sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Honrando o Espírito de Criança - Capítulo 2 - Inocência Infantil




Nota: 

Tradução livre para divulgação de conteúdo sem fins lucrativos.

Destinada apenas para apreciação de fãs.



Sem Fins Lucrativos



HONRANDO O ESPÍRITO DE CRIANÇA

SHMULEY BOTEACH

Em conversas com MICHAEL JACKSON





Inocência Infantil


“As crianças são um lembrete de...o que temos que lembrar.”


SB: Você agora é um pai, assim como um filho. Isso mudou seu senso de infância e inocência?

MJ: Vou te dizer. Eu pensei que estava preparado para ser pai, mas não estava. Toda a minha vida li sobre como as crianças são maravilhosas. As pessoas diziam, "O que se passa com você e os bebês?" Sempre estou lendo livros de psicologia infantil. Mas isto é muito mais jubiloso do que até mesmo isso.
Prince e Paris mudaram-me de tantas maneiras. Aprendo tanto com eles quanto eles aprendem comigo. Você aprende sobre ter um bom coração e ser uma pessoa boa de espírito. E do jeito que sou, tento imitá-los.
As pessoas sempre dizem: "Aja de acordo com a sua idade." Mas tento e ajo mais como as crianças, porque elas são inocentes, elas são semelhantes a Deus, elas são puras. Tento ser tão humilde e doce como elas são.

SB: O que você está dizendo é que em vez dos pais apenas se concentrarem na moldagem e formação de seus filhos para refletirem seus valores, é quase como se Deus nos desse filhos para que nós mesmos nos tornemos crianças novamente?

MJ: Eu realmente acredito nisso. As crianças são, assim, um lembrete de como devemos permanecer, o que temos que lembrar. Quando os apóstolos estavam discutindo entre si: "Quem é o maior aos olhos de Jesus?" E Jesus diz: "A menos que você se comporte como esta criança ... seja humilde como esta criança ....
[Supus que Michael estava se referindo às palavras de Jesus em Mateus 18:
" Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus, dizendo: "Quem é o maior no reino dos céus?" E chamando-lhe uma criança, colocando-a no meio deles, disse: “Verdadeiramente, digo-lhes, a não ser que se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem for humilde como esta criança, será o maior no reino dos céus. “ O que é verdade.]

SB: Mas como você tem mantido suas qualidades infantis com todas as pressões e expectativas em volta de você?

MJ: É difícil até mesmo explicar. Sou simplesmente sincero comigo mesmo. Não acho que a maioria das pessoas seja honesta consigo mesma. Liberto-me e quando eu me liberto, esta é a forma mais pura de mim mesmo, a inocência.

SB: Então você jogou fora a pressão de grupo, você não está indo tornar-se o que as pessoas querem que você seja? Mas você teve que pagar um preço por causa disso?

MJ: Sim, um preço terrível, mas nunca perderei sendo infantil, porque é onde meu coração está. Ele simplesmente nunca cresceu comigo. Eu não sei por quê. Não quis isso, mas acho que tenho o coração de uma criança inocente e não estou me dando tapinhas nas costas ou qualquer coisa. Mas, vejo a vida da forma como as crianças veem. Quando elas sentem alguma coisa, eu sinto.

SB: Assim, muito de nós perdemos essa inocência pueril. Vamos de ser  grandes de coração, grandes de espírito para pequenos de espírito, mesquinhos? Como podemos ficar presos na crença que inocência é ruim até desperdiçamos nossos tesouros naturais, nossa infância natural, e tornarmos o que todo mundo quer que sejamos?
Um de seus dons, Michael, é que você viu antecipadamente que a idade adulta tem dois lados. Pode ser maduro e sábio, mas também pode ser um terno vazio, a personificação da impiedosa ambição e os valores incorretos, o imperador nu.
Você foi capaz de dizer: "Eu não quero isso. Quero ficar com as alegrias verdadeiras, dançar como uma criança, ser totalmente livre."

MJ: O mundo nos obriga a crescer. É tudo em nossa volta e começa em crianças, com a influência de outras, as crianças maiores. Quando os pais deixam os filhos na escola e beija-os despedindo-se, o que seu filho diz? "Agora não, mamãe, meus amigos estão olhando." Não podemos mostrar amor aos nossos próprios filhos? Você sabe, porque em algum lugar aquelas outras crianças tenham sido influenciadas pelo mundo, provavelmente. Elas caçoam: "Isso não é legal ... Eu tenho que ser descolado agora." A mensagem é instalada em seu cérebro.

SB: A conformidade e a pressão dos grupos trabalham para extinguir a faísca individual delas. Você sabe, Abraham Lincoln disse que todos nós nascemos originais de Deus e morremos cópias do homem.

MJ: Isso é grandioso, é exatamente isso, não é?

SB: Há uma  mentira brilhante sendo contada às nossas crianças. Dizemos que, quando você é uma criança você está no Éden. Adão e Eva eram como crianças. Eles personificaram todas as qualidades infantis. Eles não tinham nenhuma aparência, nenhum artifício. E a serpente veio para eles e disse: "Isso não é vida. Essa coisa de chamar o Jardim de Éden é imatura. Isto é estúpido. Você deve superar este verdadeiro absurdo infantil rápido."
A serpente vem e diz para todas as pessoas, "Esqueça essa coisa infantil."
Há um mundo inteiro ao qual está faltando você, e as pessoas começam a acreditar nessa mentira. Eles optam por deixar Éden e seguem a serpente para fora daquele estado infantil.
Isso é o que está acontecendo às nossas crianças. Não é legal ser criança. As crianças são empurradas a acreditar que "ser adulto" – que estar expostas as coisas "adultas" é melhor do que ser criança. Isso é melhor do que a inocência e a liberdade de infância. Então nos perguntamos por que as suas vidas, quando se tornam mais velhos, baseiam-se em tais fundações raquíticas. Parecem árvores que não têm raízes.

MJ: Se eu não tivesse sido exposto a todas as espécies de coisas de adulto enquanto era uma criancinha, eu estaria fazendo-as exatamente agora, porque eu estaria sentindo que havia algo que está me faltando. Por curiosidade as pessoas querem ver o mundo que elas nunca foram expostas. Mas eu vi e fiz isso.
Mas sou o cara a dizer: "Olhe! Sua vida agora é a experiência mais esplêndida, mágica. Não tente forçar-se a crescer. Não tente forçar-se a ser como outra pessoa. Você tem a resto de sua vida para ser um adulto. A magia está aqui.
JM Barrie, que escreveu Peter Pan, disse isso melhor. Quando seu irmão mais novo morreu com a idade de 12, ele sempre sentiu inveja porque ele disse que seu irmão nunca teve de crescer. Ele seria um menino para sempre e isto é onde o ouro verdadeiro está. Isto é o que inspirou Peter Pan. É verdade. Peter Pan nasceu disso. Ele sentiu que seu irmão seria um menino para sempre, e ele foi.

SB: E você se considera Peter Pan a medida em que você compreende a necessidade de permanecer sempre uma criança? Mas como você se relaciona ao personagem de Peter Pan? Somente o fato que ele não cresceu, ou que ele foi realmente ferido pelo mundo?

MJ: Porque ele quis segurar a inocência para sempre e ele sabia que a magia de ouro da infância era tudo. Ele quis que nós todos agarrássemos isso e mantivéssemos isso para sempre. Porque quando você cresce, isso tudo desaparece e é por isso que Peter Pan é uma alma antiga, antiga. Ele é como E.T. Ele tem sido em torno de milhões e milhões de anos, mas ele nunca envelheceu e encontra essa família e leva as crianças para Neverland, onde ficam jovens para sempre.

SB: Você aprendeu esse segredo de como se manter jovem?

MJ: Em meu coração, sim.

SB: Depois de todo o ódio que tem sido mostrado a você, não lhe corrompeu de alguma forma? Você nunca sentiu-se amargurado? As pessoas tornam-se adultos cínicos, porque às vezes, as cicatrizes do mundo penetram e as dores os corrompem internamente. Eles não podem permitir manterem-se cândidos ou inocentes. O mundo aproveitou-se de sua inocência. Então eles têm de colocar seus duques pra cima a fim de se protegerem. Como você fez para superar isso?

MJ: Por mim, superei isso, porque acredito na verdade. Acredito nas crianças - em tornar-se infantil novamente. Se podemos, ensinar a todos a acreditarem nas crianças, isso, eu penso, é o segredo. Eu realmente penso.
SB: Mas, as pessoas comuns, se lhes é mostrado muito ódio, elas odiariam também ou seriam menos confiantes, pelo menos.

MJ: Não está em mim para ser assim. Tento ser amoroso, tento encontrar o amor e ver o amor em todas as coisas. Amo a natureza, amo a floresta. Amo a graça, a suavidade, a facilidade de como a natureza é gentil. Ela está apenas dando. Eu amo isso.

SB: Você vê a natureza como o mundo da criança e a cidade como o mundo do adulto?

MJ: Sim. Eu não sou o esperto da rua de modo algum. Eu odeio a cidade. Amo a natureza.

SB: A cidade é tudo sobre prédios altos e imponentes estruturas. Para você, a natureza é sutil e doce, calorosa e envolvente?

MJ: Sim, e doação. Amo isso. Crianças e natureza andam juntas.

SB: Quando você construiu Neverland, era seu lugar especial para se proteger, a forma de existência de Adão e Eva no Jardim do Éden foi sobre eles habitando um paraíso natural. É um lugar onde você podia se refugiar e ser nutrido?

MJ: Sim. Eu podia passear por toda parte e saber que não estava sendo espionado, tornar-me um com a natureza, subir em uma árvore e fazer muitas coisas que nunca cheguei a fazer quando criança. E eu adoro isso. Quando estou em cima daquela árvore, posso estar cercado por este mundo de galhos e folhas, posso ouvir o gotejar da água abaixo e estou no céu. Estou no paraíso perfeito e sinto que poderia fazer qualquer coisa. Isso é como me pareço quando estou perto de crianças. Eu poderia fazer qualquer coisa. Não há limite do que eu possa fazer.

SB: E se você trouxe os adultos do mundo em Neverland, você acha que seria como uma espécie de batismo?

MJ: Absolutamente. Eu não vejo como isso não possa modificar uma pessoa. Somos atraídos pela água. Há algo sobre nossas almas que precisa de água. Afluímos para as praias, mesmo se não nadamos. Podemos estacionar nosso carro lá apenas para observar a calmaria do oceano. É como uma terapia, é como uma meditação. É como um alimento da alma para nós. Precisamos disso. Isso é o que penso que a natureza é. Precisamos dela. Algumas das grandes pessoas criativas ao longo da história, quando estavam travadas, decepcionadas ou trabalhando muito duro, iam para a floresta ou tomavam estas longas aventuras ao ar livre e depois voltavam revigoradas. Nós precisamos disso. Isso é o que lazer significa.

SB: Você sabe que na Bíblia, no Jardim do Éden, diz que havia quatro rios que atravessavam - a água foi parte central dele. Você está muito em contato com essa história, mesmo sem conhecê-la. Chame-o de Peter Pan, chame-o do que quiser. É uma tentativa de recriar o Paraíso, porque as crianças vivem nesse sentido do Paraíso.

MJ: O que me deixa mais feliz é quando vejo muitas crianças se divertindo em um belo ambiente onde há água, árvores. Eu gosto de lagos pela quietude da água (sou um pouco intimidado pelo oceano), e estão todos brincando, há grama, colinas e árvores. Não há nada mais mágico do que isso. Lembra aquela cena em The Sound of Music, onde eles estão nos Alpes e as crianças estão jogando a bola para trás e para frente e Julie Andrews tem a guitarra? A câmera retrocede e você vê essas montanhas monumentais. Homem. E a luz solar está no lugar certo e eles têm o revestimento de prata em torno de seus cabelos e é uma lente ângulo largo. É simplesmente um momento lindo.

SB: A propósito, você já esteve lá? Obersalzberg, na Áustria?

MJ: Sim. Eu adorei. Fomos pra lá no inverno. Adoro essa parte do mundo. Eu preciso disso. Isso é o que gosto sobre Roosevelt, porque ele conservou e preservou muitos dos parques nacionais. Yosemite teria sido destruído nessas alturas. Teria sido arranha-céus com as pessoas destruindo-o.

SB: Você quer capacitar as pessoas para segurar sua natureza infantil e espírito de criança, não é? Parece que os adultos realmente começam grandes e ficam pequenos. Eles ficam diminuídos por toda a dor e provações da vida. Começam doces, doces como as crianças, mas eles começam a azedar. Quando uma fruta é extraída de uma árvore, nos primeiros dias tudo bem, mas depois ela começa a murchar. As crianças estão muito mais próximas a essa fonte natural, eles não estão e portanto, elas são mais doces. Mas como podemos ensinar aos adultos para se reconectarem de forma que eles não se deteriorem, para que eles não se tornem mais materialistas, amargos e desesperançados? Não algum tipo de fonte fictícia da juventude, mas uma fonte da natureza e do paraíso que eles podem encontrar lá dentro. A Fonte da Juventude está sempre lá. E você acredita que tem aproveitado isso. Então, você precisa levar as pessoas às suas fontes. Temos de identificar como os adultos perdem essa natureza divina à medida que envelhecem e se tornam mais materialistas e mais desesperançados. O que acontece com eles? Você vê isso em seu ramo de atividade?

MJ: Com celebridades, eles tentam ser a maneira que eles esperam que mundo os veja. "É hora de agir aos dezoito anos, crescer. Vamos, baby, e pegar todas as meninas. Vamos dançar, vamos dança em baixo." Eles acham que tudo o que está na tela grande que é o que eles deveriam ter se tornado nessa fase. Mas isso é teoria alheia e conceito de viver e de vida. Isso não significa que você deve segui-lo. Eles estão esquecendo que a magia é aqui.

SB: Então quero lhe perguntar o que Neverland significa para você. Você coloca a sua mente, seu dinheiro e seu coração neste lugar. Era uma espécie de Eden, uma espécie de paraíso, que você estava tentando criar?

MJ: Para dizer a verdade, eu estava criando o mundo do jeito que eu gostaria de vê-lo e criando na minha vida coisas que nunca cheguei a fazer como uma criança, como passeios e cinemas. Portanto, quis tudo o que eu queria fazer por trás de meus portões, porque eu sei que não posso sair para o mundo e eu queria  que fosse um lugar para levar as crianças doentes que são privadas e desprivilegiadas de todo o mundo, um paraíso para onde elas pudessem se sentir seguras e ter algum escapismo. Ou as crianças que nunca chegaram a ver esse tipo de coisa no centro das cidades... respirar ar fresco e ver as montanhas e tudo isso. Vejo Neverland sendo muito mais água. Quero muito mais cascatas e cavernas e isto precisa de muito mais água. É assim que eu vejo. Acho que a água é a cura e os animais são a maior terapia. . . natureza.

SB: Porém isso é para levar as crianças para fora da realidade e colocá-las neste lugar? Ou é para que assim as crianças possam ser imersas naquele lugar e possam se estender? Você quer fazer o resto do mundo como esse? Neverland é um modelo ou um paraíso?

MJ: Acho que é a hipótese perfeita, porque acho que as pessoas, quando vêm, elas se sentem muito melhores posteriormente. Elas se sentem rejuvenescidas, se sentem curadas... e tenho visto isso. Isto transforma as pessoas. É a natureza e é o amor. Mas é a música que fica na grama e faz com que as árvores cresçam mais belas e os pássaros vêm de toda parte. Mantenho essa sinergia que segue o  tempo todo. Quando você recebe as crianças lá você pode sentir isto, você pode sentir a inocência. Os cervos chegam e eu amo tudo isso. Esse é o mundo em que eu vivo.

SB: Portanto é como um Jardim do Éden, música, beleza, animais, ninguém sendo prejudicado, ter todo deleite do mundo em seu alcance.




Próximo Capítulo: Criatividade e Inspiração


Voltar para Apresentação - Índice


............

6 comentários:

  1. Michael era uma verdadeira criança em seu espirito. Suas palavras são verdadeiras e sinceras em relação ao mundo que viveu e a bela natureza , aonde ele sempre valorizou.Sua magia em suas palavras, sempre foi dificil de ser entendida. Michael vc sempre será uma pessoa, dificil de alguns comprenderem, mais muitos o admirarem.

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga Nina!! <3

    Nosso Michael permaneceu com a inocência de espírito, porque assim decidiu, e assim cultivou sua alma sempre pura, sem maldade alguma, né?
    Nascemos todos puros, com o espírito limpo..sem maldades, mas com o passar do tempo, enquanto vamos crescendo, vamos perdendo essa inocência da alma.
    Michael não, Michael tentou conservar essa inocência e conseguiu...e veio nos ensinar a fazer o mesmo.

    "E isso é ser inocente. É ser simples e confiar como uma criança, sem julgar, sem estar preso a um mesmo ponto de vista. Se tiver apenas um único padrão mental, a criatividade desaparecerá. Deixará de sentir a magia de cada instante.
    Aprenda a ser inocente de novo e jamais perderá a juventude." - Michael Jackson

    “ É fácil confundir ser inocente com ser ingênuo e infantil.
    Todos queremos parecer sofisticados, todos queremos habilidades de sobrevivência.
    Ser inocente é não ser isso.” MJ

    Algumas pessoas pensam que Michael era ingênuo, ou tolo...confundem inocência de alma com ingenuidade... tsc tsc tsc..Se ele fosse ingênuo ou tolo, não teria chegado onde chegou não é mesmo?
    Ele tinha a alma pura, sem maldade..


    Como já disseram e endosso cada palavra...

    "O mundo não estava preparado para receber Michael"

    ...não estava e continua não estando...é por isso que muitas pessoas não conseguem compreendê-lo e nem tão pouco alcançá-lo, né amiga?

    Michael está ano luz da humanidade..
    This is it.

    “Michael é um jovem politicamente, espiritualmente e moralmente muito consciente. E aqueles do poder, têm medo de que ele vá usar o magnetismo de sua enorme atração para despertar seus fãs e conduzi-los a um nível superior de consciência.” Louis Farrakhan –Lider da Nação do Islã.

    Bjãooo
    LOVE



    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, quanta sabedoria numa única pessoa. Nem consigo dar atenção ao pessoalrsrsrs, agora vou ao face, depois de compartilhar esa preciosidade com meus amigos. Mais uma vez, brigaduuuuu Maíra. Aguardando mais presentes. Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Amiga Leda.. eu que agradeço por você compartilhar e por esses privilégios que o Michael nos oferece a cada dia com suas maravilhas, elevando nosso coração ao êxtase!!! <3

    E unidas chegaremos lá!!! \o/

    Bora propagar o fofo... para que suas maravilhas e verdades fluam livremente atingindo e envolvendo o coração de todos!! \o/

    It's All For LOVE!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  5. Mais uma qualidade do nosso querido Michael que eu tanto admiro: pensar sobre o mundo e as coisas da vida e saber expressá-las tão bem através de palavras, coisa difícil, mas que ele consegue com muita naturalidade, parabéns pro fofo por mais esse talento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns mesmo,amiga!!
      Nosso fofo é repleto de talentos, né?! Puts!!
      Outro dia eu estava vendo vários desenhos dele que eu ainda não tinha visto e fiquei assim ó: :O
      hehehe..
      Pena que minha net pifou bem na hora e nem salvar eu consegui. Depois voltei no face mas não encontrei mais.
      :/

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir