quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LIVRO MOONWALK: CAPÍTULO 1 ( 2/3 ): APENAS CRIANÇAS COM UM SONHO



LIVRO MOONWALK: CAPÍTULO 1 ( 2/3 ): APENAS CRIANÇAS COM UM SONHO




Um de nossos primeiros shows de talentos onde nós ganhamos um troféu. (foto acima)
Ensaiando após a escola
foto abaixo


Logo o pai estava nos preparando para concursos de talentos. Ele era um grande treinador e gastou muito de dinheiro e tempo trabalhando com a gente. Talento é algo que Deus dá a uma pessoa, mas nosso pai ensinou-nos como cultivá-lo. Eu penso que nós também tínhamos um certo instinto para o show business. Amávamos performar e colocávamos tudo o que tínhamos nisso. Ele sentava em casa conosco todos os dias depois da escola e nos treinava. Nós apresentávamos para ele e ele nos criticava. Se você distraísse, você apanhava, às vezes com um cinto, às vezes com um pau. Meu pai era realmente rigoroso com nós - realmente rigoroso. Marlon era um que estava todo o tempo em apuros. Por outro lado, eu apanhava por coisas que aconteciam principalmente fora do ensaio. O pai me fazia tão furioso e magoado que eu tentava voltar para ele e batia ainda mais. Eu pegava um sapato e jogava-o nele, ou somente contra-atacava movendo meus punhos. Aquilo é porque eu recebi mais do que todos meus irmãos juntos. Eu contra-atacava e meu pai me mataria somente para rasgar-me. A mãe me disse que eu contra-atacava mesmo quando eu era muito pequeno, mas eu não me lembro daquilo. Lembro-me correndo para baixo das mesas para me livrar dele e fazia-o enfurecer. Nós tínhamos uma relação turbulenta.

A maior parte do tempo, contudo, nós somente ensaiávamos. Nós sempre ensaiávamos. Às vezes, tarde da noite, tínhamos tempo para jogar ou brincar com nossos brinquedos. Podia ser um jogo de esconde ou pular corda, mas isso era tudo. A maior parte de nosso tempo era ocupada com trabalho. Eu lembro claramente correndo para dentro de casa com meus irmãos quando meu pai chegava em casa porque nós estaríamos em grande problema se não estivéssemos prontos para começar os ensaios pontualmente.

Através disso, minha mãe era completamente solidária. Ela tinha sido quem primeiro reconheceu nosso talento e continuou a nos ajudar a realizar nosso potencial. É difícil imaginar que teríamos chegado até onde chegamos sem seu amor e bom humor. Ela se preocupava sobre o stress que estávamos e as longas horas de ensaios, mas nós queríamos ser o melhor que poderíamos ser e realmente amávamos música.

Música era importante em Gary. Tínhamos nossa própria estação de rádio e boates, e não faltavam pessoas que quisessem estar ali. Após o pai dirigir nosso ensaio de sábado à tarde, ele ia ver um show local ou se dirigia a Chicago para ver alguém performar. Ele sempre assistia coisas que poderiam ajudar-nos em nossa carreira. Ele chegava em casa e contava-nos o que tinha visto e quem estava fazendo o quê. Estava a par das últimas novidades, tanto se se tratava de um teatro local que organizava concursos que pudéssemos entrar, ou Cavalcade of Stars show (show de variedades da tv nos EUA dos anos 50 - nota do blog) com grandes números de cujos vestidos ou movimentos pudéssemos adaptar.Eu não vía o pai até voltar do Salão do Reino aos domingos, mas, tão logo eu entrava em casa, ele me contava o que havia visto na noite anterior. Garantiu-me que eu poderia dançar sobre uma perna como James Brown somente se eu tentasse este passo. Aí estava eu, recém-chegado da igreja e envolvido no show business.


Começamos a colecionar troféus com nossos números quando eu tinha seis anos. Nossa programação estava definida; o grupo caracterizou-me o segundo da esquerda, de frente à audiência, Jermaine depois de mim, e Jackie à minha direita. Tito e sua guitarra se situava à direita com Marlon ao seu lado. Jackie estava crescendo e já era mais alto que Marlon e eu. Mantivemos esta posição concurso após concurso e trabalhamos bem. Enquanto outros grupos que encontrávamos brigavam entre si e desistiam, nós estávamos nos tornando mais polidos e experientes. As pessoas em Gary que vinham regularmente ver os shows de talentos mostraram conhecer-nos, assim nós tentávamos nos superar e surpreendê-los. Não queríamos que começassem a sentir-se entediados de nossos números. Sabíamos que mudar era sempre bom, que isso nos ajudava a crescer, assim, nunca tivemos medo disso.

Ganhar uma noite amadora ou show de talento em um número de dez minutos, duas canções, consumia tanta energia como um concerto de noventa minutos. Estou convencido que porque não há espaço para erros, sua concentração te consome mais e mais em uma ou duas canções que quando tem o luxo de doze ou quinze em uma apresentação. Esses shows de talentos foram nossa educação profissional. Às vezes viajávamos centenas de quilômetros para apresentar uma ou duas canções e esperar que a multidão não estivesse contra nós porque não éramos talentos locais. Estávamos competindo contra pessoas de todas as idades e habilidades, de números rápidos a comediantes, a outros cantores e dançarinos como nós. Tínhamos que pegar aquela audiência e mantê-la. Nada era feito ao acaso, assim, roupas, sapatos, cabelo, tudo tinha que ser a forma como o pai planejava. Realmente parecíamos incrivelmente profissionais. Após todo esse planejamento, se nós realizássemos as músicas da forma como havíamos ensaiado, os prêmios chegariam por si mesmos. Isso era verdade mesmo quando estávamos na parte do Wallace High da cidade onde os vizinhos tinham seus próprios artistas e torcida e estávamos desafiando-os em seu próprio território. Naturalmente artistas locais sempre tinham seus próprios fãs leais, então sempre que saíamos de nosso território e íamos a outro, era muito difícil. Quando o mestre de cerimônia colocava sua mão sobre nossas cabeças para a "medida de aplauso", nós queríamos ter certeza da multidão saber que tínhamos dado mais do que ninguém.

Como músicos, Jermaine, Tito e o resto de nós estávamos sob tremenda pressão. Nosso gerente era o tipo que nos recordava que James Brown multava seus "Famous Flames" se eles se esquecessem uma frase ou desafinassem uma nota durante uma apresentação. Como vocalista principal, eu sentia que eu - mais do que os outros - não poderia permitir-me uma "noite livre". Posso lembrar estando no palco à noite depois de estar na cama doente o dia todo. Era difícil me concentrar nessas ocasiões já que eu sabia que meus irmãos e eu tínhamos que fazer todas as coisas tão bem, que eu poderia ter realizado as rotinas dormindo. Em horas como aquelas, tinha que me lembrar de não olhar para alguém que eu conhecia na platéia ou ao mestre de cerimônia. Cada um deles poderia distrair um jovem artista. Tínhamos músicas que as pessoas conheciam da rádio ou músicas que meu pai sabia que já eram clássicas. Se você errasse, você ouviria sobre isso porque os fãs conheciam essas músicas e sabiam como se supunha soar. Se você fosse mudar um arranjo, era necessário soar melhor que o original.

Vencemos o show de talentos em toda a cidade quando eu tinha oito anos com nossa versão da músicas do Templations, "My girl". A competição foi realizada a apenas alguns quarteirões de distância da Rosevelt High. Desde que soaram as notas de abertura do baixo de Jermaine e os primeiros solos da guitarra de Tito todos os cinco de nós cantando o refrão, tínhamos pessoas de pé por toda a música. Jermaine e eu revezávamos versos, enquanto Marlon e Jackie dançavam. Foi uma sensação maravilhosa para todos nós passar aquele troféu, o maior até então, indo e voltando entre nós. Eventualmente foi colocado no banco da frente como um bebê e voltamos prá casa com o pai dizendo-nos: "Quando vocês fazem como fizeram esta noite, não podem deixar de dar a vocês."

Éramos agora os campeões da cidade de Gary e Chicago era nosso próximo objetivo porque era a área que oferecia o trabalho mais estável e, de longe, a melhor recomendação. Começamos a planejar seriamente nossa estratégia. O grupo do meu pai tocava o som de Chicago de Muddy Waters and Howlin' Wolf, mas ele já tinha a mente aberta o suficiente para ver que os mais otimistas, sons comerciais que atraíam a nós crianças, tinham muito a oferecer. Tínhamos sorte porque algumas pessoas desta idade não eram daquele estilo. De fato, éramos músicos que pensavam que as músicas dos anos sessenta estava abaixo do nível de pessoas de sua idade, mas não o pai. Ele reconheceu grandes músicas quando as ouvia, mesmo nos dizendo que viu o grande grupo doo-wop de Gary, os Spaniels, quando eles eram estrelas com poucos anos acima de nós. Quando Smokey Robinson do The Miracles cantou uma música como "Tracks of My Tears" ou "Ooo, Baby Baby", ele tinha ouvido quão difícil era prá nós.

Os anos sessenta não deixaram Chicago para trás musicalmente. Grandes cantores como The Impressions com Curtis Mayfield, Jerry Butler, Major Lance, e Tyrone Davis estavam tocando por toda a cidade nos mesmos lugares que nós estávamos. Neste ponto, nosso pai estava dirigindo-nos em tempo integral, com somente algumas horas na fábrica. Mamãe tinha algumas dúvidas sobre a firmeza de sua decisão, não porque ela pensava que não éramos bons, mas porque ela não conhecia mais ninguém que estava gastando a maior parte de seu tempo tentando introduzir seus filhos no show business. Ela ficou ainda menos entusiasmada quando o pai contou a ela que tinha nos inscrito como uma apresentação regular no Mr. Lucky's, um clube noturno de Gary. Estávamos sendo forçados a passar nossos fins de semana em Chicago e outros lugares tentando ganhar um número cada vez maior de shows amadores e estas viagens eram caras, então o trabalho no Mr. Lucky's era uma forma de fazer isso tudo possível. A mãe estava surpresa com a resposta que estávamos tendo e estava muito satisfeita com os prêmios e a atenção, mas se preocupava muito conosco. Ela se preocupava comigo por causa da idade. "Isto é muito para a vida de um menino de nove anos," ela diria olhando intensamente para meu pai.

Eu não sei o que meus irmãos e eu esperávamos, mas o público dos clubes noturnos não eram os mesmos da Rosevelt HIgh. Tocávamos entre comediantes ruins, organizadores de cocktails, strippers. Com minha formação de Testemunha (Testemunha de Jeová, a religião de Michael - nota do blog), a mãe estava preocupada que eu estava saindo com pessoas erradas e sendo apresentado a coisas que seria melhor eu aprender muito mais tarde na vida. Ela não precisava se preocupar; somente um olhar para alguma daquelas strippers, não iria conseguir me interessar em problema - certamente não aos nove anos de idade! Aquele era um terrível modo de viver, pensei, e nos fez mais determinados a seguir em frente no circuito e tão longe como podíamos daquela vida. 

Estar no Mr. Lucky significava que, pela primeira vez em nossas vidas, tivemos um show inteiro a fazer - cinco aparições por noite, seis noites por semana - e se o pai pudesse conseguir alguma coisa prá nós fora da cidade para a sétima noite, ele estava indo fazê-lo. Estávamos trabalhando duro, mas o público do bar não eram ruins para nós. Eles gostavam de James Brown e Sam e Dave, tanto como nós e, além disso, éramos algo extra que vinha grátis a eles com a bebida e o consumo, então eles ficavam surpresos e alegres. Mesmo nós tivemos algum divertimento com eles em um número, a música de Joe Tex "Skinny Legs and All." (Joe Tex foi um cantor/compositor de rap dos anos 1960 e 1970 - nota do blog). Começávamos a música e em determinado momento durante a música eu iria para a platéia, esconder debaixo das mesas, e puxar as saias das senhoras para cima para olhar embaixo. As pessoas jogavam dinheiro enquanto eu escapava, e quando começava a dançar, recolhia todos os dólares e moedas que tinham deixado no chão e colocava nos bolsos da minha jaqueta.

Eu realmente não estava nervoso quando começamos a tocar em clubes por causa de toda a experiência que tive com audiência de show de talentos. Estava sempre pronto para sair e performar, você sabe, somente fazer isto - cantar e dançar e ter alguma diversão.

Naqueles dias trabalhamos em mais de um clube que tinha strippers. Usualmente ficava nos bastidores de um destes lugares em Chicago e assistia uma senhora cujo nome era Mary Rose. Eu devia ter nove ou dez anos. Esta garota tirava suas roupas e sua lingerie e jogava para o público. Os homens buscavam-nas, cheiravam-nas e gritavam. Meus irmãos e eu assistíamos tudo isso, captávamos, e meu pai não dava importância. Estávamos muito expostos fazendo esse tipo de circuito. Em um lugar na parede do camarim dos músicos havia um pequeno buraco que também coincidia com o vestiário das senhoras. Você podia espiar através deste buraco e eu vi coisas que nunca esquecerei. Caras daquele circuito eram tão selvagens, eles faziam coisas como pequenos furos para dentro das paredes do banheiro das senhoras o tempo todo. Naturalmente, estou certo que meus irmãos e eu estávamos brigando para poder olhar através do buraco. "Saia do caminho, é minha vez!" Empurrávamos uns aos outros para ocupar o lugar.

Mais tarde, quando fizemos o Apollo Theater em Nova Iorque, eu vi algo que realmente me surpreendeu porque eu não sabia que coisas como aquela existiam. Já tinha visto bastante um bom número de strippers, mas naquela noite aquela garota com lindos cílios e longos cabelos saiu e fez sua rotina. Ela realizou uma grande performance. De-repente, ela tirou a peruca, tirou um par de grandes laranjas para fora de seu sutiã e revelou que era um cara de face enérgica coberto por toda aquela maquiagem. Aquilo me surpreendeu. Eu era só uma criança e não podia sequer conceber uma coisa como aquela. Mas olhei para a platéia do teatro e estavam envolvidos no número, aplaudindo e torcendo loucamente. Eu sou somente uma pequena criança, nos bastidores assistindo esta coisa louca.
Eu estava desintegrado.


Como eu disse, recebi muito em educação como uma criança. Mais do que a maioria. Talvez isto me deu liberdade para concentrar-me em outros aspectos da minha vida como um adulto.


Um dia, não muito depois de termos feito sucesso em clubes de Chicago, o pai trouxe para casa uma gravação de algumas canções que nunca tínhamos ouvido antes. Estávamos acostumados a tirar músicas populares de rádio, então estávamos curiosos do por quê ele começou a tocar essas canções repetidas vezes, apenas um cara cantando tão bem com alguns acordes de guitarra no fundo. O pai nos contou que o homem na gravação não era realmente um artista, mas um compositor que possuía um estúdio de gravação em Gary. Seu nome era Mr. Keith, ele tinha nos dado uma semana para praticar suas músicas para ver se nós podíamos fazer uma gravação delas. Naturalmente estávamos entusiasmados. Queríamos fazer um disco, qualquer disco.

Trabalhamos rigorosamente no som, ignorando as rotinas de dança que trabalhávamos normalmente para uma nova música. Não era muito divertido fazer uma música que nenhum de nós conhecia, mas já éramos profissionais o suficiente para ocultar nosso desapontamento e dar tudo o que podíamos à música. Quando estávamos prontos e sentimos que tínhamos feito nosso melhor com o material, o pai nos gravou após umas poucas tentativas e mais umas poucas conversas estimulantes, claro. Depois de um ou dois dias tentando descobrir se Mr. Keith havia gostado da gravação que tínhamos feito para ele, o pai de-repente apareceu com mais canções dele para que aprendêssemos para nossa primeira sessão de gravações.

