terça-feira, 30 de setembro de 2014

Man In The Music: Capítulo 4 - Dangerous - " Why You Wanna Trip On Me"



2. WHY YOU WANNA TRIP ON ME


(Escrita e composta por Teddy Riley e Bernard Belle.
Produzida por Teddy Riley e Michael Jackson.
Gravada e mixada por Bruce Swedien, Teddy Riley, Dave Way e Jean-Marie Harvat. Sequência e programação: Wayne Cobhan.
Arranjo vocálico por Michael Jackson.
Arranjo rítmico por Teddy Riley.
Vocais solo e background: Michael Jackson.
Teclado, sintetizadores e guitarra: Teddy Riley.
Introdução de guitarra: Paul Jackson Jr.)



“Why You Wanna Trip On Me” continua o comentário social de “Jam”. Nesta sequência mais desenvolvida de “Leave Me Alone”, Jackson não está mais, simplesmente, condenando os críticos dele por “falar mal dele por aí”; ele está dirigindo o olhar dele para questões mais prementes: pobreza, fome mundial, AIDS, e violência de gangue, entre outras. Com “mais problemas que nós nunca iremos precisar”, ele canta, “realmente não há tempo para ficar me perturbando”.

A música começa com uma empolgante introdução de guitarra por Paul Jackson Jr., antes do hard rock se fundir na energia do funk new jack swing. Como em “Jam”, Jackson canta em um “tempo de voz cortado, ofegante”, enquanto uma guitarra funk toca (tocada por Teddy Riley) e “empilhadas camadas de teclado… movem-se e se infiltram, variando texturas sobre (uma) faixa rítmica insistente, estrondosa”.

Brilhantemente arranjada por Teddy Riley e Michael Jackson, a faixa mescla intensidade rítmica com requintadas harmonias vocálicas. “Por manter a batida sempre à frente”, observa Robert Doerschuk, “dando o laço extra pop e omitindo o baixo… [Riley] revela o vocal de Jackson mais que Quincy Jones revelou em alguns cortes anteriores, e deu mais exposição para a oitava nota no padrão *hi-hat, que, essencialmente, define new jack swing”. No refrão, Jackson repete os versos: “Por que você quer me perturbar?” Enquanto a pergunta é ecoada por belas camadas de vocais em falsete.

A crítica de Jackson ao equivocado foco da mídia de massa e tendência sensacionalista tornar-se-ia um crescentemente proeminente tema nos trabalhos posteriores dele (“Scream”, “Tabloid Junkie”, etc.) Com tantos outros problemas urgentes para cobrir, ser “diferente”, ele argumenta aqui, não deveria realmente ser “notícia”.

Nota da tradutora: Hi-hat: Sãos os pratos que integram a bateria.

37 comentários:

  1. Mais um capítulo fantástico o qual Vogel analisa com muita precisão. Que livro maravilhoso! Encantada!

    Why You Wanna Trip On Me também está sem sombra de dúvida entre as minhas favoritas. A voz do fofo, o som da guitarra que amo demais..o ritmo, o som, a magia que Michael coloca em cada uma das canções...me levam para outra dimensão..Fato!

    Assim que ouvi essa canção pela primeira vez, já me encantei por ela. A voz de Michael toca profundamente a alma e o coração e mandando o recado para todos os idiomas. Mesmo antes de conhecer a tradução, a voz de Michael já nos deixa cientes que a canção se trata de um apelo emocionante. Parece que o tipo de entonação da voz de Michael, sei lá..já expressa tudo. Nunca vi nada parecido. Michael é único! É o gênio!!

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, fala não.
      Michael é as 10.000 maravilhas em criação que deveriam só ser expostas, junto com as belezas naturais da terra.
      Ponto
      Bjs

      Excluir
    2. "Michael é as 10.000 maravilhas em criação que deveriam só ser expostas, junto com as belezas naturais da terra."

      +100000000000000000...

