quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Honrando o Espírito de Criança - Capítulo 4 - "Curiosidade"




Nota: 

Tradução livre para divulgação de conteúdo sem fins lucrativos.

Destinada apenas para apreciação de fãs.



Sem Fins Lucrativos



HONRANDO O ESPÍRITO DE CRIANÇA

SHMULEY BOTEACH

Em conversas com MICHAEL JACKSON




CURIOSIDADE

“[Crianças] são fascinadas por tudo”


SB: Você disse que as pessoas que ainda são criativas e imaginativas são todas infantis. Fale-me sobre a sua curiosidade. Como isto se expressa? Isso se manifesta em uma busca do conhecimento? Eu sei que você tem uma extensa biblioteca de livros, muitos deles edições especiais encadernados em couro.

MJ: Sou apenas curioso sobre todas as coisas, as coisas mais simples. Sobre o que está em uma gota de água. Quis ler sobre os cílios uma vez e descobri toda uma colônia de seres vivos que vivem em nossos cílios. Para mim, isso é incrível. Tudo para mim é interessante, especialmente se você começar a estudar o universo e tudo mais. É simplesmente uma quantidade fenomenal de informação e exatamente me surpreendo por isso. Faz-me sentir ignorante sobre o quanto eu não sei. Quanto mais descubro, mais ignorante me sinto. Realmente me sinto. Sei que há muito a aprender. É por isso que as livrarias me surpreendem. Posso passar horas e horas agarrando livros e volto com caixas deles. Isso é uma das coisas que eu amo sobre a minha mãe. Costumávamos ir à livraria e passávamos horas e ela nos deixava adquirir o que queríamos. Ela deixava-nos tê-los, ela nunca disse não. Queríamos ler, ler, ler. Eu amo isso. Isto é simplesmente maravilhoso, não é? Sou muito curioso sobre tudo. Não há nada que eu não esteja interessado.

SB: Você manteve a maravilhosa curiosidade de uma criança?

MJ: Sim. Eu pego as coisas e as pessoas dizem: "Porque você está olhando para isso?" E haverá uma folha ali no chão e a apanharei e a estudarei. Fascino-me por isso. Ou você olha para um inseto e começa a pensar sobre tudo, tal como minúsculos seu coração e o cérebro são e se eles pensam da maneira que pensamos. Quero saber todas essas coisas. Gostaria de poder compreender mais as coisas. Gostaria de ter tempo para pesquisar e aprender, saber e perguntar, porque sou muito curioso sobre o universo. Espanta-me sobre certas coisas e animais e descobrir coisas assim como um cavalo-marinho dá a luz a um bebê, o macho dá à luz. Ou como algumas rãs da América do Sul podem modificar os sexos, como se for macho, ela modifica-se para fêmea. Acho isso, ímpar, sobrenatural e inacreditável. Amo coisas assim.

SB: Você acha que os adultos são tão curiosos ou eles perdem muito de sua curiosidade?

MJ: Muitos deles perdem isso. Eu não consigo ver as coisas sem perguntar: "Por que isso aconteceu?" Você já viu os pássaros que migram, centenas deles ao mesmo tempo? Como eles sabem fazer a sua coreografia ao mesmo tempo? O que é isso? É telepatia? Por que não fazemos isto como seres humanos? Isso me espanta.

SB: Como você conservou a sua curiosidade? Muitas pessoas fazem muito dinheiro, tornam-se famosas e não são tão curiosas, porque elas não têm que olhar mais tão duro. Somente ficam curiosas sobre como comprar um avião maior.

MJ: Acho que algumas pessoas são mais curiosas que outras. Acho que enquanto crianças todos nós temos o mesmo nível disso. Eu realmente acredito nisso. Mas algumas pessoas simplesmente perdem isto no caminho.
Isso é o que eu amo sobre as crianças. Elas são fascinadas por tudo. É por isso que você as vê quebrando muitas coisas, rasgando-as, porque elas querem saber como funciona, e a única maneira que sabem é quebrá-lo. Elas não percebem, elas estão levando pedaços para estudar e nós falamos: "Não, não faça isso, não toque". Deveríamos deixá-las. Elas são curiosas. Elas querem ver o que está dentro.

SB: Na criação de Prince e Paris, você sempre tenta estimular a curiosidade deles?

MJ: Absolutamente. Fiz o príncipe parar de assistir televisão hoje no caminho para cá para olhar pela janela. Ele olhou pela janela e começou a nomear tudo. "O que eles estão carregando naquele caminhão?" "Eu acho que estão carregando frutas e legumes." "Porquê?" "Porque provavelmente estão levando para o mercado. Alguém colheu.... "
Ele veio com todas estas grandes perguntas sobre tudo do lado de fora da janela e senti que isso foi ótimo.
Ele tinha muitas boas perguntas.
Mas ele faz algumas coisas que são realmente assustadoras para mim. Ele se senta e assiste à televisão e chama cada cena que o cinegrafista está fazendo e que o diretor decide fazer. Então ele se senta lá e começa, "A câmara está se movendo para cima para uma vista de perto. Agora ela está recuando. Agora ela está indo.... " Ele citava cada cena. Não o ensinei a fazer isso. Ele senta-se lá e diz em voz alta. Ele está literalmente montando o filme.. Acho que isso é incrível. Não sei como ele aprendeu isso, porque está interessado em câmeras e filme.

Comprei-lhe sua própria câmera e ele faz seus próprios filmes e dirige Paris. Ele diz: "Você fica aqui e quero que você ande por aqui." Tenho imagens dele dirigindo. Acho que isto é realmente doce. Amo isso.
Minha mãe disse que fiz isso quando era pequeno, que eu ficava coreografando e dando a todos os irmãos suas notas e dizendo-lhes como se mover. Ela dizia que me assistia e se surpreendia sem saber de onde eu adquiria isso, mas eu fazia toda a coreografia, todas as harmonias, e ela disse que ficava simplesmente espantada, não sabendo que eu sabia tudo isso. Quando as pessoas me perguntam de onde isto vem, respondo, "Isto vem lá de cima e simplesmente realiza através de mim." Eu não posso criar isto. Isto tem que ser um canal. Isto realmente se cria.

SB: Assim, essa curiosidade pueril que você conservou, realmente não se esforçou nisso. Você apenas acredita que é um dom divino. Sente-se agradecido a Deus por isso?

MJ: É um dom divino, Shmuley, é. Quando o dom da música e do dom da dança entram na minha cabeça e estouram no meu colo, como uma mulher dando à luz, literalmente ajoelho-me e digo muito obrigado.



Próximo Capítulo: Perdão, Amizade e Lealdade


Voltar para Apresentação - Índice


....

7 comentários:

  1. Estou gostando muito dessa entrevista, achei fofo ele pedir para o Prince parar de ver tv para observar o mundo á sua volta, bela forma de se ensinar a não ser alienado pela televisão, valeu Maíra, ansiosa pelo próximo capítulo sobre a amizade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo demais né amiga!! Ver como Michael tem uma visão ampla, aberta e meiga..
      Um bolo de chocolate cheio de camadas deliciosas, que vamos descobrindo a cada momento a cada degustação , sem medo, sem pressa.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá meninas!!
    Eu também estou amando esse livro! Um dos livros mais lindos sobre Michael!!
    ...e quase que desprezei esse tesouro.

    Simplesmente fascinada por essa maravilha chamada Michael! <3
    Aprendo mais e mais, a cada dia com ele, e meu amor e gratidão são infinitos. This is it.

    "Um bolo de chocolate cheio de camadas deliciosas, que vamos descobrindo a cada momento a cada degustação , sem medo, sem pressa."

    Uauuu!!
    ...degustar bem devagarinho, absorvendo tudo...sem medo, sem pressa.
    É isso!!!
    \o/

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  3. "Sou apenas curioso sobre todas as coisas, as coisas mais simples. Sobre o que está em uma gota de água." Um REI, simples assim, por isso maravilhoso. Fonte inesgotável de sabedoria, meu Michael... quer dizer, nosso. Lindo demais Maíra!

    ResponderExcluir
  4. Leda amiga..nosso Michael é especial, né?
    ...um presente divino, embrulhado no mais puro ouro!!
    Vamos desembrulhando essa preciosidade e enriquecendo a nossa alma cada vez mais!!

    Gratidão infinita, é pouco...bem pouco.
    ...é preciso compartilharmos todas essas maravilhas, contagiando...envolvendo a todos nesse êxtase chamado Michael!!!

    Bjãooo
    LOVE





    ResponderExcluir
  5. Meninas, estou saboreando cada palavra dele. meu Deus! como eu amo esse Ser, sua humildade, seu amor, sua alma!
    Eu gostaria de dar de presente uma cópia desse livro pra cada pai, cada mãe e para todos aqueles que criticam as atitudes de Michael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Michael é um ser elevadíssimo, né amiga?
      Cada vez o amamos mais e mais...se é que isso ainda é possível..rsrsr.. Claro que sim..esse amor que emana dele nos preenche totalmente..transbordando e contagiando mais e mais pessoas..
      É uma pena que esses livros que evidenciam as verdades de Michael, não sejam tão divulgados como são divulgados os lixos.
      É uma pena que esses livros bons, que mostram as verdades e maravilhas de Michael, não sejam lançados em vários países como são o lixos.
      A maioria dos "livros lixos" sobre Michael percorrem o mundo, traduzidos...vendendo como bananas em feira livre..
      Mas, os que revelam a luz de Michael, ahhh...esses são pouco divulgados, não há interesse de lançarem em outros países..nem tão pouco, de serem lançados traduzidos..
      Porque as mentiras vendem mais..são mais lucrativas..infelizmente.

      Esse livro é um dos mais lindos e verdadeiros que li sobre Michael. A essência dele está todinha aí..ela é totalmente palpável.
      ...é como se ele estivesse conversando conosco.
      ...e está!
      <3

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir