sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Man In The Music: Capítulo 5 - History - " Earth Song "




5. EARTH SONG

(Escrita e composta por Michael Jackson.
Coproduzida por Michael Jackson, David Foster, e Bill Bottrell.
Vocais backgrounds: Andraé e Sandra Crouch e Andraé Crouch Singer Choir.
Piano: David Paich.
Guitarra: Michael Thompson.
Orquestração: Bill Ross)


“Earth Song” se sustenta, com “Stranger in Moscow”, como uma das maiores realizações artísticas de Jackson (embora ela alcance esse status de uma forma bem diferente). 

Onde “Stranger in the Moscow” é sutil e discreta, “Earth Song” é épica e teatral. Incorporando elementos de gospel, blues, opera e pop-rock, Jackson apresenta uma dramática súplica pelo planeta que tem sido chamada “a música tema-verde mais popular de todos os tempos”. 
Na verdade, não é exagero dizer que ela é um dos mais poderosos hinos do século passado.

Um sucesso monumental em praticamente todos os lugares fora dos Estados Unidos (onde, estranhamente, ela não foi lançada como single), “Earth Song” continua na veia de anteriores hinos-mensagem de consciência social, como “Heal the World” e “We Are the World”.
Mas “Earth Song” é, principalmente, uma lamentação. Ela retrata um devastador quadro panorâmico do presente. “O que nós fizemos com o mundo?”, ele lamenta. “Olhe o que fizemos.” Mais tarde, ele fala da profunda desilusão e confusão que resultou:

Eu costumava sonhar

Eu costumava observar as estrelas

Agora eu não sei onde nós estamos

Embora eu saiba que fomos longe de mais


O baixo que vem depois do verso final é tão poderoso que, literalmente, balança os ouvintes, enquanto Jackson solta o choro sem palavras dele pelo estado da Terra.

Esse era um tema com o qual Jackson se importava profundamente. “Eu estava sentindo muita dor e muito sofrimento pela condição do planeta Terra”, disse Jackson na época (a música foi, na verdade, escrita durante as sessões de Dangerous, mas não completamente concluída até 1995). “E para mim, isso é ‘Earth Song’, porque eu penso que a natureza está tentando com muita força compensar pela má-administração da Terra pelo homem… Eu penso que a Terra sente dor e ela tem doenças… e isso foi o que me inspirou.”

Depois do lançamento dela, muitos críticos tachou o hino como enjoativo e exagerado.Rolling Stone desdenhou a música como uma “peça de mostruário – alguma coisa com a qual arrasar em Monte Carlo”. Anos mais tarde, entretanto, com alguns dos, então, instintivos cinismos contra a música de Jackson dissipados, “Earth Song” tem ganhado admiradores pela presciência e o poder cru dela. É difícil pensar em outro hino pop/rock que retrate um quadro tão apocalipticamente devastador do mundo, antes de perguntar abruptamente: “Nós no importamos?” 
Que Top 40 hit dos últimos vinte anos tão brilhantemente funde gospel e opera, blues e pop (sem mencionar a urgente, dolorosa, paixão demonstrada)?

As críticas dos ouvintes descrevem-na como “majestosa” e “poderosa”, e “curadora”. “A música não tem palavras no refrão”, observa um crítico, “palavras não podem expressar a dor e o sofrimento que humanos têm causado a este mundo… o refrão é simplesmente um choro, a expressão de Michael da dor do mundo. O clímax da música é, verdadeiramente, fundamental, fenomenal, e tudo o que você pode fazer é se encostar e aumentar o volume dos alto-falantes e deixar a emoção fluir através de você”.

Na verdade, quando a música se desenvolve para uma crescendo, a voz de Jackson ecoa com a música. “E quanto a Terra sangrando? Ele suplica em uma dramática chamada-e-resposta com Andraé Crouch Singers Choir. “Não podemos sentir as feridas dela?… Quanto à Terra Santa? Despedaçada por credos… Quanto ao home comum?/Não podemos libertá-lo… Quanto às crianças morrendo?/ Você não consegue ouvi-las chorar?/ Onde nós erramos?/Alguém me diga por quê?”

