domingo, 16 de novembro de 2014

Man In The Music: Capítulo 5 - History - "Stranger in Moscow"



3 - STRANGER IN MOSCOW


(Escrita e composta por Michael Jackson.
Produzida por Michael Jackson.
Vocais guias e background por Michael Jackson.
Arranjos por Michael Jackson e Brad Buxer.
Teclado, sintetizadores e baixo: Brad Buxer, David Paich, e Steve Porcaro.
Percussão beatbox: Michael Jackson.
Percussão: Brad Buxer.
Cordas: Brad Buxer.
Guitarra de fundo: Steve Lukather e Brad Buxer.
Synclavier: Andrew Scheos)


Embora ela nunca tenha entrado em nenhum dos seus grates-hits collections, “Stranger in Moscow” é uma das realizações artísticas mais impressionantes de Michael Jackson e, ao longo do tempo, será, sem dúvida, reconhecida como tal.

Poética e evocativa, “Stranger in Moscow” revela o que está debaixo da raiva das duas músicas anteriores. É a versão de Jackson da seminal “A Day in the Life” dos Beatles: uma sombria expressão de isolamento, desilusão e alienação. 
O crítico musical Tom Molley descreveu-a como uma “etérea e viva descrição de um homem surpreendido por uma ‘repentina e abrupta queda da graça’, caminhando na sombra do Kremlin”. 
O engenheiro de longa data, Bruce Swedien, sentia que ela era uma das melhores músicas que o cantor já criou. Armond White apoia, chamando-a de “melhor faixa” de Jackson “desde ‘Billie Jean’”. 
“O conto de angústia fora de compasso, mas cheio de alma dela é eloquente o bastante para mitificar a alienação em termos pop e provocar uma reconsideração de pós-guerra fria, pós-revolta sobre direitos civis.”

Jackson escreveu a música enquanto estava em turnê em Moscow, em 1993, durante um particularmente difícil e solitário momento da vida dele. 
“Ela caiu no meu colo”, ele recorda, “porque assim é como eu estava me sentindo na época. Sozinho em meu hotel, e estava chovendo, e eu apenas comecei a escrevê-la”. 

Na verdade, na manhã que a inspiração para a música veio, Jackson chamou o tecladista e diretor musical dele, Brad Buxer, que estava hospedado no hotel. Era 10h30min da manhã e, a pedido de Jackson, Buxer veio imediatamente. 
“Eu bati na porta e disse: ‘Okay, Michael, eu penso que você me chamou porque você quer ouvir a coisa Sega [Jackson tinha concordado em criar uma melodia para o videogame Sonic the Hedgehog 3]’E ele foi: "Não, não, eu quero apenas trabalhar." 
E, então, havia um piano lá e eu comecei tocando coisas e ele disse: ‘apenas toque, apenas toque’.” Buxer, que era classicamente treinado e tocava inúmeros instrumentos, tinha trabalhado próximo a Jackson nos últimos quatro anos. “Stranger in Moscow”, no entanto, foi a contribuição mais significante dele àquela data. 
Na sessão do hotel, Jackson iria, em alguns momentos, dirigir, em alguns momentos, simplesmente ouvir até escutar algo que ele gostasse. “Eu toquei para ele um verso e ele adorou”, recorda Buxer. “Daí, ele disse: ‘Toque mais alguma coisa. ’ E eu apenas ia para estes acordes. É uma simples progressão, mas há esta estranha modulação. Terceiras e sétimas são tudo em música… Se você pega uma base em uma quinta ou uma tríade – com um A espesso e E espesso de um A espesso tríade e, então, usar estas notas muito similares como a 3º maior e 7º maior do novo acorde (nesse caso E maior 7) – Você pode torcer o ar com uma pequena batida e fazer algumas coisas psicológicas acontecerem. Você consegue uma poderosa, mas quase invisível modulação, que afeta a psique, simplesmente por alterar uma nota. E, assim, eu fiz isso. E há uma nova seção que é E maior 7 para A e D maior 7 para G, o que é apenas um completo passo abaixo, mesma progressão. Essas são as duas progressões e isso era “Stranger in Moscow”. Uma vez que eles tinham a progressão básica, Jackson desenvolveu a melodia, o que flutua nas notas mais alta dos acordes. Em apenas uma hora e meia, Jackson e Buxer tinham, essencialmente, criado a música inteira. (Jackson iria, mais tarde, terminar a extraordinária letra e adicionar outros ornamentos.)

Não foi muito depois de escrever e gravar a música que Jackson decidiu criar um álbum inteiro de novo material, em vez de apenas algumas poucas faixas arrematarem umagreatest-hit collection. Tanto Jackson quanto Buxer sabiam que eles tinham criado algo especial. Embora, aparentemente, uma simples balada em tom menor, o esparso arranjo de “Stranger in Moscow” captura perfeitamente o sentimento imparcial, vazio, de um homem estranho ao mundo em volta dele. 

A faixa começa com o som de chuva, então, uma batida lenta, mecânica (construída no beatboxing de Jackson) e uma suave guitarra dedilhada.

