quarta-feira, 7 de novembro de 2012

COMO MICHAEL JACKSON FEZ BAD- Parte 1

A história de como o lendário álbum, que completou exatamente 25 anos, foi forjado por reação Wacko Jacko contra o pop star.



No auge de sua fama, Michael Jackson desapareceu.

Em 1984, ele parecia estar em toda parte: nos comerciais da Pepsi, na MTV, no Grammy e até na Casa Branca; nas revistas Rolling Stone e Time e nos em todos os Estados Unidos com a turnê Victory. No ano seguinte, porém, com exceção de uma breve aparição com We Are The World, ele estava longe de ser visto. “O ano de 1985″, escreveu Gerri Hirshey para a Rolling Stone, “tem sido um buraco negro para os observadores de Michael, que testemunharam o desaparecimento de um astro espetacular desde que o cometa Halley foi para o lado mais distante do sistema solar em 1910″. Foi um movimento estratégico de um artista que entendia o poder da expectativa e da mística. 1986 foi a mesma coisa. Jackson foi dito ser um recluso “escondido”, e fez poucas aparições públicas.

Na sua ausência, apareceu uma enxurrada de histórias fantásticas sobre santuários, câmaras hiperbáricas e ossos do Homem Elefante. A maioria delas era inofensiva (e realmente divertiam Jackson), mas havia um lado mais sombrio para a revolta da mídia. Jackson se tornara o afro-americano mais poderoso na história da indústria do entretenimento. Ele não tinha somente construído um império com seus próprios álbuns, vídeos e performances de arrasar, como também havia ressuscitado a fortuna da CBS/Epic Records, trouxe vida à MTV e definiu o nível das apresentações ao vivo. Ele também , inteligentemente, manteve total posse de suas gravações e, com a ajuda de seu advogado John Branca, adquiriu ativamente os diretos de publicações, incluindo canções de Sly and the Family Stone, de Ray Charles, e claro, a jóia da coroa da música popular: o catálogo ATV/ Beatles.



Não é nenhuma coincidência que este foi o exato momento em que a maré começou a mudar. Dos pesos pesados da indústria e também da mídia, agora surgia suspeita, ressentimento e inveja. Ficou claro que Jackson não era meramente um ingênuo homem-criança. (como era representado inúmeras vezes), ou um cantor e dançarino que sabia e aceitava o seu lugar como um artista estático e submisso.
Ele estava sendo mais esperto que algumas das figuras mais poderosas da indústria. Ele estava crescendo artística e financeiramente. E ele estava começando a aprender a manejar seu considerável poder e influência cultural além do mais para fins sociais e políticos.

“Ele não será perdoado tão cedo por ter virado tantas mesas”, escreveu James Baldwin, em 1985, “ para ele maldita certeza agarrou o anel de latão, e o homem que quebrou o banco em Monte Carlo nada tem sobre Michael. Todo esse barulho é sobre a América, como a guardiã desonesta da vida e prosperidade dos negros; os negros, especialmente masculinos, na América; e a ardente culpa americana enterrada de  sexo, papéis sexuais e pânico sexual; dinheiro, sucesso e desespero…”.

A revolta, então, não foi apenas sobre as percebidas excentricidades de Jackson. Foi também sobre poder, dinheiro e formas mais sutis da dominância institucional e cultural. Nas décadas anteriores a Jackson, como James Brown expressou, os artistas negros estavam muitas vezes “no show, mas não nos negócios do
show “. 

Agora, Jackson era uma força financeira a ser considerada. Seu status, no entanto, também o transformou num alvo enorme.

A partir de 1985, a mídia tornava-se cada vez mais cruel com o artista. “Eles desejam nosso sangue, não nossa dor“, Jackson escreveu numa nota, em 1987.
Os tablóides logo começaram a depreciá-lo com o apelido de Wacko Jacko (um termo desprezado por Jackson). Foi um termo aplicado pela primeira vez ao pop star em 1985, pelo tablóide britânico The Sun, mas sua etmologia vai mais longe.


Jacko Macacco era o nome de um famoso macaco usado nas rinhas de macacos na arenaWestminster Pit, em Londres, no começo de 1820.
Posteriormente, o termo “Jacko” ou “Jacko Macacco” virou uma gíria londrina para se referir aos macacos em geral. O termo persistiu no século XX, quando os “Macacos Jacko”se tornaram brinquedos populares para as crianças da Grã-Bretanha na década de 50.
Eles permaneceram comuns nos lares britânicos até 1980 (e ainda podem ser encontrados no Ebay).

O termo “Jacko”, então, não surgiu do nada, e certamente não foi concebido como um termo carinhoso. Nos anos seguintes, ele seria usado pelos tabloides e pela mídia mundial como um desprezo que não deixava dúvidas sobre a sua intenção.

Mesmo para aqueles que não tinham conhecimento das raízes e da conotação racista desse termo, obviamente, o usaram para humilhar e rebaixar seu alvo. Como na cena de Ralph Ellison no filme Homem Invisível, foi um processo com a finalidade de reduzir Michael Jackson como ser humano e artista à Jacko, o espetáculo midiático para a diversão dos invejosos. (É importante notar que, embora o termo tenha sido usado amplamente pela mídia dos brancos, era raramente usado – isso SE usado – por jornalistas negros).

Este foi o começo da corrente sinistra que girava em torno de Jackson e que teve um grande impacto na psique dele e na do público (especialmente nos Estados Unidos). A tensão entre controle e liberação ou vazamentos durante o álbum Bad e seus vídeos.

No curta de Leave Me Alone, por exemplo, Jackson expressa com perspicácia a realidade carnavalesca de sua vida como um artista objetivado. Inspirado parcialmente por As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, um Jackson gigante é literalmente imobilizado numa atração de um parque de diversões enquanto cachorros em ternos corporativos socam estacas no chão para mantê-lo no lugar.

Depois no vídeo, ele canta em jornais, notas de dólares e dentro de reconstituições de histórias sensacionalistas. É uma prova astuciosa autoconsciente (e socialmente consciente), sobre aprisionamento, exploração e dupla consciência na era pós-moderna.

A história continua abaixo.


Parte "do desaparecimento" de Jackson, então, também teve a ver com as realidades de sua vida. Ele não pode mais andar livremente em qualquer parte do mundo sem ser assediado, escrutinado e dissecado.
Tradução Maíra.
..........

46 comentários:

  1. A história desse homem poderia ter sido escrita diferente, mais talvez o resultado teria sido outro, não teria tido o mesmo impacto que teve, Michael soube usar os contras a favor, mesmo sendo magoado, injustiçado, passando por tantas dores emocionais, definir Michael como um grande gênio é pouco

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que todas as coisas que o Michael teve que enfrentar tornou ele uma pessoa forte, apesar do emocional dele ser duramente abalado. Ana, consegui assistir o vídeo que vc postou ontem fiquei muito emocionada, pq eu simplesmente amo TII e a maioria das imagens eu não tinha visto ainda.Eu fico imaginando quantas imagens inéditas de TII ainda existem e que não foram mostradas, se fizessem o lançamento de TII parte 2, seria um grande presente para nós,não é mesmo? Bjs,,....

      Excluir
    2. Michael Jackson é o homem mais forte e maravilhoso ..ele é simplesmente mágico,sensacional e invencível...rsrs

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    3. Não há palavra para decifrar nosso Michael, né? Tudo que vem dele é elevadíssimo, inédito em qualquer outro ser humano.. seu talento, o comportamento, a criatividade, tudooo...
      Gênio realmente é pouco, Rei do Pop também...

      Michael sempre teve muita sensibilidade, sempre observou tudo com muita atenção e cresceu com tudo isso. E ainda tem gente que o considera um ingênuo..tsc tsc tsc..
      Ele observou todos os detalhes em sua volta, experimentou e ultrapassou os limites da alegria e da dor. Cresceu interiormente como nenhum outro já conseguiu e se transformou nesse gigante, nesse gênio absoluto, nesse grandioso homem.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Alana, eu estou assistindo TII nesse momento justamente para ver se acho algumas dessas cenas desse vídeo que postei, ai dei uma paradinha para dar uma olhada no blog, mais tem cenas que não tem em TII

    Eu vi um comentário de uma pessoa que diz que foram tiradas dos créditos de TII, mais no que foi lançado não tem não, como que apareceu essas cenas agora? eu não tinha visto antes

    Eu vou terminar de ver tudo ai eu volto a comentar sobre isso

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bom, Ana, tbem estou curiosa pra saber de onde vieram essas imagens inéditas, até mais tarde...

      Excluir
  3. Meninas, estão acontecendo umas coisas, sabe quando a gente começa a ver e da uma coisa estranha, ema sensação de frio na barriga e estomago embrulhado, eu estou assim

    Nesse vídeo que postei dos bastidores de TII, poucas cenas estão no dvd lançado, as outras são inéditas, e dos 0,11 aos 0,23 são cenas da conferência de março, do 0,11 ao 21 parece ser o nosso Michael, depois ate o 0,23 é o Michael da conferência

    Estou lendo umas coisas que estão me deixando assim, com uma sensação estranha

    Haa, Pablo trancou uma de suas paginas

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,também estou me sentindo bem estranha desde ontem,mas hoje a sensação é boa...

      O Pablo ou irá se revelar ou desaparecer de novo do youtube na minha opinião,a Pearl está na cola dele...

      o Presidente Obama falou em seu discurso da vitória...
      "O melhor ainda está por vir"...hummmm

      ...conhecemos bem essa frase né?

      Ana,para mim o Michael da conferência era o Michael mesmo amiga...mas em this is it tem sósia na minha opinião...

      ...ahhh...voltei á ser believe...é muito chato ser r.i.p...rsrs...tentei ser,mas...

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Tudo isso esta acontecendo porque ele mesmo deu motivo, a Pearl esta indo fundo nisso, vc já viu os comentários no twitter dela? as coisas estão esquentando amiga

      Hoje quem não esta legal sou eu, e não é saudades, é um certo nervosismo, diferente, é uma sensação estranha, e não gosto disso

      Pablo postou o vídeo de TII, postou o vídeo de One day in your life, eu acho que ele quis dizer alguma coisa

      No twitter de Pearl esta surgindo tantas conversas, são várias fotos,vídeos, matérias

      Espero que Pablo não suma, mais do jeito que estão atras dele não sei não, ele já trancou um site, ou sera que é isso mesmo que ele quer? ele não iria deixar as coisas chegarem a esse ponto por descuido

      Eita dia 7!

      Love

      Excluir
    3. Também acredito que ele fez de propósito...estou lendo sim o twitter dela...está quente a coisa...

      Esse dia 7 está rendendo amiga...rsrs

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    4. kkkk...ai ai Mi, vc é uma fofa..rsrs

      ".voltei á ser believe...é muito chato ser r.i.p...rsrs...tentei ser,mas..."

      rsrs...como se ser rip ou believe fosse uma opção, né?

      Não se ofenda, pleaseee... mas achei bem engraçado o seu jeitinho..rsrs

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    5. rsrs...eu tentei ser r.i.p amiga...só para ver como é...rsrs

      mas,não tem como...ele está vivo e sabemos disso,não adianta tapar o sol com a peneira né?rsrs

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    6. Não mesmo amiga..rsrsr
      Não podemos fugir do que a própria percepção nos mostra, do que está evidente em todos os detalhes propositais do fofo, né?
      Believe forever!!
      ...e roxa!!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  4. Ana vc já tinha visto essa foto do Pablo? qual sua opinião sobre isso? ele está em um lugar público pelo visto...não sei quando foi tirada...

    https://pbs.twimg.com/media/A7DiyT3CYAAqRgj.jpg

    bjs

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mi, eu já tinha visto junto com outras fotos dele no face

      Veja

      http://www.facebook.com/SofurgofromashesPablo/photos_stream

      Love

      Excluir
  5. Michaela isso não foi nenhuma novidade para mim, eu sabia que vc iria voltar atras, eu só estava te dando um tempo,vc sempre foi uma believe

    Mais tarde eu entro e te respondo, agora não da para falar

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs...ok!!

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Pra mim tb não foi novidade Mi..rsrsr..
      Não somos believes por opção, mas por condição. Pelos fatos absurdos, surreais que nos mostraram. :)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. eu sei amiga...rsrs

      só quis fazer um teste...uns dias de r.i.p...
      mas já sai fora..rsrs

      Believe...forever...

      L.O.V.E

      Excluir
  6. Ana, estive observando bem o vídeo que vc passou de TII.
    O que vcs acharam do min: 3:00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte de cima ou de baixo rsrsrs

      A parte de cima no caso o rosto é diferente, a boca me parece menor e o nariz maior, mais a imagem não é muito boa

      Love

      Excluir
    2. Amiga!!! :O
      ...fiquei vermelha.. como assim parte de cima ou de baixo??? o.O
      :D
      rsrsrs...
      hummm...amiga, fala em parte de baixo do fofo não que os neurônios para de funcionar..rsrs..

      Eu achei o rosto bem diferente, a boca e o nariz. Tb pensei que pode ser pq a imagem está ruim. Mas achei isso.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkk, ficou vermelha sei...conta isso para outra, essa não cola amiga...vc vermelha por causa disso? kkkkkkkkk

      Bjs

      Love

      Excluir
  7. Não consigo postar meus comentários

    Já tentei um monte de vez postar o novo vídeo de Pablito e não consegui, vamos ver se vai agora

    http://www.youtube.com/watch?v=rYjkqB2I-hU&list=UUvUafwyaHByQwwhcqcoalRQ&feature=plcp

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana também tentei postar ...mas sumiu...

      eu simplesmente amei esse vídeo...e ainda de vermelho...rsrs

      amei,a música,o jeito que ele dançou,tudinho...rsrs

      Pablito....

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Eu achei ele bem enferrujado e fora de forma, estava bem travado, sem movimento nenhum, nada haver com Michael

      Love

      Excluir
    3. sério Ana?

      Ele disse estar com dor de cabeça hoje, eu amei esse vídeo amiga...vc acha que não é ele então?

      ele começou á responder umas perguntas de fãs também hoje vc viu Ana?

      http://www.formspring.me/sitdark

      L.O.V.E

      Excluir
  8. Ana, sério que vc o achou enferrujado??
    Eu não, achei muito bom mesmo.
    E no momento 3:11 fiquei pasma!! Foi como se eu estivesse vendo o fofo no palco.:)

    Bjão meninas, uma ótima noite!
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra concordo com vc amiga!

      Ele está ótimo nesse vídeo,fez passos perfeitos,é como vê-lo no palco mesmo,talvez o tipo de piso e a dor de cabeça atrapalhou um pouco,mas achei que ele mandou super bem hoje...

      E as músicas escolhidas então ein??

      Ana ...acho que vc está brincando conosco né?
      Vc disse para ele que amou o vídeo,ou vc acha que eu não li o seu comentário lá?rsrs

      Estou de olho em tudo amiga...rsrs

      bjão

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Eu achei péssimo, não tem movimentos nas pernas, ficou meio tonto ao girar, as mãos duras sem movimentos, perece que esta travadão, não dançou nada, tudo fora de ritmo, a pior apresentação dele, parece um amador, um principiante que esta começando a dançar agora, ele precisa de muitas aulas de dança para melhorar

      Eu só falei aquilo Mi para incentivar ele, vcs não perceberam como ele foi péssimo?

      Não gostei dese vídeo

      Love

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkk

      quase acreditei amiga!!

      tá bom!!Vc só quis incentivar ele?

      Ele precisa de aulas de dança?...amiga manda ele aqui em casa que eu ensino para ele uns passinhos novos...rsrsrs
      Eu faço esse sacrifício por vcs tá?

      O Pablito Jackson arrasou hoje...rsrs

      bjs

      L.O.V.E



      Excluir
    4. Mi, foi um dos melhores vídeos que ele já fez, esta cada vez melhor, ele esta se soltando aos poucos, vc viu os movimentos das mãos, dos pés, teve um momento que ele não resistiu e foi fazer um movimento mais parou e mudou os passos de dança, Pablito esta maravilhoso amiga, em cada vídeo postado ele surpreende

      Eu fico com medo que ele caia de lá rsrsrs, ele se empolga e fica dançando na beirada da laje, fica girando, da medo, ele precisa tomar cuidado rsrsrs

      Eu amei o vídeo, falei tudo aquilo brincando, quis dizer ao contrário, ele esta mais do que em forma, por isso pode esquecer as aulas de dança amiga, ele já tem uma professora particular...euzinha

      Bjs

      Love

      Excluir
    5. Bom dia Maíra!

      Foi exatamente nesse min: 3:11 que ele se empolga e vai fazer aqueles movimentos de Man in the Mirror que eu amo ver, ele começa, da uns pulinhos mais para, Pablito esta o máximo amiga

      Bjs

      Love

      Excluir
    6. Amiga, eu sei que vc estava brincando..rsrsrs...só poderia..rsrsrs
      Nesse momento ele quase entrega tudoooooo, quase entrega a prova, o ouro!!! O.O
      kkkkk...ele só deixa "escapar" o que ele quer que escape, mas as vezes, como sabemos bem, ele entra em êxtase profundo na música e na dança e se solta literalmente, mergulha e se eleva ao clímax...rsrsr e são esses momentos que ele pode deixar escapar o que não quer e falar através da dança, com todas as letras: Ei mundo, aqui estou!!!

      Michael é um fofo, um gênio insuperável, uma magia, um escapismo, um tudãoooo...

      Amiga, tb me dá um frio na barriga ao vê-lo dançar ali naquela beiradinha. Falo sério mesmo. Mas, pelo que vimos da casa, ela é construída no centro e na volta toda há aquele terraço imenso que dá acesso a laje. Então, a altura da laje vai ao encontro do terraço.
      Mas, creio que até esse gesto dele ficar desafiando o perigo seja proposital..rsrs...
      Outro com certeza não faria isso, não mesmo.
      Naquele outro vídeo em que ele fica dançando no peitoril da janela...aff!! Não é qualquer um que tem essa coragem, não mesmo.

      Pablito está aí e tão bom como sempre!!!! :)

      Bjãooo
      LOVE

      Um ótimo dia à todas.

      Excluir
  9. Mi, eu tentei fazer uma pergunta para ele mais não consegui, mesmo me cadastrando, não deu certo, vc fez alguma pergunta a ele? como vc consegui? apareceu um monte de coisas la, ai desisti

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz não amiga...nem tentei,eu não tenho face,acho que para perguntar tem que ter face não é?

      mas amiga se vc conseguir pergunta para ele se ele tem intenção de um dia tirar a máscara,só para ver se ele responde...eu perguntaria isso para ele...

      Já está rolando umas perguntas meia pesadinhas lá...se ele não deletar vai virar bagunça...sei não!!

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Mi, chamaram ele de Michael e ele não gostou, vc viu?

      também está escrito, donzelas adoro sexo). Michael você quer sexo?) Desculpa para a minha pergunta, mas você ama o sexo?) Eu não quero que você ofender, mas eu quero ser sua garota e, conseqüentemente, eu pergunto sobre isso. Mas não que eu tanto adoro sexo, mas se você quer sexo ...

      Quem é Michael? você deve estar me confundindo. mas,

      Achei demais a resposta dele

      Eu não tenho face, e ele é ligeiro rsrsrs, se continuarem perguntando besteiras para ele é bem capaz que ele pare mesmo, eu desisti, eu não faria essa pergunta da máscara á ele Mi, acho que ele não iria gostar, eu quero continuar numa boa com ele rsrsrs, mais ele já me deu a resposta do que eu ia perguntar, já fiquei satisfeita

      Bjs

      Love

      Excluir
  10. Bom dia meninas!

    Pablito cortou o vídeo, ele tirou a ultima musica, vcs chegaram a ver os movimentos dos pés dele nessa musica que ele tirou, e as viradas de mãos e os movimentos nos braços que ele da, é Michael todinho rsrsrs

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
  11. Meninas, como colocaram lá, vem pra cá tb! rsrs...

    Amo esse poema, ou melhor, amo todos!!
    E todos que Pablito fez e postou no seu canal, são simplesmente perfeitos.

    Confiança
    “No espaço que antes ficava o medo
    O amor é permitido crescer.” MJ

    E o trechinho da canção The Lady In My Life
    colocada no final.

    So Listen To My Heart
    “Então ouça meu coração.”


    Michael meu Rei, I love you more...
    LOVE
    Amor incondicional sempre!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  12. Genten!!!Que música é essa que está tocando agora??
    Não conheço!

    Poxa essa rádio bem que poderia marcar o nome da música, né?
    Há tantas músicas do fofo que não conheço todas não.

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs difícil saber a musica se não estivermos no blog no mesmo momento, eu conheço muitas, mais como não ouvi não sei rsrsrs, mais acho que ainda temos muitas para conhecer

      Bjs

      Love

      Excluir
    2. Vc não lembra a musica que veio antes dessa que vc não conhece? ou a que veio depois? assim talvez desse para saber qual é a que vc fala

      Bjs

      Love

      Excluir
  13. Esqueci de deixar o link do poema..rsrs

    http://www.youtube.com/watch?v=8iMFNTNpXJ8&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, eu já assisti esse vídeo logo cedo, que "coincidência"

      Bjs

      Love

      Excluir
  14. Claro amiga..kkkkk..vcs assim como eu, não desgrudam os olhos de lá..rsrsrsr...


    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  15. Earth song está tocando agora!!AMOOOOOOOO!!!
    Michael vc é tudooo meu REI!!!

    ResponderExcluir