No dia 30 de novembro de 1982, chegava às lojas um disco que
mudaria os rumos da indústria fonográfica. Thriller é mais que o álbum mais
vendido da história. Este trabalho é o grande marco da música negra dentro da
cultura pop, o ponta pé para a era dos videoclipes e a consolidação do maior
ídolo musical da era moderna, Michael Jackson. Ao lado de Quincy Jones, o
cantor produziu nove faixas que marcaram a vida de uma geração e até hoje
influencia a composição de novos hits.
O último de uma era, o primeiro de uma geração
A produção de Thriller durou cerca de nove meses e marcou a segunda parceria entre Jackson e Jones, que se iniciou em Off The Wall. O ritmo de R&B e disco que foi implantado no primeiro álbum solo de MJ, não sumiu no álbum seguinte, no entanto, deu lugar a uma série de mudanças que marcariam a gravação do mesmo. Aos poucos, o mundo eletrônico começava a tomar conta dos estúdios, baterias e sintetizadores apareciam como uma aposta de tendência nos próximos anos.
Thriller foi um dos últimos discos a ser predominantemente analógico. Alguns trechos de bateria eletrônica foram usados, mas o montante final do disco foi usado da maneira tradicional. De acordo com Quincy Jones, a intenção era manter as “sujeiras” do som. “É limpo demais, e não quero que minha música soe assim, pois ela não é concebida desta forma. A música é concebida com paixão e deve soar assim”, declara o produtor no livro A Vida e a Música de Michael Jackson, de George Benson.
A produção de Thriller durou cerca de nove meses e marcou a segunda parceria entre Jackson e Jones, que se iniciou em Off The Wall. O ritmo de R&B e disco que foi implantado no primeiro álbum solo de MJ, não sumiu no álbum seguinte, no entanto, deu lugar a uma série de mudanças que marcariam a gravação do mesmo. Aos poucos, o mundo eletrônico começava a tomar conta dos estúdios, baterias e sintetizadores apareciam como uma aposta de tendência nos próximos anos.
Thriller foi um dos últimos discos a ser predominantemente analógico. Alguns trechos de bateria eletrônica foram usados, mas o montante final do disco foi usado da maneira tradicional. De acordo com Quincy Jones, a intenção era manter as “sujeiras” do som. “É limpo demais, e não quero que minha música soe assim, pois ela não é concebida desta forma. A música é concebida com paixão e deve soar assim”, declara o produtor no livro A Vida e a Música de Michael Jackson, de George Benson.