Nos versos, Jackson canta em sofisticadas linhas chamada-e-resposta; o efeito eco captura perfeitamente o sentimento de isolamento dele. “Eu estava caminhando na chuva” ele canta. “Máscara da vida, sentimento insano.” Isso começa o que é, provavelmente, a letra mais impressionante da carreira de Jackson, lembrando a poesia de T.S. Elliot ou Rainer Maria Rilke. 
A narrativa fragmentada que ele apresenta é sobre dissonância cognitiva: Ou o mundo é que é insano ou ele é quem é. Ou, talvez, sejam ambos. No refrão, ele pergunta repetidamente: “Como você se sente?/ Como você se sente?/ Quando você está sozinho e com frio por dentro.” A pergunta, no entanto, é deixada pendente, sem resposta, por toda a música.


Mais tarde, Jackson canta sobre ser “abandonado em sua fama”. Ele sente uma sensação de traição, solidão e desespero que, como a Rolling Stone colocou, “rivalizaria com qualquer dor de roqueiros de Seattle”. Ele é um trágico personagem, como Jay-Gatsby (“isso é o que [o] perseguia, a poeira suja que flutua na esteira de seu sonho”). Jackson descreve o estado mental dele como “Armagedom do cérebro”.

“As palavras retratam as dores dele com versos tão vívidos”, observa o crítico musical Jonathan Conda, “– narrando uma vida de dor contra imagens mentais e sentimento da Rússia Guerra Fria”. No fim da música, Jackson sampleou um interrogatório da KGB, perguntando: “Porque você veio do ocidente? Confesse! Para roubar as grandes conquistas do povo, as realizações dos trabalhadores”.

Para Michael, ícone do mundo Ocidental (e capitalismo), a música apresenta um fascinante paradoxo: uma vez uma criança negra das decadentes ruas de Gary, Indiana, ele se tornou o mais famoso pop star do mundo; ele era um autêntico símbolo do sonho americano. No auge de Thriller, a, então, União Soviética, não permitiria que a música dele fosse ouvida; ela teve que ser contrabandeada. 
Agora, dez anos depois, Jackson estava performando para centenas de milhares de fãs em lugares como Praga e Moscow, enquanto que, essencialmente, estava banido da América. 

Na música, portanto, ele é um “homem de lugar nenhum”, um vagabundo. Ele tinha sido usado e cuspido pelo próprio país e sistema (uma “súbita e abrupta queda da graça”). Mas ele é, também, um “estranho” na Rússia – preso em um hotel onde a “tumba de Stalin não [o] deixaria estar”. Ele é um pária, um homem invisível, se sentindo descartado, exilado, sem lar e sozinho.

Uma certa redenção, porém, surge no vídeo musical (o qual, como a música em si, é amplamente subestimado). O crítico musical Owen Hatherly chama-o de um “impressionista, semi-noir, ao estilo de conto de sobrevivência de Le Carre… mendigos e edifícios imponentes… localizado em uma paisagem urbana que é uma parte Tim Burton, uma parte Andrei Tarkovsky.” 
Dirigindo por Nicolas Brandt, ele despreza danças coreografadas e teatrais do showbiz de muitos curtas-metragens de Jackson em favor de algo mais discreto e desolador: uma narrativa visual na qual as vidas de seis isolados estranhos é mostrada, enquanto o mundo se move em volta deles em câmera lenta. Jackson é identificado com essas “pessoas comuns”: ele também está sozinho, e caminha pelas ruas em um longo casaco preto como um fantasma, incógnito. Por volta do meio do caminho no vídeo, contudo, ele e os outros personagens saem na chuva. Enquanto eles são, individualmente, batizados pela água, algo muda: é como se a dor deles fosse purificada e conectada por uma experiência comum: o sofrimento deles. 
O paradoxo no vídeo, então, é que apenas por expressar ou abrir a solidão e dor de cada um, eles podem encontrar algum grau de conexão.


Algumas fotos de Stranger in Moscow




























Voltar para: Apresentação

............


54 comentários:

  1. UM GRANDE GENIO, QUE DEREPENTE , ESCREVE UMA MELODIA ,QUE PARA MIN , VAI FICAR NA HISTORIA. SIMPLISMENTE LINDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amiga..
      Stranger in Moscow ficará gravada na história para sempre!
      Michael também e toda sua obra. Isso é fato!

      Stranger in Moscow é simplesmente maravilhosa!!
      A canção, a letra, a coreografia, o vídeo..a mensagem que ela traz..tudo!!
      Como Michael mesmo disse, foi um presente do céu que lhe caiu no colo.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Stranger in Moscow dentre todas as composições de Michael, é para mim uma das mais belas que ele compôs, e o vídeo clip, um dos trabalhos mais lindo realizado por ele

    Tanto a canção quanto o vídeo, me causam sentimentos mistos, de êxtase, comoção e angustia, me elevo e decaiu, pois não consigo ouvir Stranger in Moscow sem que me venha a mente que Michael a compôs em um momento de aflição, solidão, dor e desespero, foi uma inspiração de senso íntimo em momentos dolorosos, uma revelação momentânea de seu estado de espírito

    Na minha opinião, se tem duas canções que revelam em partes a alma de Michael, uma é Stranger in Moscow, que é composição dele mesmo, e a outra é Man in the Mirror, que não é dele, mas foi criada e destinada para ele, eu amo demais as duas, são belíssimas

    Embora seja triste lermos esses relatos devido as circunstâncias em que a letra foi criada, eu adorei demais esse capítulo de Stranger in Moscow

    E as fotos são demais, lindas, Michael é um Deus da beleza...lindo...lindo...lindo, que homem divinamente belíssimo, é fora do comum ser belo desse jeito rsrsrs

    A beleza física de Michael emerge da beleza de sua alma

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso amiga...Sinto o mesmo!
      Michael nos faz sentir o extremo desses sentimentos mistos..eu diria até que são sentimentos distintos.
      ...é o lance da ponte em que Michael se encontra no meio e nos faz sentir o que há nas polaridades dela..o lado negativo e o positivo..numa ponta há o caos..na outra o êxtase.

      Ele desperta em nós a empatia, a compaixão...ele faz com que possamos sentir o que ele sente..e assim, possamos sentir o próximo.
      Ele faz com que mergulhemos em nós mesmos e nos elevamos ao êxtase.
      É assim que penso..

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    2. Vocês disseram tudo! ++1

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  3. Meninas, boa tarde... fiquei ausente esses últimos dias, minha bebê não estava bem, graças a Deus, está tudo bem com ela agora... Stranger in Moscow foi uma das primeiras canções do Michael pela qual me encantei, ela revela tanta dor, dor de estar só, de não se sentir amado, a letra dessa música mexeu muito comigo. Infelizmente acho que a solidão foi algo que sempre estava presente na vida do nosso Michael. Estou lendo o livro dos seguranças do Michael e é de cortar o coração o relato deles, eles disseram que o Michael era muito, muito solitário, não havia ninguém ao redor dele para apoiá-lo, para dar atenção, eles viviam comentando" esse homem (Michael) tem uma família tão numerosa, quantos irmãos, sobrinhos e sobrinhas ele tem e ninguém dá um maldito telefonema para saber como ele ou as crianças estão passando" ... "muitas vezes só tinha nós ao lado dele, quantos aniversários das crianças não tinha ninguém para participar , cantar os parabéns ou vê-los abrir os presentes, nós é que estávamos lá em todos esses momentos, e mais ninguém". Tem também o relato deles do tempo que eles ficaram em Middleburg, na Virgínia, eles disseram que era tudo muito solitário e não sabe o que seria dele se não fossem aquelas crianças, elas davam vida á ele... fico com o coração partido de saber essas coisas, por isso acho que, Stranger in Moscow representa bem ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, que bom que sua bebê já esta bem, bom acredito que agora ela deva estar ótima, pois já fazem dois dias que vc comentou, mas desejo de coração que vc e ela estejam sempre bem, um bjão nas duas

      Eu também estou lendo esse livro, e o que a Márcia recomendou também

      Love MJ

      Excluir
    2. Que bom que seu bebê já está bem, amiga! Saúde é tudo, né?! :)

      É amiga...nosso Michael sempre foi rodeado por sanguessugas...e sua família sempre se demonstrou fazer parte desse tipo de gente denominado sanguessuga.
      Muitas pessoas defendem a família dizendo que eles sempre estiveram ao lado de Michael no momento em que ele mais precisou, no caso do julgamento...tsc tsc tsc... Se até no julgamento eles (a família)desprezassem Michael, eles estariam evidenciando isso não apenas a ele e aos que estavam mais próximos dele, mas ao mundo todo.
      É óbvio que a família acompanhou Michael ao julgamento todos os dias, não por ele, mas por eles mesmos...porque estavam na mira do mundo.
      É amiga...Michael deu tudo de si à todos e ao mundo inteiro, e ele recebeu bem pouco como retorno. É triste, muito triste tocar nesse lado.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Oh amiga Alana, que bom que está tudo bem agora. Desejo que ela e você estejam muito bem.
      Eu também meninas estou lendo esse livro dos seguranças, e essas partes são tão significativas, e profundas, é triste mas nós sabíamos como Michael vivia na solidão, não podia confiar em ninguém, e a família Jackson não estava presente na vida dele.

      Mas Stranger in Moscow é certamente mais uma música escrita e cantada pelo coração dele, era como se sentia em muitos momentos.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    5. Oh meninas, deu uns erros aqui, por isso apaguei e escrevi de novo! rsrs

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  4. Olá Maíra, tudo bem?
    O post lindo como sempre.essa canção é maravilhosa!!amo demais!!o vídeo é um dos meus preferidos!

    Michael...sempre em meu coração!!

    Love

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mi", você é a Michaela?!

      Seja sempre bem vinda! ;)

      Essa canção é divina!!
      ...e o vídeo idem!!
      Tanto a canção quanto o vídeo também estão entre os meus favoritos!

