sábado, 12 de fevereiro de 2011

BIOGRAFIA DE MICHAEL


Do nascimento ao lançamento do primeiro álbum do The Jackson 5
1958-1969


Michael Joseph Jackson nasceu aos 29 dias do mês de agosto do ano de 1958, no município de Gary, Indiana (Estados Unidos da América). Sétimo filho de Katherine Esther Jackson com Joseph Walter, Michael teve mais oito irmãos, sendo eles Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, La Toya, Marlon, Brandon, Randy e Janet respectivamente, incluindo uma meio-irmã por parte de pai chamada Joh'Vonnie.

Michael foi criado em uma casa de dois cômodos na 2300 Jackson St. (rua). Tinha como foco os estudos e a religião, incentivado por sua mãe, Michael e seus irmãos seguiam a religião "Testemunha de Jeová". Enquanto seu pai trabalhava em uma usina siderúrgica pra manter a casa, Michael tinha como passatempo ouvir músicas de James Brown, dançar e cantar.

Em um dia qualquer, Katherine resolve ir ao quarto para ver se Michael estava arrumando sua cama quando ouve ele cantando uma música de James Brown; Katherine se impressiona e no mesmo instante fala com Joseph para ouvir Michael cantando, pois poderia ter alguma possibilidade em tocar na banda que Joseph produzia junto aos seus filhos. Joseph se recusa a ouví-lo cantando, até que então, depois de várias insistências de Katherine, Joseph ouve Michael, também impressionado com os dotes vocais do pequeno garoto, Joseph decide então na mesma hora em colocá-lo como vocalista principal da banda familiar, como líder do grupo (por formação original, Jermaine era o líder).

Apenas com 5 anos de idade Michael iniciou sua vida profissional com seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, tocando em festas, festas de casamentos etc.

Foi na Garnett Elementary School (Gary), em 1963, que Michael apareceu pela primeira vez para o público, ele trajava calças pretas e camiseta branca e cantou a música "Clim Every Mountain" do filme musical "A Noviça Rebelde". Segundo Michael, ele descreveu sua sensação após terminar sua performance como "espantosa" depois de ver as pessoas o aplaudindo tanto e sorrindo, algo caloroso para o pequeno Michael.

Certamente o grupo já havia um grande estímulo para continuar a cantar e alcançar o sucesso, porém, foi no Teatro Apollo, no ano de 1967, que os garotos da pacata cidade de Gary conseguiram impressionar de fato seu público e Gladys Knights, cantora contratada pela Motown. Michael e seus irmãos gravaram um single independente chamado "Big Boy" pela Steeltown, e com isso, em 1968 (um ano após a descoberta do grupo por Gladys Knights), Berry Gordy, presidente da Motown, aceita ouvir o grupo e contratá-los. Gladys Knights foi quem apresentou os Jacksons ao presidente da Motown, porém Diana Ross foi quem cretitou o grupo, na época integrante do grupo Supremes, por sua maior influência na gravadora Motown e a simpatia com os meninos na época. Diana Ross apresentou o grupo pela primeira vez como Jackson 5 no show Hollywood Palace, transmitido pela rede Americana ABC, em 1969. O single "I Want You Back" foi lançado na mesma semana chegando rapidamente ao primeiro lugar nos Estados Unidos. Dois meses depois o Jackson 5 lançava seu primeiro álbum: "Diana Ross present the Jackson 5".

Do The Jackson 5 à formação do The Jacksons
1969-1975


Com o grande sucesso do single "The Love You Save", os Jackson 5 aparecem pela primeira vez em uma televisão de rede nacional no programa Ed Sullivan Show. O segundo single de sucesso do grupo saiu em 1970, "Abc" foi o single mais vendido do ano e conquistou um Grammy de "Melhor Canção Pop do Ano". Em seguida, foi "The Love You Save" que subiu em disparada ao primeiro lugar e logo após "I'll Be There" também conseguiria o mesmo feito. Foi assim que os irmãos Jacksons conseguiram seu primeiro recorde colocando quatro singles consecutivos na primeira colocação das paradas musicais. Em 1970 acontece a primeira turnê do Jackson 5. No ano seguinte saíram para a segunda turnê, na qual percorreram 45 cidades pelos Estados Unidos. Na turnê de 1972 o grupo saiu dos EUA e visitou também a Inglaterra. Na última turnê como The Jackson 5 os meninos fizeram shows no Japão, Austrália, Nova Zelândia, Havaí, Inglaterra, América do Sul, Hong Kong, Austrália, Filipinas e Caribe.

Foi em 1971 que Michael lançou seu primeiro single em carreira solo (aleatória ao Jackson 5 nesta época), "Got To Be There" que um pouco mais tarde viria estar presente no álbum com mesmo título, em 1972 é lançado então o álbum Got To Be There, contendo sucessos como "Ain't No Sunshine", "I Wanna Be Where You Are" e "Rockin' Robin". O álbum ficou durante um longo tempo no topo dos charts, essencialmente como melhor R&B/Soul do ano. Em seguida, Michael já tinha sua fama propagada por seu grande talento, então vieram outros grandes sucessos (bem sucedidos) como "Ben" de 1972, "Music & Me" de 1973 e "Forever, Michael" de 1975.

O pequeno garoto de Gary havia conquistado milhares de fãs ao redor do mundo por sua encantate voz em seus trabalhos solo.

Em 1974 os Jackson 5 lançaram "Dancing Machine" seguindo a tendência de música disco da época, para essa música Michael queria ” achar um movimento de dança que exaltasse a música e a tornasse mais excitante de se performar", ele usou um passo de dança de rua chamado "Robô", após a performance de "Dancing Machine" no Soul Train, todos os jovens dos EUA já sabiam como fazer o "Robô". Nesse mesmo ano começaram os problemas do grupo com a Motown, os meninos queríam começar a escrever suas próprias músicas pois não estavam satisfeitos com o resultado das músicas naquele momento, porém a Motown recusou a proposta. Depois de muitas recusas, o próprio Michael, em reunião com Berry Gordy, anunciou que o grupo deixaria a gravadora.

No ano de 1975 Michael, Jackie, Tito, Marlon e Randy (que entrou no lugar de Jermaine que permaneceu na Motown) assinaram contrato com a Epic Records. No ano seguinte o contrato entrou em vigor e agora Michael e seus irmãos eram os The Jacksons.

Do The Jacksons à carreira solo de Michael Jackson
1975-1985

Agora contratados pela Epic Records (na época CBS Records), os The Jacksons Michael, Tito, Marlon, Jackie e agora com Randy no lugar de Jermaine (que permaneceu na Motown para lançar carreira solo) tinham mais liberdade na composição das músicas.

O primeiro álbum da carreira do The Jacksons saiu em 1976 e levava o nome do grupo como título. O single "Enjoy Yourself" foi lançado antes do álbum para impulsionar o lançamento do disco. O próximo album do grupo, Goin' Places, chegou às lojas no ano seguinte, porém foi Destiny, o álbum mais vendido do The Jacksons, lançado em 1978 com sucessos como "Blame It On The Boogie" e "Shake Your Body", que foi responsável pelo retorno do sucesso estrondoso dos irmãos Jackson pelo mundo. No mesmo ano é lançado o filme musical The Wiz (O Feiticeiro), no qual Michael estrela o Espantalho ao lado de sua amiga Diana Ross que atua como Dorothy.

Destiny Tour

No começo de 1979 os irmãos saíram mundo a fora em concerto pela Destiny Tour, turnê que promovia o álbum recém-lançado, Destiny. Foi performado na turnê os grandes sucessos do disco, incluíndo sucessos do Jackson 5. Ainda, nesta turnê, Michael cantou "Off The Wall", "Rock With You" e "Don't Stop 'Till You get Enough" de seu álbum solo, Off The Wall. A Destiny Tour teve início em 22 de janeiro de 1979 e término em 26 de setembro de 1979.

No ano de 1979, Michael iniciaria sua carreira solo adulta com o lançamento de Off The Wall, ainda continuando a carreira com os irmãos paralelamente. Em 1980, Michael lançou com os irmãos o álbum Triumph, cujos singles foram "Lovely One", Heartbreak Hotel" (que foi renomeada como "This Place Hotel", para que não houvesse confusão com a música homônima de Elvis Presley) e "Can You Feel It". Triumph foi o primeiro álbum dos The Jacksons a atingir a primeira posição na Billboard, o grupo não atingia tal posição desde Maybe Tomorrow do Jackson 5 em 1971. Em seguida veio o The Jackson's Live! que foi um álbum ao vivo gravado durante a Triumph Tour em 1981. No ano seguinte, ainda seguindo a carreira com os irmãos, Michael lança seu segundo álbum solo pela Epic e o sexto álbum de sua carreira solo Thriller, o álbum mais vendido de todos os tempos. Também em 1982, Michael é convidado pelo diretor de cinema Steven Spielberg para narrar o Audiobook do filme E.T. - O Extraterrestre, o disco incluiria também a canção inédita "Someone In The Dark".

Triumph Tour

Após o lançamendo do álbum "Thriumph", os Jacksons resolveram propagá-lo com junto à turnê mundial Triumph Tour, que teve início em 9 de Julho de 1981 e término em 26 de setembro de 1981. Foi a maior turnê do grupo até então, rendendo-os cerca de 5,5 milhões de dólares. Seu repertório contou com os singles do álbum, como "Can You Fell It?", "This Place Hotel" e "Shake Your Body (Down To The Ground)". Michael ainda performou músicas de seu álbum solo, Off The Wall. Musicalmente falando, Triumph foi o ponto mais alto dos Jacksons em turnê .

No ano de 1984 sai o álbum Victory, foi o único disco que uniu os 6 irmãos Jackson (Michael, Tito, Marlon, Randy, Jackie e Jermaine, que até então seguia sua carreira solo na Motown) e chegou a ser indicado ao Grammy daquele ano. Após o término da Victory Tour, Michael e Marlon Jackson saem do grupo, Tito, Randy, Jackie e Jermaine permanecem com o The Jacksons e lançam mais um álbum em 1989, o 2300 Jackson Street.

Victory Tour

Victory Tour foi a turnê que promoveu o álbum recém-lançado, Victory. Foi marcada por ter sido a última turnê do grupo The Jacksons com Michael, a turnê rendeu cerca de 75 milhões de dólares tornando-a uma mega produção. Na verdade, Victory Tour embora levasse o nome do álbum Victory, não fora performado nenhuma das canções nele presente; segundo Michael foi por "não ter tido tempo de ensaiar as coreografias das músicas". Contou com os grandes sucessos do grupo até então e com muitas músicas da carreira solo de Michael, como "Off The Wall", "She's Out Of My Life", "Rock With You", "Workin' Day And Night" e também músicas do álbum mítico Thriller, "Beat It", "Billie Jean", "Human Nature" e "Wanna Be Startin' Somethin'". Houve também um medley de músicas de trabalhos solos de Jermaine, que continha "Let's Get Serious", "You Like Me, Don't You?" e "Tell me I'm Not Dreamin'", em dueto com Michael. Teve início em 6 de julho de 1984 e desfecho em 9 de dezembro de 1984.

Da Era Off The Wall à Era Thriller
1978-1982


No ano de 1978, Michael entrou no cinema estrelando o Espantalho no filme musical The Wiz (O Feiticeiro) ao lado de sua amiga Diana Ross, Michael cantou seis músicas no filme, incluindo "You Can't Win" (que foi a primeira gravação solo de Michael para a Epic Records) e "Easy On Down The Road" que depois foram lançados como singles. O filme foi indicado à 4 Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Cenografia. Michael teve críticas positivas por sua atuação no filme.

Foi no set de The Wiz que Michael falou com Quincy Jones que estava procurando um produtor para seu próximo álbum solo, e no final desse mesmo ano ele entraria em estúdio para gravar sem seus irmãos. Antes do lançamento do álbum, "Don't Stop 'til You Get Enough" foi lançado como single e impressionou à todos devido os falsetes de Michael e a incrível percurssão realizada por Michael e seu irmão Randy.

Em 1979, ainda no The Jacksons, Michael lançaria seu primeiro álbum solo pela gravadora Epic Records e o quinto álbum de sua carreira solo. Off The Wall, que inicialmente seria chamado de Girlfriend, foi considerado o primeiro álbum adulto de Michael. Produzido por Quincy Jones, marcou a estreia de Michael como compositor de suas músicas que compôs sozinho as músicas "Don't Stop 'til You Get Enough", "Working Day and Night" e "Get on the Floor" (co-escrita com Louis Johnson). "Don't Stop 'til You Get Enough" , canção inteiramente escrita e produzida por Michael, rendeu o primeiro Grammy de sua carreira solo. Também fazem parte do álbum os sucessos "Rock With You", "She's Out Of My Life" e a faixa-título "Off The Wall". Foram feitos videoclipes para as músicas "Don't Stop 'til You Get Enough", "Rock With You" e "She's Out Of My Life". Esse álbum teve quatro canções entre as dez mais tocadas no Reino Unido e nos Estados Unidos, foi a primeira vez que um artista conseguia tal façanha. No ano de 1980, Off The Wall se tornou o álbum de black music mais vendido de toda a história.

Em agosto de 1979, Michael completou 21 anos e seu contrato com a companhia de seu pai, Joseph Jackson Productions, acabou e não foi renovado. Michael queria total controle de suas músicas e negócios.

No ano de 1981, Off The Wall já havia vendido inacreditáveis 5 milhões de cópias. Mas o melhor ainda estava por vir, Michael estava pronto para voltar em estúdio para gravar o álbum mais vendido de todos os tempos: Thriller.

Da era Thriller à era Bad
1982-1986


Em 1982, Michael entrou em estúdio à convite do diretor de cinema Steven Spielberg para narrar o audiobook do filme E.T. - O Extraterrestre. Com a produção de Quincy Jones, o disco conta também com a canção inédita "Someone In The Dark". Dois anos depois, o audiobook rendeu o Grammy de "Gravação Infantil" para Michael.

Ainda antes de começar a trabalhar no seu segundo álbum solo pela Epic Records, Michael uniu-se a Paul McCartney para que trabalhassem em três canções: "The Man", "The Girl is Mine" e "Say Say Say". "The Girl is Mine" foi lançada como single em agosto de 1982 e entraria no álbum Thriller mais tarde e "Say Say Say" foi lançada por McCartney em seu álbum de 1983 Pipes Of Peace e se tornou o single número um nos Estados Unidos.

