quarta-feira, 19 de março de 2014

Man In The Music: Capítulo II – Thriller “Wanna Be Startin' Somethin”


AS MÚSICAS


1.                WANNA BE STARTIN’ SOMETHIN’
(Escrita e composta por Michael Jackson; produzida e composta por Quincy Jones e Michael Jackson; ritmo arranjado por Michael Jackson e Quincy Jones. Vocais guias e backgrounds: Michael Jackson. Instrumentos de sopro arranjados por Jerry Hey e Michael Jackson. Trompete flugelhorn: Gary Grant e Jerry Hey. Saxofone e flauta: Larry Williams. Trombone: William Reichenbarch. Vozes de fundo: James Ingram, Becky Lopez, Bunny Hull, Julia Waters, Maxine Waters e Oren Waters. Baixo: Louis Johnson. Piano elétrico e sintetizador: Greg Phillinganes. Guitarra: David Williams. Percussão: Paulinho Da Costa. Sintetizador: Bill Wolfer e Michael Baddicker)
                                                                      
Não demorou muito para os ouvintes escutarem praticamente tudo que fez Thriller tão estimulante e irresistível. Um exercício complexo, frenético, despudorado. Uma excêntrica canção de seis minutos, “Wanna Be Startin’ Somethin’” é um começo apropriado para o álbum mais vendido do mundo. Como o próprio Jackson, a canção escapa de fácil caracterização: transformou-se em um eterno dance hit, uma comissão psicológica, uma resoluta crítica social, “um sutil hino do orgulho-negro” e um êxtase de inovação espiritual. O resultado é que o critico musical Mark Anthony Neal tem reclamado isso como “pura forma de genialidade que está em Thriller”. Enquanto essa distinção seja discutível em um álbum que contém “Billie Jean”, não há dúvida de que merece consideração como uma das melhores realizações artísticas de Jackson.