      Onde quer que estejamos, seja quando for..Michael estará para sempre em nós... Fato!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    2. obrigada Maíra! :)

      sim...sou a Michaela que frequentava aqui antigamente...a voz continua a mesma...mas os cabelos...rsrs

      brincadeirinha...:)

      sou aquela doidinha mesmo !rsrs

      bjs

      Excluir
    3. Que bom que está de volta a casa!
      Seja bem vinda. ;)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  5. A pesar de toda força que sei emanar dele,e que, em muitas situações, essa fortaleza espiritual salvou sua vida.
    Ao ver muitas partes dessa historia, vejo que ele realmente, era um homem com uma saudade na alma, uma melancolia profunda . É como alguém que sabia do seu passado e futuro .
    Esta musica retrata isso. Como outras desde a época dos Five. Desde sempre acredito! Ele sabia de tudo que viria , como Jesus....
    Michael é um ser de varias faces, mas a tristeza interior , nunca o abandonou e se cumpriu a escrita nos deixando uma saudade maior que a vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, os avisos e as mensagens vieram em muitas cancões e muitas palavras de amor.
      É nesse período que pude viver e conhecer um pouco, que me apego para a dor ser um pouco mas amena.
      Bjs

      Excluir
    2. É verdade amiga Marcia..a saudade que sentimos por Michael..é maior que a vida. :(

      Percebo que Michael nos remete às polaridades máximas..despertando em nós os sentimentos mais profundos..fazendo nos provar o doce e o amargo..a escuridão e a luz, o frio e o calor..
      Ao mesmo tempo em que somos lançados na dor de sua solidão e sofrimento, somos elevados ao êxtase na beleza infinita de sua imagem, de sua dança, de seus gestos, de sua voz...palavras..mensagens..de sua plenitude divina.
      Michael é um presente de Deus para todos nós. This is it.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  6. Olá meninas!!
    Tivemos uns assuntos para resolver e acabou não dando para entrar esses dias.. ;)
    hummm...eu e o fofo em Moscou!!
    ...nem conto nada..

    :D

    http://images4.fanpop.com/image/polls/585000/585214_1290630845358_full.jpg

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  7. Vocês já falaram tudo sobre Stranger in Moscow!!
    Faço minhas as palavras de vocês.

    Stranger in Moscow é uma obra fantástica de Michael que traz consigo várias mensagens importantíssimas!
    ...o difícil é conseguir alcançar tudo o que Michael nos transmite através dela.
    Além da beleza imensurável e angelical de Michael, há uma imensidão de preciosidades na coreografia que Michael executava ao cantá-la, nas cenas do vídeo e na letra da canção.
    Realmente uma viagem dentro de nós mesmos...um momento reflexivo que Michael nos obriga a ter para despertar a nossa sensibilidade, a nossa empatia.
    Amei demais esse capítulo!
    Vogel foi fundo na análise de Stranger in Moscow.
    "Enquanto eles são, individualmente, batizados pela água, algo muda: é como se a dor deles fosse purificada e conectada por uma experiência comum: o sofrimento deles.
    O paradoxo no vídeo, então, é que apenas por expressar ou abrir a solidão e dor de cada um, eles podem encontrar algum grau de conexão."
    This is it! É essa a mensagem de Michael!! "Todos numa só conexão, na música, na alegria, na dor.."
    O diálogo de Willia e Joie sobre Stranger In Moscow, também foi bem interessante e esclarecedor..
    https://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2013/01/23/wandering-in-the-rain/
    Mas tem muito mais nessa canção...muito mais para se alcançar nessa magnífica obra de Michael...que exige um grau muito mais elevado da consciência humana..
    “Stranger in Moscow” é uma das realizações artísticas mais impressionantes de Michael Jackson e, ao longo do tempo, será, sem dúvida, reconhecida como tal."
    +10000000000000000...


    Ao longo do tempo...
    Um dia..toda obra de Michael e ele próprio serão reconhecidos como devem ser, por todos. This is it.

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  8. http://www.twitlonger.com/show/n_1siie42

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obá!! Vou ler já já amiga!! \o/

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    2. Lindooo, amei! Obrigada por compartilhar amiga Ana.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    3. Uauuu...amiga!!
      Depois desse poema..só nos resta dizer AMÉM!!!

      Amei!!

      "O nosso corpo é o templo do Espírito Santo
      Ele vive dentro de nós, guiando-nos para ouvi-lo
      Uma voz tão doce, um amor tão divino
      Minha alma não mais se torna minha
      Totalmente rendida ao Senhor
      De que outro modo podemos nos permitir
      Para viver neste mundo sombrio e cruel
      Curar as cicatrizes da Terra com um beijo carinhoso
      Seja a inspiração e felicidade de alguém
      Só Ele pode nos mostrar o caminho
      E nos levar para o caminho certo a cada dia
      Não importa o quão escuro as noites possam parecer
      Ele sussurra para mim em meus sonhos
      E lá Ele me mostra o milagre das coisas"
      Front

      Obrigada Michael por tanta inspiração!!
      Amor Incondicional Sempre!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    4. Obrigada por compartilhar conosco, amiga!! \o/

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    5. Lindo, demais.. Obg amiga.

      Bjs

      Excluir
    6. Acho que agora temos um Front (MJ) rsrsrs

      Lindo né meninas

      Love MJ

      Excluir
    7. É amiga Ana..acho que está cada vez mais claro..mais evidente..rsrsrs..ohhh my god!!!

      E você disse lindo???
      Esplendoroso, amiga!! Esplendoroso!!
      Fato!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  9. Stranger in Moscow
    Estranho em Moscou

    Eu estava vagando na chuva
    Máscara da vida, sentindo-me insano
    Queda súbita e repentina da graça
    Os dias ensolarados parecem distantes
    A sombra de Kremlin depreciando-me
    O túmulo de Stalin não me deixa ser
    Sem parar isso veio
    Quero que a chuva apenas deixe-me ser

    Aqui abandonado na minha fama
    Armagedom do cérebro
    A KGB estava perseguindo-me
    Pegue meu nome e apenas deixe-me ser
    Quando um garoto mendigo chamou meu nome
    Dias felizes afogarão a dor
    E sem parar isso veio
    Na chuva, e novamente, e novamente
    Pegue meu nome e deixe-me apenas ser

    Como se sente
    (Como se sente)
    Como se sente
    Como se sente
    (Como se sente)
    Como se sente
    (Como se sente agora)
    Como se sente
    Como se sente
    Quando você está sozinho
    E frio por dentro
    Como se sente
    (Como se sente)
    Como se sente
    Como se sente
    Como se sente
    Como se sente
    (Como se sente agora)
    Como se sente
    Como se sente
    Quando você está sozinho
    E frio por dentro

    Como um estranho em Moscou
    (Senhor, devo dizer)
    Como um estranho em Moscou
    (Senhor, devo dizer)
    Estamos falando 'perigo
    Estamos falando do bebê perigo
    Como um estranho em Moscou
    Estamos falando de perigo
    Estamos falando de perigo baby
    Como um estranho em Moscou
    Eu estou vivendo solitário
    Eu estou vivendo solitário, baby
    Um estranho em Moscou

    Interrogatório da KGB:
    "Por que você veio do oeste? Confesse!
    Para roubar as grandes realizações do povo,
    as conquistas dos trabalhadores..."

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  10. "Parece-me que ele está tentando transmitir seu estado emocional naquele momento, nos meses imediatamente após as alegações de 1993, e que foi um tempo horrível para ele. Como ele nos diz na letra da música, ele estava "se sentindo insano", como se ele tivesse tido um "Armageddon do cérebro." Parece-me que ele está nos encorajando a experiência imaginativa que ele está passando para tentar entender o que essa situação seria como - a simpatizar com o Outro, como ele faz em grande parte de sua obra. Assim, o refrão é principalmente a linha "Como se sente" repetida uma e outra vez:

    Como você se sente?
    (Como se sente?)
    Como se sente?
    Como se sente?
    Como se sente?
    Como se sente?
    (Como você se sente agora?)
    Como se sente?
    Como se sente
    quando você está sozinho e frio por dentro,
    Como um estranho em Moscou?


    Parece bastante claro que ele está nos pedindo para nos colocar em sua posição - como alguém falsamente acusado de um crime terrível, e condenado por ele em todo o mundo por isso não há como escapar dela. Como que se sentiria? O que essa situação seria como?

    Frank Cascio fala sobre isso em seu livro, My Friend Michael: An Ordinary Friendship com um homem extraordinário , e ele cita-o dizendo:

    "Eu não acho que você percebe ... Eu tenho todo o mundo pensando que eu sou um molester criança. Você não sabe o que se sente ao ser acusado falsamente, ser chamado de "Wacko Jacko". Dia após dia, eu tenho que levantar-se no palco e realizar, fingir que tudo é perfeito. Eu dou tudo o que tenho, eu dou o desempenho que todo mundo quer ver. Enquanto isso, meu caráter e reputação estão sob constante ataque. Quando eu pisar fora dessa fase, as pessoas olham para mim como se eu fosse um criminoso. "

    Eu não acho que podemos sequer começar a compreender o que isso era para ele, dia após dia, ano após ano, sem deixá-up. Podemos tentar compreendê-lo, mas eu não acho que nós nunca realmente pode. Mas, em Stranger in Moscow , ele está tentando nos dar um vislumbre do que essa experiência foi como para ele.

    E isso é importante em um nível pessoal - assim como um humano tentando entender outro ser humano -, mas também é importante a nível cultural, porque ao longo de sua carreira ele se tornou a personificação humana da diferença, da alteridade. Então, de certa forma, este vídeo está fazendo a mesma pergunta exata "Ben", perguntou há 40 anos: temos a capacidade emocional de simpatizar com alguém excluídos e ridicularizados e temia porque ele é marcado como diferente? Podemos ver essa situação do ponto de vista do estrangeiro? E "como se sente" quando fazemos isso?"

    https://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2013/01/23/wandering-in-the-rain/

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde amigas!