Mr. Keith, como o pai, era um trabalhador de fábrica que amava música, somente que ele estava mais a par de gravação e final de negócios. Seu estúdio e gravadora chamava Steeltown. Olhando de volta a tudo isso, eu percebo que Mr. Keith estava tão animado quanto nós. Seu estúdio era no centro da cidade e fomos em uma manhã de sábado antes do "The Road Runner Show", meu show favorito na época (série de desenhos animados produzidos pela Warner Bros em diversos períodos entre 1948 e 1973 - nota do blog). Mr. Keith recebeu-nos na porta e abriu o estúdio. Mostrou uma pequena cabine de vidro com todos os tipos de equipamentos e explicou o que cada um deles realizava. Não parecia que teríamos que depender mais de fitas de gravação, pelo menos não nesse estúdio. Coloquei alguns grandes fones de metal que chegavam até a metade da minha nuca e tentei fazer me parecer pronto para qualquer coisa.

Como meus irmãos foram descobrir onde ligar seus instrumentos e ficar, alguns backing vocals e um conjunto de instrumentos chegaram. Primeiro eu pensei que estavam lá para gravar conosco. Olhamos para o pai, mas ele não mudou sua expressão. Ele provavelmente tinha conhecimento sobre isso e aprovava. Mesmo assim, pessoas não sabiam jogar surpresas no pai. Disseram-nos para ouvir Mr. Keith, que nos instruiria enquanto estávamos na cabine. Se fizéssemos como ele disse, o registro sairia por si mesmo.


"Big Boy" foi a nossa primeira canção gravada

Depois de poucas horas, finalizamos a primeira música de Mr. Keith. Alguns dos backing vocals e trompetistas ainda não tinham feito gravações e encontraram dificuldades, mas eles também não tinham um perfeccionismo para um gerente, assim, eles não estavam acostumados a fazer coisas repetidas vezes da forma como nós estávamos. Em horas como essas que nós percebemos o quão duro o pai trabalhava para nos consumar profissionais. Voltamos nos próximos sábados colocando as músicas que ensaiamos durante a semana e levando cada vez uma nova fita do sr. Keith para casa. Um sábado, o pai ainda trouxe sua guitarra para se apresentar conosco. Foi a primeira e única vez que ele atuou conosco. Depois que os discos foram prensados, Mr. Keith nos deu algumas cópias, assim que, poderíamos vendê-las entre os números e depois dos shows. Sabíamos que esta não era a forma como os grandes grupos faziam isso, mas todo mundo tinha que começar de algum lugar e, naqueles dias, ter um registro com o nome de seu grupo era algo muito bom. Estávamos muito felizes.

Aquele primeiro single na Steeltown, "Big Boy", tinha uma linha de significado. Era uma bela canção sobre um menino que queria se apaixonar por alguma menina. Claro, a fim de obter a imagem completa, você tem que imaginar um pequeno garoto de nove anos cantando esta canção. As palavras diziam que eu não queria ouvir mais nenhum conto de fadas, mas na verdade eu era muito jovem para entender os verdadeiros significados da maioria das palavras nessas canções. Eu somente cantava o que eles me davam.

Quando aquele registro começou a tocar na rádio em Gary, nos tornamos um grande negócio em nossa vizinhança. Ninguém podia acreditar que tínhamos nosso próprio disco. Tivemos dificuldade de acreditar nisso.

Depois daquela primeira gravação na Steeltown, começamos a procurar por todos os grandes shows de talentos de Chicago. Usualmente os outros intérpretes olhavam-me com cuidado quando eles me conheciam porque eu era tão pequeno, particularmente, os que foram depois de nós. Um dia Jackie estava dando gargalhadas como se alguém tivesse contado a ele a piada mais divertida do mundo. Este não era um bom sinal justo antes do show e eu pude contar ao pai que estava preocupado que ele ia estragar o show. O pai foi falar com ele, mas Jackie sussurrou alguma coisa em seu ouvido, e logo o pai estava rindo, com as mãos na cintura. Queria saber a piada também. Meu pai disse com orgulho que Jackie tinha ouvido o intérprete principal conversando entre eles. Um cara disse: "É melhor não deixar o Jackson 5 nos cortar esta noite com o anão que eles têm."


Fiquei chateado no início porque meus sentimentos foram feridos. Pensei que estavam sendo mesquinhos. Não podia evitar de ser o menor, mas logo todos os outros irmãos estavam rindo também. O pai explicou que eles não estavam rindo de mim. Disse-me que eu deveria estar orgulhoso, que o grupo estava falando lixo porque eles pensavam que eu era um adulto posando como uma criança como um dos Munchkins no Mágico de Oz. O pai disse que se eu tinha aqueles caras falando como os garotos da vizinhança que nos causavam danos em Gary, então nós tínhamos Chicago na corrida.



Na NAACP Image Awards

Performando juntos nos primeiros anos

Nós ainda tínhamos um bom caminho para percorrer. Depois de tocarmos em alguns bons clubes em Chicago, o pai assinou para que atuássemos nas competições noturnas amadoras no Royal Theater da cidade. Ele tinha ido ver B.B.King no Regal na noite em que ele fez o seu famoso álbum ao vivo. Quando o pai deu a Tito aquela afiada guitarra vermelha anos antes, havíamos feito brincadeira com ele pensando em garotas cujo nome ele depois poderia dar a sua guitarra, como Lucille, de B.B. King.

Vencemos aquele show por três semanas seguintes com uma nova música a cada semana para manter os membros regulares do público na expectativa. Alguns dos outros artistas reclamaram que era ganancioso manter-nos voltando outra vez, mas depois eles fizeram o mesmo que nós. Havia uma política de que se você vencesse a noite amadora três vezes seguidas, você deveria ser convidado a voltar para fazer um show pago para milhares de pessoas, não dezenas como as audiências que estávamos tocando em bares. Tivemos aquela oportunidade e o show foi encabeçado por Gladys Knight and The Pips, que estavam lançando uma nova canção que ninguém conhecia de nome "I Heard It Through the Grapevine." Foi uma noite inebriante.

Depois de Chicago tínhamos mais um grande show amador que nós realmente sentimos que precisávamos vencer: o Apollo Theater em Nova Iorque. Muitas pessoas de Chicago pensavam que vencer no Apollo era somente um amuleto de boa sorte e nada mais, mas o pai viu que era muito mais do que aquilo. Ele sabia que Nova Iorque tinha um alto calibre de talento justamente como Chicago e sabia que havia mais pessoas gravando e músicos profissionais em Nova Iorque do que Chicago. Se pudéssemos fazer isso em Nova Iorque, poderíamos fazer em qualquer lugar. Aquilo é o que significava para nós uma vitória no Apollo.

Chicago tinha enviado um tipo de relatório nosso para Nova Iorque e nossa reputação era tal que o Apollo introduziu-nos nas finais, ainda que não havíamos estado em nenhuma das competições preliminares. Naquela época, Gladys Knight já tinha conversado conosco sobre a vinda para Motown, como fizera Bob Taylor, um membro do Vancouvers, de quem meu pai tinha se tornado amigo. Papai tinha dito a eles que estaríamos felizes em fazer uma audição para a Motown, mas aquilo era em nosso futuro.

Chegamos ao Apollo na rua 125 cedo o suficiente para conseguir uma visita guiada. Andamos pelo teatro e contemplamos todas as fotos das estrelas que tinham tocado lá, brancos assim como negros. O gerente concluiu mostrando-nos a sala de vestido, mas até então, eu havia encontrado fotos de todos os meus favoritos.

Enquanto meus irmãos e eu pagamos tributos no chamado "abridores de circuito", eu observava atentamente todas as estrelas porque queria aprender tanto quanto eu podia. Eu olhava para os seus pés, a forma como eles moviam seus braços, a maneira como seguravam um microfone, tentando decifrar o que eles estavam fazendo e porque estavam fazendo. Depois de estudar James Brown dos bastidores, eu sabia cada passo, cada gemido, cada salto e giro. Tenho que dizer que ele dava uma performance que deveria esgotar você, desgastar você emocionalmente. Toda sua presença física, o fogo saindo pelos seus poros, era fenomenal. Você sentiria cada gota de suor em seu rosto e você sabia o que ele estava passando. Nunca vi alguém atuar como ele. Inacreditável, realmente. Quando assistia alguém que eu gostava, eu estaria lá. James Brown, Jackie Wilson, Sam e Dave, os O'Jays, todos eles usavam realmente trabalhar um público. Posso ter aprendido mais de assistir Jackie Wilson que nehum outro ou qualquer coisa mais. Tudo isso foi uma parte muito importante da minha educação.