O vídeo que a acompanha, dirigido por Nicholas Brandt (que também dirigiu “Stranger in Moscow”), é um tour de force por si só (ele ganhou um Le Film Fantastique Video Awarde uma indicação ao Grammy).
Filmado em quatro diferentes continentes, o curta-metragem de sete minutos retrata as várias formas com as quais o homem, tecnologia e ganância estão destruindo o mundo: florestas equatoriais são derrubadas por madeireiros; lindos animais, mortos por caçadores; florestas da América do Norte queimadas até virar tocos; a devastação da guerra na Croácia.
Por volta do meio do caminho no vídeo, Jackson, em uníssono com outros homens e mulheres de diferentes países e culturas, cai de joelhos e finca as mãos deles na terra. Enquanto todos eles cavam dentro do solo com desespero, suplicando, um forte vento sopra por todo o globo, forçando as pessoas a se agarrarem aos troncos das árvores, ao solo, e uns aos outros. Então, eles observam maravilhados, enquanto a destruição é revertida e a vida é reestabelecida: elefantes e zebras, uma vez mortos, erguem-se novamente; a devastação da guerra é desfeita; crianças famintas são alimentadas; golfinhos andam livres; poluição é tragada de volta às chaminés; árvores alcançam o céu e a Terra volta ao estado natural dela. Ela é resgatada. 

“O impulso distintivo de Jackson (no vídeo) ignora o apocalipse em favor da mudança: transubstanciação, renascimento, ressureição”, observa o crítico musical Armond White. 

“Estas imagem impressionantes são complicadas pelo jeito como a busca de Michael por esperança é constantemente interrompida por desastre (estendendo a mão para tocar o tronco de árvore, ele salta para trás, a um intrusivo barulho de motosserra). 
O reflexo dele torna a ira inseparável da ação – um paradoxo típico, revolucionário… Essas cenas concretizam a luta, enquanto a altiva canção e o secular uso do coro gospel realiza triunfo: a visão da cura de um tronco de árvore cortado é inesquecível.”

Como com a música em si mesma, os críticos do vídeo sentiram que ele era muito idealista e ingênuo. Eles também criticaram Jackson pela natureza messiânica, tanto do vídeo, quanto da performance dele para a música. No BRIT Awards de 1996, o vocalista do Pulp, Jarvis Cocker, famosamente invadiu o palco para o que, ele considerava, ser a performance “ofensiva” de Jackson como um Cristo. Mas como o crítico cultural Marcello Carlin pontua: “O que foi mais egocêntrico – a performance de ‘Earth Song’ de [Jackson] no BRIT Awards 1996 ou a interrupção de Jarvis Cocker a isso? ‘Earth Song’, melancolicamente e, depois, como crescente ferocidade, faz perguntas de 1967, o que deu origem a ela; por que não temos alcançado este paraíso dourado agora? Por que, na verdade, estamos matando tudo, incluindo nós mesmos?… Ela é uma complexa e apaixonada música de protesto. A explosão de Cocker, ao contrário, é reducionista e lamentável.”

Apesar da controvérsia, “Earth Song” tornou-se um dos mais bem sucedidos singles de Jackson, em todos os tempos, alcançando o Top 5 em países por todo o mundo. 

Ela foi o single mais bem vendido dele na Grã-Bretanha, desde “Billie Jean”, dominando os charts por mais de seis semanas e vendendo um impressionante número de um milhão de cópias. 
Jackson tinha preparado uma nova apresentação da música para a série de concertos dele,This Is It, no O2, o que foi, parcialmente, recriado no tributo no Grammy Awards 2010. Jackson, corretamente, sentia que ela era uma das mais significantes composições dele.


Algumas fotos de Earth Song..


































Voltar para: Apresentação

............






10 comentários:

  1. Essa canção pra mim, é a revelação mais evidente de que Michael é um presente do céu.
    É a revelação clara de que realmente o processo criativo de Michael vinha de outra dimensão, vinha do alto...com propósitos divinos.
    ...e que Michael realmente foi é continua sendo esse canal para que essas mensagens possam ser propagadas ao mundo através de sua música.

    Essa obra de Michael... tanto a música quanto o vídeo, tanto a beleza da obra quanto a beleza de Michael, a mensagem que ela traz, a reflexão e conscientização que nos obriga a ter...essa harmonia toda...toda essa mágica...me causa uma sensação física e espiritual totalmente diferente e inexplicável...
    É algo que transcende o materialismo e a espiritualidade.. This is it.

    Sério mesmo meninas..
    Essa canção altera até mesmo meus batimentos cardíacos..
    Nunca vi nada me tocar tão profundamente e causar sensações tão inexplicáveis quanto esse trabalho de Michael.
    Amo todos os trabalhos de Michael, toda sua obra me toca e me eleva ao êxtase...mas Earth Song vai além...muito além!
    É algo que jamais saberei explicar.
    ...apenas sei como agradecer infinitamente por ter o privilégio de presenciar essa dádiva. This is it!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +10000000000000!!

      Meu filho ama o vídeo..é o preferido dele!!

      bjs

      Excluir
  2. Bom meninas!!

    MOMENTO DE REFLEXÃO

    Oh! Deus!
    Faça nascer novamente
    no coração de cada um de nós:
    A INOCÊNCIA,
    para sermos transparentes;
    O CARINHO,
    para cativarmos amigos;
    A GRATIDÃO,
    para valorizarmos a vida em plenitude;
    O PERDÃO,
    para nos reconciliarmos no amor;
    A COMPREENSÃO,
    para sabermos perdoar;
    O ENCANTAMENTO,
    para nos apaixonarmos pela busca da felicidade;
    A COMPREENSÃO,
    para sabermos perdoar;
    O ENCANTAMENTO,
    para nos apaixonarmos pela busca da felicidade;
    A SABEDORIA,
    para respeitarmos os pontos de vista do outro;
    A SOLIDARIEDADE,
    para aprendermos juntos a construir caminhos;
    A FÉ,
    para acreditarmos também no outro;
    A PAZ,
    para ajudarmos a construir sempre;
    A CORAGEM,
    para sabermos retomar nossos sonhos;
    A VONTADE DE AMAR,
    para sermos felizes!
    (Desconheço a autoria)

    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10299517_846322078722654_3895372701469070777_n.jpg?oh=7b0b14c8b8e0a0912c208a9df4c0b4a2&oe=551FC3AC&__gda__=1423094036_888cd12a8f64e07cfbd4fae1fa5de31e

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  3. Citação do Dia :

    "Amar e ajudar todas as crianças, todos os dias da sua existência. Eles precisam de nós." ~ Michael Jackson

    bjs

    Love

    ResponderExcluir
  4. Earth Song é o hino dos hinos do planeta terra, linda, emocionante, arrepiante, uma forte mensagem de reflexão e conscientização para os problemas do planeta, mas infelizmente a maioria dos seres humanos não compreendem que estão destruindo seu próprio habitat, seu lar, estão destruindo o solo ao qual eles dependem de seus alimentos, as matas, que são fundamentais para o ar que respiram, as águas ao qual necessitam para viver, e que hoje já sofrem por falta dessa, que é um problema crítico, sem falar em tantos outros que resultam desse descaso pelo planeta terra, Michael por ser um grande visionário e um ser muito consciente, já previa e alertava sobre esses problemas que o mundo vive hoje, e se não tomarem providências drásticas e rápidas só tende a piorar

    Participações de brasileiros em Earth Song

    http://www.youtube.com/watch?v=qrpYgDKXaIM

    Earth Song acapela

    http://www.youtube.com/watch?v=DC6k6_ss-7k

    Earth Song demo

    http://www.youtube.com/watch?v=mhBCbg2f8ao

    Amo de paixão Earth Song, amo de paixão mais ainda Michael

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh amiga Ana..esse vídeo da reportagem do Fantástico sobre Earth Song foi uma das mais belas já vistas. Isso é fato.
      Toca bem lá no fundo ver a emoção nos olhos desses figurantes e ouvir a voz de Michael ecoando..ecoando..nesse apelo pela conscientização mundial.
      "Sete" figurantes.

      Michael é realmente um anjo divino!

      Eu também amo de paixão Earth Song e mais ainda Michael.
      Amo a criação e o criador. This is it!

      Obrigada amiga por compartilhar conosco essas preciosidades,

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  5. "É como se Deus dizendo:" Michael, tudo vai ficar bem ", quando eu olhar nos olhos de uma criança." ~ Michael Jackson

    bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo as citações de Michael, amiga Mi. Todas!!
      São lindas, profundas, reflexivas... e devem ser compartilhadas, propagadas sempre..alçar voos longínquos..até atingir e tocar a todos, sem exceção.
      Obrigada por estar compartilhando conosco essas maravilhas!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  6. Mimos maravilhosos rsrs :3

    http://33.media.tumblr.com/aa4e2270ba8522c169e984fa8cb237a2/tumblr_ndq64cgqTS1s689mdo3_r1_250.gif

    http://38.media.tumblr.com/2d73a7ddaf1e9edbd12af409a18ac6c8/tumblr_ndq64cgqTS1s689mdo1_r2_250.gif

    http://33.media.tumblr.com/803f9e382d8d8d2e4a67b37ddad5bf51/tumblr_ndq64cgqTS1s689mdo2_r1_250.gif

    http://33.media.tumblr.com/4e77f4634636841dd99cc8c921efdef6/tumblr_nbar467j1g1qf6t85o1_500.gif

    LOVE

    ResponderExcluir
  7. Uauuu!! Arregaçou a boca do balão amiga Layra!!!! :O
    Ploft..
    ploft..
    e ploft..

    Caramba!! ô homem..my god!! O.O

    Peguei todos.. não deixei sobrar unzinho..rsrs..

    Valeu amiga por ter compartilhado essa formosura!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir