sábado, 26 de dezembro de 2015

Amor e Ódio




Amor e Ódio


por Dayan Blue

Há quem diga que o amor e o ódio são sentimentos paralelos, também acrescentam dizendo que esses sentimentos, apesar de paralelos, correm em sentidos opostos. Bem, isso não importa muito aqui, mas na obra de Michael Jackson dá para se aprender muito sobre composição quando se ouve uma música de amor e outra de ódio.

Estou sempre aqui falando sobre a composição e as formas de se traduzir a emoção em variações sonoras dentro de uma música, o amor e o ódio, dentro desse contexto, são os dois extremos do eixo que sustenta as emoções e, conseqüentemente, a música.

Para falar de amor, geralmente os artistas usam ritmos em velocidades mais lentas, o ódio traz ritmos rápidos. Compare as batidas de “Break Of Dawn” com “Privacy”! Isso é o mais óbvio, claro. O mais importante não está nem na letra e nem na velocidade da canção, e sim na relação entre a harmonia e a melodia. (para quem não sabe, a melodia é a parte da música onde se coloca a letra, onde se canta em cima de algumas notas. A harmonia é todo o resto de acordes que estão sob a letra e suas conseqüentes consonâncias e dissonâncias entre a letra/melodia e as notas que compõem a harmonia).

No fundo a coisa é bem simples. Você ouve, por exemplo, “Heal The World”; é quase uma canção de ninar... Dá uma paz... Sim, é disso mesmo que ela fala, ora bolas... Você ouve “Scream”, a música é agitada, barulhenta, irritada... E o que mais poderia ser? A música é para ser realmente um grito!

Uma música onde se pode notar bastante a diferença entre amor e ódio dentro da obra de Michael é “Earth Song”. Ela começa devagarzinho, bem leve e sutil, Michael vai perguntando sobre o futuro do planeta, pedindo uma reflexão... nessa parte nem há percussão, quando entra o primeiro refrão é que entra só uma meia-lua (aquele pandeirinho sem pele) e mesmo assim logo pára.

A percussão é um forte instrumento na representatividade dos sentimentos. Só a título de curiosidade: Músicas compostas em 120 bpm (batidas por minuto) geralmente têm melhor resposta do público, pois estão dentro de um múltiplo dos nossos batimentos cardíacos. A percussão têm esse poder de colocar a pessoa no ritmo da música, daí surge a dança, a expressão corporal enfim. A percussão nasceu há milhares de anos, foi um dos primeiros instrumentos inventados pelo homem, e possui um forte elo com as sensações. Não os sentimentos! Mas as sensações, porque uma coisa é uma coisa, e outra é outra (que explicaçãozinha desgraçada né? – mas vocês entenderam...).

Bem, depois (ainda falando sobre "Earth Song") a estrofe (parte da música que não é refrão) já ganha uma percussãozinha, leve, mas está lá, a música começa a ganhar mais peso, fica um pouquinho menos dentro daquela tristeza pacífica, começa a ganhar ritmo e poder. Mais adiante, o último refrão entra depois de uma forte batida de caixa, e a bateria contempla oset de percussão com uma pegada violenta, sonora e apoteótica. É nessa hora que Michael começa a cantar forte, gritando, perguntando “E quanto a nós? Quanto aos jovens e aos velhos? Quanto às crianças morrendo? Quanto à paz?“ e etc. Esta música é um belo exemplo, pois o amor vira ódio dentro de uma só canção, simplesmente se alterando a percussão e a impostação da voz.

E “Morphine” então? A música é nervosa, irritadiça, parece que está machucando os ouvidos. Lá no meio começa um pianinho e Michael canta: “demerol... demerol... demerol...” (para quem não sabe demerol, é um remédio para dor), numa parte onde a música sai da perspectiva da dor de quem canta, e passa para quem observa, com dor no coração, a dor física de um doente.

Como eu disse no texto passado, não é fácil traduzir sentimento em música, esse é o valor de um compositor e também do arranjador. Michael é impecável. Mesmo sem as letras saberíamos dizer qual o sentimento envolvido em suas canções. Saberíamos ao menos dizer se é amor ou ódio, tristeza ou alegria, conforto ou saudade... Talvez a vida enclausurada de um homem que nem sempre pôde se expressar como qualquer um de nós tenha feito de Michael Jackson um excelente compositor de sentimentos, pois sua única forma de expressão livre ainda é a sua música, e é sob essa música que ele vive desde os cinco anos de idade. Acho que já deu para ele aprender um pouquinho sobre o assunto né?

O mestre Jackson aprendeu a colocar sua dor e sua alegria na música, e a maravilha das suas composições me parece trazer toda a riqueza de um ser humano comum, que foi privado desse direito de ser simplesmente “comum”.

EDCYHIS 
MJ Beats : Michael Jackson Brasil) | MJJ Secret Lovers

7 comentários:

  1. https://www.facebook.com/WeAreAppleHead/videos/917535901616971/?theater

    Sabe meninas.. Eu vejo nas transformações físicas de Michael os propósitos geniais da arte magnífica e de seu criador.
    Arte que trás mensagens, reflexão e conscientização.
    ...que expande o olhar, a mente, o coração.
    ...que ascende a alma.
    ...que edifica e unifica.
    Arte que evidencia que a exterioridade é mutável, mas o núcleo da canção genuína não.
    This is it!! It’s All For LOVE
    Obrigada Michael por usar o seu dom em favor de um mundo melhor e mais consciente.
    Obrigada por nos encantar e nos instruir através da sua arte!!
    Amor Incondicional Sempre!!!
    <3

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas 10000000 amiga!

      Maravilhoso!! Vídeo incrível, remetendo a tantas lembranças
      As mudanças , dentro do mesmo ser. O físico sendo recriado.. Eu sempre achei isso, que Michael fez esplendido, formidável!
      Apesar de toda polemica em vicio de mudar sua aparência, onde a própria mãe fala que ele estava obcecado a uma certa altura.(não sei, nem posso ser contra ou a favor, do que ela pensou na ocasião) , eu vejo como um ato de um ser, além de tudo que temos aqui.
      Talvez eu mesma, não consiga ver um erro na vida de Michael. Só nos que estavam ao lado dele.

      Bjs

      Excluir
    2. Falou tudo amiga!!
      "Talvez eu mesma, não consiga ver um erro na vida de Michael. Só nos que estavam ao lado dele"
      Idem amiga...idem.

      Sabe..penso que nem mesmo sua própria família foi capaz de enxergá-lo tão bem como ele mereceu.
      Creio que Michael veio a esse mundo para trazer uma reflexão maior de tudo e sobre tudo..para conscientizar...
      Refletindo...
      Michael despertou em nós o nosso amor incondicional, a nossa empatia, compaixão, confiança, fez fluir a nossa compreensão maior... Ele fez com que todos os nossos mais elevados sentimentos fossem despertados com uma força incrível.
      Nós passamos a confiar profundamente em Michael, sem nunca ter estado uma única vez ao seu lado.
      Sendo que vivemos num mundo que infelizmente é mostrado a cada dia, que não podemos confiar plenamente em ninguém!! Um mundo em que vemos pais torturando, molestando e matando os próprios filhos, filhos matando os pais...irmãos idem.. Casais que terminam uma vida de "amor" com um ódio mortal capaz das piores atrocidades..
      No entanto, Michael nos fez confiar plenamente nele.
      O amor que existe entre nós e Michael é um amor diferente, inexplicável...um amor incondicional. Um amor que preenche e alimenta a alma...que extasia..que eleva..que nos torna verdadeiramente UM.
      Porém, vivemos num mundo em que o amor que nós, seres humanos, damos e recebemos, parece quase uma troca.
      Michael fez com que sentíssemos a veracidade e a pureza do seu amor e aprendêssemos a amá-lo da mesma forma.
      O mesmo acontece com a empatia e a compaixão..
      A dor que sentimos pela falta dele ou por seu sofrimento tão injusto, é algo inédito... fora do comum, extraordinário.
      A nossa compreensão se expande por ele e através dele.
      Todos esses sentimentos que Michael despertou em milhares de pessoas, não foram em vão...e nada disso aconteceu por acaso.. Acredito que em tudo há propósitos divinos.
      Talvez Ele tenha nos enviado o anjo para que o mundo ou uma boa parte dele pudesse ter o privilégio da sua luz, e pudesse assim, refletir, se transformar e ser impulsionado a fazer sua pequena e imperceptível parte nesse mundo, tentando fazer dele um lugar melhor. (como Michael sempre nos mostrou)
      Através de Michael, esses sentimentos mais elevados foram despertados em nós, para que possamos sentir e contagiar a todos que estiverem ao nosso redor. Talvez seja isso..

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Quanto ao texto, uma boa interpretação de uma parte da obra Maximaiquiana rsrsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e bota Maximaiquiana ai amiga..rsrsrsrs..

      LOVE

      Excluir
  3. "Amor e Ódio"
    ...sempre as polaridades, não é mesmo?

    A obra de Michael é como uma ponte que indicam seus extremos...sua polaridades...

    LOVE

    ResponderExcluir
  4. Achei incrível esse texto! Realmente Michael é tudo em um, em sua música ele sempre retratou tão bem os dois pólos distintos, e usou com perfeição as sensações, por seu conhecimento grandioso sobre seu trabalho, sua arte.

    Podemos sentir de tudo em sua música, pois é um gênio que falou muito de sentimentos, como nenhum outro. Genial.

    ResponderExcluir