Costumávamos ficar nos bastidores, atrás das cortinas, assistindo todo mundo sair depois da apresentação, e eles todos suados. Eu somente ficava de lado em reverência e assistindo-os passar. E todos eles usavam esses lindos sapatos de couro. Todo meu sonho parecia centrar-se em ter um par de sapatos de couro. Lembro-me estando inconsolável porque não fabricavam em tamanhos de meninos pequenos. Fui de loja em loja procurando por sapatos de couro e eles diziam: "nós não fazemos no tamanho pequeno." Estava tão triste porque queria sapatos que pareciam a mesma forma que sapatos de palco, finos e brilhantes tornando-se vermelho e laranja quando as luzes apontavam para eles. Oh, como eu queria algum sapato de couro como o que Jackie Wilson usava.

A maior parte do tempo eu estava sozinho nos bastidores. Meus irmãos estavam no andar de cima comendo e conversando e eu ficava embaixo nos bastidores assistindo o show, agachado, segurando a cortina empoeirada e mal cheirosa. Quero dizer, eu realmente assisti cada passo, cada ação, cada volta, cada giro, cada rotação, cada ranger, cada emoção, cada movimento de luz. Aquela era minha educação e minha diversão. Estava sempre lá quando tinha tempo livre. Meu pai, meus irmãos, outros músicos, todos eles sabiam onde me encontrar. Eles me provocavam sobre isso, mas eu estava tão concentrado no que estava vendo ou em lembrar o que eu já tinha visto, que eu nem me importava. Lembro-me de todos aqueles teatros: o Regal, o Uptown, o Apollo - muitos para citar. O talento que saía daqueles lugares é de proporções míticas. A grande educação no mundo é assistir os mestres trabalharem. Você não pode ensinar uma pessoa o que aprendi somente parando e assistindo. Alguns músicos - Springsteen e U2, por exemplo - podem sentir que tiram a educação deles das ruas. Eu sou um artista do coração. Eu tive a minha a partir do palco.


Jackie Wilson estava na parede do Apollo. O fotógrafo capturou-o com a perna levantada, torcida, mas não fora da posição para pegar o pedestal do microfone que ele movimentava para trás e para frente. Ele poderia estar cantando letra triste como "Lonely Teardrops", e ainda tinha o público tão focado com sua dança que ninguém poderia se sentir triste ou solitário.

A foto de Sam e Dave estava no corredor de baixo, próximo de uma velha grande banda. O pai tinha se tornado amigo com Sam Moore. Lembro-me de ter tido a grata surpresa com ele sendo tão bom prá mim quando o conheci pela primeira vez. Eu tinha cantado sua música por tanto tempo que pensei que ele queria o fone em meus ouvidos. E não muito longe deles estava o "Rei de todos eles", Mr. Dynamite, ele mesmo", James Brown. Antes dele chegar, um cantor era um cantor, e um dançarino era um dançarino. Um cantor pode ter dançado e um dançarino pode ter cantado, mas, a menos que você fosse Fred Astaire ou Gene Kelly, voê provavelmente fazia uma melhor que outra, especialmente em uma performance ao vivo. Mas ele mudou tudo aquilo. Nem holofotes poderia acompanhá-lo quando ele derrapava no palco. Você tinha que iluminá-lo! Eu queria ser tão bom.


Vencemos uma competição amadora da noite no Apollo, e eu senti como voltar a estas fotos nas paredes e pensando em minhas "professoras". O pai estava tão feliz que disse que poderia ter voado de volta a Gary aquela noite. Ele estava no topo do mundo e assim estávamos nós. Meus irmãos e eu tínhamos nos tornado ases e esperávamos poder pular um "grau". Eu certamente percebi que não estaríamos fazendo show de talentos e junto com strip por muito tempo.


No verão de 1968 fomos introduzidos à música de um grupo famíliar que iria mudar nosso som e nossas vidas. Eles todos não tem o mesmo último nome, eles eram negros e brancos, homens e mulheres, e eram chamados Sly and Family Stone. Eles tinham alguns sucessos incríveis no decorrer dos anos, como "Dance to the Music", "Stand", "Hot Fun in the Summertime." Meus irmãos apontavam para mim quando ouviam a linha sobre o anão de pé e agora eu ria junto. Nós ouvimos todas estas canções do disco, mesmo nas estações de rock. Eles foram uma tremenda influência sobre todos nós Jacksons e nós devemos muito a eles.


Depois do Apollo, nos mantivemos tocando com um olho no mapa e um ouvido no telefone. A mãe e o pai tinham uma regra sobre não mais do que cinco minutos por chamada, mas quando voltamos do Apollo, mesmo cinco minutos era muito tempo. Tínhamos de manter a linha liberada em caso de alguém de uma gravadora querer entrar em contato conosco. Vivíamos com medo de que eles pegassem a linha ocupada. Queríamos ouvir de uma gravadora em particular e, se eles chamassem, queríamos responder.

58 comentários:

  1. Michael era danadinho tambem né?

    "Naturalmente, estou certo que meus irmãos e eu estávamos brigando para poder olhar através do buraco. "Saia do caminho, é minha vez!" Empurrávamos uns aos outros para ocupar o lugar".


    "Eu sou somente uma pequena criança, nos bastidores assistindo esta coisa louca.Eu estava desintegrado".

    Já pensou o espanto dele ao ver uma mulher virar homem, acho que todas as vezes que ele via uma laranja ele lembrava disso rsrsrs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs...ai Ana...só vc mesmo rsrs

      Excluir
    2. Ana, e tb ficava sob as mesas para levantar as saias das senhoras...rsrs..Michael devia ser uma criança danadinha mesmo..rsrs..
      cute cute!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Amiga,estou adorando ler a as palavras do Michael...a parte que ele fala dos clubes noturnos me chocou muito,imaginem uma criança em um ambiente assim?

    O Michael deve ter visto cada coisa né?

    Ele realmente teve sua infância roubada...

    ...Por isso que ele gostava tanto de brincar e estar com as crianças quando adulto...é isso o que os otários de plantão não entendem...revoltante...ainda bem que ele cresceu rapidinho...e se tornou tão único e especial...um homem maravilhoso...

    bjs

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, outra coisa que eu estava observando, é como eles eram próximos nessa fase da vida, acredito que até no começo da vida adulta.Em 2009, quando houve todos aqueles acontecimentos, deu para perceber que eles estavam bem desintegrados, bem afastados mesmo, eles ficavam sem se ver durante muito tempo, o Michael vivia praticamente só com os filhos. Um dos seguranças chegou a a firmar que até a própria mãe do Michael só aparecia para visitá-lo nos feriados e nos aniversários das crianças.Eu acho isso tudo tão triste.O dinheiro certamente serviu para afastá-los, pois enquanto eram mais " pobres" conseguiam conviver como família.

      Excluir
  3. Michael se afastou deles porque eles só pensavam em dinheiro, e acho que ate hoje pensam

    Eles se vendiam, as pessoas ofereciam dinheiro para eles contarem aonde Michael iria estar, aonde iria dar entrevistas, e quando ele tentava ir a algum lugar a lazer,ele era traído pelos amigos e pela própria família, sem falar que queriam controlar a vida dele, isso o magoava muito, por isso que ele se afastou dos irmãos, D.Kathe tambem fazia isso, os irmãos faziam a cabeça dela e ela a de Michael, por isso que ele se afastou, e fez muito bem, se ele chegou aonde chegou foi por mérito próprio, podemos ver que os irmãos não conseguiram o que ele consegui, são um bando de interesseiros que só pensavam e ainda pensam só neles, saíram ao pai, já Michael saiu um pouco a mãe, mais Michael não se compara a nenhum deles, ele é muito especial

    Love

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meninas, tenham lindos sonhos

    http://www.youtube.com/watch?v=k-5hDP-INqo&feature=relmfu

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meninas!

    O furação Sandy fez o maior estrago,mortes, destruição, Michael fica preocupado com tudo isso, eu acho que é por isso que Pablito anda ausente

    Que Deus ilumine e de forças e conforto a todas as pessoas que foram vítimas desse furacão e que perderam seus entes-queridos

    Desejo uma ótima quinta-feira a todas

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana...

      Também sinto muito pelas pessoas que sofreram com o furacão Sandy...

      uma ótima quinta - feira para vc também amiga!

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    2. Muito triste mesmo!! Pensemos com tudo isso!! Um lugar com uma estrutura econômica e com capacidade mil vezes maior que a nossa para amenizar o sofrimento da população esta passando o maior aperto, imagina nosso País , quem mora em áreas de mar e rios deveria sempre ficar preocupado pedindo para Deus continuar com as bençãos de nunca passarmos por isso. Eu mesma moro na famosa Veneza Brasileira, acontecendo algo aqui já era.
      Tomara que eles se recuperem dessa grande dor .
      Bjs

      Excluir
    3. É amigas,muito triste mesmo.
      Eu peço a Deus que conforte e cuide das pessoas afetadas nesse furação Sandy,e desejo isso a todos que estão passando uma situação difícil.

      Michael e/ou Pablito devem estar de olho nesses acontecimentos a fim de ajudar como podem.
      E isso é um bom motivo para essa ausência,não é mesmo??

      Desejo a todas uma maravilhosa Quinta-Feira.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  6. É verdade amiga Ana, que Deus abençoe e alivie a todos os que estão nessa situação terrível. Quantas tristezas e destruição e mortes esse furacão trouxe.

    Deixo esse vídeo da luta de Michael para que cuidemos do planeta.
    Amo esse vídeo, é um dos meus preferidos.
    Um anjo que surge para o alerta mundial.
    Quanta magia, luz, encantamento, êxtase, conscientização... Michael é uma mensagem divina, TII.

    http://www.youtube.com/watch?v=nGudV-bLDO0

    Bom dia meninas.
    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem amo esse vídeo, uma apresentação lindíssima de Michael...maravilhosa mesmo

      Love


      Excluir
  7. Bom dia meninas...também irei deixar o meu vídeo de hoje...

    vou dar uma saída ,mais tarde eu apareço...

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iJiL7DaQzHs#!

    bjs

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi essa música é tudo de bom pra começarmos bem o dia!! ;)

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  8. Sim Alana, também observo isso.

    Michael evidencia bem a união que havia entre eles, né?

    ...até que a ambição da família ocupou o lugar do amor.
    Ele deixa claro em vários detalhes o quanto era feliz no mundo da música.

    Ele afirma várias vezes que eles amavam o que faziam e que ele não havia sido forçado a entrar nesse meio, esse desejo em se entregar a música já estava em suas veias, fazia parte de seus instintos.

    Ele evidencia a força que recebeu dos pais e mostra bem as diferenças que há entre elas e o que cada uma delas lhe causava em seu interior.
    Da mãe uma força, um estímulo regado de atenção e cuidados com sua satisfação profissional e pessoal, que acima de tudo se preocupava com o seu bem estar. Uma força que nutria com carinho e atenção seu amor pela arte, que também o valorizava como ser humano. Enquanto a outra força que vinha de seu pai, era totalmente profissional. Uma força que nutria, exigia e valorizava apenas o profissionalismo, nada mais além disso.

    Michael muitas vezes, em suas narrativas, mostra o quanto era feliz na infância, o quanto amava fazer o que fazia. O que realmente incomodava Michael era a frieza do pai em olhar para ele apenas como um profissional, e não como um ser humano que merece atenção e amor.

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maíra

      Eles foram unidos no começo, mais com o passar do tempo e com a fama crescendo cada vez mais, as coisas foram mudando, isso teve um lado positivo, serviu de exemplo para Michael descobrir o que ele não queria ser, soube separar as partes negativas das positivas, mais Michael já nasceu com uma alma e um coração nobre, num rebanho de ovelhas negras ele foi a ovelha branca, claro que tirando D.Kathe, porque o pai e os irmãos...

      Bjs

      Love

      Excluir
  9. Sim Ana, no começo, Michael mostra o quanto era feliz porque havia amor entre eles e esse amor foi deixado de lado, por parte de seu pai, pela ambição.

    Que depois mais tarde, essa ambição tomou conta da família toda, inclusive de D. Kate que se deixava levar e ajudava manipular Michael para benefício próprio e dos outros membros da família.

    Michael é realmente a ovelha branca, isso não há dúvidas, o único com os sentimentos mais nobres, tanto que fez da sua fortuna beneficio aos menos afortunados.

    "serviu de exemplo para Michael descobrir o que ele não queria ser"

    Michael sempre viu seu sucesso como um dom, como um presente divino.
    "Eu recebi esse dom para devolve-lo." E foi o que fez em sua vida toda.

    O que deixava Michael entristecido e o fazia solitário, não era o sucesso em si, mas a forma com que o mundo o via e o tratava, da mesma maneira que seu pai começou a tratá-lo quando descobriu seu talento, apenas com ambição, se esquecendo de lhe dar a atenção e o amor que todo ser humano necessita. Esse é o alimento básico de todo ser humano e foi desse alimento que Michael sentiu necessidade. Porque o mundo tb o viu apenas como um artista e se esqueceu de vê-lo como um ser humano.

    “Eu lembro minha infância como composta em sua maior parte por trabalho, apesar de que eu amava cantar. Não fui obrigado a entrar nesta profissão por pais dedicados ao espetáculo, como ocorreu com Judy Garland. Eu o fiz porque eu gostava e porque era natural para mim como inspirar e expirar. Fiz isso porque fui compelido a fazê-lo, não por pais ou família, mas por minha própria vida interior no mundo da música.”

    “Eu não fui forçado a ser o pequeno Michael, o vocalista - eu fiz isso e amei fazê-lo - mas foi um trabalho duro.”

    “Houve momentos, permita-me-deixar isso claro, quando eu chegava da escola e só tinha tempo para guardar meus livros e preparar-me para o estúdio. Uma vez lá, eu cantava até tarde da noite, até que passasse a hora de ir dormir, realmente. Havia um parque do outro lado da rua do estúdio da Motown, e lembro-me olhando para aquelas crianças que brincavam. Eu somente olhei-as com espanto - não poderia imaginar tal liberdade, uma vida despreocupada - e desejar mais do que qualquer coisa ter esse tipo de liberdade, poder ir embora e ser como eles. Então, houve momentos tristes na minha infância. É essa a verdade para qualquer estrela mirim.”

    “As lembranças mais antigas que eu tenho do meu pai são de vê-lo chegando em casa da siderúrgica com um grande saco de doughnuts glaseados para todos nós. Meus irmãos e eu podíamos, então, comer naquela época e aquele saco desapareceria em um estalar de dedos. Ele costumava levar-nos ao carrossel do parque, mas eu era tão jovem que não me lembro disso muito bem."

    (cont)

    ResponderExcluir
  10. "Meu pai sempre foi um mistério para mim e ele sabe disso. Uma das poucas coisas que eu lamento mais é nunca ser capaz de ter uma proximidade real com ele. Ele construiu uma concha em torno de si ao longo dos anos e, uma vez que parou de falar sobre nossos negócios de família, achou difícil se relacionar conosco. Estávamos todos juntos, e ele somente saía da sala. Ainda hoje lhe custa tocar no assunto de pais e filhos porque ele está tão constrangido. Quando eu vejo que ele está, fico constrangido também.”

    “Meu pai sempre nos protegeu e isso não é pouca coisa. Ele sempre tentou fazer com que as pessoas não nos enganassem. Ele cuidou de nossos interesses das melhores maneiras. Ele pode ter feito alguns poucos erros ao longo do caminho, mas sempre pensou que estava fazendo o que era certo para sua família. E, claro, a maior parte do que meu pai nos ajudou a realizar foi maravilhoso e único, especialmente no que diz respeito às nossas relações com empresas e pessoas nos negócios.
    Eu diria que nós estávamos entre uns poucos artistas afortunados que saíam da infância nos negócios com alguma coisa substancial - dinheiro, bens, outros investimentos. Meu pai definiu tudo isso para nós. Ele olhou tanto para nossos interesses como para o seu.”

    “O que eu recebi de meu pai não caiu necessariamente do céu, ainda que a Bíblia diga que você colhe o que planta. Enquanto seguíamos adiante, o pai dizia isso de maneira diferente, mas a mensagem era igualmente clara: pode-se ter todo o talento do mundo, mas se não se prepara e planeja, não lhe serviria de nada.”

    “A mãe estava feliz por nós, mas ela também conhecia seu marido. Estava mais consciente que nós das grandes ambições e planos que ele tinha conosco. Ele tinha começado a falar a ela à noite após termos ido deitar. Ele tinha sonhos e esses sonhos não terminavam com uma guitarra. Logo estávamos lidando com equipamentos, não somente presentes. Jermaine conseguiu um baixo e um amplificador. Havia maracas para Jackie. (maraca é um instrumento de percussão - nota do blog). Nosso quarto e nossa sala começaram a parecer uma loja de música. Às vezes tinha ouvido o pai e a mãe discutirem quando o assunto do dinheiro era trazido porque todos aqueles instrumentos e acessórios significavam que teríamos que passar sem algo de que necessitávamos cada semana. Papai foi persuasivo, firme e ele não perdia um truque.”

    Michael sempre amou o que fez, a música sempre esteve em suas veias, foi um dom, um presente de Deus...e ele sempre foi grato por isso, mas o que lhe incomodava era o olhar ambicioso que tinham sobre ele, davam valor e enxergavam apenas o profissionalismo e se esqueciam de enxergar o ser humano que necessitava de amor e de atenção como qualquer outra pessoa.

    Da família do fofo, só ele mesmo, na minha opinião.
    ...e os filhos tb, principalmente Blanket que na minha opinião tem tudo a ver com a essência de Michael.

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, meninas, td bem? Nossa, chegou novembro! Nem dá para acreditar que logo vai ser Natal de novo...a saudade que eu sinto do Michael só aumenta com o passar do tempo...Beijão a todas..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alana, logo é Natal, puts!! :O
      ...e essa saudade só aumenta cada vez mais e dói pra caramba.


      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
    2. Quem sabe não receberemos um maravilhoso presente do Papai Noel nesse Natal?

      Vou mandar uma cartinha para ele jogar esse presente pela minha chaminé...Haa...eu não tenho chaminé em casa... vou mandar deixar na cama ao meu lado na véspera de Natal rsrsrs

      Resolvido o problema

      Bjs

      Love

      Excluir
    3. Gracinha né Ana?? Nem vem que não tem.. o.O
      Minha cartinha já está a caminho, talvez nessas alturas,já esteja nas mãos dele. :D
      Só estou esperando chegar o Natal.

      Mal posso esperar pelo meu presentão..hummm...

      Excluir
  12. Enxergavam Michael como a maquinha de fazer e executar, e não enxergavam Michael como ser humano com dores, sentimentos e necessidades, alguns pode não concordar com isso que falo, mais é a mais pura verdade, houve muita desumanidade

    Blanket tem um olhar triste, gosto muito de Prince tambem, ele é mais na dele, agora Paris as vezes tem um comportamento que me deixa em dúvidas, me parece ser meia ambiciosa pela fama

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os olhos do Blanket são como os do Michael, expressam tanta tristeza, agora a Paris está se achando,eu li um comentário que ela está muito rebelde e até fez a avó dela chorar.Eu gosto muito do Prince pq ele é bem reservado e parece não gostar tanto de aparecer como a irmã .

      Excluir
    2. Ela está querendo muita atenção, acho bem estranho esse comportamento dela, principalmente por ser filha do fofo, por ter sentido de perto o estrago que a mídia é capaz de fazer quando pega artistas que estejam em evidência.

      Sinceramente, não consigo entender esse comportamento dela.

      Excluir
    3. Eu gosto muito da Paris e do estilo dela,não sei se é verdade que ela anda rebelde,como não acredito mais em nada que essa mídia lixo inventa então fica difícil dar uma opinião....tenho sobrinhas adolescentes,e sei que essa fase é complicada para todos,imaginem para ela...a filha do Rei do Pop...e ela é muito linda e esperta...ainda creio que a Paris vai nos surpreender no futuro...

      Ela é roqueira como o paizão...rsrs(amoooo)

      L.O.V.E

      Excluir
  13. É Ana, tb tenho a mesma visão que a sua.

    Até mesmo muitos fãs veem Michael apenas como artista, e isso é uma pena.

    A maioria das pessoas viram Michael apenas como uma máquina da dança, da música, da magia e da fortuna, viram tb como algo para saciar seus próprios instintos, mas não conseguiram ver o ser humano que estava embutido nesse presente dos céus, esse dom que tanto bem fez a todos, dando entretenimento, escapismo, magia, beleza, encantamento, atenção, amor...

    Houve desumanidade, crueldade, frieza, ambição,...
    ...e principalmente a ingratidão, a falta de reciprocidade a tudo que Michael sempre nos ofereceu.

    É amiga, é triste ver tudo isso.
    Poderia ter sido tão diferente se houvesse mais amor, respeito, atenção e mais reciprocidade entre as pessoas, né?
    Michael deu tudo de si, e fez tudo com amor, e o que recebeu em troca?
    A reciprocidade é importantíssima.

    Tb tenho essa impressão sobre Paris, claro que pode ser uma impressão falsa, mas é a que ela passa. ;)

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  14. Outra iniciativa maravilhosa de Michael, amo essa musica

    http://www.youtube.com/watch?v=KCjbOI3KQlA&feature=related


    Premio que Michael recebeu

    http://www.youtube.com/watch?v=_qGZEEb-rBc

    Love

    ResponderExcluir
  15. Ana, essa grandiosidade de Michael é tudo!
    Amo essa música, o gesto grandioso de Michael, esse vídeo.

    Mas, esse vídeo me dá uma coisa por dentro..
    Ele tão gentil, tão bondoso, muito atencioso com todos..
    Mas, é visível sua tristeza, seu constrangimento que me causa uma tristeza bem grande.
    Ele recebeu esse prêmio, mas repercussão sobre seu nome estava fervilhando sobre o lixo do Bashir.
    Essa apresentação dele foi alguns meses após aquele documentário nojento do Bashir ter ido ao ar, né?
    Me corrige se eu estiver errada, ok?

    O monstro do Bashir jogou no ar seu lixo em fevereiro e esse prêmio foi dado ao gesto de Michael uns meses depois, né?
    Ele só poderia estar constrangido, ferido e triste mesmo.

    Quanta injustiça fizeram a Michael.
    Mas ele nunca deixou de fazer e dar o seu melhor, nunca desanimou, e mesmo abafado pelos lixos e soterrado pela lama que insistiam em lhe atirar ele continuava firme com seus propósitos, firme com sua grandiosidade que nunca deixou de ser.

    Michael é um exemplo de perseverança, de fé, de elevação...

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  16. Michael meu Rei!!

    Vc é um dos maiores presentes que Deus me deu!!

    http://www.youtube.com/watch?v=FAGmN_DYCLk&feature=related

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
  17. O programa de Bashir foi ao ar no Reino Unido no dia 3 de fevereiro de 2003 e nos Estados Unidos dia 6 de fevereiro, em 27 de outubro de 2003 foi a entrega do premio

    Da para perceber que Michael estava um pouco abatido, e depois veio aquele inferno na vida dele

    Discurso de Michael


    "Em primeiro lugar ... quero dizer ... obrigado por seu amor, seu apoio, por tudo que você fez. Eu me sinto muito honrado por estar aqui esta noite. "We are the World" foi um projeto que fizemos para alimentar as pessoas ao redor do mundo que estavam com fome e em perigo. Como você sabe, "We are the World" foi bem sucedida. Desta
    vez, chegou a hora para a continuação de "We Are the World" para
    expressar nossos sentimentos, encorajamento, esperança e força para
    aqueles que mais precisam. Já se passaram dois anos, um tempo muito longo. Mas com mais de 100 pessoas participando e doando seu registros, este projeto conjunto finalmente chegou. Eu não poderia ter acontecido sem vocês todos. Ele não poderia ter acontecido sem Beyoncé, ela também estava lá. E muitos outros artistas. Eu amo essa mulher, é encantadora. Os artistas incrivelmente talentosos que participaram na criação desta canção que eu escrevi. Há dois anos sobreviveu a um atentado terrorista que mudou para sempre não só o nosso país mas no mundo inteiro. (Eu te amo mais). Nunca se esqueça ... (eu quero mais) ... nunca esqueçam essa terrível tragédia que finalmente nos uniu a este projeto . Produzir a canção foi um milagre em si mesmo. Aqui está um vídeo mostrando alguns dos destaques da colaboração emocional e esta noite, você verá aqui primeiro.

    Radio Music Awards Obrigado por nos dar a oportunidade de ensinar ao mundo. Espero mais uma vez que podemos direcionar nossa missão de liderar o mundo em um caminho de harmonia, todos os dias se perguntando o que mais eu posso dar? "

    Love

    ResponderExcluir
  18. Meninas vou dar a minha opinião pessoal sobre como eu vejo isso,para mim o Michael foi um Missionário incrível(um dos maiores),além de ser o maior artista de todos os tempos,um homem assim tão completo foi vítima da inveja,ambição e da maldade,Michael não foi reconhecido por muitas pessoas pela sua causa humanitária,que foi belíssima ...Michael queria um mundo melhor para todos nós,pois ele foi vítima dessa sociedade hipócrita,racista e injusta...é assim que penso,quando ele estava aqui a maioria das pessoas só o humilhavam e desprezavam e depois que se foi alguns dos mesmos hipócritas o idolatram e vem a público falar de seu amor por ele...muitas pessoas nem sabem nada sobre o Michael..nem quem ele foi...essa é a realidade... e isso me dá até nojo...tenho vontade de sair socando todos que fizeram ele sofrer...e falaram mal dele e o humilharam...

    Minha visão é que para mudar o mundo não basta apenas 1 pessoa aqui e outra ali,temos que "ser todos e unidos" o que acho impossível hoje,pois a maioria das pessoas não estão nem aí,era isso o que o Michael queria,cada um pode fazer a sua parte,e parar de olhar para o seu próprio umbigo...mas eu não vejo mais esperança para esse mundão,só se acabar e começar de novo...tenho um filho pequeno e queria um mundo melhor para o futuro dele,mas não tenho mais esperanças...desde que o Michael se foi... o meu sonho foi com ele,o mundo se tornou frio e cinzento,mas vou continuar e procurar fazer a minha parte...pelo menos tenho feito o que posso,procuro ajudar sempre,e respeitar as pessoas,e vou educar meu filho á ser solidário também...assim quem sabe teremos aos poucos um futuro mais bonito pela frente,apesar da visão sombria que tenho hoje,desde que o meu"Sol" se foi...

    Confesso que estou muito revoltada com o mundo...com as pessoas,e com tanta gente sem noção...

    Como o Michael faz falta...queria que tudo isso fosse um pesadelo...e que ele voltasse para nós...

    bjs

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=1hMtVnem10A

      Excluir
    2. Para vc Michaela

      http://www.youtube.com/watch?v=ycKIWbwl4yc&feature=related

      Como que o mundo se tornou frio e cinzento? sera? e tudo que ele nos ofereceu? morreu junto com ele? e o brilho e o calor do amor de Michael? se apagou? esfriou?

      Bjs

      Love

      Excluir
    3. Ana...

      vou responder na sequencia ok?

      sem o Michael aqui sim...
      sem o Michael aqui sim...
      Ele nos ofereceu tudo...e não recebeu em troca... ele só sentiu dor...
      Não morreu com ele...o amor nunca irá morrer...ele nos deu amor...
      O amor dele é o que me mantém viva...
      Nunca irá se apagar...
      Nunca irá esfriar...é eterno...

      Obrigada pelo vídeo amiga...chorei novamente...só para variar...já até acostumei...pois choro todos os dias amiga...

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    4. Com certeza, Mi. Nosso Michael foi, é e será sempre esse homem incrível e elevado.

      A grandiosidade dele e o destaque mundial, não foram em vão, evidenciaram muitas coisas que muitas pessoas não queriam enxergar. Houve uma conscientização em milhares de pessoas com a História de Michael.

      Michael é a diferença para um mundo melhor.

      Ele foi vítima da maior desumanidade que presenciamos em nosso tempo e essa crueldade que lhe causou tanta dor, fez com que o mundo se despertasse justamente através da própria dor, ou por ter ignorado a dor de Michael em seus momentos de aflição ou por ter lhe causado essa dor.

      Também sinto uma revolta bem grande amiga, por tudo que fizeram a ele, milhares de pessoas também. Por isso que estamos agindo, né? Porque essa dor transformou milhares de corações.

      “Raiva é o primeiro passo para a tomada de consciência. Se não sentimos raiva por algumas das iniquidades e injustiças de nossa sociedade, não há esperança para a transformação.” Michael Jackson.

      É amiga, a maioria das pessoas são individualistas, não há união. Se ao menos os fãs de Michael, que é uma potencia, se conscientizassem de que Michael pode fazer desse mundo um lugar melhor e se unissem nessa luta com ele, sem exceção, o mundo se tornaria melhor, muito melhor.

      Como Michael mesmo disse várias vezes:

      “ Não posso fazer tudo sozinho, preciso do apoio de vocês.”

      “Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer uma parte, podemos fazer uma mudança, a diferença para um mundo melhor.”

      “Vamos pensar grande.”

      “Vamos manter a fé.”

      “Vamos começar com o homem no espelho.”

      “Somos todos UM. Vamos nos unir e gritar numa única voz.”

      “O amor é a resposta.”

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  19. Pablo vai postar um vídeo do Halloween, vamos aguardar para ver

    Love

    ResponderExcluir
  20. Esse é realmente ,situações e fatos que Michael viveu e deixou nessa bela biografia, sentimentos tao profundos e ele ainda tão jovem e tão aberto ao amor.

    Mas o tempo passa e a pele engrossa, mas ele é esse mesmo garoto de 20 e poucos anos que narrou sua vida.
    Nas conversas que estou lendo tem um trecho bem interessante! Jan diz vc é o homem mas publico dos homens que tanto falaram ser reservado, não são essas palavras mas quer dizer isso. E ele ri.
    Amo vc Michael Jackson com toda força de minha vida.
    Bjs meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Márcia. Nosso Michael passou por tanta coisa e permaneceu com o coração de criança, com a alma pura cheia de amor, né amiga?
      Michael é elevadíssimo!
      Superação da raça humana, com certeza!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  21. Ana esse é para vc amiga!!


    http://www.youtube.com/watch?v=drvRQmOuyv4

    bjs

    L.O.V.E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi, vc sabe que eu amo essa musica


      Agora esta tocando Someone Put Your Hand Out, linda tambem

      Bjs

      Love

      Excluir
    2. Mi, vc tem certeza que não quer ler sobre as conversações agora?

      Bjs

      Love

      Excluir
    3. Quero muito ver o vídeo do Pablo sobre o Halloween. Eu estava vendo outros vídeos dele, e eu tenho que dizer: ele é muito talentoso.Ele conseguiu captar os movimentos mais sutis do Michael.Como eu queria ver o que tem atrás daquela máscara...bjs, meninas......

      Excluir
    4. Ana,vc me disse que iria mexer muito com meus sentimentos e emoções,então por enquanto acho melhor não...não me sinto pronta entende?

      Estou com medo,de me machucar ainda mais...
      Deixa passar essa dor um pouco amiga,mas te agradeço muito por me falar sobre isso,de coração...

      Estou ansiosa esperando o novo vídeo do Pablito...quem sabe me anima um pouquinho né?

      Te amo amiga...

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    5. Michaela, vc ainda não leu mesmo essas conversas? eu acho que não vai te machucar, ainda mais que vc agora é r.i.p, eu que não sou amei muito tudo que tem nelas, são palavras lindas e muito emocionante, é uma suposta visão de Michael sobre tudo, e ele diz que ainda esta aqui com a gente e manda mensagens lindas, só que é tipo uma psicografia, mais eu não penso por esse lado, penso que "pode" ser uma forma dele se comunicando com a gente, pois eu continuo achando que ele esta VIVO, e isso não me abalou em nada,só me emociono com o que ele fala, as conversas tem tudo a ver com ele, mais certeza mesmo se é ele ai...

      Mais é muito lindo mesmo

      Quanto a Pablito, pode ser que ele poste o vídeo ainda hoje, eu tambem estou ansiosa para ver rsrsrs

      Te amo mais

      Bjs

      Love

      Excluir
    6. Ana ...ainda não li amiga...

      Faz assim então amiga...posta o link e daí vou lendo aos poucos,se é tão lindo assim então acredito que não tem problema...

      Obrigada...

      bjs

      L.O.V.E

      Excluir
    7. Bom Michaela, lindo é,e como vc nos disse, vc agora acha que Michael morreu mesmo, eu quis dizer que não vai te machucar por ser uma conversa como se ele Michael Jackson tivesse partido desse mundo em que vivemos, então no meu modo de pensar eu acho que não vai te machucar por esse lado entende

      Vamos fazer assim, eu posto o começo Anunciando conversas, vc lê e vê se deve continuar ou não, no final do texto fala como vc entrar na pagina da conversa, é só vc clicar em conversas na guia superior da pagina, se vc achar que deve continuar vc continua, agora se seu coração achar que não ai vc não lê as conversas, esta bem assim amiga?

      Aqui esta o link, a partir desse link vc pode ver tudo que tem nesse blog, isso se vc quiser, se vc não se sentir bem então não não leia

      http://withachildsheart.wordpress.com/2010/11/14/announcing-conversations/


      Bjão amiga

      Love

      Excluir
  22. *Nos comentários anteriores que excluí é porque tinha postado os links errado.. depois tentei concertar.. e virou uma bagunça! rsrs.. Preferi escrever de novo.Desculpem amigas.

    Também estou ansiosa pelo vídeo de Halloween de Pablito.
    Vamos esperar para ver...

    Venho desejar uma maravilhosa noite para todas.

    Amigas.. amei essa parte do capítulo 1!
    Está sendo incrível ler o livro assim.. com calma... podendo sentir tudo de novo.. sim porque a cada vez que lemos..mais gostosa fica a leitura.

    Obrigada amiga Maíra por nos permitir isso. :)

    Demorei para comentar porque aqui na minha cidade caiu uma chuva tão forte.. bem uma tempestade mesmo... foi horrível.
    Caiu árvore e tudo mais.
    Eu não entendo esse tempo! Uma hora está quente demais.. outra está frio demais...

    Enfim.. também quero desejar que esse Novembro venha para acalmar nossos corações e que seja lindo! Com realizações,sucessos,saúde e muita muita felicidade.

    Duas fotos do nosso lindão para essa noite.

    http://images5.fanpop.com/image/photos/28600000/Michael-I-love-you-michael-jackson-28664271-364-475.jpg

    http://images2.fanpop.com/image/photos/11400000/Cute-Adorable-Beautiful-Hot-Charming-Michael-I-Love-You-3-michael-jackson-11437772-812-1024.jpg

    É mais que lindão né?? O.O
    Delícia de cute cute... ahhhhh Michael.. ainda bem que te tenho.. :D

    Bjãoo
    LOVE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delicia mesmo...ele me olha desse mesmo jeitinho da segunda foto, ai eu me derreto toda e acabo cedendo aos seus encantos, e tem como não ceder? esse home é demais por demais

      É justamente por essas mudanças no clima, um dia quente demais outro dia frio, que acaba por formar essas tempestades, é a natureza se manifestando, aqui aonde eu moro tambem tem dado umas chuvas com ventos fortes

      De que cidade vc é Fê? se vc não se importar em responder a minha curiosidade né?, mais se eu não me engano, foi vc que me disse que sua mãe era de Minas? eu adoro Minas, sempre que da eu vou viajar para lá, adoro as cachoeiras que tem por lá, as serras, as paisagens, amo Minas


      Bjs

      Love

      Excluir
    2. Ai Fê, eu acho que foi a Solange que me falou que a mãe dela era de Minas, me desculpe pelo engano amiga, eu me confundi rsrsrs

      Bjs

      Love

      Excluir
    3. Obrigada Fê. ;)

      É bem melhor ler assim, né? Absorvemos bem mais desse tesouro do fofo.
      E realmente, quanto mais lemos as expressões escritas de Michael, mais elas nos acrescentam.
      É incrível!! Mas tudo que Michael escreve é novo, porque cada vez que relemos, temos uma visão nova, algo novo se destaca nas entrelinhas...
      É simplesmente fantástico!!
      ...coisas de gênio, né amiga? rsrs...

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  23. Bom dia meninas!

    Eu vou colocar o vídeo de Pablito, mais ele não esta listado, não sei se vcs irão conseguir ver


    http://www.youtube.com/watch?v=p4oj0cF4lBQ

    Bjs

    Love

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Ana e a todas também! ;)

    Puts amiga!! Ele não poderia ter escolhido música melhor!
    Essa foi escolhida a dedo!! :O

    Vale muito a pena destacar algumas frases dessa canção. ;)

    Tem um fantasma no corredor
    Tem um vampiro embaixo da cama
    Eu vou ser
    Exatamente o que você quer ver
    Eu estou te divertindo
    Ou apenas confundindo você?
    E se você quer ver
    Raridades excêntricas
    Eu me tornarei grotesco diante de seus olhos
    Deixe tudo se materializar

    É assustador pra você?

    Há um rangido no chão
    Mas nenhum corpo foi achado

    Eu vou ser
    Exatamente isso que você quer ver

    Então você veio pra mim
    Para ver suas fantasias
    Realizadas diante de seus próprios olhos
    Um deleite fantasmagórico e assombroso
    O artifício de assombrações
    Estão aqui dentro de um coração solitário

    Então deixe a representação começar
    É assustador pra você?
    Então diga que é loucura para você.
    Mascare o seu coração
    É hora de ferir almas
    Nada do que você vê em mim
    Pode o coração revelar como prova
    Como um espelho revela a verdade

    Quero falar sobre isso
    Dizer
    É assustador pra você?
    Você sabe que está me assustando também.
    Eu estou cansado de ser abusado.

    Amiga, não precisamos dizer mais nada, não é??
    A música disse tudo e Pablito tb!!

    Obrigada por compartilhar essa maravilha! ;)

    Vou deixar uma fotinha do nosso fofo lindão, formoso e sensual.

    https://lh6.googleusercontent.com/-3ZfXoVhb4NM/UJOnRWOJO5I/AAAAAAAAHpU/VBiiJDJTJ8Y/s462/reifofooooo.jpg

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maíra

      E o dia não poderia começar melhor vendo Pablito né?

      Vc viu a paradinha nas potas dos pés?

      Eu adoro essa musica, isso nem foi uma indireta de Pablito...foi uma bem direta

      E vc com essa foto amiga completou o dia, só tem que ser maravilhoso...lindão

      Bjs

      Love

      Excluir
    2. UAU!!!
      Mais direto que isso.. só se aparecer em rede nacional falando a verdade. rsrsrs..
      Ameiiiiiiii <3

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  25. Amiga, nosso fofo é completo e ponto!!
    A magia que vem dele toma conta de tudo!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir