segunda-feira, 28 de julho de 2014

Man In The Music: Capítulo 3 - Bad - As Músicas - "Bad"


1. BAD

(Escrita e composta por Michael Jackson;
produzida por Quincy Jones;
arranjos rítmicos por Michael Jackson; Christopher Currel e Quincy Jones.
Arranjos de instrumentos de sopro por Jerry Hey.
Arranjos vocálicos por Michael Jackson.
Programação de bateria: Douglas Getschal.
Vocais solo e background: Michael Jackson; Hammond B3
Midi órgão solo: Jimmy Smith.
Sintetizador solo: Greg Phillinganes.
Bateria: John Robinson.
Guitarra: David Williams.
Trompetes: Gary Grant e Jerry Hey.
Percussão: Paulinho da Costa. Synclavier Keyboards,
guitarra e rubboard: Christopher Currel
Sintetizadores: John Barnes, Michael Boddicker e Greg Phillinganes)


O riff de abertura suave, furtivo, de “Bad”, é um dos mais memoráveis grooves dos anos 80. Onde a abertura de Thriller foi sonoramente poderosa e solta, “Bad” é tranquila, sombria. A batida mecânica firme dela serpenteia para frente, implacavelmente, quando Jackson apresenta o desafio provocativo dele. 

“‘Bad’ não precisa de defesa”, reconheceu Davitt Sigerson, da Rolling Stone, na crítica de 1987. “Jackson revive o ‘Hit the Road’, a progressão e provas de Jack (com uma letra começando com ‘o seu rabo é meu’ e terminando com ‘Quem é mau? ’) que ele pode abalar qualquer um em qualquer tempo.”

A produção e arranjo da faixa são fenomenais, justapondo elegantes sons sintetizados de bateria e harmonias firmes. O tom sombrio da música é conectado pelos vocais agressivos de Jackson. “Seu papo é furado”, ele desafia. “Você não é um homem/ Você joga pedras/ Para esconder suas mãos”. Originalmente concebida para ser um duelo com o rival musical, Prince, a letra de confronto, na verdade, direciona-se para o exterior.

“Quando Jackson declara que o ‘mundo inteiro tinha que responder agora mesmo’”, observou Davitt Sigerson, “ele não está se vangloriando, mas fazendo uma declaração do fato relacionado ao extraordinário estrelato. Se nada, ele está desprezando a autocoroação de inferior funk real e convidando o público inconstante dele a tratá-lo com desprezo, se eles ousam. Não desde o ‘Is it good, ya? ’, do Padrinho Brown, uma pergunta mais retórica tem sido colocada em funk”.




Seguindo um arrojado solo de órgão B3 Midi por Jimmy Smith na ponte, Jackson ad-libs, grunhe e sobe acima do refrão e trompetes, antes de terminar com a famosa ironia “Who’s bad?”.

Enquanto a música é, agora, considerada um clássico no catálogo de Jackson, no entanto, ela experimentou uma significante reação em consequência do lançamento dela em 1987. Essa resposta foi amplamente uma reação ao vídeo musical da canção, um ambicioso curta-metragem de dezessete minutos dirigido pelo aclamado cineasta Martin Scorsese.


O vídeo – baseado na história real de um estudante afro-americano tragicamente morto, Edmund Perry – foi inicialmente filmado na estação de metrô do Brooklyn e apresentou Jackson (vestido em couro preto e fivelas) liderando um grupo de membros de gangue em uma dança impecavelmente coreografada. Enquanto os movimentos de Jackson iriam inspirar infinitas imitações, o conceito do vídeo ficou sob escrutínio.


Alguns argumentaram, baseados, principalmente, na mudança da aparência física dele, que ele estava perdendo contato com as “raízes negras” dele, enquanto outros sentiam que ele simplesmente não entendia os problemas do “mundo real”. “O conceito de Michael do que realmente era mau – no sentido de ‘durão’ e “malandro” – parecia totalmente distorcido e exagerado”, escreveu o biografo Randy Taraborrelli. “[Ele] gritava; ele batia o pé; ele sacudia o dedo; e mexia na virilha. Ele puxou a virilha repetidamente. É isso o que Michael Jackson vê através da janela escura da limusine dele?” 
defensores de Jackson argumentaram que o vídeo, na verdade, era dirigido a toda esta tensão (o personagem de Jackson, Daryl, banca um estudante de escola preparatória, deslocado, voltando para casa, para ceticismo dos ex-amigos) e que, como a maioria dos musicais, o conceito é intencionalmente “exagerado” ou dramatizado. “O filme é o complexo mais ideológico deste ano”, escreveu o crítico cinematográfico Armond White. “Scorsese trouxe proficiente elaboração da fantasia à moda antiga de Jackson (derivado do West Side Story) sobre gangues… Daryl é a tentativa de Jackson à solidariedade.

Ele levou a história de Edmund Perry ao mundo por identificar-se com isso. Ele vê a si mesmo como enfrentando as mesmas escolhas como outros homens negros, mas é capaz (sortudo) de transformar a decisão dele em arte… Isso é um filme musical completamente sério, mas estilizado.”

Apesar da reação inicial, o curta-metragem para “Bad” tem envelhecido bem e é agora considerado um dos mais memoráveis e influentes vídeos dele. Em 2009, Armond White o chamou de “O melhor filme pós anos 70 de Scorsese”. 

Outros têm elogiado a atuação de Jackson como um prelúdio amplamente despercebido. “Isto soará estranho”, o diretor Allen Hughes disse à MTV News, “mas Michael Jackson foi um ator incrível e ninguém sabe disso. Se você olhar para as nuances de The Wiz, quando ele interpretou o espantalho. Ou se você olhar para o curta-metragem que Scorsese dirigiu antes de ‘Bad’, no qual ele está indo confrontar com Wesley Snipes.
Que atuação ele estava fazendo? Oh, meu Deus, isso foi bom. Eu conheço atores e ele era um ator incrível”.

O próprio Scorsese ficou profundamente impressionado pelo talento de Jackson, chamando-o de “extraordinário”. “Quando nós trabalhamos juntos em ‘Bad’”, ele recordou, “eu estava consciente da maestria de movimentos dele, por um lado, e na música, por outro… Foi maravilhoso trabalhar com ele, um absoluto profissional o tempo todo e – desnecessário dizer – um verdadeiro artista.”

Bad se tornou um dos hits número 1 do álbum. A música e o vídeo anunciaram uma nova versão de Jackson, a qual, se alguém gostava ou não, certamente não era uma repetição deThriller.
Bad Música


Bad Vídeo - Parte l 


Parte ll


Voltar para: Apresentação

..........

38 comentários:

  1. Olá meninas!!
    Um mimo e uma reflexão para essa manhã..

    Eu Você Nós
    "Eu disse que você tinha que fazer isso. Você disse que não queria. Conversamos sobre isso, e concordamos que talvez eu poderia ajudar.
    Eu disse que você estava errado. Você insistiu em estar certo. Seguramos a mão um do outro e o certo e o errado desapareceram.
    Comecei a chorar. Você começou a chorar também. Abraçamo-nos, e entre nós nasceu a flor da paz.
    Como eu amo esse mistério chamado Nós!
    De onde será que vem isso, do ar?
    Pensei sobre este mistério, e percebi algo:
    “Nós” deve ser o filho preferido do amor, porque até eu chegar em você, Nós não estava lá. Chega nas asas da ternura: Ele fala através do nosso entendimento silencioso.
    Quando rio para mim mesmo, ele sorri.
    Quando te perdôo, ele dança em júbilo.
    Portanto, Nós não é mais uma escolha, não se você e eu quisermos crescer juntos..
    Nós nos une, aumenta a nossa força; ele pega nosso peso quando você e eu estamos prestes a cair. A verdade é que você e eu teríamos desistido há muito tempo, mas Nós não permitiu. Ele é demasiado sábio. "Olhe dentro do seu coração", ele diz. "O que você vê? Não você e eu, mas somente Nós."
    (Dancing The Dream - Michael Jackson)

    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10509751_789448834409979_6871966964854571547_n.jpg?oh=2c48b2e3af35f3f57726e3530a7edc6d&oe=54434F35&__gda__=1414070249_21d8868d2ce8a425405c2bf9dd07a5b0

    Um ótimo dia para todos!!

    Obrigada Michael por tanta luz!!

    Mais tarde volto para interagir sobre Bad...essa incrível canção e sua mensagem maravilhosa!!


    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindooo demais essa poema! Amo demais esse livro. E nas sábias palavras que Michael percebemos o quão nobre e grandioso é esse sentimento que sentimos por ele, porque ele é nobre e grandioso, muito sábio, muito consciente de tudo que o cerca, do mundo, das pessoas. Nas linhas de um poema percebemos como é mágico a dádiva da vida e do amor.

      Obrigada por compartilhar amiga Maíra.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  2. Cadê todo mundo??
    Enjoaram do fofo ou os comentários ainda estão com problemas? o.O
    :D

    Meus comentários normalizaram..ainda bem.
    Mandei infinitas reclamações.
    Tomara que agora fique tudo bem..porque é dose..

    "Meninas, se vcs continuarem ausentes...não me responsabilizo por meus atos, heim."

    https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10468085_317689765057890_4980411141869545106_n.jpg

    Bom, o recado foi dado pelo próprio fofo..

    :D

    Fofo meu Rei...estou aqui de vigília...
    ...não desgrudo os olhos de você por nada..nadinha..Sempre assim ó.. O.O

    :D

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também hoje está tudo normal amiga. Ontem não pude entrar, mas hoje já estou aqui. E não desgrudo de Michael nem no maior sonho, ou pesadelo! rsrs.. Jamais. Michael faz parte de nós, como diz o poema, somos inseparáveis, não vivemos um sem o outro. rsrs...

      Amiga Maíra continue de vigília, enquanto eu vou as vias de fato com ele. hehehe...

      Vamos meu fofo, com esse sorriso me enrosco no seu cangote! rsrs...

      http://www.allmystery.de/i/tglK3LE_50b77697ec_68642523_o2.jpg


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Eu sei amiga..o fofo está no coração de todos!! Aqui, ali ou em qualquer lugar...onde estivermos ele está sempre junto, porque ele está em nossa alma, em nosso coração!! \o/

      Amiga, mas estou de vigília e nas vias de fato também..rsrsrs..

      Bora meu Rei...porque a amiga Fê já começou delirar..hehehe...

      https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/10576983_651262954969119_4539665178219269626_n.jpg

      LOVE

      Excluir
  3. Oi minha linda Maíra .....infelizmente só agora eu já que posso comenta,
    desgruda de vc e do meu lindo jamaisssssssssssssss**
    *
    Beijo e te adoro muito '' Maíra '' depois eu comento mais...

    ResponderExcluir
  4. Ai foi meu comentário...........que alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaa ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu amiga Vi!!!
      Fico feliz com a sua presença aqui!!
      Seja sempre bem vinda! \o/

      Te amo mais!! ;)

      LOVE

      Excluir
  5. Atenção: O que vou compartilhar abaixo é algo inútil, e desprovido de conteúdo.

    Aii meninas, me perdoem, mas que moda é essa? :o
    Que coisa ridícula... tsc tsc tsc..
    kkkkkkkk....

    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/07/justin-bieber-embarca-em-jatinho-e-deixa-cueca-mostra.html


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coitado..esse nem sem cueca faz sucesso..rsrsrs... Né,amiga Fê? :D
      Esse moleque apela pra caramba e cada vez se mostra mais bobo...tsc tsc tsc..

      LOVE

      Excluir
  6. | RUMOR - MJ NOS CINEMAS EM 3D |
    Ao que tudo indica, o Espólio está preparando um show do Michael Jackson que será exibido nos cinemas do mundo todo em qualidade Full HD e 3D.
    Mas parece que um "rumor" vazou para um fã de que o show que eles estão preparando talvez não seja o da History Tour (pelo menos não para esse ano), e sim do concerto da Bad Tour em Paris do ano de 1988.
    Tudo indica que o show será lançado ainda esse ano, talvez no mês de novembro. O jeito é esperar para ver.
    O Espólio já provou no documentário "Bad 25" de Spike Lee, que eles possuem imagens em HD do concerto de Paris (como mostra a imagem abaixo). Lembrando que a Bad Tour foi 90% live, ou seja, com vocais ao vivo e com MJ no seu auge de força, tanto vocalmente quanto em performances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que venham todas as maravilhas do fofo!! Estou com o coração aberto para recebê-las sempre!!
      Mas, pode ter certeza que haverá fãs reclamando, falando que o Espólio só pensa em grana e tal...aquelas coisas que sempre fazem..sabe como é né? Coisas de quem tem a mente fechada..de gente ignorante..que não raciocina..

      LOVE

      Excluir
  7. Fonte MJ Beats

    Vou esperar ansiosíssima por esse show <3
    Mal posso esperar! :D

    ResponderExcluir
  8. NEVERLAND À VENDA

    Você logo estará lendo reportagens afirmando que a Colony Capital decidiu vender Neverland. Conforme o gerente do estabelecimento, eles têm o direito de fazer isso. O Espólio emitiu a seguinte declaração:

    Estamos tristes com a perspectiva de venda de Neverland, que, no âmbito do acordo negociado durante a vida de Michael, Colony, tem o direito de vender. O Espólio manterá casa da família de Michael em Encino, incluindo o seu estúdio de gravação emblemático lá. Nós continuamos a construir sobre o legado de Michael como um gênio artístico e humanitário através de sua música e de novos projetos como ONE, um show em Las Vegas. Esperamos e confiamos que os novos proprietários de Neverland vão respeitar a importância histórica e a natureza especial deste maravilhoso estabelecimento. A memória de Michael vive nos corações de seus fãs em todo o mundo.

    Também é importante para o Espólio que os fãs de Michael compreendam que, embora a propriedade tem o direito de interromper ou dificultar a venda, a propriedade tentou explorar uma série de opções possíveis para Neverland com a Colony, mas zoneamento, restrições de uso financeiros e terrestres limitou as alternativas e em última análise, Colony tomou a decisão de vender.

    Espólio de Michael Jackson

    Fonte MJ Beats

    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meninas... depois que a polícia de Los Angeles invadiu Neverland, aquele lugar perdeu totalmente o encanto para o Michael, ele nunca mais quis pisar os pés naquele lugar, assim, acho válida a idéia da venda de Neverland, deve ter o apoio do próprio Michael, pra quê ter uma coisa que não gosta? Sem contar os altos custos com manutenção, segurança, impostos, etc,...

      Excluir
    2. Que pena..
      O que a inveja e a maldade humana é capaz de fazer, né? Não por ser vendida, mas por terem destruído um sonho, não apenas de Michael, mas de muitas crianças de poder desfrutar do Paraíso aqui na terra chamado Neverland.
      Tomara que quem comprar saiba realmente valorizar e compreender que ali tem o coração de Michael e uma história que nos remete a uma reflexão profunda..ao despertar da humanidade.

      Obrigada por compartilhar, amiga.

      Michael..meu anjo, o mundo há de lhe reconhecer como você sempre mereceu ser e todos o reverenciará.


      LOVE

      Excluir
    3. É realmente triste, né amiga Alana. Um lugar que trouxe tantas alegrias à Michael e a muita gente. Um paraíso que em um momento transformaram em inferno...ou melhor, tentaram..
      ...porque acredito que o coração de Michael nunca saiu dali. E onde tem o coração de Michael tem luz, tem amor..então, continua sendo um paraíso no coração de quem tem amor e reconhecimento.

      Dizem que há o inferno e o paraíso e que quando morrermos vamos para um ou outro e tal...
      Acredito que o paraíso é aqui e o inferno também, depende do próprio ser humano fazer o paraíso ou inferno em sua própria vida e na dos outros. This is it.

      LOVE

      Excluir
  9. Meninas postei mais um vídeo no canal! :D
    Esse é muito especial pra mim <3
    Se quiserem conferir, aqui está o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=PqCoUt0Zv_o

    Beijos
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh amiga Layra..fui ver o vídeo, mas não abre.. :(
      Bloquearam? puts..tsc tsc tsc..

      Tenta novamente, amiga.

      LOVE

      Excluir
    2. Foi bloqueado por causa dos direitos autorais.. :/
      Tenho que sair agora, mas vou deixar novamente carregando

      LOVE

      Excluir
  10. Olá meninas!!
    Se minha net estava um caos antes, agora está um caos e meio.. :(

    Foto rara da era Bad revela Michael Jackson no seu estúdio caseiro de Hayvenhurst, aparentemente com seu sobrinho Donte. Bruce Swedienaparece ali trabalhando decerto nas músicas do álbum.

    Via/ Michael Jackson Brasil
    https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10576962_843782488965976_2000965197699589566_n.jpg
    Compartilhado por Michael Peter Duck

    Um ótimo dia pra todos!!

    Michael meu Rei...Juntos chegaremos lá!!
    I love you more..
    LOVE
    Amor Incondicional Sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maíra, é linda essa foto, esse estudio sempre foi o xodó do Michael, eu acho que ele usava direto, até mesmo nesses últimos anos...

      Excluir
    2. É verdade, amiga Alana..era o xodó do fofo!!
      Eu também acredito que ele usou muito nesses últimos anos e nos preparou muitas maravilhas!! Vamos aguardar que há muito por vir!! ;)

      LOVE

      Excluir
  11. Meninas , saudades!
    Estarei sempre aqui !!!
    Amo nossa cumplicidade ao maior ídolo da terra.
    Michael Jackson o único que longe consegue estar tão perto.

