quarta-feira, 11 de março de 2015

Eu, Michael Jackson, minha avó e a música


Eu, Michael Jackson, minha avó e a música


Jurema, minha avó paterna sempre foi uma figura, no mínimo, engraçada. Carinhosa e valente, descendente de italianos, gordinha, bochechas vermelhas, cabelos brancos e uma infinita sabedoria.

Agricultora e dona de casa, morava na roça, lá no interior do Rio Grande do Sul.

Ela nunca teve acesso aos discos e videoclipes de Michael Jackson. As únicas vezes que ela o viu, foi na TV, ou através de mim, seu amado neto.

Com uma ignorância ingênua, daquelas pessoas que não conseguem diferenciar a atriz da novela e sua personagem, para a minha avó, Michael era meu amigo. Então, como ela sabia da minha paixão, sempre que nos encontrávamos, ela perguntava: “E o Maico, está bem?”

Michael sempre foi como mais um membro de minha família.

Lembro que um dia entre 1984 e 1985, acho que eu devia ter uns 8, 10 anos, ela entrou no meu quarto e viu o vinil do Thriller e disse: “Mas que negro lindo, é teu amigo, meu netinho?” E eu, criança boba respondi que “SIM”, expliquei que ele era cantor nos Estados Unidos (que eu nem sabia onde ficava) e coloquei o disco para ela ouvir. Lembro que ela adorou, mas disse: “Eu não entendo nada do que ele está cantando...” e eu ri. Mas eu também não entendia!

De dois em dois meses, eu, meus pais e meu irmão, íamos para a fazenda dos meus avós, e a tarde, depois do farto almoço, que geralmente era um churrascão, colocávamos fitas cassete para rodar no toca-fitas do carro. E tocávamos Michael, é claro.

Passaram-se muitos e muitos anos e em 1993 meus avós vieram nos visitar!

Nessa época, Michael havia lançado o álbum “Dangerous” (1991), eu tinha 16 anos e já estava com cabelos compridos até os ombros, começando a me apresentar como cover. Em meu quarto haviam muitos quadros de Michael em várias épocas, mas o que chamava mais a atenção, era um quadro IMENSO com a imagem dele ao lado da pantera negra de “Black or White”.

Meus avós vieram nos visitar e ao entrar em meu quarto, minha avó, vendo o quadro gigante, logo disse: “Que moça mais linda! Mas que perigo desse bicho atacar ela...”

Eu respondi: “Vovó, esse é o Michael!”

Ela riu, questionou, duvidou, demorou uns 5 minutos para entender e acreditar que aquela figura andrógina era o “negro lindo” que ela havia elogiado há anos atrás, mas não sem antes ouvir minhas explicações sobre o vitiligo (citando um vizinho dela que tinha a mesma doença), as humilhações vindas do próprio pai, que levaram Michael a mudar drasticamente sua aparência e as razões que eu encontrava para justificar. Também expliquei que a pantera havia sido “domesticada” e não oferecia perigo a ele.

Então, ao final da conversa, ela complementou: “Que coisa triste, um homem tão conhecido e tão ‘cheio de dinheiro’ passar por essas coisas... Mas tu ainda gostas dele assim?” E eu respondi: “É como ele diz numa música dele, vovó... Se você quer ser meu irmão, não importa se você é preto ou branco”.

Depois disso, nunca mais falamos no assunto, a não ser em 1997, quando eu resolvi gravar o videoclipe de “Save Me”, uma dance music que compus e que rodou nas FMS do país, chegando a ser “a melhor da hora” em várias rádios. Quando o videoclipe ficou pronto, fomos até a fazenda de meus avós com um videocassete nas mãos e reunimos a família para assistir.

Quando começamos a rodar a VHS, minha avó se emocionou ao ver o neto “na televisão”.

Para ela, o videoclipe estava sendo exibido em rede nacional. Não tivemos coragem de explicar que não, pois não queríamos destruir aquele momento mágico para ela.

Emocionada e com lágrimas nos olhos, ela disse: “Então agora meu netinho vai ser tão conhecido quanto o ‘Maico’!” e expliquei que não era bem assim, que ainda precisava gravar outras músicas, mas que eu não teria dinheiro para isso.

Minha avó, que vivia do dinheirinho da aposentadoria, logo gritou: “Eu pago! Se é para ver meu netinho feliz, eu pago!”

Lógico que nunca aceitei que ela pagasse, pois nesse dia, recebi um dos maiores presentes da minha vida. A certeza de que minha avó REALMENTE me amava.

Com o passar dos anos, minha carreira como cantor foi ficando para trás, justamente pelo fato de eu ter entendido que eu JAMAIS conseguiria compor e gravar algo tão genial quanto às músicas de Michael. Os álbuns dele vinham recheados de composições tão genialmente complexas e populares, que ao mesmo tempo me motivavam a continuar produzindo, mas me faziam ver que faltava MUITO para eu me considerar minimamente “bom”.

Infelizmente, em 13 de dezembro de 2008, época em que eu já morava aqui no Rio, minha querida avó foi para o Céu. Eu havia ganhado um concurso cultural para assistir Madonna (minha cantora favorita) ao vivo no Maracanã no dia 14 de dezembro.

Dois pares de ingresso para a área VIP na mão, tudo pronto, mas uma dúvida: Eu não deveria estar de luto? Fui criado no catolicismo, então, o luto sempre foi algo importante em minha vida. Um sinal de respeito por quem se foi.

No dia do show, poucas horas antes de Madonna pisar no palco, liguei para a minha mãe e perguntei: “O que eu faço mãe?”

Minha mãe, sabiamente, respondeu: “A ‘vovó’ ia querer que você fosse... Ela sabia que você esperou a vida inteira para ver Michael e Madonna pessoalmente... Vá e pense que ela estará lá contigo!”

E então, fui... Foi um dos momentos mais memoráveis da minha vida!

Quando Michael anunciou “This is It” em 2009, participei de outra promoção cultural, desta vez através de um vídeo que seria escolhido ao lado de outros nove para que os ganhadores fossem assistir ao primeiro show em Londres, com direito a foto ao lado de Michael no camarim.

Por sorte, destino, milagre ou ajuda de Deus, fiquei entre os 3 primeiros lugares e estava pronto para, finalmente, conhecer Michael.

E então, poucos dias antes de eu realizar o maior sonho de minha vida, Michael se foi.

Já perdi amores, amigos, já perdi muitas coisas na vida, mas minhas maiores perdas foram minha amada avó e meu querido amigo Michael.

Como há anos não vou ao Sul, na minha cabeça, minha avó continua lá, com seu olhar doce, sua voz alta, sua força e seu amor infinito, da mesma forma que, por muitas vezes, prefiro mentir para mim mesmo que Michael continua vivo e brincando em Neverland.

As vezes penso que ele e minha avó se encontraram e que conseguem conversar na mesma língua e que estão no Céu olhando por mim e por minha família... Este sentimento é doloroso, mas acalenta minha alma.

O que sei é que um dia, estaremos todos juntos novamente: Eu, Michael Jackson, minha avó e a música.


Por: Maurício Code


Fonte:

Bloco Thriller Elétrico


.............

10 comentários:

  1. Poxa , muito linda a historia dele.
    Como você sempre diz amiga Maíra , temos em Michael muitas linhas. Passagens, deles, nossas com ele,no centro. É infinito esse laço.
    Essa para mim marcou bastante, já que ela faleceu no dia do meu aniversario, vai ser lembrada sempre!

    Quero falar também, sobre o comentário do post passado que foi da Conceição, que a amiga Maíra postou, simplesmente perfeito!!!

    Os oceanos se unem, encontram-se em determinado leito, nascente. Os fãs e o amor que Michael trouxe ao mundo um dia também se encontrarão de vez, talvez eu não esteja mas aqui, mas, isso é o que quero ver do lado de lá!!

    Bjs, valeu muito a descoberta amiga, de mais essa bela historia , onde Michael é união.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas..

    Amiga Márcia, suas palavras são poesias... Sabia?!
    Amo quando encontro expressões que simplesmente transbordam por não caberem mais no peito, expressões que fluem livremente das profundezas da alma..

    Nesse mundo que Michael nos transportou é tudo tão mágico!! Tudo tão profundo e verdadeiro.. Simplesmente AMO!
    Não saberia mais viver mais sem esse mundo maravilhoso de sonhos, encantos e magia..

    "Qualquer um que passa muito tempo com Michael se modifica, se eleva." (michaeljacksonchosenvoices.com)

    ...e só me resta dizer.. This is it!!

    Bjãooo
    LOVE



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mundo que Michael nos transportou é tudo tão mágico!! Tudo tão profundo e verdadeiro.. Simplesmente AMO!
      Não saberia mais viver mais sem esse mundo maravilhoso de sonhos, encantos e magia..

      Simples assim...

      Bjs

      Excluir
  3. Ri muito...kkkk..

    https://www.youtube.com/watch?v=EVTDm4AXgco

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKkkk ai, meu Deus, que sonho! Quanta generosidade... Imagine eu num passeio pelo shopping com o fofo, sairia cheia de sapatos, roupas, e por aí vai, já que ele comprava tudo que a pessoa ficava olhando, eu ia parecer um ventilador, olhando pra todos os lados...rrss

      Excluir
    2. O Cris Tucker imitando a voz do Michael é tudo,...kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. É uma graça mesmo...Agente vendo ele falar, percebemos o quanto Michael é um docinho de verdade kkkkkkk.

      Bjs

      Excluir
  4. A história do post de hoje é emocionante e inspiradora, acho que todo o sonho de um fã do Michael é um dia se encontrar com ele, de uma forma ou de outra, mas é muito gratificante saber que o Michael foi e é muito amado por pessoas dos quatro cantos do planeta, obrigada por compartilhar esse lindo relato, Maíra,como diz o fofo God Bless you...bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse mimo montagem é pra todas.. ;)
    ...mas em especial para a amiga Alana.. que se derrete todinha com os mimos de TII.
    ...como eu. :)

    https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/s480x480/11051778_904585829562945_1708315629229104132_n.jpg?oh=3fb8a9851eefd2e2c028936cfc7fbcd2&oe=557B02D8&__gda__=1434440254_ed5260187036a0a0655ab82ae06a1ea5

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  6. Ohh amiga, que coisa mais fofa, eu amo essa foto e nessa montagem ficou perfeita, obrigada...

    ResponderExcluir