    Stranger in Moscow é uma canção tão linda, e nós sabemos é tão pessoal. É uma canção íntima de parte dos sentimentos que ele sentia em muitos momentos.

    Michael enfrentou muitas provas, muitas coisas tristes e difícil, ao mesmo tempo que experimentou os aplausos, experimentou também os julgamentos, os dedos apontados, sem nunca ter merecido tanta maldade.

    É triste reconhecer que nós, o amamos tanto, e não pudemos chegar a salva-lo disso tudo. Com tanto amor, e ao mesmo com tanto ódio dirigido a ele, como agir? O que pensar deste mundo que ao mesmo tempo que aplaude, crucifica e julga? É difícil até imaginar uma coisa dessas.

    Acredito que se nós somos capazes de sentir esses dois sentimentos (amor e ódio) dirigidos a ele tão nítido, tão profundo, essa polaridade como diz amiga Maíra, se somos capazes, foi porque ele viveu isso na pele, profundamente. E como dói vermos assim, a verdade nua e crua. Como machuca ver tudo que fizeram a ele. Dói na alma.

    Só nos resta, fechar bem os olhos e desejar de coração que ele esteja bem, que esteja feliz, que esteja livre de tantas maldades, que possa viver sua vida da maneira mais próxima à que sempre quis e sonhou. Desejar todo amor do mundo, toda felicidade e reciprocidade do mundo. E fazermos nossas partes, sempre que possível para não permitir que as mentiras fiquem sem resposta, que possamos de alguma forma, expor e evidenciar as verdades Michael, expor o que o ser humano Michael Jackson é, além de artisticamente excepcional, é maravilhoso como pessoa. Mesmo com tantas limitações que temos, essas partes são grandiosas, lutar pelas verdades de Michael é simplesmente mágico. Apreciarmos ele cada vez mais é magnífico, é amor sem fim.


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês disseram tudo!!

      Quantos momentos , como alguém passa por isso?
      Agora terminando Conspiração Michael é como uma catucada grande na ferida. Mas, ela me remeteu bem longe dessa vez!
      Descobertas de pequenas partes que me fazem cada vez mas respeitar esse menino.
      Bjs

      Excluir
    2. É amiga...nosso Michael merece o nosso respeito, nossa admiração, nosso apoio e todo o nosso amor..sempre!!!
      Michael está fazendo de nós, pessoas melhores, dia após dia.

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  12. Alana querida, era para ter feito essa referencia antes, mas terminou passando.

    Sua bambina estar bem agora, é o bom de tudo isso.
    Essas dores e aperreios , infelizmente, você ainda vai viver bastante rsrsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amiga, deixo uns mimos lindos para florir nossas vidas!!!

    http://images4.fanpop.com/image/photos/19700000/Some-stars-shine-FOREVER-never-fade-michael-jackson-19701873-859-1215.jpg

    Lindooo <3

    http://4.bp.blogspot.com/_gyXJmX_85GI/TQQmZp7ISaI/AAAAAAAABCI/fqbneAKRRMA/s1600/mj+guiness.jpg


    http://img.timeinc.net/time/daily/2009/0907/wmj_0713.jpg


    http://images4.fanpop.com/image/photos/19700000/Some-stars-shine-FOREVER-never-fade-michael-jackson-19701846-933-604.jpg

    Hummmm...

    http://images4.fanpop.com/image/photos/19700000/Some-stars-shine-FOREVER-never-fade-michael-jackson-19701869-500-401.jpg


    http://i1123.photobucket.com/albums/l546/mayamj/Michael%20Jackson/Superb-michael-jackson-15842208-1027-805.jpg


    http://i1123.photobucket.com/albums/l546/mayamj/Michael%20Jackson/michael-performs-earth-song-on-w-2.jpg


    http://i1123.photobucket.com/albums/l546/mayamj/Michael%20Jackson/med_gallery_485_304_96675.jpg


    http://i1123.photobucket.com/albums/l546/mayamj/Michael%20Jackson/Can-t-get-enough-of-you-MJ-michael-jackson-21115981-897-1600.jpg


    http://lh4.ggpht.com/_vce7Yw3tHpg/SkTXlASrzcI/AAAAAAAADVI/eXpalUfKaMw/michael-jackson-press-conference-2009.jpg


    http://1.bp.blogspot.com/_gyXJmX_85GI/TSFpwpHtmGI/AAAAAAAABHU/oJAmtMwjFZY/s1600/michael-visits-phantasia-park-in-germany-during-the-history-world-tour%252894%2529-m-4.jpg


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de incluir esse tesourooo! OMG!

      http://fb4mj.files.wordpress.com/2010/07/001jg1.jpg


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Uauuuu!!
      Esses mimos foram escolhidos a dedo, heim??!!
      Puts!!
      Totalmente embriagada..em transe...em êxtaseee!!
      Êxtase é a palavra certa e também o estado certo que Michael com a sua beleza nos coloca. Fato!!

      Obrigada por compartilhar esses tesouros, amiga Fê!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. Lindos né amiga Maíra! Ahhh eu também leviteiii! rsrs...

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  14. Amei o que você disse, amiga Fê!
    É bem isso!
    Essa é a mensagem que Michael veio trazer à todos nós! Tudo o que conhecemos sobre Michael demonstra isso!

    Michael conectou seus fãs, reuniu a todos para essa missão que ele proferiu com suas próprias palavras.. "Somos uma grande família. Estamos trazendo o amor de volta ao mundo." This is it.

    Não fomos escolhidos ou tocados à toa.
    Não sentimos à toa essa dor tão profunda e dilacerante, que uma parte de sua história e a sua ausência nos causa.
    Não sentimos à toa esse êxtase que ele nos proporciona.
    "Vocês são meu Legado" MJ

    Mesmo com as nossas limitações de tempo e de habilidades, estamos aqui para que juntos possamos mostrar as verdades, as maravilhas de Michael. Compartilhar com todos esse presente divino que temos o privilégio de sentir tão bem!

    Michael com todas as limitações de tempo que a maior estrela mundial certamente tem e com todas as limitações que ainda colocaram em sua vida e em seus caminhos, ele sempre deu tudo de si ao mundo, ele sempre deu um jeito de dar seu tempo, seu amor, atenção, cuidados, alegrias, magias..proporcionar o êxtase à todos.
    Michael é um ser iluminado, elevado..

    Mas somos apenas humanos comuns...

    Mas o nosso amor e a nossa vontade de chegar lá...chegaremos todos unidos!! This is it!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maíra, acredito exatamente nisso, que esse amor tão grande não é a toa, estamos unidas por algo, sentimos tudo isso tão grandiosamente, que temos com certeza algo grandioso a contribuir, de alguma forma, seja com vídeos, textos, leituras, conhecimentos, apreciação... enfim... há uma infinidade de contribuições que podemos fazer, e que por menores que pareçam, faz sim uma grande diferença no final das contas.

      Michael é iluminado, e nos ilumina. Sabe já vimos em tantos lugares relatos de pessoas que conheceram Michael, que tiveram o privilégio de estar com ele em algum momento, e todos dizem praticamente a mesma coisa, que ele tinha uma luz que iluminava ele, e todos à sua volta, era um ambiente mágico, e as vezes eu fico pensando, essa luz é tão poderosa que é capaz de tocar pessoas das mais diversas culturas e uni-las a uma só, é capaz de mover multidões, encanta e ilumina à todos que se permitem, e quem adentra tudo isso como nós fazemos, vive o êxtase, aprende, se envolve cada vez mais, e esse sentimento como se pudesse, cresce mais e mais a cada dia.

      Michael é maravilhoso!! Um anjo mesmo, que veio, que desperta, que encanta, que envolve, tão nítido e transparente, que realmente quem se permite não vê nada além da verdade, nada além do extraordinário e fascinante homem que é.


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. +10000000...!!!

      Sim!! Cada um fazendo uma pequena parte..chegaremos lá!!

      "temos com certeza algo grandioso a contribuir, de alguma forma, seja com vídeos, textos, leituras, conhecimentos, apreciação... enfim... há uma infinidade de contribuições que podemos fazer, e que por menores que pareçam, faz sim uma grande diferença no final das contas."

      Não importa o que fazemos, importa o amor contido naquilo que fazemos e esse amor há com certeza em nós.
      Tudo que fazemos por Michael, por menor que possa parecer, se torna grande devido o amor que depositamos na nossa pequena parte.

      "O amor é a resposta" MJ
      "It's All For LOVE" MJ

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  15. Ohh perdição..my god!!

    https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10368247_747978788610338_4858659772508803476_n.jpg?oh=c972128e09c6e3d17c74bc80242a7650&oe=550F4C08

    :O

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhhhhhh que bocãoooo lindoooo e irresistível! OMG!
      Obrigada amiga por compartilhar essa maravilha!

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Uauuuu um mas lindo que o outro, mesmo vendo todos os dias, mesmo repetindo-se as imagens é um sabor de hortelã a cada clic.

      Bjs valeu meninas

      Excluir
  16. Vcs disseram tudo, Michael suportou com dignidade o que nenhum outro ser humano normal suportaria, masss porque sera que ele chegou ao ponto de jogar tudo para o alto e desaparecer? porque sera que ele chegou ao extremo de forjar sua própria morte? qual seria o motivo verdadeiro? muitos não entendem isso ate hoje, e acho que nunca irão entender, não faz nenhum sentido não é mesmo?

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é eterno. Eterna a partida. O porque nunca (acho eu) saberemos a vera mesmo.
      Se nesses cinco anos e meio ele já tivesse mesmo partido, também acredito que nunca saberíamos.
      Foi tudo muito bem blindado.

      Bjs

      Excluir
    2. É verdade amigas, essa despedida acho que foi eterna para nós, pois muito provavelmente nunca saberemos com certeza o que se passa com ele, na atualidade e no passado, sua decisão, se foi baseada no que já tinha sofrido, ou em algo que estava por vir, é muito difícil, temos nossas convicções mas são muito individuais.

      Foi tudo muito bem blindado +1

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    3. Bem, eu acho que não foi tão bem blindado, e parte da resposta esta exposta para todo mundo ver, esta estampada na trajetória de vida de Michael, como vcs mesmas disseram, e eu concordo plenamente, Michael suportou o que nenhum outro ser humano suportaria

      Quando eu fiz as perguntas do "porque", as respostas estão visíveis para todos verem, então porque ainda existem pessoas que não enxergam? porque ainda existem pessoas que não entendem que essa era a única saída para que ele tivesse um pouco de paz e uma vida normal?, nunca lhe permitiram isso amiga, e acho que por ele não seria assim, mas eu não vejo outra forma para que ele se livrasse dessas perseguições e injustiças, chega uma hora que transborda, que chega ao limite de um ser humano , cansa, fica insuportável viver assim como ele vinha vivendo nos últimos anos de sua vida, então eu acho que não é tão difícil de se entender

      Agora eu concordo que foi bem blindado o desaparecimento, ninguém ate hoje descobriu aonde ele esta rsrsrs, talvez na lua, ou em outro planeta quem sabe né? e talvez por isso estão tentando descobrir se existe vida em outros planetas alem da terra, e a perseguição continua rsrsrs

      Love MJ

      Excluir
    4. Boa tarde, meninas, obrigada pelo carinho de vcs, minha filhota está muito bem agora, graças a Deus...bom, eu acho que se o Michael não tomasse essa atitude, ele enlouqueceria, ele já estava no limite dele, ele estava sendo sugado vivo por todos:empresários,mídia, família, que horror, ninguém consegue viver assim, ele vivia num inferno.. mas acho que num futuro distante ainda saberemos algo sobre o paradeiro dele, uma prova bem consistente, espero ainda estar por aqui pra saber, rrss bjs

      Excluir
    5. Eu entro um pouco na linha do tempo!!!
      Se fosse só por motivos de sofrimento , isso poderia ter ocorrido , antes de 2009., ou pouco depois de 2005.

      Esse exato ano,esse mês!! Antecedendo uma vitoriosa volta. As vendas já ocorridas ao publico.(Uma coisa que ele respeitava mas que a própria vida,, no minimo é bastante nebuloso.
      Algo estava ali, claro e armado!
      Agora para mim, ainda é enorme mistério.

      Bjs

      Excluir
    6. Outra coisa eu não paro de pensar, que temos de roldo , bastantes depoimentos de seu medo. Coisas que estavam saindo do controle.
      Relatos e relatos, até gravações do próprio com muito temor e terror.

      A conspiração pode ter sido bem maior e se vestiu em uma oportunidade.
      Por isso que em todos os casos, fica as conjecturas e muita imaginação.
      A minha fervilha atrás de respostas....
      Bjs

      Excluir
  17. Esse homem é uma obra de arte de tão lindo que ele 'É'
    *
    Gente vamos votar no nosso fofo,ele esta em segundo lugar,não podemos deixar assim ele em segundo ..vamos colocar ele em PRIMEIRO LUGAR que é o lugar dele
    *
    aqui esta o endereço==>http://www.bestfandom.com.ar/
    *
    Maíra minha linda não esqueça nunca que eu te adoro muito meu anjo**Beijo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prontinho!! Votei no nosso fofo,Vi!! \o/

      Não me esqueço não amiga, porque também te adoro!!
      ...e muito!!

      Valeu por compartilhar conosco, amiga!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  18. Eu também penso assim, como vocês tb pensam, meninas.
    Nenhum outro suportaria o que Michael suportou com tanta dignidade..e tb acostumo falar isso sempre, porque é assim que vejo tudo isso que ele passou.
    Vejo que Michael tenha "jogado tudo pra cima" porque foi a única alternativa que lhe sobrou, a única que lhe permitiram ter.
    Michael pra poder continuar vivendo, foi obrigado a agarrar a única opção que lhe havia sobrado: "a morte".
    Mesereau disse à Michael que a perseguição contra ele nunca terminaria.
    Como viver assim???
    Só mesmo se agarrando a única chance que lhe restava para poder continuar vivendo.
    ...morrendo.
    This is it.

    "A conspiração pode ter sido bem maior"

    também acredito que a conspiração contra ele foi muito maior do que temos noção.

    E de fato a perseguição contra Michael jamais terminaria...porque descobriram que esse lance gera muito lucro aos vermes, não é mesmo?
    Temos a prova de que a perseguição contra ele jamais teria fim...as novas falsas acusações surgiram mesmo com "ele morto" para comprovar que ele jamais teria paz.
    Inventam, acusam, ferem...tudo por dinheiro.

    Michael não poderia continuar vivo.. Imagina..passar por todas as injustiças e humilhações novamente, ele e os filhos...para no final ser obviamente inocentado e mesmo assim continuar "criminoso" na cabeça da maioria dos ignorantes (pra não chamar de idiotas) que não conseguem ver que tudo isso não passa de uma forma fácil, desumana, leviana e cruel de fazer dinheiro.
    Sem chances.

    Bjãooo
    LOVE




    ResponderExcluir