Em abril de 1982 Michael inicia as gravações do seu álbum de maior sucesso de vendas por todo o mundo. Originalmente Thriller se chamaria Starlight e inclui quatro músicas originais de Michael: "Billie Jean", "Beat It" (com solos de guitarra de Eddie Van Halen), "Wanna Be Startin' Somethin'" e "The Girl is Mine" (em parceria com Paul McCartney). As irmãs Jackson, LaToya e Janet, participaram da gravação de "P.Y.T.".

Thriller é o álbum mais vendido de todo o planeta. No Brasil é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos. Quando estorou vendeu mais de 50 milhões de cópias, hoje já chegam a aproximadamente 110 milhões de cópias vendidas por todo o mundo. Esse álbum não foi apenas uma influência musical, ele causou impactos também no mundo televisivo, da dança e da moda. Ficou 37 semanas como o álbum mais vendido nos Estados Unidos, esse prazo estendeu-se ainda por mais um ano. Foi um recorde na indústria fonográfica. O álbum foi tão importante que teve até relevância na luta contra a discriminação racial, uma vez que Michael tornou-se o primeiro artista negro a ter um videoclipe exibido pela MTV, ele conseguiu o feito com o clássico "Billie Jean". Michael ainda conseguiu que rádios de rock tocassem "Beat It", na época essas rádios eram destinadas a um público exclusivamente branco.

16 de maio de 1983 foi uma noite memorável para Michael. Foi o dia da transmissão televisiva do especial Motown 25: Yesterday, Today, Forever que havia sido gravado em março daquele mesmo ano. Além da comemoração dos 25 anos da gravadora Motown, foi o dia que Michael Jackson realizou pela primeira vez para o público (uma audiência de aproximadamente 3 mil artistas e mais 50 milhões telespectadores por todo o mundo) a performance de Billie Jean. Michael entrou no palco com seus irmãos e realizou um Medley das músicas dos Jackson 5, depois os irmãos Jackson saíram do palco e começou a performar Billie Jean imortalizando sua luva de cristais, o chapéu e a jaqueta, até que realizou pela primeira vez o Moonwalk. Michael foi elogiado por dançarinos como Gene Kelly e Fred Astaire. Foi nesse ano também que Michael revolucionou a história dos videoclipes quando lançou o curta-metragem de Thriller. O curta de 14 minutos foi dirigido por John Landis e foi lançado em dezembro de 1983. No ano seguinte foi lançado o Making Michael Jackson's Thriller, um documentário de aproximadamente 60 minutos que mostrava os bastidores das gravações de Thriller e foi vendido em fita de vídeo. Tornou-se o vídeo caseiro mais vendido de todos os tempos.

Em 16 de janeiro de 1984, Michael foi ao 11th Annual American Music Awards ao lado de Brooke Shields e ganhou 8 prêmios: Prêmio Especial por Mérito (Thriller), Álbum Pop/Rock (Thriller), Álbum Soul/R&B (Thriller), Cantor Soul/R&B, Cantor Pop/Rock, Compacto Pop/Rock ("Billie Jean"), Vídeo Pop/Rock ("Beat It") e Vídeo Soul/R&B ("Beat It"). Foi no final desse mesmo mês que Michael sofreu um acidente durante as gravações do comercial da Pepsi e teve graves queimaduras no topo da cabeça. No mês seguinte, Jackson levou 8 Grammys das 12 indicações que teve: Álbum do Ano (Thriller), Gravação do Ano ("Beat It"), Cantor Pop Solo Masculino (Thriller), Produtor do Ano (Thriller), Melhor Vocal Rock Masculino ("Beat It"), Melhor Vocal R&B Masculino ("Billie Jean"), Compacto R&B ("Billie Jean") e Gravação Infantil (E.T., o Extraterrestre)..

Em 1985, Michael Jackson se juntou a Lionel Richie e Quincy Jones para produzir uma música que ajudaria na campanha USA for Africa. A campanha visava reduzir os índices de mortalidade infantil no continente africano. A música "We Are The World" foi o resultado de uma melodia composta por Lionel Richie e letra escrita por Michael. A música foi gravada por 44 artistas e arrecadou 200 milhões de dólares. Michael ainda ganhou dois Grammys pela música.

Michael havia se separado dos The Jackson em 1984, mesmo ano em que ele começaria a elaborar seu próximo álbum solo: Bad.

Da Era Bad à Era Dangerous
1986-1990


Em 1986, Michael estrelou Captain EO, um filme em 3D dirigido por Francis Ford Copolla e produzido por George Lucas. Captain EO estreou nos parque temáticos Disney em 1986 e foi exibido durante os anos de 1980 e 1990 em parques da rede Disney. O filme conta a história de Captain EO (Michael Jackson) e de sua tripulação espacial que tem a missão de entregar um presente à uma rainha (Anjelica Huston) que vive em um mundo negro. Foi nesse filme que uma das canções que estaria no novo álbum de Michael seria ouvida pela primeira vez, "Another Part Of Me" é performada por Michael no final do filme. "We Are Here To Change The World", a outra música performada por Michael em Captain EO, iria entrar para o álbum Bad no lugar de "Smooth Criminal". (A Disney retomará as exibições do filme devido à morte de Jackson no ano de 2009).

Mais uma vez, Michael fez parceria com Quincy Jones como produtor. Michael compôs 9 das 11 músicas de Bad, sendo elas ; "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Speed Demon", "Liberian Girl", "Another Part Of me", "I Just Can't Stop Loving You", "Dirty Diana", "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone". Além disso, Michael fez parceria com Siedah Garret e Glen Ballard na composição de "Man In The Mirror". "Just Good Friends" foi composta por Terry Battan e Graham Lyle, que ganharia um dueto entre Michael e Stevie Wonder. Steve Stevens contribui com o solo de guitarra na faixa "Dirty Diana" cujo gênero é hard rock, seguindo a trilha de Beat It.

O primeiro single do álbum Bad foi um dueto com Siedah Gattet, intitulado "I Just Can't Stop Loving You", liberado em 27 de Julho de 1987. Percorreu como número um nos charts ao redor do mundo, principalmente no Reino Unido e na Europa. A canção tornou-se o maior single de estreia de 1987. O álbum tão esperado até então, Bad, foi lançado mundialmente em 31 de Agosto de 1987. Bad venceu 500,000 cópias em 5 dias de estreia, no Reino Unido; recorde no Reino Unido carimbado por Michael Jackson. Estreou como número um nos charts tanto no Reino Unido quando nos EUA e outros países ao redor do mundo. A canção-título do álbum Bad, "Bad" foi liberada em 31 de Agosto de 1987 (mesmo dia que o álbum) com seu videoclipe, tendo incríveis 18 minutos de duração, dirigido por Martin Scorsese. O curta foi filmado em Nova Iorque, estrelado por Wesley Snipes, em seu primeiro papel em clipes ou filmes. Há relatos que diz que o curta levou duas semanas para ficar pronto, e teve um gasto de cerca de 2 milhões de dólares. A reação à canção e ao videoclipe de Bad foi massiva: disparou como número 1 nos EUA e muitos outros lugares ao redor do mundo.

O terceiro single do álbum Bad, "The Way You Make Me Feel", foi liberado em 21 de novembro de 1987. O videoclipe tem cerca de 9 minutos, filmado com a bonita modelo, Tatiana Thumbtzen, com interesse no amor de Michael. O single foi número 1 e ficou no top 10 por 6 semanas nos EUA. Tornou-se o terceiro single número 1 do álbum Bad.

O quarto single, "Man In The Mirror", liberado em janeiro de 1988 e tornou-se o quarto single número 1 consecutivo do álbum Bad.


Em fevereiro de 1988, o álbum Bad já soma cerca de 7 milhões de cópias, e foi o primeiro em vendas em 21 países diferentes. Depois de um pequeno intervalo para ensaios, Michael levou a Bad Tour aos Estados Unidos, começando em Kansas (Missouri) em 23 de fevereiro de 1988. Os concertos da Bad Tour ficaram mais longos com a entrada de novos sons na setlist dos shows; novas coreografias e um palco novo (mais amplo e tecnológico). Os comentários sobre os shows descreviam como brilhante, todos viam seus concertos, desde fãs até estrelas do cinema e da música. Também em fevereiro, Michael lançou uma autobiogafia, "Moonwalk" bombou nas livrarias. O livro foi dedicado à Fred Astaire e teve uma descrição na introdução por Jacqueline Onassis. "Moonwalk" foi best seller em Nova Iorque e em outros lugares mundo afora.

Em 2 de março de 1988, Michael performou no Grammy Awards, Radio City Hall em Los Angeles. Ele também recebeu nominações pelo álbum Bad. Foi sua primeira performance televisionada em 5 anos, desde o Motown 25. Apesar de não levar para casa nenhum grammy, sua performance de "The Way You Make Me Feel" e "Man In The Mirror" foi verdadeiramente o motivo dos maiores aplausos e aclamação pública. Algumas pessoas dizem que aquela foi uma das maiores performances na história dos Grammy Awards.

Michael recebeu muitos outros prêmios e honras em 1988, incluindo 4 "Billboard Awards", três "NAACP Awards", 2 "Soul Train Awards" e o prêmio "MTV Video Vanguard Award", pela "marcante contribuição à produção videocliptica".

Em 3 de março de 1988, Michael performou um concerto privado no Madison Square Garden em Nova Iorque. Com a Pepsi, Michael apresentou um cheque no valor de 600 mil dólares (dinheiro arrecadado com os procedimentos do show especial) que foi doado ao "United Negro College Fund". A UNCF havia criado um programa chamado "Michael Jackson Scholars" quatro anos antes, quando Michael ainda estava em turnê na Victory Tour. Em 1988, 78 estudantes receberam bolsas de Michael Jackson para estudos neste fundo escolar. Michael também recebeu diploma de doutor Honoris Causa em Ciências Humanas pela Universidade Fisk, ainda, ganhou o prêmio Frederik D. Patterson em reconhecimento a sua contribuição para a UNCF. O concerto também gerou atenção mundial quando Tatian Thumbtzen beijou Michael no palco, durante a performance de "The Way You Make Me Feel".

No mesmo mês, Março de 1988, Michael finalizou a aquisição de sua nova casa, Neverland Valley Ranch, de 2.700 hectares na entrada do monte Figueroa, Los Olivos, Califórnia. Michael já tinha estado lá anteriormente, na gravação do clipe de "Say Say Say" com Paul McCartney em 1983. Originalmente chamado de rancho do sicômoro, Michael adquiriu a propriedade por 17 milhões de dólares. Michael imediatamente construiu um parque de diversões e um jardim zoológico e oficialmente abriu o vale Neverland no final de 1988.

O quinto single do álbum Bad, "Dirty Diana", foi liberado em abril de 1988, com videoclipe filmado ao vivo. Foi o número 1 nos EUA e tornou-se o quinto single número 1 consecutivo do álbum Bad. Michael Jackson tornou-se o primeiro artista na história que teve 5 singles número 1 de um mesmo álbum.

Em maio de 1988, Michael embarcou à Europa com a segunda parte da Bad World Tour, fazendo shows em mais lugares na Itália, Suécia, Alemanha, Áustria e outros países. Michael quebrou todos os recordes existentes até então quando fez 7 shows esgotados no "Wembley Stadium", Londres, com capacidade para 72.000 pessoas, em julho e agosto. 504 mil fãs foram a estes shows no total, e Michael foi presenteado com um prêmio especial do Wembley Stadium.

O terceiro show em Wembley, em 16 de junho foi assistido pelo príncipe Charles e a Princesa Diana. Antes de subir no palco, Michael presenteou o príncipe e a princesa com um cheque de 300 mil euros (resultado do rendimento dos shows) para o "Prince's Trust", instituição de caridade que dá suporte a crianças deficientes. Michael também presenteou Princesa Diana com duas jaquetas feitas sob encomenda especial; uma para seus filhos, Príncipe William e Príncipe Harry.

O sexto single do álbum Bad, "Another Part Of Me" foi liberado em julho de 1988, ficando na 11° posição nos charts dos EUA. O videoclipe que acompanhou o single foi uma compilação de filmagens de performances da canção de Michael em Londres e Paris.

Michael performou em seu aniversário de 30 anos em Leeds, Inglaterra em 29 de agosto de 1988, onde 90 mil adoráveis fãs cantaram para ele "Happy Birthday" (feliz aniversário).

Enquanto em turnê no Japão, em dezembro de 1988, o filme musical espetacular, "Moonwalker" foi liberado para o público. Teve uma versão teatral no Japão e Europa e o original liberado nos EUA, onde vendeu 500 mil cópias em duas semanas. Um projeto de gravação de três anos, "Moonwalker" tem 90 minutos, 8 partes do filme documentam a carreira de Michael com imagens maravilhosas, uma versão júnior do clipe "Bad" (chamado de "Badder"), 5 videoclipes, e 40 minutos centrais com efeitos especiais impressionantes. O filme custou aproximadamente 27 milhões para ser feito e foi estrelado por Joe Pesci. No objetivo central da trama, Michael Jackson interpreta um homem que tenta salvar seus amigos do "Mr. Big" (interpretado por Joe Pesci), um senhor das drogas que está tentando vender drogas para jovens. O filme também apresentou o videoclipe de "Smooth Criminal", com 10 minutos, o clipe traz cenários dos anos 1930, e estilo gangster. O single de "Smooth Criminal" foi liberado em volta do mesmo tempo, ficando com a 7° posição nos EUA.


Em 27 de janeiro de 1989, Michael performou seu último concerto da Bad World Tour no "Sports Arena" em Los Angeles. A Bad Tour teve finalmente seu fim depois de 16 meses. Foi a maior turnê que um artista poderia ter empreendido - com 123 shows em 15 países em 4 continentes e desempenhada para certa de 4.4 milhões de fãs. A turnê teve um bruto de incríveis 125 milhões de dólares, com todo o lucro doado para instituições de caridade a redor do mundo.

"Leave Me Alone" foi o oitavo single liberado do álbum Bad, em janeiro de 1989. Foi liberado unicamente na Austrália e Europa, chegando à primeira posição no Reino Unido. O videoclipe, incluído no "Moonwalker", ganhou o Grammy Award de 1990 pelo prêmio de "melhor curta de vídeo musical". Em 13 de fevereiro de 1989, Michael Jackson anunciou que seu empresário Frank DiLeo fora despedido.

Antes de encerrar a campanha do álbum Bad, o novo e último single a ser lançado, "Liberian Girl" foi liberado em julho de 1989. A música foi dedicada à melhor amiga de Michael, Elizabeth Taylor. O videoclipe foi estrelado por nada menos que 35 amigos (celebridades muito famosas na época) de Michael, a música alcançou a primeira posição no Reino Unido.

Em 13 de novembro de 1989, Michael fez uma performance no especial "Sammy Davis Jr 60th Anniversary TV Special". Ele compôs uma canção especial a Sammy Davis Jr., da qual intitulou "You Were There", apresentou-a na mesma noite. A reação ao desempenho foi tão forte que Michael foi nomeado a um Emmy Award pela composição da música.

Nesta altura, o álbum Bad já havia vendido incríveis 17 milhões de cópias e tornou-se o segundo álbum mais vendido da história. Também tornou-se o nono álbum mais vendido na história britânica. Hoje, Bad já vendeu aproximadamente 34 milhões de cópias pelo mundo. Michael também se tornou o primeiro (e ainda único) artista a emplacar 5 singles número 1 consecutivos nos EUA por um mesmo álbum. Michael recebeu diversos prêmios por sua contribuição à produção de videoclipes em 1988 e 1989. Também, em 1989 no "Soul Train Awards", Michael recebeu o primeiro prêmio "Samy Davis Jr Awards" anual e também o "Heritage Award", onde Elizabeth Taylor nomeou ele como "O verdadeiro rei do pop, rock e soul".

Michael Jackson certamente provou que ele foi o maior entertainer dos anos 80, e o artista que mais vendeu de todos os tempos. Ele teve duas das maiores turnês da década de 1980 e os dois álbuns mais vendidos da história da música. Ele também quebrou 6 recordes mundiais, da qual estão mantidos até hoje: O vídeo mais bem sucedido da história por "Thriller", o álbum mais vendido de toda a história por "Thriller", mais semanas no topo dos charts nos EUA por "Thriller", Entertainer mais bem pago de todos os tempos, primeiro Entertainer a ganhar mais de 100 milhões de dólares em um ano e mais visto pela promoção de um produto.

Por volta de 1990, Michael já estava com projetos para seu próximo disco, que iria trazer um novo som. Dangerous seria lançado em 1991.

Da Era Dangerous à Era HIStory
1990-1994


A era Dangerous, 1990-1994, daria início a uma nova década com novos sons e concertos de entretenimento mais contemporâneos. Michael começou a gravar seu novo álbum, com filmagens e padrões de entretenimento legendários.

A partir da nova era, em 1990, Michael foi honrado com muitos prêmios, incluindo vários de "Entertainer da década", prêmios do Soul Train, MTV e Sony. Ele foi homenageado na Casa Branca pelo presidente George Bush, quem presenteou-o com um especial "Prêmio de Entertainer da década". Também recebeu o "American Cinema Award" por "Entertainer da década", apresentado por Elizabeth Taylor.

Michael Jackson originalmente planejou lançar uma compilação com hits de sucesso dos seus trabalhos anteriores, incluindo apenas 3 novos sons, da qual ele chamaria de "Década" em 1990. Contudo, Michael havia composto e gravado várias músicas e teve um abundância de material para lançar. Em março de 1991,

Michael renegociou seu contrato com a Sony, da qual incluía um termo de que ele deveria fazer 6 álbuns em 15 anos. As taxas de direitos autorais foram maiores que de qualquer outro artista, 25% do preço da venda de cada disco. O contrato também incluía Michael como dono de sua marca. O contrato cravou recorde no livro dos recordes (Guiness World Records) novamente, pelo "Maior contrato de entretenimento de sempre", no valor de 890 milhões de dólares.

Michael começou a gravar o novo álbum em 25 de Junho de 1990. Durante o ano, Michael emprestou sua voz à um episódio dos Simpsons, chamado "Stark Raving Dad" (intitulado no Brasil como Papai Muito Louco), sob o pseudônimo "John Jay Smith". O uso da voz de Michael no episódio não fora confirmado até alguns anos atrás. Ele também havia escrito uma música para os Simpsons, chamado "Do The Bartman", com Bryan Loren, da qual foi lançado como single no começo de 1991.

Em setembro, Michael foi homenageado pela MTV quando eles o nomearam o prêmio "Video Vanguard Award" para "Michael Jackson Video Vanguard Award".

Em 14 de novembro de 1991, Michael lançou o primeiro single e curta do álbum Dangerous, chamado "Black Or White". Para os 11 minutos do videoclipe, Michael convidou novamente o diretor John Landis para dirigir.O filme também foi estrelado por Macaulay Culkin, Peggy Lipton e George Wendt. Foram gastos no curta cerca de 4 milhões de dólares e incluiu uma coreografia difícil e muitos efeitos especiais. O videoclipe de "Black Or White" foi um dos primeiros curtas a usar a técnica "Morphing", para alterar a face das pessoas no final. A estréia do curta foi mostrado em 27 países simultaneamente (incluindo o Brasil, pelo Fantástico) e visto por aproximadamente 500 milhões de pessoas, a maior audiência desde sempre a ver um clipe de música. O curta criou controvérsias, devido aos 4 últimos minutos, onde Michael dançou a capella nas cidades de Los Angeles. Alguns críticos viram a dança como incentivo a violência disseram não ser adequado a exibição para família. Um dia depois do lançamento, Michael cortou os últimos 4 minutos do curta e emitiu um comunicado pedindo desculpas. Para datar, o vídeo ainda é exibido certas vezes com segmento final (que fora cortado) e é considerado um dos videoclipes mais controversos de todos os tempos. Controvérsia à parte, "Black Or White" foi número 1 em 13 países, ficando no top das paradas nos EUA por 7 semanas e na Austrália por 8.

O álbum Dangerous foi lançado mundialmente em 26 de novembro de 1991. Após 16 meses de gravações, Michael tinha um álbum espetacular com 15 canções novas.

Michael havia terminado sua associação com o produtor Quincy Jones e alistou novos produtores, Teddy Riley e Bill Botrell. O álbum tinha um estilo "New Jack Swing"; sonoridade influenciada principalmente pelo gospel e hip hop. Michael havia composto cerca de 60 canções para o novo projeto; 13 destes vinham a entrar para o álbum: "Jam", "In The Closet", "She Drives Me Wild", "Remember The Time", "Can't Let Her Get Away", "Heal The World", "Black Or White", "Who Is It", "Give In To Me", "Will You Be There", "Keep The Faith" e "Dangerous". Teddy Riley e Bernard Balle contribuíram com "Why You Wanna Trip On Me", Larry Grossman e Buz Kohan contribuíram com "Gone Too Soon". Michael novamente uniu-se com Siedah Garret e Glen Ballard para compôr "Keep The Faith". O guitarrista Slash tocou em duas músicas: "Black Or White" e "Give In To Me". Também chamou três rappers diferentes para cantar em suas músicas: Heavy D em "Jam", Wreck 'N Effect em "She Drives Me Wild" e LTB em "Black Or White". A "Mystery Girl" foi chamada para contribuir em tom sexy em "In The Closet". Mais tarde foi revelado que a "Mystery Girl" era de fato a Princesa Stephanie de Mônaco.

A capa esplêndida de Dangerous foi criada por Mark Ryden e um dos primeiros estouros de sucesso com Dangerous foi devido a sua arte da capa.

Dangerous foi um dos mais esperados da década de 1990 - tanto que alguns ladrões armados roubaram aproximadamente 30 mil cópias quando o primeiro carregamento chegou no aeroporto de Los Angeles - Dangerous recebeu análises e comentários incríveis e foi número 1 em diversos países; também tornando-se o álbum mais vendido de 1992.

Em 27 de novembro, Michael performou "Black Or White" e "Will You Be There" no aniversário de 10 anos da MTV, exibido na televisão. Junto ao palco com Michael, estava o guitarrista do Guns 'N Roses, Slash.


Em 14 de fevereiro de 1992, Michael Jackson anunciou em uma conferência com a Pepsi, à imprensa, que ele de fato iria iniciar uma nova turnê. Michael falou claramente que faria a turnê por um único motivo: para arrecadar fundos para sua recém-formada fundação "Heal The World". Seu lucro bruto foi de 100 milhões até por volta do natal de 1993. O anúncio da turnê coincidiu com um novo contrato entre Michael Jackson e a Pepsi: relatado 20 milhões de dólares para patrocinar a Dangerous World Tour.

Também em fevereiro, Michael lançou o single "Remember The Time" com um espetacular videoclipe dirigido por John Singleton. Os 9 minutos do clipe foram estrelados por Eddie Murphy, a supermodelo Iman e Magic Jphnson. O curta tinha coreografias e sequências de danças incríveis, com muitos efeitos especiais. O single foi número 1 nos EUA, em charts R&B e entrou para o top dez singles na nona posição em diferentes países.

No começo de Março de 1992, Michael fez shows em 5 lugares diferentes na África pela turnê. Sua primeira visita lá em 19 anos foi prestigiada com 100 mil fãs em passagem por Gabon. Ele recebeu dois prêmios em Gabon: o prêmio por "Honra e Mérito Nacional" e o prêmio "Associação Nacional de Negros Auto-Suficientes: Prêmio de "Lifetime Archievement". Ele participou de cerimônias históricas na África, e foi coroado "Rei Sani" por líderes tribais na Costa do Marfim.

Em maio, Michael lançou o single de "In The Closet". O curta foi filmado para acompanhar a canção, dirigido pelo renomeado fotógrafo, Herb Ritts, e estrelado pela supermodel Naomi Campbell como juras de amor por Michael. O clipe vaporoso foi filmado no deserto em Palm Springs, Califórinia, e contou com bois reais. A canção entrou para o chart "top dez hits" em 5 países.

Em junho, Michael lançou um novo livro, chamado "Dancing The Dream". O livro contou com poemas, canções e reflexões escritas pelo Michael e incluiu muitas fotos de sua coleção privada, sessões de fotos, fotos de videoclipes, raras etc. Também apresentou fotos e pinturas de alguns de seus artistas favoritos no seu livro.

Em 27 de junho de 1992, Michael começou a Dangerous World Tour em Munique, Alemanha. O show teve efeitos especiais por David Copperfield, um palco especial e amplo, iluminação especial e pirotecnia, novas e originais coreografias sensacionais. Levou uma embarcação de 747 jatos para transportar o equipamento de país a país. Michael saudou a multidão em cada concerto, saindo por baixo do palco. Quando Michael performou "Smooth Criminal", ele fez o passo 'The Lean" ao vivo no palco com um truque em seus sapatos, da qual o patenteou.

Em Londres, Michael novamente esgotou a bilheteria para os shows no Wembley Stadium e arrecadou cerca de 13 milhões em três shows. HBO ofereceu ao Michael o incrível valor de 21 milhões para filmar e televisionar seu último concerto pela Europa, em Bucareste, Romênia. Foi o maior valor já pago por uma rede de televisão para transmitir um concerto e tornou-se o show com maior audiência transmitido por uma TV a cabo da história.

"Jam" foi lançado em julho de 1992. O vídeo foi dirigido por Michael Jackson junto com David Kellogg. Teve a participação de Michael Jordan e Kriss Kross. A canção para o top 10 em 5 países. Em novembro, "Heal The World"; o quinto single a ser lançado. A canção foi "top 10" em 4 países.

Também em novembro de 1992, "The Jacksons: An American Dream" foi transmitido pela ABC. Era a história da ascensão do Jackson Five e foi produzido por Jermaine Jackson. Foi apresentado por um elenco de estrelas, com Angela Bassett, Billy Dee Williams e Vanessa Williams. Wylie Dryper interpretou Michael Jackson em sua adolescência. O filme tornou-se uma das biografias musicais de maior sucesso da década de 1990 e recebeu classificações elevadas. O filme foi nomeado para sete Emmy Awards e venceu quatro, incluindo "Realização Individual e Excelente Coreografia".

Em 31 de dezembro em Tóquio, Japão, Slash juntou-se ao Michael no palco para uma performance especial de "Black Or White". Foi o último concerto da primeira para da Dangerous Tour. Michael tinha muitos projetos excitantes em mente para 1993, e começou os ensaios para o show nos intervalos do Superbowl.


Em janeiro de 1993, Michael compareceu no "NAACP Awards" onde ele recebeu o "25th Silver Anniversary Entertainet Of The Year Award" e "Outstanding Music Video Award" por "Black Or White". Em seguida, participou e performou "Gone Too Soon", "Heal The World" e "We Are The World" na inauguração do "Clinton's Ball". Em 25 de janeiro, Michael performou a música "Dangerous" no AMA, onde recebeu 3 prêmios incluindo "Melhor Pop/Rock Álbum". "Melhor Soul/R&B Single" e o primeiro "Michael Jackson International Artist Award" por recorde de vendas e esforços humanitários.

Depois do mês fabuloso, Michael performou nos intervalos do Superbowl um show em 31 de janeiro. O show incluiu "Jam", "Billie Jean", "Black Or White", e "Heal The World", o qual incluiu audiência de mais de 98 mil pessoas e um coral de 750 membros. Aproximadamente 120 milhões de pessoas no evento, uma das maiores audiências já exibida pela televisão.

Janeiro de 1993 também marcou o lançamento do sexto single do álbum Dangerous, "Who Is It". O videoclipe foi dirigido por David Fincher e falava da história de uma amante que havia decepcionado Michael. O single entrou para o "top 10" em 5 países diferentes e foi número 1 no chart "Dance" nos EUA.

Em 10 de fevereiro de 1993, Michael foi entrevistado por Oprah Winfrey no rancho Neverland. Foi a primeira entrevista de Michael ao vivo na TV em 14 anos. Durante 90 minutos especiais, Michael falou sobre sua vida pessoal e carreira, e fez uma turnê por seu rancho com Oprah. Ele também dançou ao vivo em seu teatro e deu à audiência uma performance a capella de "Who Is It". O show se tornou o quarto maior show de entretenimento já classificado na história.

Michael também estreou seu sétimo single de Dangerous: "Give In To Me". Depois da entrevista, o álbum Dangerous disparou nas vendas, chegando ao top 10 mais uma vez em várias categorias.

"Give In To Me" foi oficialmente lançado na Europa em fevereiro com participação de Slash em seu videoclipe; filmado na Alemanha em duas horas em frente a ao público ao vivo. O single não foi lançado na América do Norte, mas entrou para o "top 10" em 5 países.

Em 15 de março, Michael compareceu no Grammy Awards e foi homenageado com o "Legend Award", apresentado pela sua irmã, Janet. No mesmo mês, Michael compareceu ao Soul Train Awards, onde ele performou "Remember The Time" e recebeu três prêmios incluindo "Humanitário do ano". Michael foi homenageado novamente no WMA em Mônaco, onde recebeu três prêmios incluindo "Artista Mais Vendido Da Era".

Em julho de 1993, "Will You Be There" o oitavo single de Dangerous foi lançado. A canção recebeu uma recepção maravilhosa pelo resto do mundo, ficando no top 10 nos EUA e no top 10 no Reino Unido por 6 semanas. A canção também foi trilha sonora do filme "Free Willy".

Em 24 de agosto de 1993, Michael retomou sua turnê Dangerous, começando a segunda parte em Bangkok, Tailândia. A turnê se moveu para Ásia, Rússia e depois em direção à América do Sul. Michael fez seu último show pela turnê em 11 de novembro de 1993, no México. A turnê terminou de repente, devido às falsas acusações de pedofilia e Michael também havia se tornado dependente de analgésicos por este período (segundo ele mesmo) devido à recente cirurgia em seu couro cabeludo. Michael Jackson tocou 69 concertos para aproximadamente 3,5 milhões de fãs e doou todo o rendimento bruto para sua fundação, Heal The World e outras instituições de caridades ao redor do mundo. Foi a maior turnê de seu tempo.

Em dezembro, o nono e último single de Dangerous foi lançado: "Gone Too Soon". A canção entrou para o top 40 de sucessos no Reino Unido. Também por altura, "Dangerous: The Short Films" foi lançado pela Sony. Ele apresentava todos os videoclipes do álbum Dangerous, a performance de Michael no Superbowl e outras performances de cerimônias de prêmios.

O álbum Dangerous foi recebido espantosamente bem e ficou 117 semanas nos charts dos EUA. No fim desta era, já havia vendido cerca de 10 milhões de cópias mundo afora. Atualmente, Dangerous já vendeu cerca de 32 milhões de cópias!

Depois de um descanso merecido de turnês e apresentações, Michael se recuperou de todas as investigações e acusações no início de 1994. Em 26 de maio de 1994, Michael se casou com Lisa Marie Presley em uma cerimônia na República Dominicana. Eles não fizeram um anúncio de sua união até dois meses depois. Durante 1994, Michael começou o trabalho para seu próximo álbum. Ele já tinha composto várias canções quando estava em turnê, e já estava pronto para gravar e atuar.

Michael Jackson certamente tinha dominado as manchetes na era Dangerous com apresentações espetaculares, uma turnê incrível e muitas controvérsias. Ele introduziu um novo som nos anos 90, e novamente havia mudado o estilo dos videoclipes, fazendo uso expansivo da tecnologia. O álbum Dangerous dominou os charts por dois anos e ganhou 16 prêmios. Michael foi homenageado por toda a parte com prêmios e cerimônias, dando o exemplo no mundo da música e também como um incrível humanitário.

Então, em 1995, Michael já estava com boa parte de seu trabalho novo pronto. HIStory: Past, Present and Future - Book I, seria lançado em Junho desse mesmo ano.

Da Era HIStory/Blood On The Dance Floor à Era Invincible
1994-1999


A era HIStory/Blood On The Dance Floor, 1995-1999, foi uma das eras mais movimentadas, com dois álbuns; sua maior turnê, alguns dos curta-metragens mais caros e deslumbrantes com programação de mídia pesada.

No final de 1994, Michael Jackson e Lisa Marie Presley aparecem pela primeira vez juntos no MTV Movie Awards, onde Michael ganhou um prêmio por "Will You Be There". Michael logo volta para estúdio ainda em 1994 para criar seu novo álbum.

Em 23 de Fevereiro de 1995 Michael deu uma prévia especial das canções que viriam em seu quarto álbum para a National Association of Recording Merchandisers. A NARM o presentou com o Harold Chaplin Humanitarian Award na ocasião.

A massiva campanha promocional para o quarto álbum, HIStory, foi lançada na MTV e ao redor do mundo em 22 de Maio de 1995, com a exibição de um estonteante teaser. Os 4 minutos de "HIStory Teaser" foram filmados em Budapeste no começo de Agosto de 1994, e foi dirigido por Rupert Wainwright. Fãs foram convidados para participar das filmagens, que contou com um enorme exército e estonteantes efeitos especiais. O filme criou uma grande agitação ao redor do mundo e gerou um grande interesse no quarto álbum de Michael.

Finalmente, em 29 de Maio, o primeiro single do álbum HIStory foi lançado. "Scream" foi um dueto entre Michael e Janet Jackson. O curta para "Scream" foi dirigido por Mark Romanek e teve um enorme orçamento de 7 milhões de dólares. Foi um clipe futurista gravado em preto e branco com uma coreografia incrível, morfismos e outros efeitos especiais. O curta de 6 minutos quebrou o recorde de Videoclipe mais caro, e o recorde permanece até hoje. "Scream" teve um AA-side lançado, "Childhood", que foi um curta estonteante dirigido por Nicholas Brandt. A música também foi o tema para o filme Free Willy 2. O single estreou como número 5 nas paradas dos EUA, o transformando no single que teve estreia nas posições mais altas das paradas da Billboard. O single chegou a número 1 em 19 países.

Em 14 de Junho, Michael e Lisa Marie Presley apareceram no Prime Time Live em uma entrevista com Diane Sawyer. Durante os 60 minutos de entrevista, Michael falou sobre sua música e carreira juntamente com Lisa Marie, além de revelar detalhes de seu casamento. O programa foi assistido por 60 milhões de telespectadores e foi o programa mais assistido em 1995.

No dia seguinte, a Sony continuou a campanha de 30 milhões de dólares para HIStory, colocando para flutuar no Rio Tâmisa na Inglaterra uma enorme estátua de Michael Jackson. Foi um total de nove estátuas por toda a Europa. Cada estátua tinha 10 metros de altura, mais de duas toneladas de peso e foram feitas em aço e fibra de vidro. A campanha promocional de HIStory foi a maior campanha para um álbum naquela época.

HIStory: Past, Present and Future - Book I foi lançado em todo o mundo em 18 de Junho de 1995. O álbum duplo era uma combinação dos maiores sucessos de Michael e de músicas inéditas. O primeiro disco "HIStory Begins" juntou 15 sucessos de 1979-1991 e o segundo disco "HIStory Continues" era formado por 15 músicas inéditas. O álbum levou um ano de estúdio para criação e para Michael mostrar sua maior independência em HIStory pois ele mesmo produziu o álbum, tocou diversos instrumentos e escreveu e co-escreveu 12 das novas faixas: "Scream", "They Don't Care About Us", ", "Stranger in Moscow", "This Time Around", "Earth Song", "D.S.", "Money", "Childhood” "Tabloid Junkie" “2 Bad”, "HIStory" and "Little Susie". Ele gravou dois covers para o álbum: "Come Toghether" (originalmente gravada em 1988 para "Moonwalker") e "Smile" composta por Charlie Chaplin. R. Kelly contribuiu com a balada "You Are Not Alone". Ele teve colaborações dos rappers Shaquille O'Neil e Notorius B.I.G., os cantores do Boyz II Men e o guitarrista Slash. O álbum veio com um encarte de 52 páginas em cor, com fotos, letras, um trabalho de arte feito por Gottfried Helnwein e detalhes de cada prêmio que Michael havia ganhou até 1995.

HIStory quebrou recordes de venda subindo nas paradas já na primeira semana. No Reino Unido vendeu 100 mil cópias em apenas dois dias e na Austrália a venda foi na ordem das 130 mil cópias, foi a maior remessa de vendagem inicial na história da Sony Australiana. Números semelhantes de vendas foram testemunhados em toda a Europa e nos Estados Unidos, o álbum chegou a número 1. No final de Junho, HIStory havia vendido 7.5 milhões de cópias em todo o mundo.

O lançamento de HIStory também chegou com controvérsias, Michael foi acusado de ser anti-semita por causa da letra de "They Don't Care About Us". Michael imediatemente mandou um pedido de desculpas e retirou o álbum das prateleiras. Ele regravou a música e relançou HIStory, ele mesmo financiou os custos para o relançamento.

Em 25 de Junho, Michael acompanhou uma conferência de imprensa em Nova York, onde foi anunciado que Michael e Janet Jackson foram nominados para um recorde de 11 indicações no MTV Video Music Awards por "Scream". Michael também anunciou que iria performar em um concerto para a HBO chamado "One Night Only" no final do ano. Ele foi entrevistado por Bill Bellamy para um especial chamado "Michael Jackson Changes HIStory" que foi televisionado pouco depois.

"You Are Not Alone", o segundo single do álbum foi lançado em 15 de Agosto de 1995. O curta que acompanhava a música foi dirigido por Wayne Isham e contou com a participação de Lisa Marie Presley. O single chegou a número 1 nas paradas musicais nos EUA, quebrando o recorde anterior estabelecido por "Scream". "You Are Not Alone" foi a primeira, e continua sendo, a única canção que estreou em número 1 nas paradas da Billboard dos EUA. O single foi um enorme sucesso mundial, alcançando a posição número 1 em 6 países e os recordes de venda de HIStory só subiam.

Em 17 de Agosto, Michael Jackson participou de seu primeiro Simulchat na internet. Foi o maior cyber chat na época com a participação de 16 mil fãs que fizeram perguntas para Michael sobre sua música e sua vida.

Michael participou do MTV Video Music Awards em 7 de Setembro, onde ele abriu o show com uma incrível performance. Slash se juntou à Michael no palco para a performance que incluiu "Black Or White", "Billie Jean", "Dangerous" e "You Are Not Alone". Michael e Janet ganharam 3 prêmios por "Scream", incluindo "Melhor Vídeo de Dança", "Melhor Direção Artística" e "Melhor Coreografia".

Michael foi agraciado por muitos outros prêmios com aparições em 1995, incluindo o BET's 10th Anniversary show, onde ele foi eternizado na Calçada da Fama. Ele também performou "Dangerous" e "You Are Not Alone" no show de 25 anos do Soul Train onde foi introduzido no Hall da Fama do Soul Train. Em Outubro, Michael apareceu em um programa de TV popular na Alemanha, "Wetten Das", para performar "Earth Song" e "Dangerous". O show foi visto por 21 milhões de pessoas, quebrando recordes de audiência na Alemanha.

Em 27 de Novembro, o terceiro single de HIStory, "Earth Song", foi lançado mundialmente exceto nos EUA. O curta para a canção foi dirigido por Nicholas Brandt e foi filmado em quatro países. O single chegou a número 1 no Reino Unido e permaneceu no topo por seis semanas. A canção também alcançou o top 10 em 16 países e vendeu 3,5 milhões de cópias por todo o mundo. O curta foi nominado para o Grammy Award.

Antes do fim do ano, Michael uniu com sucesso sua companhia ATV Music Publishing com a Sony, criando a Sony/ATV Music Publishing. A companhia contém mais de 400 mil canções e tornou-se a segunda maior companhia de publicação de música em todo o mundo.

Durante o ensaio para o especial "One Night Only", em 6 de Dezembro de 1995, Michael teve um colapso e foi levado às pressas para o hospital com desidratação, baixa pressão e infecção viral. Ele ficou diversos dias no hospital. O especial foi concelado devido à mudanças de gerência na HBO e motivos de seguro.

Da Era Invincible aos anos de afastamento
2001-2002


Durante a era Invincible, Michael seria honrado com diversos prêmios como "Artista do Milênio", e introduziria novos sons para o novo século. Ele fez várias entrevistas e aparições em seu 30° ano como artista solo.

No ano de 1999, Michael voltou para o estúdio para preparar seu novo álbum. Em Outubro, ele deu uma entrevista para a TV Guide onde ele falou sobre seus projetos futuros e passados, tal como Thriller.

No ano 2000, Michael entrou para o Guinness World Record, por ter sido o artista que mais ajudou pessoas no mundo, Michael, até o momento, tinha ajudado mais de 39 organizações. Em Outubro, Michael foi agraciado com o prêmio de "Cantor do Milênio" no XI World Music Awards.

Em Março de 2001, Michael entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll como um artista solo. Quatro anos antes, ele havia entrado para esse mesmo Hall como membro dos Jackson 5.

Michael fez uma surpresa quando fez uma aparição com N*Sync durante a performance de "Pop" em 6 de Setembro de 2001 no MTV Video Music Awards. A aparição não havia sido anunciada e por isso foi uma surpresa para fãs de todo o mundo.

No dia seguinte, Michael performou no primeiro dos dois concertos em honra de seu 30º aniversário como um artista solo. "Michael Jackson: The 30th Anniversary Celebration" foi organizado por David Gest e aconteceu em Nova Iorque no Madison Square Garden. As duas partes do especial de celebração aconteceram nos dias 7 e 10 de Setembro de 2001. Alguns dos artistas convidados foram: Luther Vandross, Destiny’s Child, Liza Minelli, Usher, Mya e muitos outros que fizeram tributos para Michael cantando canções de toda sua carreira musical. O concerto também incluiu uma reunião especial dos irmãos Jackson que performaram "Can You Feel It", "I Want You Back" e "Shake Your Body", além de uma apresentação especial com N*Sync de "Dancing Machine". Michael encerrou o concerto com uma performance especial de seus maiores sucessos, incluindo "Billie Jean", "Beat It", "Black Or White" (com Slash), "You Rock My World" e "The Way You Make Me Feel" (com Britney Spears). O show foi transmitido, como um mix dos dois concertos, em Novembro para mais de 26 milhões de espectadores nos EUA. O show ganhou dois NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) Image Awards por "Variedades de Séries/Especiais Marcantes " e "Performance Marcante em Variedade de Séries/Especiais".

Michael lançou o single de seu próximo álbum, "You Rock My World", em 21 de Setembro de 2001. O canção dançante R&B foi escrita por Michael juntamente com o produtor Darkchild e conta com uma introdução feita pelo comediante Chris Tucker. O curta tem duração de 12 minutos e conta com a participação de Marlon Brando, Chris Tucker, Billy Drago e Michael Madsen. Foi dirigido por Paul Hunter e coreografado por Michael. O single chegou ao número 1 em oito países, chegou ao número 2 no Reino Unido e ao décimo lugar nos Estados Unidos. Foi um hit top 10 em um total de 30 países e foi nomeado ao Grammy Award. O curta ganhou o NAACP Image Award por "Melhor Vídeo de Música".

Em 21 de Outubro de 2001, Michael organizou um concerto especial de caridade em prol às vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro, chamado "United We Stand: What More Can I Give". Foi realizado no Estádio RFK em Washington D.C., John Stamos foi o anfitrião do evento que incluiu performances de Al Green, Bette Midler, Destiny’s Child, Pink, Usher, Mariah Carey e muitos outros. Michael encerrou o concerto com as performances de "Man In The Mirror" e seu single beneficente "What More Can I Give". Toda a arrecadação do concerto foi distribuída para inúmeras entidades dedicadas às vítimas e familiares do atentado de 11 de Setembro.

"What More Can I Give" foi gravado em Outubro de 2001 e juntou 35 artistas. A canção foi escrita por Michael em resposta ao ataque terrorista de 11 de Setembro com o objetivo de arrecadar 50 milhões de dólares para caridade. Michael disse que a intenção da música foi "criar um senso de união global a despeito da violência cega e assassinato em massa". Michael produziu o single que contou com a participação de Beyonce, Celine Dion, Gloria Estefan, Aaron Carter e muitos outros. Michael tinha intenção que o single fosse lançado imediatamente em benefício das vítimas do 11 de Setembro, mas a canção seria arquivada pela Sony por quase dois anos.

Michael participou de um Audio Chat online patrocinado pela Rolling Stone em 26 de Outubro. Ele respondeu questões dos fãs via telefone à respeito de seu novo álbum, o processo de gravação e sua música.

O álbum Invincible foi lançado mundialmente em 30 de Outubro de 2001. O álbum foi o primeiro de Michael em 10 anos que contou apenas com material novo. Invincible levou dois anos em produção e custou aproximadamente 30 milhões de dólares; foi declarado o álbum mais caro já feito. O álbum contém 16 faixas, das quais 14 foram escritas e co-escritas por Michael: “Unbreakable”, “Heartbreaker”, “Invincible”, “Heaven Can Wait”, “You Rock My World”, “Speechless”, “2000 Watts”, “You Are My Life”, “Privacy”, “Don’t Walk Away”, “The Lost Children” e “Threatened”. R. Kelly contribuiu com a canção "Cry" e a dupla do Reino Unido Floetry colaborou com a bela canção "Butterflies". Slash tocou o solo de guitarra de "Privacy" e Santana foi responsável pela performance de guitarra em "Whatever Happens". O álbum contou com duas aparições póstumas: uma performance de rap por Notorius B.I.G. em "Unbreakable" e samples da voz de Rod Sterling em "Threatened". Brandy contribuiu com vocais adicionais em "Unbreakable". Michael trouxe Rodney Jerkins da Darkchild para produzir e escrever seis das faixas. Novamente, Michael produziu ele mesmo todo o projeto e tocou muitos dos instrumentos musicais. O álbum foi lançado inicialmente com encartes artísticos que vinham em uma edição limitada de cinco cores. Invincible chegou a número 1 em treze países incluindo EUA, Reino Unido e Austrália. O álbum mostrou uma incrível venda na primeira semana nos EUA, vendendo mais de 300 mil cópias. Invincible vendeu extraordinárias 5,4 milhões de cópias em apenas dois meses de lançamento.

Michael foi entrevistado pela TV Guide no começo de Novembro de 2001. Ele falou sobre sua música, sua celebração do 30º Aniversário e paternidade. Em 7 de Novembro, Michael fez sua primeira aparição para autógrafos na loja Virgin Mega na Times Square na cidade de Nova Iorque para promover Invincible.

O segundo single de Invincible, "Cry", foi lançado mundialmente, com exceção dos EUA em Novembro de 2001. A canção foi escrita e produzida por R. Kelly. A balada veio com um clipe mostrando pessoas de mãos dadas cruzando todo o mundo. Michael não apareceu no vídeo. A canção chegou ao top 10 em quatro países e alcançou o número 25 no Reino Unido.


Em 9 de Janeiro de 2002, Michael foi ao American Music Awards para receber o prêmio de "Artista do Século".

Em Abril de 2002, Michael performou um especial que incluía "Black Or White" (com Dave Navarro), "Dangerous" e "Heal The World" para o Comitê Nacional Democrata, evento que aconteceu no Teatro Harlem. No mesmo mês, Michael performou "Dangerous" no American Bandstand's 50th Anniversary.

No começo de 2002, a Sony Music cancelou repentinamente a promoção para Invincible. O terceiro single, "Butterflies", tinha lançamento previsto para o começo de Fevereiro, mas a Sony não lançou o single por razões desconhecidas. O single foi lançado somente em estações de rádio e alcançou o número 14 nas paradas dos Estados Unidos e a segunda posição nas paradas de R&B nos EUA apenas pelas suas exibições na rádio. O single também foi lançado promocionalmente na Europa.

Em Junho de 2002, Michael Jackson foi introduzido ao Songwriter’s Rock and Roll Hall of Fame (Hall da Fama de Compositores de Rock and Roll) por suas realizações como compositor. Também em Junho, Michael foi agraciado com um prêmio especial "30th Anniversary Award" feito pelo designer Nijel. Fãs de todo o mundo ajudaram na criação do prêmio.

Também em Junho, Michael iniciou um ataque à Sony Music Entertainment e ao chefe da gravadora Tommy Mottola, por causa de sua decisão de cancelar a promoção de Invincible. Pouco antes do lançamento de Invincible, Michael havia informado Tommy Mottola que não renovaria o contrato com a Sony Music, que estava para expirar em 2002. Todos os singles lançados, filmagens de vídeo e promoção foram cancelados como resultado da discórdia. Michael juntou forças com Johnnie Cochrane e o Reverendo Al Sharpton e realizou uma conferência de imprensa e protestos para falar contra a Sony Music em Junho e Julho. Michael acusou a gravadora de conspiração contra seus artistas e atacou pessoalmente Tommy Mottola.

Fãs fizeram um protesto pacífico em frente aos escritórios da Sony Music em Londres, em 15 de Junho, no qual Michael se juntou. No mesmo dia, Michael foi à festa Killer Thriller, que aconteceu em MJNI no The Equinox at Leicester Square, juntamente com 2.200 fãs. Tommy Mottola se demitiria da Sony Music Entertainment em Janeiro de 2003.

Em Agosto de 2002, foi anunciado que Michael seria pai pela terceira vez. Prince Michael II (conhecido por "Blanket") nasceu em Fevereiro de 2002 com a ajuda de uma mãe de aluguel desconhecida.

Em Novembro de 2002, Michael ganhou um prêmio de "Artista Pop do Milênio" no Bambi Awards em Berlim, Alemanha. Foi nessa premiação que o vídeo de "What More Can I Give" foi lançado.

Michael foi agraciado pela premiação especial da Billboard: "Comemoração do 20º Aniversário de Thriller" por Chris Tucker em Dezembro de 2002.

Em 3 de Fevereiro de 2003, o documentário "Living With Michael Jackson" foi ao ar nas televisões do Reino Unido. No especial de 90 minutos, Michael permitiu que o jornalista Martin Bashir o entrevistasse em um período de oito meses. Michael não colocou limites e concordou em fazer o documentário para dar um relato fiel de sua vida. Martin Bashir acompanhou Michael pela Europa, Las Vegas e Neverland e Michael falou sobre sua vida pessoal, a criação de sua música e dança e sobre seus filhos. A narração de Martin Bashir promoveu um tom sinistro e sensacionalista ao documentário. O programa foi assistido por 13 milhões de espectadores no Reino Unido e 27 milhões nos Estados Unidos. Michael emitiu um comunicado logo após as transmissões, citando a sua decepção com a representação desonesta de sua vida. Michael disse que se sentiu traído por Martin Bashir, chamando o documentário de "terrível e injusto".

Michael divulgou as imagens da entrevista "Living With Michael Jackson", capturadas por suas próprias câmeras, na forma de um documentário, "Take Two", apresentado por Maury Pauvich. "Take Two" foi ao ar em 20 de Fevereiro de 2002 e mostrou os comentários e reações reais de Martin Bashir durante as entrevistas de "Living With Michael Jackson". O documentário mostrou que Martin Bashir havia enganado Michael Jackson no propósito de fazer um documentário sensacionalista.

Em 3 de Julho, "Men In Black II" (Homens de Preto II) foi lançado. Michael teve uma pequena participação como o personagem cômico do filme "Agente M".

Em 24 de Abril de 2003, "Michael Jackson's Private Home Movies" foi ao ar. Michael desenterrou seus arquivos de filmes caseiros e criou um programa onde ele mostrou filmagens de sua vida e carreira, de Gary até Neverland.

Em Junho, Michael foi homenageado em sua cidade natal Gary, Indiana, onde ele recebeu a chave da cidade. Ele voltou a sua antiga casa na 2300 Jackson Street e então foi presenteado com um honorário High School Diploma (diploma do ensino médio) da Roosevelt High School em Gary.

Também em Junho, Michael fez uma surpresa quando apareceu no BET Awards para honrar seu mentor, James Brown, com um especial Lifetime Achievement Award (Prêmio de Realizações em sua Vida). Michael também realizou uma espontânea performance de dança.

Em 29 de Agosto de 2003, Michael fez 45 anos. Ele teve uma festa especial de aniversário realizada em sua honra, a "Celebration of Love" (celebração do amor) em Los Angeles em 30 de Agosto. A festa contou com a presença de fãs e amigos de todo o mundo e Michael deu um sincero discurso de agradecimento dedicado aos fãs.

Finalmente em Outubro de 2003, "What More Can I Give" foi lançado para o público na forma de download em um website oficial por 2 dólares. O rendimento foi para várias instituições de caridade para crianças. Também em Outubro, Michael foi presenteado com a chave da cidade de Las Vegas.

Em 18 de Outubro de 2003, Michael lançou "Number Ones", um novo álbum de compilações. O álbum contém 18 faixas, 16 hits número um da carreira solo de Michael na Epic/Sony e duas faixas bônus, "Break of Down" (de Invincible) e um novo single "One More Chance". Um DVD foi lançado para acompanhar o álbum que juntou 15 curtas da carreira de Michael.

"One More Chance" foi lançado em 20 de Novembro na Europa e nos EUA. O single foi escrito por R. Kelly e não foi acompanhado por um videoclipe. A canção alcançou o número 5 no Reino Unido e ficou no top 40 de quatro países.

No final de 2003, Michael Jackson havia lançado dois álbuns, fez muitas aparições e performances especiais. Apesar da pequena promoção, o álbum Invincible vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Number Ones vendeu na época mais de 6 milhões de cópias ao redor do mundo e o DVD vendeu milhões de cópias, Michael havia sido honrado diversas vezes como "Artista do Milênio". Ele tocou diversos projetos incluindo caridade, performance e até uma aparição em um filme. Ele recebeu a chave de duas cidades diferentes e fez campanha pelos seus direitos. Michael começou o novo século com muita energia!

Porém, os próximos anos de Michael não seríam os melhores de sua vida e carreira. Ele estava prestes a enfrentar muitas dificuldades, e por isso passou por anos de afastamento.

Dos anos de afastamento ao retorno em This Is It

2003-05/03/2009


Michael Jackson e a Sony Records lançaram o álbum de compilação: Number Ones em Novembro de 2003. Jackson havia lançado o single "One More Chance" e a canção estava sendo um grande sucesso em todas as paradas musicais ao redor do mundo.

Na data agendada para lançamento do álbum, enquanto Michael estava em Las Vegas, Nevada, filmando o vídeo para "One More Chance", o Departamento Santa Barbara Sheriff's invadiu o Rancho Neverland. Depois disso, Michael Jackson foi preso e acusado de Abuso Infantil.

Michael negou as acusações e se manteve alegando sua completa inocência. Seus fãs ao redor de todo o mundo realizaram vigílias à luz de velas em seu apoio e rezaram por seu bem estar.

A carreira de Michael Jackson já durava quase quatro décadas, conquistando milhões de fãs ao redor do mundo e um lugar icônico na cultura pop assim como o statos de lenda na história da música. Ele ajustou os valores da produção de videoclipes, e sua busca incansável pela perfeição nas gravações de estúdio influenciou uma geração inteira de artistas e dançarinos que procuraram imitar sua música e sua dança.

Michael Jackson se tornou mais que um entertainer, ele é parte da nossa herança cultural e ele continuou a abrir um caminho na música que outros só esperam seguir. Sua contribuição musical e legado nunca serão contestados ou esquecidos.

Michael J. Jackson talvez estivesse entrando no período mais escuro de sua vida. Mas a única coisa que era constante em sua vida era sua devoção para com seus fãs e, naturalmente, a devoção dos fãs com Michael Jackson.

Em 13 de Maio de 2005, Michael foi absorvido de todas as acusações, depois da exoneração das incriminações ele deixou sua casa e passou vários dias no Bahrain.

Em 2006, ele assinou um contrato com uma companhia do Bahrain de Abdulla Hamad Al-Khalifa "2 Seas records", para qual tinha que dar o single gravado para as vítimas do furacão Katrina "I Have a Dream", no entanto muitos meses depois o contrato acabou e o single foi deixado em estúdio e nunca foi lançado.
Michael se mudou para a Irlanda, Dublin, onde começou a trabalhar em seu novo álbum, também nesse projeto estava Will.i.am. do "Black Eyed Peas", a premiére do álbum estava planejada para o ano 2007. Enquanto isso, Michael foi convidado para receber o prêmio de "Legend Award" no Japão. Ainda no mesmo ano, Michael recebeu mais um prêmio em Londres no World Music Award "Diamond Award" por "Thriller" que bateu outro recorde de venda, somando 104 milhões de cópias vendidas. Mais que isto, Michael fez uma pequena performance cantando um trecho de "We Are The World".

Michael voltaria para Londres no dia 5 de Março para anunciar sua última turnê, o seu retorno em This Is It.

Do retorno em This Is It à morte
05/03/2009-25/06/2009


Em 5 de Março de 2009, Michael anunciou em uma conferência de imprensa no O2 Arena em Londres, seus últimos 10 shows que aconteceriam lá, a turnê foi chamada de "This Is It". Ele anunciou que performaria as canções que seus fãs gostariam de ouvir. A playlist continha de 18 a 22 canções. Primeiramente, foram previstos 10 shows que teriam início dia 8 de Julho, mas uma semana após a conferência de imprensa, quando a venda de ingressos começou, a venda de ingresso foi tão grande, que a companhia decidiu incluir mais 40 concertos, que iriam de 8 de julho de 2009 até fevereiro de 2010. A primeira metade aconteceria em 8 de julho e 29 de setembro, e a segunda parte ocorreria entre janeiro de 2010 e 24 de fevereiro de 2010. A enorme venda de ingressos entrou para a história. Todos os ingressos esgotaram em apenas 3 dias, isso significa que foram vendidos um total de 1.150.000 ingressos, mais de 380.000 por dia, quase 16.000 por hora. A turnê foi declarada como o maior retorno da história na música pop. Os shows teriam a mais avançada e cara tecnologia já utilizadas, os produtores tinham para esse projeto cerca de 20 milhões de dólares. Michael estava se preparando para depois de 12 anos voltar aos palcos, iria mostrar novos passos de dança que ele esperava que fossem apreciados assim como o moonwalk.

O produtor dos shows declarou que se o projeto "This Is It" fosse realizado completamente, a turnê seria expandida por mais 3 anos, incluindo países como: França, Japão ou Estados Unidos.

Aos 25 dias do mês de Junho do ano de 2009, por volta das 2:26 p.m. (horário de Los Angeles), o Rei do Pop Michael Jackson partiu aos 50 anos de idade, 2 meses antes de seu aniversário de 51 anos. Michael morreu de ataque cardíaco. Na noite de sua morte, ele recebeu doses de diversos remédios, até receber uma dose letal de "Propofol". Michael recebeu respiração artificial e entrou em coma. Em seu corpo foram percebidos sintomas de ataque cardíaco. Após ser transferido para o UCLA Hospital em Los Angeles, e diversas tentativas de reanimação, os médicos pronunciaram sua morte.

Da morte aos dias atuais
25/06/2009 – Eternidade


Após o memorável e melancólico 25 de Junho de 2009, começou a fase de investigações do que teria causado a morte repentina de Michael Jackson. Muitos rumores de que ele continuaria vivo saíram na mídia.

O Memorial de Michael Jackson aconteceu em uma terça-feira, 7 de Julho de 2009 no Staples Center, Los Angeles, Califórnia, mesmo local em que Michael realizava seus ensaios para a turnê This Is It. Depois de uma cerimônia particular no Forest Lawn Memorial Park's Hall Of Liberty, onde só entraram familiares e amigos íntimos, o corpo de Michael foi levado ao Staples Center.

O Staples Center foi lotado por 17.500 fãs que presenciaram a cerimônia, o restante da cerimônia foi preenchida com tocantes e sinceros tributos (Stevie Wonder, Lionel Richie, Mariah Carey, John Mayer, Jennifer Hudson, Usher, Jermaine Jackson e Shaheen Jafargholi performaram no evento). Smokey Robinson, Berry Gordy, Kobe Bryant e Magic Johnson, Martin Luther King III e Bernice King (filhos de Martin Luther King Jr.), Sheila Jackson-Lee, Brooke Shields fizeram discursos emocionados.

No dia 3 de Setembro, Michael foi enterrado no Forest Lawn Memorial Park em Los Angeles. Ele foi sepultado no Forest Lawn's Great Mausoleum, em uma cripta na sessão Holly Terrace. Outros artistas notáveis foram interrados na mesma edificação, incluindo Clark Gable, Jean Harlow e Carole Lombard. Michael foi enterrado com sua luva, pérolas, um cinto largo de ouro e óculos escuros.

Em 28 de Agosto, o médico legista, lançou um documento oficial que afirmava a morte de Michael por homicídio em consequência da combinação de várias drogas que foram ministradas pelo Dr. Conrad Murray.

Em 28 de Outubro, o mundo poderia ver um pouco do que seria o retorno de Michael ao mundo artístico. O filme dirigido por Kenny Ortega, Michael Jackson's This Is It, é uma compilação de entrevistas com os bailarinos, músicos e equipe técnica, ensaios das performances que iriam estar na turnê e filmagens de backstage de Michael Jackson e sua preparação para a série de shows em Londres.

É previsto que em 26 de Janeiro de 2010 seja lançado em DVD os ensaios de This Is It, incluíndo a versão Blu-Ray, contendo a melhor qualidade disponível e algumas cenas não mostradas no filme exibido no cinema, e ao que tudo indica, será um dos últimos materiais que serão lançados de Michael.

Um ano sem Michael Jackson: A HIStória continua
25/06/2009 - 25/06/2010


25 de junho de 2010 – Faz um ano que perdemos nosso rei, nossa estrela, nosso ídolo: Michael Jackson. Mas sua HIStória não deixou de ser escrita e jamais deixará. Depois de sua partida deste mundo, Michael continuou ganhando prêmios, novas músicas apareceram, ele ainda faz a diferença quando se trata da humanidade no planeta, e sua imagem e talento estão sempre por todos os lugares.

Depois do trágico dia de 25 de junho de 2009, muitas coisas aconteceram, o Memorial no Staples Center, seu sepultamento em um Mausoléu no Forest Lawn Memorial Park, além das investigações sobre as causas da morte repentina de Michael Jackson (Leia mais sobre esses acontecimentos em "Da morte aos dias atuais"). Após isso muito mais sucedeu, e neste capítulo da Biografia você poderá ler sobre os acontecimentos que continuaram marcando a vida de Michael Jackson, de seus familiares e fãs. Hoje completamos um ano sem Michael Jackson, mas a HIStória continua.

This Is It


Em 26 de Outubro, chegou ao mercado o álbum "This Is It", constituído por dois discos onde o primeiro contém sucessos passados de Michael Jackson na ordem em que aparecem no documentário, além de duas versões do novo single "This Is It", de autoria de Michael Jackson e Paul Anka (datada de 1983, originalmente intitulada "I Never Heard") e o segundo conta com mixes nunca lançados de hits selecionados, e ainda um poema falado de Jackson intitulado "Planet Earth".

Em 28 de Outubro, o mundo poderia ver um pouco do que seria o retorno de Michael ao mundo artístico. O filme dirigido por Kenny Ortega, Michael Jackson's This Is It, é uma compilação de entrevistas com os bailarinos, músicos e equipe técnica, ensaios das performances que iriam estar na turnê e filmagens de backstage de Michael Jackson e sua preparação para a série de shows em Londres. Em conjunto com o lançamento do documentário "This Is It" nos EUA, os espectadores foram presenteados com moedas comemorativas de Michael Jackson, "The Michael Jackson Commemorative Collection".

25 de Janeiro de 2010, aconteceu um evento para o lançamento do DVD de "This Is It" em Los Angeles, onde os fãs puderam dançar com os bailarinos que iriam sair na turnê de This Is It e adquirir seu DVD um dia antes do lançamento mundial. Em 26 de Janeiro de 2010, praticamente 3 meses após a estreia mundial de "This Is It" nos cinemas, o documentário baseado nos últimos ensaios de Michael Jackson para a série de 50 concertos na Arena O2 foi lançado mundialmente em DVD e Blu-ray. A versão em DVD inclui vários mini-documentários, assim como filmagens e material de bônus. A versão Blu-ray inclui também duas versões de cada um dos vídeos "Smooth Criminal" e "Thriller".

Quase um ano após a morte de Michael, o documentário "This Is It" voltou a ser exibido no Japão, a 19 de Junho de 2010.

A Sony planeja, para o ano que vem um possível lançamento do filme com clipes em 3D, feitos especialmente para o espetáculo. Quem assistiu ao documentário que narra os últimos dias de Michael Jackson, pôde perceber que clipes como "Thriller" fazia uso dessa tecnologia. A ideia agora é adaptar o documentário ao formato para promover um relançamento inédito e inscrevê-lo no Oscar de 2011.

Prêmios, Indicações & Distinções


Em 30 de Setembro de 2009, Michael Jackson foi premiado no "MOBO Awards 2009" em Glasgow, Escócia, pelo conjunto da sua obra (Lifetime Achievement Award), evento que contou com uma homenagem ao Rei do Pop por parte dos seus irmãos LaToya e Jermaine, Shaheen Jafargholi, pelo grupo de dança Diversity, entre outros.

Pouco mais de um mês depois, foi homenageado postumamente no "Soul Train Awards 2009" que decorreu em Atlanta, pela sua contribuição à música através de seu carisma exemplar. Foi reconhecido com o prêmio especial de "Artista do Ano", durante a cerimônia dia 3 de Novembro.

No "American Music Awards 2009", a 22 de Novembro de 2009, conquistou uma vitória póstuma, tendo-lhe sido atribuído quatro prêmios de entre cinco para os quais foi nomeado pelo público. Janet Jackson abriu o espetáculo e o seu irmão Jermaine subiu ao palco para receber os quatro prêmios: Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum nas categorias de Pop/Rock e Soul e R&B. A única categoria em que Michael Jackson não venceu foi a de Artista do Ano, que calhou a Taylor Swift, a artista de Country Music que acabou por ser a grande vencedora da noite, com cinco prêmios. Michael subiu assim para 23 o número de prêmios recebidos nestas cerimônias, passando a ser o artista com mais prêmios na história da música norte-americana.

Michael recebeu também um prêmio póstumo pelo seu trabalho de caridade desenvolvido em todo o mundo numa gala de caráter social que decorreu em Dresden, Alemanha. O prêmio foi recebido pelas mãos da irmã de Michael, LaToya Jackson.

Segundo a Revista Billboard, "Invincible" (2001) foi eleito o álbum da década e "Michael Jackson’s This Is It", eleito o segundo melhor disco de 2009. Michael foi também considerado o homem do ano, segundo a MTV.

Na cerimônia dos "Grammy Awards 2010" Michael Jackson recebeu prêmio póstumo "Lifetime Achievement Award", recebido pela mão de seus filhos mais velhos Prince e Paris.

Em 26 de Fevereiro, o Memorial Público de Michael Jackson ("The Michael Jackson Memorial: Celebrating the Life of Michael Jackson") foi premiado pelo "NAACP Image Awards", ganhando do especial "Inaugural Celebration" de Barack Obama.

Michael Jackson recebeu o prêmio "Angel Award" no "11th Annual Children Uniting Nations Oscar Celebration", realizado a 7 de Março, em Beverly Hills, Califórnia. O prêmio foi recebido pelas mãos dos irmãos de Michael, Randy e Rebbie Jackson.

Foi também o artista solo masculino mais certificado pela "Recording Industry Association of America" durante a primeira década do milênio, com um total de 44 certificações, tendo este feito sido alcançado somente com o único álbum lançado por Jackson nesta década: Invincible (2001). Juntamente com ele foram certificados Beyoncé (artista solo feminino: 64 certificações) e os Eagles.

Divulgou-se que o álbum "Michael Jackson's This is It" foi certificado com a platina dupla nos EUA, por vendas superiores a dois milhões de cópias.

Apurou-se que Michael Jackson, até a data, e com base na certificação dos seus discos atingiu 69,5 platinas, sendo o 10º artista que mais vendeu nos EUA em todos os tempos. O 1º lugar cabe aos “The Beatles”, com a obtenção de 170 platinas.

Segundo o conhecido site "Hits Daily Double", que recebe suas informações diretamente das gravadoras, Michael Jackson vendeu no ano passado, em todo o mundo, mais de 29 milhões de álbuns. Uma vez que o site se refere diretamente a álbuns (discos), não estão incluídas nesta contagem as vendas de músicas digitais.

Segundo a Billboard, "Say Say Say", hit de 1983 de Michael Jackson juntamente com Paul McCartney, é a mais popular canção de Jackson, seguida de "Billie Jean", "I'll Be There" (Jackson 5) , "Beat It" e "Rock with You".

"This Is It" recebeu indicação para: o "BET Awards 2010" para melhor filme (resultados conhecidos a 27 de Junho), o "Teen Choice Awards 2010" (resultados conhecidos a 9 de Agosto, com transmissão pelo canal FOX).

'Thriller' foi eleito o clipe mais influente da história da música, segundo uma pesquisa realizada pelo MySpace que entrevistou mais de mil internautas. Eles escolheram o vídeo entre outros 20 que foram selecionados por críticos de música. "Thriller", considerado como um dos vídeos que quebrou a barreira entre a música e a produção de vídeo obteve 15,2% dos votos, à frente de "Here It Goes Again".

Michael Jackson concorreu ao "MTV Movie Awards 2010" nas categorias de "Melhor Atuação Masculina", "Melhor Filme" e "Global Superstar". O evento que foi para o ar no dia 6 de Junho de 2010, não tendo Michael vencido nenhuma das categorias para as quais foi nomeado.

O videoclipe "Thriller" vai passar a integrar o arquivo nacional de cinema da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, sendo a primeira vez que é eleito um vídeo de música. O videoclipe passa, assim, a integrar o arquivo norte-americano dos mais importantes registros de cinema, televisão e áudio dos Estados Unidos.

Homenagens &Tributos


Retrospectivas

Michael Jackson foi relembrado em diversas Retrospectivas do ano de 2009, entre elas estão Globo, Record e MTV. Na Rede Globo, foi informado que os internautas classificaram a morte de Michael Jackson como sendo o fato mais importante do ano, com 44,74% dos votos.

Homenagens &Tributos

A 31 de Janeiro de 2010, na realização do "52nd Annual Grammy Awards", foi apresentada uma homenagem sem precedentes a Michael Jackson. Foi transmitido um clipe em 3D de "Earth Song" que faria parte dos shows que marcariam o retorno de Michael aos palcos, acompanhado por uma performance de Carrie Underwood, Celine Dion, Usher, Jennifer Hudson e Smokey Robinson.

Em 7 de Março de 2010, Michael Jackson apareceu na Homenagem do Oscar para aqueles que já faleceram, por seus feitos no cinema com "The Wiz" e "Michael Jackson's This Is It".

O "The European Jackson Event 2010", um evento gratuito organizado por fãs e para fãs, foi realizado no clube "Dynamo" em Eindhoven. O evento dividiu-se em 3 salas distintas: uma destinada a homenagens pelos fãs (poemas, dedicatórias, performances etc.), outra a performances por parte de artistas, covers de Michael Jackson, projeções de vídeos e fogos de artifício e ainda uma terceira destinada a lembrar Michael, deixar mensagens para seus filhos e toda a família, num ambiente calmo com músicas de Michael tocando como fundo. Os ganhos serão canalizados para a caridade.

Foi anunciado que no aniversário de um ano da morte do Rei do Pop, o "Jackson Family Foundation" vai apresentar "Forever Michael", um evento de celebração com tapete vermelho com performances homenageando Michael Jackson, reunindo membros da família, celebridades, fãs, torcedores e toda a comunidade para comemorar e homenagear o seu legado. O evento realiza-se a 26 de Junho no Hotel Beverly Hilton em Beverly Hills.

Numa conferência realizada a 9 de Março, que contou com a presença de Katherine Jackson, foi anunciado o primeiro "International King of Pop Fan Convention", a realizar no fim de semana de 26 a 29 de Agosto de 2010. Organizado pela Fluid Productions, LLC, em parceria com o Hotel Radisson no Star Plaza em Merrillville deverá atrair mais de dez mil entusiasmados fãs de Michael Jackson em todo o mundo para celebrar o seu legado de humanidade, amor pelo meio ambiente e música. Os membros da família Jackson estarão presentes e participarão de sessões de perguntas e respostas sobre Michael. Uma festa de dança e um baile de gala também estão agendados. Tours também serão feitos para a casa da família Jackson durante todo o fim de semana. É esperada uma saudação especial para Jackson realizada por jovens artistas da região noroeste de Indiana, no domingo.

A trupe acrobática Cirque du Soleil anunciou que vai criar um espetáculo somente com canções de Michael Jackson, em sua homenagem, a estrear no Outono de 2011 em Las Vegas, saindo depois em turnê pelo mundo. No final de 2012, outro espetáculo dedicado a Michael Jackson deverá abrir como atração permanente num espaço detido pelo MGM Grand, operador de hotéis e cassinos, segundo uma declaração conjunta dos legatários do patrimônio de Jackson e a companhia de circo. Ambos os espetáculos estão ainda em fase de planejamento, não tendo ainda título.

A Cinemateca Brasileira preparou uma programação especial para esta Virada Cultural 2010, com quase 20 horas de filmes de ficção e histórias reais sobre as mais variadas bandas e estilos de som. Da lista de filmes exibida, fizeram parte "Moonwalker" e "Michael Jackson’s This Is It".

Michael Jackson e Aretha Franklin entraram, dia 14 de Junho de 2010, na lista de membros do Salão de Lendas do Apollo Theater, em Nova York, em cerimônia na qual os cantores Marc Anthony e Jennifer López foram reconhecidos por seu trabalho artístico e humanitário. Com esta cerimônia, o Rei do Pop e a Rainha do Soul se uniram a outras estrelas no Salão de Lendas, reservado para os grandes nomes da música negra: Quincy Jones, Patti Labelle, Smokey Robinson, James Brown, Gladys Knight e Ella Fitzgerald.

O célebre Teatro Apollo, em Nova York, (onde aos 9 anos Michael Jackson se estreou junto com os irmãos, no Jackson Five) inaugurou a sua própria Calçada da Fama no dia 10 de Maio, onde foram colocadas placas de bronze em homenagem a artistas como os falecidos cantores James Brown e Michael Jackson.

Foi anunciado que existe um projeto para a construção de um museu, hotel e centro cultural em Gary, Indiana, dedicado ao habitante mais célebre da cidade: Michael Jackson. O anúncio foi feito pelo prefeito Rudy Clay que prometeu iniciar a sua construção em 2011, num espaço oferecido pela prefeitura e com fundos recolhidos junto a investidores e doadores. A última visita de Michael a Gary foi em 2003 justamente para tratar da realização do projeto, mas desde então as negociações não teriam avançado mais. Joe Jackson afirmou que vai acompanhar de perto o empreendimento, do qual se espera uma atração de 750 mil visitantes por ano à cidade.

Um ano sem Michael Jackson

Chegado a um ano da morte de Michael Jackson, muitas foram às homenagens que foram surgindo, lembrando o Rei do Pop e levando e frente o seu legado. No que respeitam às estações televisivas, muitas foram as que elaboraram programações especiais para a data que, sendo triste, não poderia passar em branco.

O Documentário "Michael Jackson and Bubbles o Chimp" passou no Animal Planet no dia 22 de Junho, com gravações inéditas e histórias de Jackson e Bubbles, "revelado por aqueles que testemunharam a sua relação.”

Biography Chanel estreou "Michael Jackson: Homenagem Não Autorizada" que celebra a forma como a música de Jackson mudou o mundo, revelando o seu trabalho de beneficência na fundação Heal the World e a sua relação com os filhos.

O canal Multishow exibiu vários especiais e shows dedicados a Michael, como "Eternal Moonwalk" que contará com vídeos de famosos e anônimos.

A Semana Michael Jackson da Globo News preparou quatro especiais em homenagem ao ídolo.

GNT teve uma semana de programação dedicada a Michael Jackson, com documentários e minisséries como "O Mágico Inesquecível", "Michael Jackson - A Trajetória de um Ídolo", "Louis e Michael", "Os Jacksons: Um Sonho Americano", "Meu Amigo Michael Jackson", por Uri Geller, "O que Aconteceu com Michael Jackson?", "O que matou o Rei do Pop?", "Michael Jackson: Cedo Demais para Morrer" e "A Vida de Michael Jackson".

Um ano sem Michael Jackson: MTV também preparou uma programação especial sobre o cantor. Esta recordou suas músicas, danças e estilo inconfundível, com especiais sobre a vida do cantor, muitas horas de videoclipe, a influência dele para mundo pop, além de quadros e matérias dentro da programação da MTV.

Lançamentos & Relançamentos


Música

Os administradores do espólio do cantor Michael Jackson assinaram o maior contrato da história da indústria fonográfica com a Sony Music, estimado em mais de US$ 200 milhões.

O acordo envolve os direitos de venda do catálogo completo do artista e de aproveitamento de um vasto legado de gravações inéditas. O contrato prevê o lançamento de dez discos ao longo dos próximos sete anos.

49 músicas de Michael Jackson foram mixadas e lançadas pelo DJ Jazzy Jeff no álbum "I'm the DJ, He's the King", que foi disponibilizado para download a 26 de Outubro de 2009.

Em 10 de Novembro de 2009, foi lançada uma coletânea intitulada "I want you back! Unreleased masters", na qual foram lançadas músicas inéditas e remixadas do Jackson 5. A coletânea surgiu para celebrar os 40 anos da primeira gravação do grupo pela Motown e conta com 12 faixas, entre elas o single inédito "That's how love is".

Sucessos eternizados na voz de Michael Jackson com a roupagem da Bossa Nova chegou às lojas brasileiras pela Warner. "Michael n' Bossa" é o nome do álbum que foi lançado originalmente no ano passado apenas no mercado japonês e ganhou a sua edição nacional. "Michael n' Bossa" foi produzido por Roberto Menescal em parceria com Flávio Mendes, Eli Menezes e Raymundo Bittencourt e traz sucessos como "Beat It", "Billie Jean", "Off the Wall" e "Remember the Time" no ritmo que ajudou a projetar o nome do Brasil no circuito musical dos anos 50.

Depois de terem ficado fora do mercado por muitos anos, seis dos fenomenais álbuns originais do Jackson 5 foram relançados em CD: Goin' Back To Indiana (1971), Lovin' Lookin 'Through The Windows (1972), Skywriter (1973), Get It Together (1973), Dancing Machine (1974) e Moving Violation (1975); e vinil: Third Album (1970), Maybe Tomorrow (1971), Goin 'Back To Indiana (1971), Lovin' Lookin 'Through The Windows (1972) e Get It Together (1973). Enquanto outros quatro álbuns solo de Michael lançados pela Motown nos anos 70 foram relançados em vinil pela Motown/UMe dia 5 de Janeiro de 2010, Got To Be There (1972), Ben (1972), Music and Me (1973) e Forever, Michael (1975).

A pedido dos fãs, será reeditada uma série de onze álbuns de Michael Jackson e dos The Jacksons com encarte de cartolina (mini LP, em edição limitada). Os lançamentos estão previstos para 23 de Junho de 2010 (Invincible) e 24 de Junho de 2010 (Off The Wall, Thriller, Bad, Dangerous, HIStory, The Jacksons, Goin' Places, Destiny, Triumph, Best Live e Victory).

Foi divulgado que o próximo álbum de inéditas de Michael Jackson está previsto para Novembro de 2010. As músicas do catálogo Cascio serão compradas finalmente pela Sony, e estará incluídas no disco, uma música inédita seguramente estará, mas poderá haver mais, esperando-se o primeiro single para meados de Agosto. "Another day" segue firme para estar no álbum, que poderá ter de 10 a 12 músicas e cujo título ainda não foi definido, mas um dos que se comentam é L.O.V.E.

Serão lançados 3 álbuns novos. O primeiro este ano, o segundo em 2011/2012 e o terceiro em 2016/2017. Também sairá um disco do 'Cirque du Soleil' em 2012. Para 2011 aguarda-se a tão prometida edição comemorativa de 'Off the Wall'. É esperado que em 2012 seja um ano de vários lançamentos, com um segundo álbum de inéditas, a tão esperada "Bad Tour Live In Wembley" e uma edição comemorativa dos 25 anos de BAD, com remix's, novo livreto, nova capa e 1 ou 2 canções novas.

Outros

A 19 de Janeiro de 2010, a rede de TV americana VH1 transmitiu a estreia mundial de um novo clipe de "They Don’t Really Care About Us", cujas imagens utilizadas foram extraídas do documentário "This Is It".

Foi lançado a 27 de Janeiro, no Japão, o DVD póstumo "Michael Jackson in Soul Train", que reúne 120 minutos de performances de Jackson no Soul Train Awards (1972-1995) e um livreto de 24 páginas.

John Landis anunciou que o "The Making of Thriller", junto com o vídeo de "Thriller", serão lançados em breve. Landis apresentou o interesse dos responsáveis pelo espólio de Michael Jackson em lançar o vídeo em 3D, mas este não certo se a versão em 3D de Thriller seria lançada em formato de filme.

Anunciou-se que a Metatron irá lançar o appMovie do show "Michael Jackson HIStory World Tour Live" no iTunes. Esta é a primeira e única gravação "Alta Definição" de Michael Jackson performando todos os seus sucessos ao vivo. A qualidade do vídeo é extremamente alta, foi filmada com 50 câmeras e tem a duração de 2 horas e meia. Este aplicativo também contém 500 fotos raras.

Foi anunciada a 2ª edição de "Thriller 25th Anniversary: The Book", uma obra que celebra a carreira do Rei do Pop e do álbum mais vendido da história. Este conta com mais de 180 fotos exclusivas, retrabalhadas e em impressão digital de alta qualidade em papel brilhante revivem a super produção de "Thriller". O livro foi finalizado a 12 de Junho de 2009 para apoiar o lançamento dos concertos no O2 Arena, em Londres. Michael Jackson queria substituir algumas fotos e esta nova versão vem com 20 novas imagens substituídas. O produto é apresenta-se sem a slipcase (disponível apenas com a primeira impressão).

A Revista Rolling Stone lançou em Novembro de 2009 um livro dedicado à vida e carreira de Michael Jackson, com mais de 100 fotografias raras dos Jackson 5. Jon Dolan escreveu sobre Bad e Alan Light examinou a tomada de "Thriller", o álbum mais vendido de todos os tempos. Rob Sheffield contribuiu com um guia de vídeos de Jackson e os 25 momentos que definiram sua carreira. O livro incluiu também tributos de Slash, Stevie Wonder, Quincy Jones e outros, que trabalharam com Jackson.

Em 1 de Dezembro de 2009, o primeiro volume de "Eternamente Michael", biografia de Michael Jackson que conta a história do ídolo pop através dos típicos desenhos japoneses, os mangás. O livro de 232 páginas é assinado por Ledo Vieira, responsável pelo roteiro, e Fabio Shin e Rafael Kirschner (desenhistas) e contém um glossário com todas as pessoas que participaram da vida de Michael Jackson, além de músicas e poemas traduzidos escritos pelo próprio.

Em 7 de Dezembro de 2009, foi lançada a tão aguardada biografia "The Michael Jackson Opus", da autoria de Kraken Opus, apresentando uma tecnologia inovadora que havia sido aprovada pelo Rei do Pop semanas antes da sua morte. Recheado de fotografias e depoimentos sobre Michael escritos por aqueles que o conheciam bem, dotado da tecnologia realidade aumentada nunca antes vista, "The Michael Jackson Opus" foi lançado em edição limitada, sendo considerado um valioso artigo de coleção para os seus fãs. A versão impressa foi lançada unicamente em Inglês, porém foram disponibilizadas versões em 12 idiomas diferentes para download, entre eles o português.

Uma empresa chinesa lançou no mercado um celular com o design inspirado em Michael Jackson. O aparelho é dourado e rico em detalhes alusivos ao Rei do Pop.

Após ter sido lançada uma votação pela Hot Toys com o intuito de ser escolhido o boneco de Michael Jackson a ser reproduzido por essa mesma empresa, o resultado foi "Michael Jackson – Versão Bad". Com o look de Michael Jackson durante o ano de 1987, o boneco contém 38 pontos de articulação, 5 estilos diferentes de poses com a mão direita e dois estilos diferentes de poses com a esquerda, movimento dos olhos e uma versão da roupa de "Dirty Diana" incluída (camiseta e camisa). Este boneco será lançado pela Hot Toys em Junho deste ano. Quase um ano após a morte de Michael Jackson, a empresa francesa Ubisoft apresentou "Beat It", um videogame que pretende colocar os jogadores nos sapatos do cantor. "Beat It" permitirá que os jogadores cantem suas canções em karaokê e exercitem seus passos de dança, de forma a reproduzir, por um lado, os maneirismos e movimentos de dança do Rei do Pop, como também o seu alcance vocal, e espera-se que este seja lançado no próximo Natal.

Foi lançado para venda a 22 de Fevereiro uma versão do disco rígido externo S2 Portable com uma cópia do filme "Michael Jackson’s This is It", com capacidade de armazenamento de 500 GB, conectividade USB e recursos como backup automático e proteção de informações com senha e criptografia, pela Samsung.

Este ano, a curta-metragem que Michael Jackson gravou há 23 anos e no qual interpreta duas canções originais, "Captain EO", voltou a ser exibido nas várias Disneyland. "Captain EO" pode ser vislumbrado Disneyland California (a partir de 23 de Fevereiro), na Disneyland Paris (a partir de 12 de Junho), na Disneyland Tokyo (a partir de 30 de Junho) e na Walt Disney World Resort Flórida (a partir de 2 de Julho).

Foi anunciado pelo ator Samuel L. Jackson, que o diretor Spike Lee está preparando um filme sobre a Michael Jackson centrado em um show póstumo de seus seguidores. O filme chamado "Brooklyn Loves Michael Jackson" e trata-se de uma história sobre fãs "que querem realizar um concerto em um parque de Brooklyn para Michael".

Exposições


O maior cassino do mundo, "The Venetian", em Macau realizou o primeiro memorial asiático dedicado a Michael Jackson, depois de seus proprietários arrematarem a famosa luva branca do falecido rei do pop em um leilão. A galeria ficou situada no saguão do hotel-casino Ponte 16, tornando-se mais uma atração da ex-colônia portuguesa. Esta conta também com outros itens de Michael Jackson, como um desenho autografado de Charles Chaplin, um par de meias brilhantes, a camiseta de "zumbi" usada no clipe de "Thriller" e um disco de platina recebido por "Bad".

A exposição "Michael Jackson: The Official Exhibition" esteve patente em Londres durante 4 meses, até ao dia 28 de Fevereiro de 2010, de forma a celebrar a sua carreira inigualável. A exposição foi dividida em galerias que refletem a vida de Michael, incluindo: Motown, sua carreira solo, dança, figurinos e esforços humanitários. Esta incluiu itens nunca vistos de perto pelo público como uma coleção de concertos e vídeos apresentando mais de 250 itens, incluindo prêmios, figurinos e uma grande variedade de objetos pessoais, um contrato original do Jackson 5, retratos encomendados pessoalmente, a maior coleção apresentada publicamente de seus concertos icônicos e figurinos de vídeos, seu Rolls Royce e a famosa luva de lantejoulas.

De 1 de Maio a 4 de Julho de 2010, decorre a "The Lifetime Collection" no museu da Torre de Tóquio, exposição de mais de 280 itens da memorabília de Michael Jackson, como o Rolls Royce de 1967 e o famoso letreiro de cinco toneladas do portão de "Neverland”. O lucro obtido com o evento será em parte dado aos administradores de bens de Jackson e aos filhos.

Com nome homônimo ao livro que retrata a vida de Michael Jackson em mangá, "Eternamente Michael", uma exposição de caricaturas itinerante em homenagem ao Rei do Pop abriu dia 4 de Dezembro para visitação na estação Paraíso do Metrô. Revezando-se entre vários países, a mostra foi vista pela primeira vez em 29 de agosto, data do aniversário do cantor, na Romênia. Com 32 painéis de um metro de altura e 60 desenhos, o projeto lançado foi pela cartunista Nicoleta Ionescu e reúne trabalhos de artistas de todo mundo. Shin comparece à mostra com sete desenhos e algumas páginas do mangá.

Michael Jackson e a Arte


Criado pelo artista nova-iorquino Kehinde Wiley, "Equestrian Portrait of King Phillip II" é uma pintura que deixaria o Rei do Pop orgulhoso. A pintura a óleo sobre tela apresenta o cantor transformado num governante histórico em um cavalo.

Foi dada a conhecer uma pintura da coleção particular do cantor, assinada por David Nordahl, que retrata o Rei do Pop numa pose inspirada na estátua de David de Miguel Ângelo. A pintura datada de 1999 apresenta Michael Jackson rodeado de anjinhos e pode ser encontrada no livro "Michael Jackson Opus: The Ultimate Celebration of an Icon" da autoria de Kraken Opus. David Nordahl falou sobre as cerca de 12 pinturas que criou para Michael Jackson. Em seu estúdio em Santa Fé, Novo México, como um quadro de Jackson semi-nu rodeado por querubins, outro lendo histórias para crianças encantadas e até mesmo um como David de Michelangelo. Uma pintura a óleo intitulada "Campo dos Sonhos", mostra Michael em 1980 entre várias crianças em uma estrada de tijolos amarelos. Segundo Nordahl, estes quadros são uma maneira de ver como Michael gostaria de ter visto e insiste que as pinturas refletem a brilhante imaginação e senso de humor de Jackson.

Pelas mãos do artista albanês Saimir Strati, foi elaborado um mosaico com o rosto de Michael Jackson composto de 230 mil pincéis, que entrou no Guinness no dia 13 de Novembro de 2009. Tal feito foi conseguido com 16 horas de trabalho diário, durante um mês, enquanto ouvia a música de Jackson.

Em 6 de Maio, um retrato de Michael Jackson, pintado pelo australiano Brett-Livingstone Strong, foi levado a leilão mas, inesperadamente, não teve licitações. O quadro intitulado "The Book", tem 127x102 centímetros e é um registro da única ocasião em que o Rei do Pop posou para ser pintado por um artista. A imagem mostra Michael em casa, em Neverland, vestido com uma jaqueta de veludo vermelha e segurando uma revista.

Ícones de várias gerações, as pecinhas do brinquedo LEGO foram utilizadas pelo designer alemão Stefan Sacherer para recriar imagens de famosos, entre eles, Michael Jackson. Sacherer desenvolveu uma técnica, pixalizando as imagens e usando apenas blocos pretos, brancos e cinzas, para ficarem parecidos com fotos P&B.

Michael Humanitário

Quatro meses após a morte de Michael Jackson, "You Are Not Alone" foi regravada pelos 12 finalistas do programa britânico “X Factor”, com a intenção de arrecadar fundos para a fundação de atendimento a crianças "Great Ormond Street Hospital", que Michael Jackson também ajudava em vida.

25 anos após o lançamento de "We Are The World – USA for Africa", da autoria de Michael Jackson e Lionel Richie, o tema foi relançado em prol das vítimas do sismo que abalou o Haiti a 12 de Janeiro de 2010. A voz de Michael foi digitalizada para que esta fosse incluída ao single lançado por Lionel Richie e Quincy Jones. O videoclipe da canção, dirigido por Paul Haggis com o auxílio de estudantes haitianos, foi lançado em 3D, contou com a presença de imagens de Michael Jackson e foi apresentado pela primeira vez na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver a 12 de Fevereiro. "We Are The World - 25 For Haiti" contou com a participação de artistas como Celine Dion, Justin Bieber, Jonas Brothers, Barbra Streisand, Tony Bennett, Snoop Dogg e Lil Wayne, não contando com a participação de nenhum dos artistas da versão gravada originalmente.

O produtor RedOne revelou que pretende lançar músicas que estavam sendo trabalhadas por ele e Michael, e que estão na sua posse, com o intuito dos lucros serem doados aos mais pobres. RedOne também acredita que era isso que Michael desejaria.

Paula Abdul doou um “The Official Michael Jackson Opus” com autógrafo de muitas das celebridades que estiveram no show "Haiti: como posso ajudar" (como Jennifer Lopez, Ben Stiller, Benicio del Toro, Snoop Dog, Tea Leoni, Will.i.am, Ryan Seacrest, Maria Bello, Jared Leto, Alyssa Milano, Nicole Richie, Joel Madden e muitos outros) para leiloar, sendo o dinheiro arrematado a favor das vítimas do terremoto no Haiti.

A UNICEF criou um fundo instituído em memória a Michael Jackson. O fundo autorizado pela UNICEF está pronto para receber doações desde o ano passado. As doações são efetuadas pelo respectivo site que prevê que esteja ativo até 31 de Dezembro de 2010.

Na ocasião do terremoto no Haiti, foi criada a "Equipe Michael" no site da UNICEF (fundo de doações) em homenagem a Michael Jackson, de forma a angariar fundos para os esforços de ajuda humanitária da UNICEF no Haiti, nomeadamente no que respeita à proteção imediata às crianças que foram abandonadas ou separadas de suas famílias e ajuda à recuperação do sofrimento psicológico associado àquela situação de emergência. Esta equipe foi criada por e para os fãs de Michael Jackson de forma a dar continuidade ao trabalho humanitário por ele desempenhado em todo o mundo, na certeza de que se ele estivesse presente, atuaria no sentido de ajudar as vítimas da catástrofe.

Família


Foi um ano sombrio para a família Jackson após a morte súbita e chocante de Michael Jackson, em Junho de 2009. No momento da passagem de Michael, os irmãos Jackson estavam no auge da gravação de uma série de TV de sua própria família, "The Jacksons: A Family Dynasty", que estreou dia 13 de Dezembro na TV A&E. "The Jacksons: A Family Dynasty" inicialmente iria mostrar os ensaios dos irmãos do Rei do Pop para uma possível volta do Jackson 5, mas acabou por focar na dor da família e sua recuperação após a morte de Michael Jackson. Assim, a série de dez episódios narrou a vida pessoal e profissional dos irmãos Jackie, Jermaine, Tito e Marlon e como eles finalizaram os preparativos para reunir os Jackson 5, bem como o impacto da morte do seu irmão em suas vidas.

Depois da morte do seu pai, que sempre os protegeu dos olhares curiosos da mídia, Prince, Paris e Blanket começaram a surgir publicamente sem cobrirem o rosto, deixando de lado o seu anonimato. Os três ficaram sob a guarda da avó paterna, Katherine Jackson, e da tia, Janet Jackson, seguindo a vontade demonstrada por Michael Jackson no seu testamento. Os três compareceram ao memorial no Staples Centre, a 7 de Julho de 2009, onde Paris Jackson fez uma declaração emocionante, lembrando seu pai de forma extremamente carinhosa.

Desde então, segundo a família Jackson, Prince, Paris e Blanket têm conseguido ultrapassar o sofrimento da perda do pai, que continua sempre muito presente nos seus pensamentos. Entretanto começaram a frequentar aulas de karaté que lhes tem permitido fazer algumas amizades.

Em 31 de Janeiro de 2010, durante a cerimônia dos "Grammy Awards 2010" e depois da homenagem a Michael Jackson, Lionel Richie introduziu Prince e Paris que subiram ao palco acompanhados pelos primos Taryll, Taj e Tito (grupo 3T) para receber o prêmio póstumo "Lifetime Achievement Award", em nome do seu pai. Prince tomou a palavra em primeiro lugar dizendo: "Estamos muito orgulhosos de receber esse prêmio em nome do nosso pai. Queria agradecer a Deus por cuidar de nós nos últimos meses e nossos avós pelo apoio nesse tempo. E aos fãs. Meu pai sempre os amou muito. E estava sempre preocupado com o planeta e a humanidade, ajudando a defendê-los. A mensagem dele era simples: amor sobre todas as coisas. vamos continuar a seguir sua causa". A mensagem de Paris foi mais curta e sentida: "Papai deveria estar aqui, ele cantaria aqui este ano, mas não pode cantar. Obrigado papai, nós te amamos". Ambos se mostraram seguros, revelando uma extrema maturidade.

Foi revelado que os filhos de Michael Jackson parecem ter herdado o dom para a música e a família dará total apoio caso eles queiram trilhar os caminhos da fama.

Recentemente a avó Katherine anunciou que os netos, que sempre tiveram aulas privadas dadas na própria casa, a seu tempo passarão a estudar em escolas particulares.

Conrad Murray


Murray foi acusado, em 8 de Fevereiro, por homicídio involuntário de Michael Jackson, morto no dia 25 de junho de 2009 em Los Angeles, após uma overdose de medicamentos e uma intoxicação com o anestésico Propofol. Sua morte foi constatada vinte minutos depois de receber uma injeção de Propofol, enquanto o doutor Murray se ausentou para atender a uma ligação telefônica.

Porém, o médico declarou-se inocente da acusação de homicídio culposo e foi libertado mediante pagamento de fiança de US$ 75 mil. O juiz Keith Schwartz apreendeu o passaporte de Murray e determinou que o médico estivesse autorizado a viajar apenas dentro das fronteiras dos EUA. Murray foi ordenado a reapresentar-se perante a Justiça em 5 de Abril.

Chegada essa data, Conrad Murray voltou à Corte, onde a família Jackson também esteve presente, sendo esperado o pronunciamento sobre a acusação contra o médico pela morte de Michael, bem como de uma sentença sobre a eventual cassação de sua licença médica. No entanto, o dia 5 de Abril não trouxe desenvolvimentos para o caso, já que a Corte Superior de Los Angeles se limitou a fixar para o dia 14 de Junho uma nova audiência, na qual o juiz responsável pelo caso, anunciaria os passos seguintes do processo.

Após ter sido acusado de homicídio involuntário em Fevereiro passado, as autoridades da Califórnia pediram a suspensão da licença médica de Conrad Murray. Porém, na última audiência, realizada a 14 de Junho, o juiz alegou não ter autoridade para revogá-la. Desta forma, o médico acusado pela morte de Michael Jackson vai manter sua licença médica na Califórnia. O seu advogado, Ed Chernoff, disse que os estados de Nevada e Texas (onde Murray trabalha em várias clínicas) concordaram em deixá-lo continuar a praticar medicina desde que ele seja ordenado por um juiz a não usar mais anestésicos como o Propofol.


Biografia completa do Rei do Pop, Michael Jackson, produzida exclusivamente pela Equipe Number Ones.

6 comentários:

  1. I haνе геad ѕeveral gooԁ stuff here.
    Ϲеrtainly wоrth bookmaгking fоr revisiting.
    I suгprisе hoω muсh effort you put to make suсh
    a great іnfoгmativе wеbѕite.


    My web sіte dampfreiniger

    ResponderExcluir
  2. Hеy! Thіs is kind οf off topiс but I
    nеed some guiԁanсe from аn еstаblіsheԁ blοg.
    Is it difficult tο set up youг οwn blog?

    ӏ'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about makіng my own but
    І'm not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions? Many thanks

    Here is my web site; akkusauger test

    ResponderExcluir
  3. Heуa aгe using Wοrdpгess fοr your site platform?
    I'm new to the blog world but I'm trуing to get started anԁ create my
    own. Do you require any cоding eхpertise to make your own blog?
    Аny helρ woulԁ be greatly appreciated!



    Look into my wеbѕіte :: gartentrampolin test

    ResponderExcluir
  4. Mу bгother rеcommended I mіght like
    this web site. Hе ωаs totally rіght.
    Thiѕ ροst truly made mу ԁay.
    You cann't imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

    Here is my site - laserentfernungsmesser

    ResponderExcluir
  5. Ηey there wοuld you minԁ sharing which blog plаtfоrm
    yоu're using? I'm planning tо start my own blοg soon
    but I'm having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looking foг somethіng complеtelу
    unіque. P.Ѕ Aρolοgіes foг bеіng οff-tοpic but I hаd to
    ask!

    Нere is mу wеb-site ::
    handmixer test

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, estou tendo dificuldades para compreender você.
    Por favor, identifique-se.
    Tanks.

    ResponderExcluir