação. 
Por todo o estrelato de Jackson, “Much Too Soon” relembra a todos que por trás da construção da mídia estava um ser humano.
Veja no link abaixo a canção Much Too Soon legendada em português:



Michael Jackson sorri, enquanto em turnê, em Tóquio, em 1987.

...........

2 comentários:

  1. Olá!
    Vídeo novo no canal!
    Música legendada: All I Need <3

    https://www.youtube.com/watch?v=DiVhsJ58SdQ


    Beijos
    LOVE

    ResponderExcluir
  2. Essa música é linda!!
    Amo o seu empenho amiga! \o/

    It's All For LOVE <3

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir