quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DIREITO DE QUERER SER BRANCO - Arnaldo Antunes



| A polêmica causada pelo artigo de Sá Leitão sobre Michael Jackson em 1991|

Arnaldo Antunes trocou ­certa vez, dezenas de farpas com o jornalista Sérgio Sá Leitão, da Folha de S.Paulo, o motivo seria o astro Pop Michael Jackson, cujo disco ­Dangerous acabava de ser lançado (1991), após veiculação internacional do polêmico clip ­“Black or White”.

A polêmica se iniciou com um artigo de Sá Leitão no Folha teen de 9 de dezembro daquele ano, no qual o jornalista afirmava que Michael tornara-se “o eunuco do pop”, pois ao perder a cor teria perdido também a identidade.


Quase um mês depois, no dia 7 de janeiro de 1992, Arnaldo Antunes publicou um artigo em que definiu como genial a música de Michael Jackson e acusou como “fruto do ódio” os ataques que o cantor vinha sofrendo.

O ex-titã chamou de “estupidez” a atitude dos que abandonavam a possibilidade de uma discussão mais séria sobre a música de Michael e usavam as mudanças físicas do cantor como escudo para não comentar aquele “disco maravilhoso” (Dangerous): “Brancos sempre puderam parecer mulatos, bronzear-se ao sol, fazer permanente para endurecer os cabelos. Agora o negro Michael Jackson entregar seu corpo à transcendência da barreira racial desperta revolta, reações, protesto e aversão”.

O fato é que Jackson mudou não apenas o modo de fazer e produzir música, como também transcendeu os limites conceituais, éticos, psíquicos e biológicos a que estamos (a maioria) submetidos como seres humanos. Quase toda psicologia tem falhado ao tentar explicá-lo e a fumaça do sensacionalismo até agora não ajudou muito a ver o “homem por trás da máscara”.

Também não ajuda a compreender esse fenômeno uma percepção exclusivamente ­moralista de seu comportamento e de sua arte.

Fonte: Michael Jackson O Rei dos Reis 

Estou repassando do face: Zezé Bove

....



Encontrei aqui o texto completo que Arnaldo Antunes escreveu para rebater o artigo de desprezível do jornalista Sá Leitão sobre Michael em 1991 no lançamento de Dangerous..



"DIREITO DE QUERER SER BRANCO".


RIQUEZAS SÃO DIFERENÇAS


Folha de São Paulo, 07/01/92


Muita estupidez e preconceito se têm lido nas páginas dos jornais, seja na opinião dos próprios jornalistas, seja na declaração de pessoas do meio artístico musical, tendo por objeto a cor da pele de Michael Jackson.

Não quero falar aqui da sua música, que continua exercendo o caminho natural de sua genialidade; nem do espaço poderoso que ela ocupa no mundo todo. Quero falar da clareza de Michael Jackson. Mesmo que para isso eu tenha de aceitar a condição da imprensa em geral, que tomou essa questão como um escudo para não comentar com o devido respeito seu último disco.

Michael Jackson teve a pele negra. Ficou mulato em Thriller, clareou mais em Bad e agora aparece completamente branco em Dangerous. O mal-estar que isso vem causando é assustador, nessa beirada do ano 2000. Que ele "negou a sua raça", "se corrompeu", "virou um monstro", entre ofensas piores.

O pior ataque dessa onda se leu numa matéria assinada por Sérgio Sá Leitão, na seção denominada "Fique por dentro" (?), no Folhateen de 9/12/91, que, além de desprezar sem nenhum fundamento Dangerous ("O fundamental em Michael Jackson já não é mais a música — como o era na época de Thriller, seu álbum-emblema") e lamentar a mudança de cor enquanto perda de identidade ("Com sua identidade diluída, falta também a Michael Jackson a legitimidade indispensável a qualquer astro da cultura pop"), começa (na manchete) e termina (na conclusão da matéria) com uma frase de efeito de uma agressividade despropositada: "Michael Jackson é o eunuco do pop". Tendo-se em conta a potência que ele representa, não apenas em seu som, mas também como fenômeno de massas no planeta, tal inversão só pode ser interpretada como fruto de ódio. Parece a indignação de um membro da Ku Klux Klan defendendo a pureza racial ameaçada por esse branco que não nasceu branco.

Brancos sempre puderam parecer mulatos, bronzear-se ao sol ou em lâmpadas específicas para esse fim, fazer permanente para endurecer os cabelos. Tudo isso visto com naturalidade e simpatia. Tatuagem, que é uma técnica predominantemente usada por brancos, pode. Até mesmo aquela caricatura do Al Johnson era vista com graça. Agora, o negro Michael Jackson entregar seu corpo à transcendência da barreira racial desperta revolta, reações de protesto e aversão.

O espaço da ficção é permissivo. Todo mundo acha bacana Raul Seixas haver cantado "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante", ou haver existido uma banda chamada "Mutantes". Há um consenso na aceitação da promiscuidade racial de Macunaíma, como traço característico de nossa identidade antropológica. Agora, quando adentramos o campo da vida real as máscaras moralistas, racistas, preservacionistas da estagnação se mostram, contra a liberdade individual de se fazer o que quiser da própria pele.

É que Michael Jackson é um Macunaíma ao avesso. Se o anti-herói de Mário de Andrade faz de si a parábola da gênese das diferenças raciais no espaço ficcional, Michael Jackson representa, em carne e osso, a abolição dessas fronteiras. Mas parece que, mais de cem anos depois, o Brasil ainda não está preparado para aceitar a Abolição.

Os negros que estão condenando a mutação de Michael Jackson, insinuando ser ela fruto de inveja de uma suposta condição dos brancos, acabam na verdade chegando a um veredito semelhante ao do racismo branco que diz: "Como esse negro se atreve a usar a minha cor em sua pele?" Michael Jackson continua cantando com o mesmo swing de quando tinha a pele preta, e dançando cada vez mais lindamente aquela dança que influenciou milhares de negros no mundo inteiro. Ele ostenta a pele clara como quem diz "eu posso". E canta: "I'm not going to spend my life being a color". E faz de seu corpo a prova de que a questão racial vai muito além da cor da pele.

O corpo é para usar. O corpo é para ser usado. Michael Jackson está colocando seu corpo a serviço de um tempo em que a pessoa valha antes das raças, e o planeta antes das nações. Não se trata de extinguir as diferenças, mas de fundar radicalmente a possibilidade de trânsito entre elas. A miscigenação que se fez aqui (nesse país onde todos somos um pouco mulatos ou mamelucos), diacronicamente, durante séculos, faz-se sincronicamente nele.

Michael Jackson é preto e é branco. Não fala em nome de uma raça ou casta, mas encarna em si a diferença. Não é mais americano porque é do mundo todo ("Protection/for gangs, clubs,/ and nations/ causing grief in/ human relations/ It's a turf war/ On a global scale/ I'd rather hear both sides/ of the tale", canta em Black or White). O incômodo está justamente nesse exercício de liberdade. Ele não precisa explicar nada. As respostas estão todas na sua cara. Ou naquelas caras tão diferentes se transformando umas nas outras, no clip de Black or White.

"...Eu me tomo as estrelas e a lua. Eu me tomo o amante e o amado. Eu me tomo o vencedor e o vencido. Eu me tomo o senhor e o escravo. Eu me tomo o cantor e a canção. Eu me tomo o conhecedor e o conhecido... Eu continuo dançando... e dançando... e dançando, até que haja apenas... a dança" (Michael Jackson, em The Dance).


Arnaldo Antunes.


Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1696940

......


55 comentários:

  1. Sobre os comentários do post anterior,eu não sei o porque dos fãs entrarem em conflito por causa do espólio,o que eu vi,é que o espólio esta sendo processado por causa de um filme,que dizem que Michael fez na época do julgamento em homenagem aos fãs que estiveram ao lado dele naquela época,parece que o material foi feito em um estúdio ao qual Michael era sócio junto com uma pessoa,à qual já faleceu, eu acho que é o pai, ou a mãe dessa pessoa que esta processando o espólio porque eles não querem liberar o material, diz que o filme se chama Messages to Michael, eu gostaria de ver esse suposto filme

    Se alguma de vcs descobrirem alguma coisa, compartilhem, talvez pelas conversas no face possa se saber qual o motivo

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga, ontem quando entrei rapidamente no face vi fãs rips ofendendo believes..
      Dizendo mais ou menos assim.. "Bastou o espólio ter falado isso para os babacas dos believes já ficarem falando asneiras" e aquelas balelas todas que já estamos cansadas de ouvir.."Que Michael jamais faria isso, jamais faria isso com seus filhos..que os fãs pós 2009 são os únicos que acreditam nisso porque não conhecem Michael...que são "fãs modinhas" e blá blá blá...esse monte de asneiras que não se cansam de vomitar..

      Mas sinceramente não sei do que se trata.

      ...ontem não me segurei e tive que rebater um dos comentários com essas ofensas. Depois perguntei o que o espólio havia dito e a pessoa me disse para acessar o face mjbeats que eu saberia. Acessei e só vi o anúncio do novo record Thriller, mas não vi motivo algum para a gerra entre as crenças dos fãs..

      Não estão comentando nada mais..
      Estou sem saber o que foi que o espólio disse pra causar esse auê..

      Se bem que tem uns fãs que ficam a espreita...prontos para começarem as ofensas por nada..

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Que postagem maravilhosa, eu não tinha conhecimento sobre esse artigo, o cara disse tudo, e nessa época Michael ainda não tinha revelado ao mundo que tinha vitiligo

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né?!!

      Eu também desconhecia.
      Ontem vi circulando no face, uma matéria sobre isso mas estava meio incompleta... Esse assunto me interessou muito, fui pesquisar e encontrei o texto completo..
      Achei incrível o que ele disse sobre o nosso querido Michael!!

      Isso mesmo amiga..na época o fofo ainda não havia revelado que tinha vitiligo.

      Enquanto um punhado de pessoas ignorantes, condicionadas e racistas se afundavam em cólera com o clareamento da pele de Michael, Arnaldo Antunes deu um passo além...demonstrou a diferença que há quando se tem a mente aberta e evoluída.

      LOVE

      Excluir
    2. +10000000000000000000000000000000000

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meninas vcs viram isso:

    LUCAS LUCCO ASSUME DOENÇA E PEDE PERDÃO AOS FÃS POR MOMENTO COMPLICADO.

    Nesta semana, o cantor Lucas Lucco deu um depoimento surpreendente em seu instagram e fez os fãs se questionarem se ele estava bem ou não. Lucas era uma das atrações confirmadas para um dos eventos mais aguardados em Curitiba no último domingo. Mas infelizmente ele não compareceu ao evento "Loop 360".


    Ao invés de lançar um comunicado à imprensa colocando a culpa no tempo que estava ruim e não permitiu que ele decolasse de Minas Gerais para Curitiba, o cantor foi sincero e carinhoso com seus fãs e optou por de abrir de coração em uma postagem no Instagram:

    "Eu poderia fazer uma nota de esclarecimento como todo artista faz quando não comparece a um show. Quero falar sobre o que a maioria não vê e deixar um pouco de lado o "artista" Lucas Lucco e falar como Lucas. Ontem aconteceu a gravação do DVD da FS produções, em Curitiba, com a participação de vários grandes artistas com quem eu tenho a honra de trabalhar. Eu saí de casa ontem chorando muito sem motivo específico, deixei meus pais preocupados e não quis dizer nada. Fui em direção ao aeroporto e no caminho começou a chover forte. Não existia condições pra voar. Mas o pior, não é isso. O pior, tá dentro de mim. Uso remédios pra conseguir voar, uso remédios pra dormir, pra acordar, pra me manter calmo, pra conseguir ficar dentro de um hotel... Eu saí de Patrocínio interior de Minas Gerais e eu ainda não aceitei que eu não sou mais aquele menino do interior. São mais de 3 anos sem praticamente ter um momento pra mim e pra minha família. Hoje eu moro numa cidade grande, não vejo meus familiares há um ano, minhas avós, meus avôs... E vocês sabem, nenhum deles é eterno. E isso martela na minha cabeça o tempo todo. Me sinto distante de Deus mesmo falando com ele diariamente como sempre fiz. Desenvolvi síndromes, saudade acumulada, medo acumulado, trabalho acumulado... E meu coração e minha cabeça só ficam em paz quando eu estou cantando no palco, gravando as cenas da novela ou em casa com minha família. Eu amo o que faço mas essas coisas que surgiram em mim estão me deixando muito triste. Peço desculpas a todos, de coração, lamento muito, aos profissionais envolvidos, aos fãs e ao público de Curitiba. Com certeza foi um dvd lindo! Estou lutando pra reverter esse quadro o mais rápido possível, tenho fé! Um beijo. Fiquem com Deus."