    Coisas do dia a dia nos impede ou o tempo por si só nos consome mas, é assim a vida. Vem o impacto depois a aceitação e por ai seguimos.

    Bjs aqui é o lugar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga Márcia, nem sempre conseguimos conciliar tudo né?
      Mas, sempre damos um jeitinho em uma hora ou outra.. ;)
      Mas, quando tudo começa assentar..se acomodar..fica tudo como sempre foi e vem novamente a dormência. Não podemos desanimar nem tão pouco nos acomodar..pois há muito a fazer por Michael, né?
      Mesmo que seja um pouquinho que cada um faça, mas é preciso que os fãs de Michael não desistam nunca.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  12. Estou contente, sou cdc de uma página de fãs de Michael no face :D

    LOVE

    ResponderExcluir
  13. O que é cdc amiga?
    Tô por fora..

    LOVE

    ResponderExcluir
  14. Meninas, você já conheciam esse dublê?
    ...eu não.


    Michael Jackson com seu dublê Darrick Morgan.

    https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10441308_10201628284107435_1549606751702192937_n.jpg

    https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10527586_10201628284387442_1685826225958182400_n.jpg?oh=2e6f0cebdea8ee9d9416ffb0b1469f2e&oe=54524BFE

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/45126_10201628284707450_935624587629217268_n.jpg

    até em ghosts!!

    http://www.seekingthetruthmjfans.com/resources/darrickmorganddouble.jpg

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu não conhecia, na primeira foto ele está bem nada a ver com o Michael,,,rrss

      Excluir
  15. Esse mimo eu ainda não tinha..
    Vi uma pessoa dizendo que parece photoshop..não acredito não..

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t34.0-12/10581293_666288643446350_886221034_n.jpg?oh=b2a05ea5a4b8018ef2de578725900e5a&oe=53DC55BD&__gda__=1406945122_50d9b74593e53ef97b030ad191bb1e18

    É o fofo mesmo...lindo e sensual como sempre!

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha, parece ser dos anos 80...

      Excluir
  16. Falando da postagem Bad...

    Bom, eu particularmente, vejo que Michael sempre se superou em toda sua magnífica obra.
    Cada trabalho seu sempre superou o outro já feito, por incrível que pareça ou possa imaginar. É assim que vejo.
    Quando pensavam que Michael não conseguiria superar um trabalho por ter sido fenomenal, lá vinha Michael com mais uma obra impressionante que superava.
    Em cada trabalho que Michael fez ele se superou!! This is it.

    Nem todos conseguem reconhecer isso, talvez por terem sido influenciados pela mídia ou por preconceito pela mudança da cor de Michael...sei lá..
    Mas, está bem clara a superação de Michael em cada trabalho seu.
    Não é nem questão de gosto, preferência...é questão de reconhecimento mesmo.

    E fechou as cortinas do show com um mega espetáculo jamais visto na terra! Um extraordinário espetáculo de cair o queixo realmente.

    Obrigada Michael por essa imensurável magia!!
    Gratidão infinita por ter você em minha vida!!

    LOVE

    ResponderExcluir
  17. Meninas, preciso repartir com vocês minha alegria..

    Ofereci em gratidão os cartões à Jan com seu poema e ela os amou!! \o/
    Cada um fazendo uma pequena parte...vamos juntos chegando lá!!

    It's All For LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOhh que máximo. amiga, parabéns...também, não tem como não amar seus cartões, eles são tão fofos...

      Excluir
    2. Isso mesmo!! Eles são lindos demais , se unem aos textos como a melhor junção, já criada!!
      Bjs

      http://www.hirner.at/wp-content/uploads/2009/08/yin_and_yang.jpg

      Excluir
    3. Parabéns amiga Maíra! Que maravilha. Amiga os cartões são divinos, não há como não gostar e apreciar. Percebemos e sentimos todo amor depositado ali, na confecção e criação.

      Você merece todo esse reconhecimento amiga Maíra, fico muito feliz que a Jan tenha gostado, o trabalho que ela faz também é maravilhoso.
      E como você bem disse, unindo as forças chegamos lá!

      Michael é amor.

      It's all for love!!!


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  18. Amiga Maíra, cdc é alguém que administra a página, posta, interage e tals :D

    LOVE

    ResponderExcluir