      LOVE

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto do tom da voz de Michael nessa música eu consigo sentir o apelo dele é uma das minhas preferidas do álbum Dangerous!
    Jordanea Mendonça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jordanea!!
      Agradeço a sua participação.
      Seja sempre bem vinda. ;)

      LOVE

      Excluir
  4. Deus de todas as coisas, Deus de todos os sentimentos que se calam em um só lugar....
    Nunca me tire a lembrança desse amor , dessa descoberta que tive nesse período de minha existência.
    Sei que um dia poderei passar por este processo, mas não leve essa descoberta de mim!!! Amém.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o amor quando é verdadeiro, nunca mais sai de dentro de nós, nunca mais passa..
      ...e esse amor é, então será para sempre.Estará sempre vivo em nós, isso é fato.

      LOVE

      Excluir
  5. Bom dia!

    Why You Wanna Trip On Me é mais uma realidade mostrada, um apelo através de uma canção

    Em 23 anos as coisas continuam as mesmas, tantos problemas mais importantes e urgentes para serem resolvidos, e muitos ainda continuam dando ênfase em coisas banais, como a perseguição à Michael, porque não divulgam as mensagens e verdades que Michael sempre expôs em suas canções?, sendo composições dele ou não, Michael sempre teve consciência dos problemas que o mundo enfrentava, enfrenta e continuará a enfrentar, seus apelos não ficaram no passado, se perpetuam, mas os problemas e as atitudes de muitos, ou da maioria dos seres humanos continuam os mesmos, não houve evolução, o mundo é isso que vemos, mudam nomes, datas, o tempo passa, alguns se vão, outros chegam, mas no contexto tudo continua o mesmo, fome, doenças, injustiças, descasos, avarezas, egoismo, indiferenças, discriminação, individualidade, preconceitos, racismo, os grandes engolindo os pequenos, disputas por poderes, bens materiais, o valor de uma pessoa é de acordo com sua conta bancária, o dinheiro impera, é o ponto mais forte, tudo gira a partir das cifras, se o amor e a fé em Deus predominassem na raça humana, e as riquezas dos países fossem bem distribuídas, o mundo não seria o que é, mas não há partilha, não há compaixão, não há solidariedade, vivemos em um mundo egoísta, sempre foi assim e assim sera, as mudanças para o melhor são mínimas em vista das para o pior, o que nos motiva, o que nos da esperanças é a fé, mas a fé não resolve nada se não tivermos a ação, a prática, filosofar não resolve nada

    Michael não só filosofava, ele agia, punha em prática, se doava pelos seus ideais, não por benefícios próprios, mas em prol aos próximos, se cada governante de cada país tivessem um mínimo do caráter e da dignidade que Michael possui, o mundo não seria hoje o que é

    Talvez a minha opinião não vá de encontro com a de muitos, mas essa é a realidade que eu vejo do mundo

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sinto nada além disso , queria muito acreditar, as mudanças, boas são a nível tartaruga e as maldades a nível coelhos.
      Infelizmente.
      Bjs

      Excluir
    2. É meninas, parece um ciclo né, passam-se os anos e nada muda, se duvidar até piora um bocadinho.
      É muito lamentável vermos tamanha falta de evolução, no sentido de sentimentos, solidariedade, respeito, caráter... como você bem disse amiga Ana, as coisas são em sua maioria ruins.

      Estava lendo a reportagem que você compartilhou na postagem passada sobre o Ebola, é bem isso mesmo, os questionamentos: descuido, descaso, falta de atenção? São mais de 3300 pessoas que morreram na África... É triste viu. Quando chega nesse estágio é complicado buscar uma solução imediata, é correr contra o tempo, é colocar milhares de pessoas sob um risco seríssimo de contaminação, a uma doença letal. E é uma doença extremamente agressiva e antiga, se tivessem dado mais atenção a ela, não estaria como está, se dessem mais atenção à Africa, se houvesse mais humanidade...

      Tenho certeza que Michael, onde estiver, deve está bem preocupado com isso, uma pessoa como ele, que sempre lutou, sempre batalhou como pode por um mundo melhor, alguém que abriu as portas da sua própria casa em prol da recuperação de pessoas com doenças terminais, alguém que contribuiu tanto, que proporcionou a cura de muitos, e um tratamento digno a outros tantos, Michael é sem dúvida um exemplo, como vocês bem disseram, se os governantes e as autoridades tivessem o mínimo de caráter, dignidade e humanidade que Michael tem, o mundo com toda certeza estaria bem diferente.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    3. E está se espalhando, já chegou nos EUA e sabe-se lá onde mais...

      Excluir
    4. É Ana... Michael além de não só filosofar, deu exemplos, e fez mais do que poderia estar ao alcance de qualquer ser humano, como fugir do mundo para poder continuar fazendo mais e mais.. Tentou e continua tentando despertar seus fãs, que ele sabe ser uma potência. Está conseguindo a cada dia agregar muitas outras pessoas para potencializar ainda mais essa força. Somos testemunhas que sempre surgi um fã novo. Mas, nem todos estão cientes do fenômeno dessa conexão.
      Michael disse que não poderia fazer tudo sozinho e que contava com seus fãs. Ele também disse que provavelmente não conseguiríamos mudar o mundo em um dia, mas poderíamos mudar algumas coisas hoje, do nosso jeito pequeno.
      Se cada um fizesse uma pequena parte, tudo seria diferente, mas nem todos estão conscientes. Parece que por mais que Deus envie seus anjos para despertar a humanidade, a humanidade continua dormindo, cega, anestesiada sei lá...e é por isso que tudo sempre fica na mesma, né?
      Está mais do que provado que Deus nunca desiste dos homens, mas a humanidade não está nem aí pra nada, enquanto uma parte de seres maus machucam e matam, a outra parte de seres bons só lamentam e tentam se proteger como podem. This is it.

      LOVE


      LOVE

      Excluir
    5. https://www.youtube.com/watch?v=uNVTMwDZmrk

      Puts..fui procurar um vídeo que fiz e vi que meu Proshow parou de funcionar. :(

      Excluir
    6. Meninas, outro dia, quando vim deixar meu comentário aqui, não entrou e acabei perdendo tudo..
      Concordo com vocês, o mundo está cada vez pior, não conseguimos nem imaginar mais o que possa acontecer de pior ainda, porque acontecem cada coisa absurda e monstruosa que jamais poderíamos imaginar ser possível, né?
      Acho que, como a Ana disse uma vez, só mesmo com uma explosão tudo se resolveria.
      Às vezes, diante a tantos absurdos que vemos acontecer, fica difícil ser otimista, ou até mesmo manter a fé que a humanidade um dia se desperte.

      LOVE

      Excluir
    7. Ohh que pena amiga, tenta baixar de novo.
      É um ótimo programa esse proshow!!!
      Graças a você tenho ele, e adoro!

      :)

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  6. Entrei no youtube, e vi esse vídeo, achei bem interessante, não sei se já compartilharam aqui, ando meia ausente por conta da correria, mas de qualquer forma, achei interessante compartilhar aqui.

    Uma explicação da boca do próprio Paul, tornam a questão mais explicada, sem a mídia mentirosa pelo meio, tudo fica mais claro né.

    https://www.youtube.com/watch?v=IJBtghxGRAE


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê , tudo bem?
      Eu não tinha visto essa entrevista!
      Foi bom ouvirmos dele mesmo, alguns esclarecimentos, sobre essa interminável polemica.
      Agora , não sei se foi impressão mas, vi entre linhas uma certa ironia.Não com relação ao primeiro contato e tal, até ali ele passou uma certa brincadeira, pois todos brincam com a voz de Michael ao telefone , até já virou chavão né!!
      Mas depois quando ele cita o sucesso,os encontros, o pedido de Michael por uma dica de negócios. Ai senti a tal ironia, misturada com humor claro, e adiante uma ponta de magoa, pela falta de uma conversa total entre os dois, o que parece é "Michael estando focado no negocio mas, que na amizade" Essa parte me parece te-lo incomodado.

      Vejo também o lado de Paul , ele sempre foi, ao meu ver, o mas centrado dos quatro, e depois com os anos Ringo se mostrou bastante pé no chão (Claro todos eram muito jovens e muito sucesso é difícil lidar)
      Eles foram lendários e lendas são muito intransigentes de certa forma.

      Ele se sentiu um pouco deixado de lado. Essa entrevista foi no ano da partida , ele não seria tolo de naquele momento fazer algo diferente, a não ser gentil!
      Michael era um astro sem precedentes, um cara gentil e sensível, agora, parece que como negociador ele é um tubarão e ao sentir o gosto, não larga mas a meta.
      Pode ser uma impressão , mas, o jeito dele falar estava misturado. Entre humor, pudor e magoa.

      Bjs obrigada por compartilhar



















      Excluir
    2. Amiga Fê, eu vi o vídeo no face quando o Daniel postou e te agradeço por ter compartilhado aqui.
      Assim como a amiga Márcia, também senti ironia nessa entrevista assim que assisti.
      Para uma pessoa ter sucesso nos negócios, não pode misturar amizade aos negócios e Michael sempre teve muita consciência disso.
      Não acredito que Paul se chateou com Michael porque achou que ele priorizou mais o negócio que a amizade deles, porque creio que ele também sabia que amizade e negócio estão à parte.
      A impressão que tive de Paul, foi que ele ficou com muita raiva de justamente o Michael ter comprado os direitos musicais deles.
      Poderia ter sido qualquer outro, menos Michael.
      Acho que ele se sentiu o bacanão, o superior e tal.. quando Michael ligou "pedindo" para gravar algumas canções com ele e depois, não engoliu quando caiu na real que quem era realmente o bacanão e superior, não era ele e sim aquele jovem humilde que ligara para ele "pedindo" para gravar algumas canções.
      Sabe, tem gente que se sente superior às pessoas que demonstram humildade, e me parece que Paul é um desses.
      Ele não engoliu o fato de Michael ser um homem de negócios tão consciente, tão inteligente. Acho que pensou que Michael só soubesse cantar e dançar. Pensou que ele fora do palco não fosse mais nada...tsc tsc tsc..

      Bom..achei que Paul foi bem irônico nessa entrevista, o tempo todo.
      Mas mesmo assim foi boa porque mostra o quanto a mídia distorce os fatos, né?

      LOVE

      Excluir
    3. Eu também meninas, tive a mesma impressão que vocês, Paul demonstrou ironia nítidamente, e até um pouco de raiva por Michael ser tão perspicaz, tão sábio desde jovem. As pessoas se incomodam com a genialidade, no fundo também tem a questão da inveja, da incredulidade... enfim...

      Mas achei interessante, porque saindo da própria boca deles, podemos ter uma dimensão mais real, sem a mídia hipócrita piorando tudo.

      Ahh que bom amiga Márcia que pude contribuir um pouquinho, é bom compartilhar, assim ficamos inteiradas! rsrs..

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  7. Boa tarde amigas!

    Mimo especial da tarde.
    Amo essa música... amo esse homem.. amo tudinho... nos mínimos detalhes.
    I love you Michael.

    https://www.youtube.com/watch?v=lXmyY6X3xeE


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal demais!!
      Sera que era para Diana??? Acho que nessa época ele era totalmente obcecado por ela.

      Bjs

      Excluir
    2. hummm...que fofo!! Amo essa canção!!
      Bom, se era para Diana, não sei, mas que parece ser parece. :D
      Não sei se a canção foi escrita por ele, mas se acaso tenha sido, é muito mais certo que sim..rsrsrs..

      Parece muito que Michael nutriu um amor muito grande por Diana e por Taylor também...
      Antes eu só havia percebido o amor obcecado dele por Taylor, mas depois daquela postagem que você fez Márcia, sobre o amor dele por Diana, comecei a observar melhor o relacionamento deles e achei que havia muito mais que um amor comum.

      O amor de Michael sempre foi um amor imensurável, incondicional, desde de criança. Fato.

      Obrigada por compartilhar, esse vídeo tão maravilhoso, amiga Fê.
      Essa canção é muito linda e a voz do fofo nem é preciso falar nada, não é mesmo?! ;)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    3. Eu amo essa música, e creio que foi para ela sim, Michael teve um amor juvenil por Diana, e nessa época principalmente rsrs...

      Muito fofo, muito lindo, muito completo!
      Cresceu e se tornou o melhor dos homens, uma maravilha, uma obra de arte que Deus nos presentou. Um anjo nessa terra. Nós somos abençoadas por sentirmos e aproveitarmos cada coisa desse grande gênio amado.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  8. Mais mimos lindos desse lindão

    http://2.bp.blogspot.com/_xv6iUUt1gNY/TH7DBDI5NKI/AAAAAAAAACQ/asIUX39TZzw/s1600/38458_472330989045_326322074045_6506962_2016993_n.jpg


    http://en.michaeljackson.ro/photo/michael-attends-at-killer-thriller-fan-party-at-the-equinox-in-london(150)-m-12.jpg


    <3

    http://s019.radikal.ru/i639/1203/c2/701127e812a7.jpg


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
  9. Ohhh amiga...que lindeza!!!
    Peguei todas!! \o/

    Lindão acho que é pouco, muito pouco pra ele..rsrs..Esse homem é tudo de mais belo, de mais gostoso, de mais estupendo...

    :D

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meninas... também gostei muito dessas fotos que a Fê postou, na primeira, que foi naquela apresentação de 2001, é impressionante como nem nas fotos ele saiu sorrindo, ele realmente não queria estar ali...bjs

      Excluir
    2. É verdade amiga Alana, deve ter sido um tormento para Michael estar ali.
      Ele realmente não queria estar ali e deixou isso bem claro, mesmo porque ele sempre foi bem transparente, não conseguia fingir nadinha.

      LOVE

      Excluir
    3. É verdade amigas, também não sinto Michael nenhum pouquinho feliz, em nenhum momento. Ele é muito transparente, sacamos na hora né!
      Foi um momento memorável, pelo evento e também por seu estado de espírito, nós sabemos que ele não queria estar ali.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  10. Ohhh que coisinha mais fofa...

    https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10411133_1477040075900977_5934727280913533982_n.jpg?oh=8c521dc03b40aa926a7345be2fb15046&oe=54C08AFA

    Ohhh que sorriso mais lindo...

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/1794819_1477039715901013_7814295066080984912_n.jpg?oh=d494475c1e535fbb4cd6f3093822f669&oe=54D12B53&__gda__=1417975183_1e85641956d62b27770b72fea47ea499

    Ohhh!! Que linguão... :O

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10712960_1477039319234386_4775167917593552270_n.jpg?oh=258ae50c916c39b461dddc32875800bf&oe=54BB064B&__gda__=1418012668_e316b88cfa4b9bf21f843a4ac19ebd1c

    :D

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindooo demais !!! Que fofo, peguei todos!!!

      Obrigada por compartilhar amiga Maíra. Ameiii

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  11. Linda homenagem..

    https://www.facebook.com/video.php?v=574915619301517

    Mas, vivo me perguntando..
    Onde estávamos todos??

    :(

    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga... onde estávamos todos??
      Linda homenagem, chorei, impossível não chorar.
      Obrigada por compartilhar.

      Michael I miss you <3

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Tudo isso parece um sonho,,,muito amargo, distante...
      Não precisava ser assim!!
      Só penso nisso.
      Bjs

      Excluir
  12. Muito linda essa homenagem, quando Michael se ausentou, esse vídeo foi um dos primeiro que eu pedi para baixar e gravar, pois naquela época eu ainda não entendia muito de computador, nem me interessava por isso, foi justamente por causa dele, e posso dizer que induzida por ele que comecei a mexer e fui aprendendo, hoje sei o que sei por interesse e amor a ele

    O vídeo que eu tenho gravado também é legendado, só que agora eu não achei no yotube, mas é o mesmo, eu só achei esse sem legenda, que também é de 2009

    http://www.youtube.com/watch?v=zYbSie2WIjA

    Essa musica é linda demais, é mesmo uma bela homenagem para Michael, me tocou muito na época, e me toca ate hoje

    Quanto a sua pergunta, estávamos aonde muitos ainda estão hoje, adormecidos, uns despertaram, outros caíram em estado de amnésia profunda, e também tem aqueles que guardam uma vaga lembrança

    Love MJ

    ResponderExcluir