    Veja: 9 SINTOMAS QUE INDICAM SE VOCÊ PODE ESTAR COM DEPRESSÃO



    O cantor não foi o primeiro artista a tornar pública sua depressão. Os casos são silenciosos e muita das vezes atinge um nível preocupante, pois as pessoas não buscam ajuda enquanto é tempo. No Brasil são milhares de casos são detectados anualmente e os médicos alertam, estes casos só podem ser revertidos com a ajuda de tratamento.

    Ao Lucas, desejamos melhoras e uma vida feliz e plena!

    Fonte: bestofweb.com.br

    http://www.paposincero.com.br/2015/12/lucas-lucco-assume-doenca-e-pede-perdao.html

    Não tem como não ligar esse problema com os problemas que Michael teve que suportar durante décadas..né?

    Será que alguém, além de nós fãs de Michael, consegue imaginar o que Michael sofreu?

    Me corta o coração sabe...

    A pessoa corre atrás da felicidade, sendo que ela está bem ali ao seu redor e dentro de si mesmo.
    Mas que é dose é...estamos sempre em busca de alguma coisa, que nem mesmo sabemos o que é..

    LOVE

    ResponderExcluir
  6. Pois é, amiga, situação triste quem sofre de depressão, o vazio da alma do homem só Deus pode preencher, existem muitas pessoas padecendo desse mal nos dias de hoje, está cada vez mais comum, desejo plena recuperação para ele e que tudo isso fique para trás. Desculpe a minha ignorância, mas nunca havia ouvido falar dele, estou totalmente alheia aos novos artistas que tem surgido,só me ligo mesmo no Michael, rss bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa noticia sobre o Lucas, achei legal essa atitude dele para com os fãs, se deixasse por conta da imprensa distorceriam tudo, é triste a situação desse moço

      Michael sofreu por isso, e por muito mais, o que fizeram à ele é imperdoável, a fama tem um preço alto, mas nós sabemos que o objtivo de Michael não era só a fama, seus propósitos eram outros, eram nobres, por isso as perseguições e os massacres, mas uma situação dessas é triste para qualquer ser humano

      Love MJ

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amiga Alana eu também não o conhecia. Vi comentários no face e fui ver o que havia acontecido.
      É amiga...um psiquiatra disse outro dia numa entrevista que estamos no século das doenças emocionais. Ele ainda acrescentou que 80% da população sofre de algum problema emocional e o medo e a depressão são os que mais se destacam.
      ...com a situação atual do mundo, não poderia ser de outra forma, né?
      ..e estresse pra todo lado.

      LOVE

      Excluir
    4. Com certeza, amiga Ana, ninguém merece isso, embora todos estejamos sujeitos, né? Nosso Michael sofreu o peso da fama de uma forma cruel.

      LOVE

      Excluir
  7. Esse é pra cativar fundo...

    https://www.facebook.com/MichaelJacksonOReidosReis/videos/1035196486535020/?theater

    ...e esse pra entorpecer de vez..ohhh my god!!..assim num guentooo..

    https://www.facebook.com/MichaelJacksonOReidosReis/videos/1027623990625603/?theater

    LOVE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, e com uma das musicas que mas gosto!! File puro.
      Valeu!
      Bjs

      Excluir
  8. MJFanForum Radio
    • CHRIS TUCKER IMITA MICHAEL EM SHOW DE STAND UP (ative o HD)

    Em show de stand up lançado pela Netflix este ano (2015), vemos mais uma vez Chris Tucker fazendo imitações hilárias e contando situações cômicas com Michael Jackson!

    Legendado, aqui:

    https://www.facebook.com/MJFanForum/videos/961681343906855/?theater#

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk eu amo ver o Chris Tucker imitando o Michael, ele faz direitinho, rrss

      Excluir
    2. Oh, Deus aquela voz de veludo, aquele jeitinho de menino.
      Chris é uma figura.

      Adorei kkkk
      Bjs

      Excluir
  9. Michael Jackson no Casamento de Thalia
    "Micheal tem uma alma tão linda. E depois disso: eu entreguei um convite do me casamento com o Tommy para o Michael. Mas, ele olhou para mim e rapidamente disse que não poderia participar da cerimônia e disse obrigado de qualquer maneira. "
    Thalia estava cumprimentando os convidados quando de repente notou um bando de "grandes homens de ternos pretos" entrando pela porta e entre eles, estava Michael. Ela disse que estava tão feliz, que ela sentiu um ôco no estômago. Michael caminhou
    até ela, e deu os parabéns. Em seguida lhe deu uma pequena caixa amarela com uma fita branca. Ela disse que seus olhos estavam brilhando. E quando ela abriu a caixa, era uma rosa branca.
    Ela disse que nunca iria esquecer aquele dia e ela se sente abençoada por tê-lo encontrado em uma conta pessoal.
    Fonte: forevermichael.forumeiros
    Assista ao vídeo do casamento! Michael aparece a partir 03:10

    https://www.youtube.com/watch?v=VL-9UumE9Bc

    fonte:MJ Brasil: Forever Michael


    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma rosa dentro de uma caixa, que fofo mas será que o nosso Michael estava fazendo alguma contenção de gastos? kkkk(desculpe, meninas, sei que ele é bastante generoso e deve ter dado outro presente pra ela, rrss)bjs..

      Excluir
  10. kkkk...amiga..sabemos bem o quanto as pessoas distorcem tudo sobre o nosso amado fofo, né?
    Como disse a matéria..nosso Michael deu uma rosa branca dentro de uma caixa e tal...mas o vídeo mostra ele entrando com uma rosa vermelha..rsrsrs..vai saber ao certo o que foi que realmente ele deu.
    Com certeza deve ter dado algo muito valioso, além de só a sua presença já ser um presente inigualável...hummm...imagine Michael chegando pra você..pra te dar um beijo e um abraço..ohh..my god!!

    :D

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  11. E esse vcs já viram?

    Muito fofo, quero que esse fantasma me assombre todos os dias,e de preferencia todas as noites...melhor ainda rsrsrs

    Ameiii!


    https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=HPz7D8EFaR8o


    Love MJ

    ResponderExcluir
  12. https://m.youtube.com/watch?v=g_xSJJSPbAA


    https://m.youtube.com/watch?v=ImKREWDLPl0

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que fantasma lindo heim!! <3
      ...esse eu tb quero..pleaseee fofo...

      Michael é simplesmente fenomenal!!
      Todo trabalho seu é uma obra de arte, desde os ensaios até a conclusão do mesmo.
      Parabéns Michael por todo esse talento!!
      ...por toda essa beleza, sensualidade, carisma..amor..

      Michael você me leva para outras dimensões.. This is it.

      LOVE

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Esse eu não tinha visto ainda

    https://m.youtube.com/watch?v=6MppwEA1z1Q

    Love MJ

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. LINDOOO!!!

    https://m.youtube.com/watch?v=wwGuAak2LHA

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar esses tesouros amiga!! \o/

      LOVE

      Excluir
  17. Gentemm...passando mal...jesus me abana...afff!

    https://m.youtube.com/watch?v=5vDqtZetw1I

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uffa!! Esse me faltou até o ar!! puts!!
      O cara é fodástico e ponto final!!

      O companheiro participou juntinho ali com Michael..Total animação!! Uauuu!!
      O fofo mal tocava no companheiro...sabendo que se tocasse ele ia se manifestar ainda mais..rsrsrs..ia até cantar junto..pode crer nisso..rsrsrs..
      Sério mesmo..nunca vi tamanha sensualidade assim.
      Michael sabia como seduzir.

      Lembrei de um texto de B. Kaufmann que diz sobre a dança de Michael ser totalmente um alerta sobre o racismo. Porque antes, na escravidão, os negros não podiam sequer olhar para as mulheres brancas. Se isso acontecesse eles seriam humilhados em praça pública, açoitados e teriam suas genitálias arrancadas.
      Michael então, usou sua arte, sua dança para lembrar aos brancos as injustiças feitas aos negros.
      A arte de Michael é algo surpreendente, a mensagem que há em cada trabalho seu, em cada propósito, em cada comportamento..é algo genial...e a sensualidade que explodia e emanava dele também.

      Amiga..depois vou ver o resto.
      Vou tomar uma fresca primeiro..me restabelecer um bocadinho e já volto..ufa..
      ...essa foi pra desfalecer..pqp..

