quinta-feira, 2 de julho de 2015

Traje de History - Michael Bush





-Michael Bush 

“Eu quero um traje cromado brilhante da cabeça aos pés, com que se possa dançar", disse Michael.

A ideia foi tomada com reservas por outros, dizendo-se preocupados que Michael não podia dançar com um traje de metal. Era muito perigoso. Mesmo Dennis e eu dissemos que era muito volumoso e podia prejudicar. Mas Michael tinha certeza de que iria funcionar.
Para nos inspirar, Michael deu-nos uma coleção de livros de artista japonês Soroyama, que tinha projetado uma forma robótica que se tornou no famoso cão "Aibo" atualmente presente no Museu de Arte Moderna do Instituto Smithsonian de Tecnologia.



Dennis e eu sabíamos que se pudéssemos fazer aparecer Michael com uma segunda pele feita de metal, como Soroyama tinha feito com seus sensuais robôs, teríamos não só alcançado o seguinte objetivo, como o teríamos também ultrapassado.

Encontramos um alumínio ambivalente e elástico, entalhamos as medidas de Michael e personalizamos ao seu corpo. O material era fino como papel de seda, não pesava nada e passava perfeitamente por um cromado brilhante. Sob os holofotes parecia que Michael estava pintado de cromo e prata como um robô de Soroyama.



Tal como acontece com todos os trajes das turnês de Michael, tivemos que fazer muitos duplicados de traje cromado, porque ele rompia em pouco tempo e ficava a ver-se a cor azul-marinho elástica, por baixo.



Queríamos terminar com uma casca dura. O plano era fazer uma placa no peito, que ninguém podia imaginar que era de plástico duro. Escolhemos um plástico metalizado e cortámos com uma serra conforme as medidas de Michael. Depois, Dennis poliu e alisou e mandou banhar em cromo. Primeiro, Michael testou a versão de plástico branco e dançou seus movimentos mais agressivos, incluindo os chutos mais altos para poder avalia-lo. Quando ele parou, assinalei com o marcador as partes que Dennis teria que modificar.



Apesar de ser apenas um pedaço de plástico, os olhos de Michael brilharam prevendo o resultado final. E de repente perguntou-me: "Bush, quando é a minha vez?"
"Tua vez para quê?", Naquele momento, eu estava a fazer uma linha fina no vinco.
"Para que eu possa desenhar em ti ", Michael pegou no marcador e agitou-o como se fosse uma tinta spray.

Então trocamos de posto quando eu terminei com o traje. Em pé, com os braços estendidos, Michael marcou-me também, com o marcador no plástico. Estava a ter uma explosão, imitando-me e desenhando sobre uma superfície que nunca tinha desenhado antes. Mesmo em algo tão mundano como uma prova de roupas, encontrava diversão.

Mas fazer uma armadura que se encaixava em Michael não era o desafio. O verdadeiro teste foi a forma de projetá-lo para que ele pudesse ser removido facilmente. No número de abertura, Michael aparecia no palco usando um capacete e armadura e trinta segundos depois, ele mesmo tinha que removê-lo. Precisávamos que ele pudesse ser tirado sem que Michael tivesse que lutar com ele, que saísse apenas com um puxão da frente. Dentro da armadura nós colocamos um gancho preso a um cinto colocado à volta da sua cintura, fechada no seu lado esquerdo com velcro. O Velcro era tão fino que se respirasse muito fundo, a armadura iria corresponder. Ele tinha que tomar muito cuidado para não quebrar a magia.




Quando ele tirava a armadura, atirava-a para fora do palco, para mim ou para um assistente de palco. Isso sempre foi stressante. Se não fosse devidamente atirada (o que era possível) e eu não a apanhasse (ainda mais possível) poderia cair no chão e partir. Por isso Dennis fez três cópias.

Fizemos a mesma coisa com o capacete.



O capacete era composto por sete partes: uma para cada lado da cabeça; frente e traseira. A viseira sobre os olhos e duas peças sobre cada orelha para permitir abrir a viseira. Usamos um das cabeças dos manequins que sobraram dos dias de Thriller e com ele Dennis esculpiu o desenho. Queria que a cabeça fosse futurista, sexy e elegante, mas o seu protótipo não parecia humano, por isso esculpiu lábios nele. Quando se fecha a viseira, já não parecia uma bola, mas sim um ser humano.




O capacete era tão apertado que precisava de uma calçadeira para colocá-lo em Michael antes de cada show. Tinha que se encaixar o mais perto possível do seu rosto para conseguir o aspeto que pretendíamos. "Eu não quero parecer um homem num traje espacial. Eu quero parecer uma forma humana feita de cromo ".

Para o remover suavemente, Dennis teve que cortar uns centímetros desde a nuca ao pescoço, por isso era mais parecido com uma máscara do que com um capacete. Isso permitia removê-lo do queixo para cima, sem ficar encaixado. Michael sabia quanto devia virar a cabeça para a direita ou para a esquerda para que o truque não fosse revelado enquanto o seu adorado público gritava.

Um dos maiores enigmas foi fazer o casco de modo a permitir deixar sitio para os auriculares. E em cada sitio eram diferentes. Procurem os auriculares mais volumosos e pesados ​​e coloquem-nos na cabeça de um manequim, e esculpam à sua volta. Isso foi o que tivemos que fazer. Tivemos um mês para fazer a roupa toda, incluindo as peças dos braços e pernas e o capacete, antes de testar o protótipo em Bucareste, em 1996.

O que as pessoas não sabem sobre a roupa cromada, especialmente a placa em plástico do peito, é que no lado direito da zona da virilha, nós perfuramos um buraco com uma polegada de diâmetro. A intenção de Michael era engatar uma mangueira a esse espaço, ligá-la à sua virilha, e através de uma válvula ligada ao furo, pulverizar o público com fumaça .



"Os fãs vão adorar" Disse Michael entusiasmado, quando lhe surgiu a ideia pela primeira vez em Bucareste, durante a turnê. "E nunca ninguém fez isso antes".

Pois bem. Eu me pergunto porquê. Por estranho que parecesse, porém, era típico de Michael. Eu estava torcendo para que isso acontecesse, e acho que teria acontecido se o pirotécnico tivesse sido avisado com mais tempo. Mas mesmo que essa ideia não se tenha concretizado, isso não impediu Michael de compartilhar as suas outras ideias arrojadas. E nós estávamos muito felizes por isso, pois foi a compulsão de Michael para empurrar os limites que sempre enviou Dennis e eu em busca do próximo.

Extrato do livro: "The King Of Style - Dressing Michael Jackson" por Michael Bush

Fontes do texto: Heavensgladyoucame e smilemichaeljacksonforever


.................

Nenhum comentário:

Postar um comentário