Em 1982, a faixa incomum, certamente feita para uma ousada – e, muitíssimo surpreendente – declaração de abertura. “Quente como Jackson estava depois do grande salto que Off The Wall, de 1970, trouxe para a carreira solo dele, pouco se esperava dele, ainda menos que superasse dramaticamente aquelas alturas, tão rapidamente”, escreveu o critico musical Randy Lewis. “Mas a faixa inicial imediatamente estabeleceu o novo álbum como outro gigante passo à frente, ela se conectou a Off The Wall com um irresistível pulso funk de pista de dança afro-caribenho e um apimentado acento de trompetes de ‘Don’t Stop ‘Til You Get Enough’, então, dispararam para outros patamares com ainda mais vigorosas linhas de baixo e de guitarra, impulsionando os vocais ligeiros dele. Se ‘Off The Wall’ demonstrou que Jackson não era mais um garoto, ‘Startin’ Somethin’’ assinalou a completa maturidade da perspicácia musical dele.”
“Startin’ Somethin’” foi, originalmente, composta durante as sessões de Off The Wall, mas Jackson, inteligentemente, a guardou para Thriller, onde, tanto sonoramente quanto liricamente, se encaixou melhor. A música começa com três sintetizadores de batidas de tambor, seguidos por uma variedade de hooks em camadas, ritmos, e contra ritmos. Uma vez que a música decola, os sons parecem ricochetear uns aos outros, como uma máquina de pinball, com teclados, tarolas e instrumentos de sopro, completando com os vocais em camadas de Jackson. “É uma música vertiginosa e glamorosa”, escreveu a Newsweek em 1983. “Palmas, toque de trombetas. Um carnaval de erupções de percussão. Guitarras elétricas trepidam como um corpo de tambores africanos falantes. Um suspiro e, em seguida, canta um refrão. Assim vão os primeiros poucos segundos de ‘Wanna Be Startin’ Somethin’, seis minutos de frenesi musical.” Mas os arranjos da canção são tudo, menos sons aleatórios. É uma sinfonia de ritmos habilmente colocada em camadas, que, basicamente, ligou os estilos musicais africanos e ocidentais.
Conectando as diversas matrizes de sons, é uma música idiossincrática, com a qual Jackson gira e contorce como um acrobata vocal. Em um fragmento sugestivo, ele canta a loucura e a histeria da vida moderna: de doenças desconhecidas, colapsos mentais, gravidezes não planejadas, línguas como navalhas e ser comido como um buffet ou um vegetal. Desnecessário dizer que a música estava muito distante do usado clichê de uma típica música pop. Enquanto contém a similar energia e abandono de “Don’t Stop ‘Til You Ge Enough”, o material provocativo era, notavelmente, território novo – e desafiador – para Jackson.
“É alto de mais para saltar/ É baixo de mais para passar por baixo”, Jackson lamenta no refrão. “Você fica preso no meio/ E a dor é tremenda.” A letra sugere que Jackson está ficando cada vez mais inquieto e ansioso com o mundo, o senso de isolação e claustrofobia dele e a incapacidade de encontrar um jeito de sair.
Aproximadamente na marca 4:30 na música, no entanto, Jackson começa a se libertar do aprisionamento, alcançando uma liberdade temporária, pelo menos, através da descomunal energia da música.
“Jackson, aparentemente, convoca os deuses”, observa Mark Anthony Neal, “apresentando um sermão espetáculo, digno dos maiores pregadores negros (‘Levante sua cabeça e grite para o mundo/Eu sei que eu sou alguém e deixe a verdade desabrochar/Ninguém pode ferir você agora, porque você sabe qual é a verdade/ Sim, eu acredito em mim, então, acredite em você’). A música aumenta quando Jackson grita (literalmente sem fôlego) ‘ajude-me a cantar isto’, neste ponto, o legendário backing group os Waters (Julia, Maxine e Oren) gritam ritmicamente, ‘ma ma se, ma ma sa, ma ma coo sa’... Jackson ad-libs por trás dos Waters, quando, de repente, o fundo despenca e os ouvintes são deixados com Jackson (iminente orgasmo), o ainda frenético Waters, uma pontuada linha de seção de instrumentos de sopro (incluindo o veterano trompetista de estúdio, Jerry Hey), um ritmo de palmas digno da tradição Ring Shout.
O culminante canto Swahili, emprestado do saxofonista camaronense, Manu Dibango, deu à música um sabor transcontinental, enquanto, também, demonstra orgulho nas raízes africanas de Jackson (e da música). “Há os... momentos em que a maioria dos ouvintes casuais da música de Jackson continua a perder”, continua Neal. “Para aqueles que leem as características faciais sempre mudando de Jackson como autodesprezo racial, ‘Wanna Be Startin’ Somethin’’ é uma silenciosa réplica de Jackson, quando ele evoca os Orixás de uma forma jamais experimentada na música popular americana.”
Um dos setes Top Ten singles de Thriller,Wanna Be Startin’ Somethin’” alcançou o #5 na Billboard Hot 100 em 1983. Jackson apresentou a música em todas as turnês – sempre como líder – depois da Victory Tour, em 1984. Ela continua sendo uma das canções mais populares e criticamente aclamadas dele.



Voltar para: Apresentação

...........

39 comentários:

  1. Bom dia!

    Vídeo de Pablito, é uma homenagem ao post de Wanna Be Startin’ Somethin


    https://www.youtube.com/watch?v=-Cme52G4vCA


    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sintonia, heim amiga?! \o/

      Amiga, vc sabe de que show é esse som de Dirty Diana??
      Fico impressionada com alguns sons que Pablo usa em seus vídeos.
      o.O
      Obrigada por compartilhar, amiga.

      LOVE

      Excluir
    2. Como sempre FANTÁSTICO! \o/

      Amei mais uma vez! rsrs... Obrigada por compartilhar amiga Ana.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  2. Entramos em mais uma estação do ano, mais uma etapa...seja bem vindo Outono!

    http://www.recados.oriza.net/7108outono.gif

    https://www.youtube.com/watch?v=fzd4xGh2VVw

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o vídeo e a mensagem. O outono é a estação que eu mais gosto por causa do meio termo, nem quente nem frio. Se bem que nesses últimos anos tivemos outonos bem loucos, mais parecia verão, rrss estou torcendo pra esse ano esfriar mais, mas estou achando que será como nos anos anteriores, rrss, obrigada por compartilhar, Ana, bjs

      Excluir
    2. Lindo vídeo amiga Ana!!

      Amo as quatro estações, cada uma tem a sua própria beleza. Apenas não gosto dos exageros, do calor, frio ou chuva demais.
      Gosto demais do outono, porque como disse a amiga Alana, geralmente fica no meio termo. E é uma estação que deixa a reflexão muito mais aflorada. Quando vemos as folhas ficando amareladas que vão se despedindo para a chegada das novas...Acho interessante a preparação perfeita da natureza..pena que o homem está acabando com tudo, descontrolando tudo..

      Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiura, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.

      Dalai Lama

      .............

      Hai-Kai de Outono

      Uma borboleta amarela?
      Ou uma folha seca
      Que se desprendeu e não quis pousar?

      Mario Quintana

      .........

      CANÇÃO DE OUTONO

      Perdoa-me, folha seca,
      não posso cuidar de ti.
      Vim para amar neste mundo,
      e até do amor me perdi.

      De que serviu tecer flores
      pelas areias do chão,
      se havia gente dormindo
      sobre o própro coração?

      E não pude levantá-la!
      Choro pelo que não fiz.
      E pela minha fraqueza
      é que sou triste e infeliz.
      Perdoa-me, folha seca!
      Meus olhos sem força estão
      velando e rogando áqueles
      que não se levantarão...

      Tu és a folha de outono
      voante pelo jardim.
      Deixo-te a minha saudade
      - a melhor parte de mim.
      Certa de que tudo é vão.
      Que tudo é menos que o vento,
      menos que as folhas do chão...

      Cecília Meireles

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  3. Jan já lançou Conversations – Volume 2

    http://www.lulu.com/shop/jan-cooper-carlson/conversations-volume/paperback/product-21482865.html

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana esse dois livros devem ser maravilhosos.
      Acredito que um dia teremos ele em PT.

      Bjs

      Excluir
    2. Que legal!!
      Sei não amiga Márcia se um dia teremos em PT. :(
      Não boto muita fé não.
      São pouquíssimos livros do fofo que temos em PT, infelizmente.
      Gostam mais de lançarem em outros idiomas aqueles livros que dão uma depreciada em Michael, os que o enaltecem preferem deixar somente no país de origem para que as pessoas não o reconheça como ele merece. Fato.

      LOVE

      Excluir
  4. Michael @ REALMJ_akaFRONT 17 h
    @ frontback777 Por que algumas pessoas dizem # MichaelJackson certidão de óbito 's é inválido por causa do nome do meio JOSEPH?? Te amo, cara!

    Frente @ frontback777 15 h
    Bem, as certidões de nascimento das crianças de MJ r assinado "Michael Joseph Jackson" - e são valid.There muito melhores pistas.

    Frente @ frontback777 17 min
    Nome do meio impresso em LMP certidão de casamento é "José" e isso também é válido -. Apesar do que alguns ppl dizer

    Frente @ frontback777 19 min
    Michael Joseph Jackson aka Michael Joe Jackson aka Michael J. Jackson aka Michael Jackson aka ____ aka aka ___ ____ oh meu lol

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a questão sobre esse nome do meio do Michael nunca foi bem esclarecida.Até hoje eu não sei se é Joe ou Joseph, a La Toya já disse que é Joe, já vi documentos dele assinados como Joseph, mas eu acho que o certo é Joe...

      Excluir
    2. Caramba!!
      Eu também meninas, até hoje não sei qual é o certo.
      O fofo é um mistério, daqueles bem deliciosos..hummm...

      Front evidenciando muito bem que há incógnitas até no nome do fofo. ;)


      LOVE

      Excluir
  5. Amo essa primeira foto do post!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás só tem essa kkkk a outra é do video que tb amo!!

      Bjs

      Excluir
    2. Gatosão, né amiga Márcia!
      Estiloso...Lindo!!
      ...e com o passar do tempo, só foi melhorando!

      LOVE

      Excluir
  6. Olá meninas!!

    Amei esse capítulo!! \o/
    ...pra variar..rsrsrsrs...

    Essa canção é demais!! Simplesmente amo!!
    ...a letra, a música, a coreografia...tudooo!

    QUER ESTAR COMEÇANDO ALGO

    Eu disse que você quer estar começando algo
    Você tem que estar começando alguma coisa
    Eu disse que você quer estar começando algo
    Você tem que estar começando alguma coisa
    É alto demais para ultrapassar (yeah, yeah)
    Baixo demais para conseguir por baixo (yeah, yeah)
    Você fica preso no meio (yeah, yeah)
    E a dor é tremenda (yeah, yeah)
    É alto demais para ultrapassar (yeah, yeah)
    Baixo demais para passar por baixo (yeah, yeah)
    Você fica preso no meio (yeah, yeah)
    E a dor é tremenda (yeah, yeah)

    Eu levei minha garota ao médico
    Com uma febre, mas nada ele encontrou
    Quando isto chegou à rua
    Eles disseram que ela teve um colapso
    Alguém sempre está tentando começar o choro do meu bebê
    Falando, gritando, mentindo
    Dizendo que você apenas quer estar começando algo

    Refrão
    Eu disse que você quer estar começando alguma coisa
    Você tem que estar começando alguma coisa
    Eu disse que você quer estar começando alguma coisa
    Você tem que estar começando alguma coisa
    É alto demais para ultrapassar (yeah, yeah)
    Baixo demais para passar por baixo (yeah, yeah)
    Você fica preso no meio (yeah, yeah)
    E a dor é tremenda (yeah, yeah)
    É alto demais para ultrapassar (yeah, yeah)
    Baixo demais para passar por baixo (yeah, yeah)
    Você fica preso no meio (yeah, yeah)
    E a dor é tremenda (yeah, yeah)

    Você gosta de fingir que você é bom
    Quando você está sempre com más intenções
    Você realmente não pode fazê-lo odiá-la
    Portanto, sua língua se tornou uma navalha
    Alguém está sempre tentando manter o meu bebê chorando
    Traiçoeiro, astuto, baixo
    Você fez meu bebê chorar

    (Refrão...)

    Billie Jean está sempre falando
    Quando ninguém mais está falando
    Contando mentiras e esfregando os ombros
    Então a chamaram de boca de motor
    Alguém sempre tenta fazer meu bebê chorar
    Falando, gritando, espionando
    Dizendo que você apenas quer estar começando algo

    (Refrão...)

    Se você não pode alimentar seu bebê (Yeah, yeah)
    Então, não tem uma bebê Yeah, yeah)
    E talvez não pense (Yeah, yeah)
    Se você não pode alimentar seu bebê
    Você estará sempre tentando
    Parar o choro daquela criança
    Trapaceando, roubando, mentindo
    Neste momento o bebê está morrendo lentamente
    Levante bem sua cabeça
    E grite para o mundo
    Eu sei que eu sou alguém
    E deixe a verdade se soltar
    Ninguém pode te magoar agora
    Porque você sabe o que é verdadeiro
    Sim, eu acredito em mim
    Então, acredite em você
    Ajude me a cantar, ma ma se,
    Ma ma sa, ma ma coo sa
    Ma ma se, ma ma sa,
    Ma ma coo sa
    ....

    "ma ma se, ma ma sa, ma ma coo sa"
    “Dizem que seria a invocação à um Deus da Guerra Mouro. Esta divindade quando é chamada, protege contra os inimigos, contra a traição e as más línguas. Dizem que foi um guerreiro muito justo, que os seus inimigos para destruir seu Império, passaram a lançar mentiras e intrigas fazendo com que seu próprio povo se dividisse chegando à destruição.”

    LOVE

    ResponderExcluir
  7. Nem tudo que parece é..rsrsr ainda mais de longe..kkkk
    Quando vi de longe pensei que era o fofo, se bem que...

    Mas, é o Lane Lassiter. Nada a ver.. :D

    LOVE

    ResponderExcluir
  8. É verdade, tantas questões na vida de Michael que não foram bem esclarecidas. Mas eu também acho que é Joe e não Joseph...

    Muitos pensam que se trata de uma abreviação, mas já li várias coisas que diz que não é isso... então... também penso que seja mesmo Joe, também já vi vários documentos de Michael com Joe, o que eu acredito é que esses documentos não poderiam ser feitos com nomes abreviados. Pelo menos aqui não é permitido.


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...
      Eu tb acredito que seja Joe. ;)

      LOVE

      Excluir
  9. Esqueci de deixar o link da foto do Lane Lassiter...rsrsrs..

    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/1374266_474804219312658_1205936833_n.jpg

    LOVE

    ResponderExcluir
  10. Amo demais Wanna Be Startin Somethin!!!Como Michael é maravilhoso e criativo né meninas! Esse gênio, esse homem maravilhoso é completão!!!
    Como amooooo Michael! OMG! <3 Forever...

    Boa noite amigas
    Mimo especial, que eu AMEI tantoooo <3

    https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1.0-9/1972386_671977876196047_887165785_n.jpg


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
  11. Ohhh.. que fofo, amiga!! Catei!! \o/

    Valeu!! ;)

    Boa noite amiga.

    LOVE

    ResponderExcluir
  12. Mimo da noite...

    Nosso xodozinho lindo...

    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1.0-9/1920182_537919199654236_1381940838_n.jpg

    Boa noite, meninas!
    Bjãooo
    LOVE

    Boa noite, meu Rei!
    I love you more...LOVE
    Amor Incondicional Sempre!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!

    Homenagem a Ayrton Senna

    http://www.youtube.com/watch?v=SeBRv4yaS9Q

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda homenagem amiga Ana, obrigada por compartilhar conosco. Posto abaixo um vídeo do Instituto Ayrton Senna, o vídeo é lindo! Sinceramente uma grande homenagem. Ele foi um grande homem.

      http://www.youtube.com/watch?v=HUtfwqYXu2s


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  14. Amiga Maíra, pela contagem é amanhã la pela 01:30, vc esta na expectativa? eu estou curiosa rsrsrs

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que será que vai ser? rsrs..

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Uau amiga!! Se estou na expectativa??!!
      Não..nadinha de nada..Imagine, nenhum pouco.. o.O
      O.O
      :D

      Faltam 2 horas e sete minutos...\o/
      O que será que vai acontecer??
      hummm...pena que está muito tarde, estou pingando de sono e não posso esperar pra ver..
      Mas, amanhã saberemos. Vamos ter que aguardar..rsrsrs

      LOVE

      Excluir
  15. Meninas, fiquei tão feliz em ver isso

    http://www.michaeljackson.ru/eng/bela-farkas/

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ver isso, sabemos que existem muitos casos como esses que permanecem anônimos, até mesmo pq o Michael nunca gostou de ficar se exibindo com seus atos de caridade.Hoje no twitter a Karen Faye fez um comentário sobre esse caso...bjs

      Excluir
    2. Eu também amigas... me emocionei muito!!!
      Que lindo! Que maravilha ver as verdades de Michael sendo expostas. É muito gratificante, é mágico, é encantador...

      Obrigada por compartilhar amiga Ana. \o/


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    3. Eu também me emocionei demais com essa história.
      Obrigada amiga Ana por compartilhar conosco! ;)

      Meninas, vcs não vão acreditar...
      Mas, sinceramente, eu pensava que esse garotinho havia morrido. Não sabia que ele havia sobrevivido ao transplante do fígado que Michael conseguiu encontrar pra ele.
      Por isso eu vivo falando da importância do compartilhamento, da solidariedade entre os fãs...
      Muitas maravilhas sobre Michael não são do conhecimento de todos os fãs.Às vezes, o que é de conhecimento de alguns fãs, não é do conhecimento de outros, e por aí vai...
      Há uma infinidade de maravilhas sobre Michael e se não houver a união, a solidariedade, o compartilhamento..muitas coisas vão se perdendo, sem ter o conhecimento devido e merecido por todos.

      Obrigada mais um vez, amiga!!

      Vou fazer a postagem e divulgar.
      Muitos devem saber, mas muitos não.
      Então, a propagação deve ser feita sempre, não é mesmo?


      LOVE

      Excluir
  16. Mimos especiais amigas!!!

    Meu fofo traquino! rsrs...

    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/1558445_1428731200707784_1217834237_n.jpg

    Aqui eu e meu maridão Michael... hehehe... e que abraçooo rsrs...

    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/1502474_258388874341398_1299501705_n.jpg

    Tenham um excelente final de semana amigas.
    Com muito love e muito Michael.


    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais mimos especiais amigas!!!

      Amooooo <3

      https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/1462908_731652300212928_570469133_n.jpg


      https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1.0-9/1506620_731001216944703_1565938342_n.jpg


      https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1.0-9/1510562_730869310291227_716755491_n.jpg


      https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1.0-9/1544559_730184463693045_1132143194_n.jpg

      Meu cute cute <3 Meu amor <3

      https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/1969169_730542050323953_366856271_n.jpg

      E mais uma coisinha fofaaaa! Amooo <3

      https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1.0-9/969852_730893120288846_41427912_n.jpg


      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  17. Fê, acho que vai ser alguma coisa em homenagem a Michael, mas tentei entrar agora no site da contagem e não esta disponível, vê se vcs conseguem entrar, mais sei não viu

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh amiga Ana, fiz uma faxina aqui no pc e não encontro mais esse link da contagem.
      Se puder me passar para que eu veja se consigo entrar, eu agradeço.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
    2. Entrei amiga, e faltam 2 h e 2 min \o/

      LOVE

      Excluir