      LOVE

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus, que presentes maravilhosos....
    Raridades.
    Só vocês, só aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. https://m.youtube.com/watch?v=iBgsqtXI3VE

    Love MJ

    ResponderExcluir
  21. https://m.youtube.com/watch?v=3Jb4EPQ1gnk

    Love MJ

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. TII

    https://m.youtube.com/watch?v=PPUBMGEWL90

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha visto as imagens dos 56 segundos até 1:09, e olha que eu sou uma espécie de especialista em TII, rrss, que maravilha, obrigada amiga Ana por esses vídeos incríveis...

      Excluir
    2. Oba novidades!!\o/
      ...vou ver se minha net me permite assistir..

      Excluir
    3. Ohh meu Rei..meu fofo..como provoca!!
      ..se te pego deitadinho naquele palco..ia sobrar nada..nadinha..

      Ohh amiga..estou em êxtase!!

      Vou ver os outros!!

      LOVE

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Front voltou dizendo "esta vivo e bem"

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apareceu, agora só falta o Pablo...

      Excluir
  26. Uauuu!! E voltou em grande estilo, heim?!! \o/

    “Para ganhar sabedoria e conhecer a verdadeira paz, você tem que experimentar o verdadeiro sofrimento. Você não aprende nada de paz sozinho. O sofrimento é o mestre. A paz é a recompensa.”
    “Por décadas de pessoas falsas, os fãs de MJ permanecem fiéis e nunca mais saíram do lado de Michael. Frente jamais abandonará qualquer um de vocês 😊 Eu amo vocês. Vocês tem que saber disso.”

    Fronte.

    ;)

    Obrigada amiga por nos trazer notícias dele. Agora como disse bem a amiga Alana, só falta o Pablo dar as caras.. ;)

    Bjãooo
    LOVE

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  27. É meninas,faz mais de um ano que Pablo não posta mais vídeos

    Eu não sei se vcs sabem, mas ele tem outro canal no youtube, e la tem uns vídeos legais de Michael, esse é um entre tantos

    https://m.youtube.com/watch?list=PL045DA41430AD2E3A&params=OAFIAVgE&v=74ijRUFoU7U&mode=NORMAL

    Love MJ

    ResponderExcluir
  28. É meninas,faz mais de um ano que Pablo não posta mais vídeos

    Eu não sei se vcs sabem, mas ele tem outro canal no youtube, e la tem uns vídeos legais de Michael, esse é um entre tantos

    https://m.youtube.com/watch?list=PL045DA41430AD2E3A&params=OAFIAVgE&v=74ijRUFoU7U&mode=NORMAL

    Love MJ

    ResponderExcluir
  29. Esse eu ainda não tinha visto. Achei foférrimo!!
    ...pra variar..rsrsrs..

    https://www.youtube.com/watch?v=EU32aImy3yA

    Agora esse aqui é pra cair da cadeira e ficar estribuchando no chão...

    https://www.youtube.com/watch?v=CFZ9GKTS3Lg

    Lindo, gostoso, sensual e talentosíssimo!!

    LOVE



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses eu vi ontem, passei a tarde assistindo vídeos, bem...deu para perceber, só deu eu postando aqui rsrs

      Esses da Live Auckland eu não conhecia, tem bastante, é só ir procurando, e são todos postados recentemente, fiz a festa, me esbaldei junto com o fofo

      Love MJ

      Excluir
    2. Tudo no fofo é sincronia na dose certa, ate o companheiro segue no ritmo perfeito, dentro do compaço

      LINDO...TESÃO...BONITO E GOSTOSÃO!

      Love MJ

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. É verdade amiga..há vários vídeos raros!! \o/
      Uma infinidade surgiram!! \o/
      Quando vemos um já tem vários outros na lateral esperando a vez rsrsrs...

      ...e nós vamos fazendo a festa!!

      \o/

      LOVE

      Excluir
  30. https://m.youtube.com/watch?v=LBiK1L3E6JU

    https://m.youtube.com/watch?v=pidcGyuqBqI6

    Love MJ

    ResponderExcluir
  31. Um mais lindo que outro..
    Michael é sensualidade pura, talento, beleza..tudo de melhor!! <3

    LOVE

    ResponderExcluir
  32. Meninas, vejam que coisa mais linda, amei esse vídeo, lindo demais

    É o primeiro link que postei acima...adoreiii!

    Love MJ













    ResponderExcluir
  33. Meninas, vejam que coisa mais linda, amei esse vídeo, lindo demais

    É o primeiro link que postei acima...adoreiii!

    Love MJ













    ResponderExcluir