terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bruce Swedien e Michael Jackson

Bruce Swedien, engenheiro de som que gravou e mixou álbuns de Michael Jackson, incluindo "Off the Wall" - "Thriller" - "Bad" - "Dangerous" - "HIStory" – e "Invincible”, disse, "Michael era um perfeccionista e sua morte é uma grande perda". "Ele sempre assinou as suas notas, Love MJ"

Mick Jagger não hesitou quando Michael Jackson disse ao cantor dos Rolling Stones para aquecer as suas cordas vocais antes de gravar o dueto "State of Shock" em 1983.

Foi uma sessão de gravação clássica um ano depois de "Thriller", tinha cimentado a reputação de Jackson como o Rei do Pop, de acordo com o morador de Ocala, que trabalhou ao lado de Jackson por duas décadas.

"Mick não hesitou", disse Bruce Swedien , que gravou e misturou muitos álbuns de Jackson, incluindo "Off The Wall" e "Thriller" - considerados entre os melhores de todos os tempos.

"Até então, todos sabiam o quão bom era Michael", continuou ele. "Se Michael Jackson diz para aquecer, você aquece - mesmo que você seja Mick Jagger."

Swedien, de 75 anos, vive tranquilamente em sua fazenda de cavalos em Ocala e ainda grava álbuns para jovens talentos locais em seu estúdio elaborado.

Swedien, que já trabalhou com muitas lendas, desde Paul McCartney até Duke Ellington, falou sobre a curta vida de Jackson, na idade de 50 anos.

O engenheiro de som, até compartilhou créditos de compositor com Jackson na canção "Jam", um hit nº 3 nas paradas de R & B em 1992.

Swedien disse que normalmente grava um cantor cerca de uma dúzia de vezes antes de conseguir o suficiente para misturar uma pista perfeita para um álbum vocal.

Com Jackson, levou apenas 2/4. E qualquer uma dessas tomadas seria perfeito só por si. Mas horas de preparação antecedem a gravação.

Eles poderiam mudar letras, ritmo e afinação, trabalhando por dias e horas para conseguir a música certa, antes de finalizar a trilha. Swedien disse que Thriller foi gravado e concluído em seis meses.

Ele credita o produtor musical Quincy Jones por criar o som de Michael Jackson.


"'Off the Wall' e 'Thriller' mostrou abordagem caleidoscópica de Quincy", disse Swedien, que descreveu Jones como um genio musical.

No entanto, era o talento de Jackson e unidade para a perfeição que mantinha o cantor praticando toda a noite antes de uma gravação.

É por isso que uma sessão típica de gravação começa tarde.

"Fomos até ao romper do meio-dia", disse Swedien, acrescentando que Jackson nunca começa a cantar, sem ter aquecido completamente a sua voz para um dia no normal de 10 horas.

Swedien diz que Jackson é um perfeito cavalheiro e "profissional consumado" em todas as reuniões.

"Ele nunca bebeu café", lembra Swedien. "Ele nunca bebeu álcool. Ele era difícil para comer. Eu acho que se poderia dizer que ele era obcecado pela saúde.”

Enquanto alguns podem lembrar de Michael Jackson por as suas bem divulgadas particularidades, Swedien vai se lembrar dele como um dos artistas melhor preparado, com quem ele alguma vez já trabalhou.

E Swedien deve saber. Ele gravou muitos dos grandes nomes, incluindo Mick Jagger, Paul McCartney, Muddy Waters, Barbara Streisand e Lena Horne.

"Ele nunca veio a meio-gás", disse Swedien. "Michael estava sempre preparado. Eu nunca gravei Michael quando ele tinha as letras na frente dele."

Swedien disse que a dedicação de Jackson para a sua arte era única. Durante as gravações do álbum, que às vezes duram mais de seis meses, Jackson raramente descansava. "Ele trabalhava nas letras o tempo todo", disse Swedien.”

Swedien afirmou que o seu respeito por Jackson faz com que ele relute em falar sobre uma disputa financeira que teve com a estrela. Em 2007, Swedien afirmou Jackson lhe devia US $ 500.000 em royalties.

"Eu amo Michael Jackson", disse Swedien quando perguntado sobre a polêmica. "Ele me fez ganhar uma tonelada de dinheiro."
Para o meu amigo Bruce, Love Michael Jakson 79
Nota escrita por Michael, agradecendo a Bruce Swedien por aturar todas as suas 'loucuras’.
Bruce obrigado por aturar todas as minhas loucuras. Eu amo você (?) “B”
Os Nova Beam (projetores) vão estar cá também dentro de alguns dias para você
Obrigado Michael
P.S. por favor Bruce, certifique-se de que a nossa cassete supera todos os outros álbuns 
Obrigado

Bruce Swedian que divulgou esta foto em 2009, disse de Michael "Comecei a trabalhar com Michael, quando ele tinha acabado de fazer 18 anos, eu gravei todas as notas que ele fez ou 99 por cento delas. O Michael que eu conhecia era educado, calmo e pacífico. Eu o amava muito, ele foi e sempre será o maior ".
Bubbles dançando enquanto Michael canta para ele durante uma pausa na gravação, em 1979.
Bruce Swedien Relembra Michael Jackson
Fonte: tudoemteunome.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário