quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Discurso comovente de Dr. Patrick Treacy sobre Michael Jackson (merece ser visto várias vezes)

Discurso comovente de Dr. Patrick Treacy sobre Michael Jackson em Gardner St. Elementary School.

Em 22 de junho de 2011, Dr. Patrick Treacy médico e amigo de Michael Jackson, fez um discurso comovente em sua memória, na Gardner Elementary School Street em Los Angeles, Califórnia. Escola que agora exibe com orgulho, mais uma vez, o nome de Michael Jackson em seu auditório “Michael Jackson Auditorium”.

Vídeo e transcrição a seguir.


“Há cinquenta e três anos, nascia um garoto negro em uma pequena cidade em Indiana. Este era um tempo diferente, um tempo em que o Movimento dos Direitos Africano-Americano Civil tentou ganhar liberdade da opressão por americanos brancos.
Foi também um tempo em que a próxima geração do pós-guerra norte-americanos ia crescendo, os filhos de soldados que foram prisioneiros libertados da tirania dos campos de prisão como Auswitch e Buchenwald, um tempo em que toda a Europa se preencheu de uma profunda e duradoura gratidão pelo povo americano.



Como Elie Wiesel, um sobrevivente do Holocausto judeu, disse em um discurso em uma importante reunião de dignitários da Casa Branca em 1999:
"Gratidão é o que define a humanidade do ser humano".

E a gratidão é o que devemos ter agora, hoje, por aquele jovem garoto negro americano. Seu nome era Michael Jackson, alguém que tive o privilégio de chamar de amigo, alguém que muitas vezes ficou sozinho para defender as crianças no mundo, cuidar dos carentes, das vítimas da doença e da injustiça.
Michael estava muito incomodado pelo sofrimento que viu no mundo e ainda mais pela indiferença por ela. Suas primeiras palavras quando nos encontramos foram: "Muito obrigado por ajudar o povo da África."
Não houve ares e graças, sem Pompa e circunstância e sua única preocupação era com a vida das pessoas que viviam em outros continentes diferentes do nosso.

Tinhamos ido a África e vimos a devastação da praga do HIV em primeira mão e quando discutimos isso, havia lágrimas em seus olhos e ele disse que tínhamos que fazer algo juntos para o povo da África. Ele planejava realizar um grande concerto em Ruanda e iríamos juntos em seu avião particular, e em seguida, veríamos seu grande amigo, Nelson Mandela. Infelizmente, esses eventos não eram para acontecer e o mundo perdeu um de seus grandes humanitários.
Nesse discurso, Elie Wiesel também tinha algumas palavras para dizer sobre indiferença. Ele disse, "Ser indiferente ao sofrimento do mundo é o que faz o ser humano desumano."

Para a pessoa que é indiferente, seu vizinho é de nenhuma importância. Suas vidas não têm sentido porque a indiferença reduz o outro a uma abstração. Indiferença sempre beneficia o agressor, nunca a sua vítima, cuja dor é ampliada quando ele ou ela se sentem esquecidos.

Michael Jackson sentiu essa dor, não apenas pelas crianças com fome, mas para si mesmo quando o povo da América permaneceu indiferente à injustiça cometida contra ele, fazendo dele um prisioneiro virtual em sua própria terra, fazendo-o procurar refúgio no Oriente Médio e, eventualmente, encontrar solidão na Irlanda, minha terra natal.
Que ironia, alguém que se importou tanto com o resto da humanidade foi rejeitado por sua própria gente . Era uma dor que ele sentiu profundamente que em uma ocasião ele comentou comigo, mas a maioria das vezes ele não queria falar sobre isso e eu nunca quis abrir essas memórias dolorosas ... tê-lo como um exilado, estava além da norma.
Michael Jackson nunca foi indiferente. Ele trouxe luz onde havia escuridão, a esperança onde havia desespero, ele nunca se afastou da crueldade, quando ele poderia dar a compaixão. Nós
apenas começamos um novo século, um novo milênio.
Os primeiros dez anos têm sido dos mais brutais que o planeta já encontrou.
O século começou com ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono. Estas ações tem arrastado esta grande nação em conflitos no Iraque e no Afeganistão. Houve guerras em mais de vinte países, que lançaram uma sombra escura sobre a humanidade: tanta violência, tanta dor ... ..
Se há uma coisa a fazer hoje para preservar a memória de Michael Jackson, é não ser indiferente ao sofrimento que vemos ao nosso redor no mundo.
Há momentos em que sinto Deus tenha abandonado este mundo, o terrível terremoto no Haiti onde os corpos foram cortados por edifícios como serras, a funerária na Zâmbia, onde batiam pregos na madeira dos caixões até tarde da noite, as ruas da Irlanda do Norte, onde gargantas são cortadas com garrafas de cerveja por pronunciar uma palavra com o acento errado.

Eu vivi em Bagdá, eu tenho sido um prisioneiro de Saddam Hussein, eu carrego as feridas da guerra da Irlanda do Norte e eu digo a vocês aqui hoje que há um Deus que olha para baixo em tudo que está errado e Ele trouxe-nos Michael Jackson para ajudar a resolvê-lo.


Mais de setenta anos atrás, um navio com uma carga humana de mil judeus, foi se afastando do porto de St. Louis de volta para a Alemanha nazista. O navio, que já estava nas costas dos Estados Unidos, foi enviado de volta e as pessoas para o destino do ditador.

Isso aconteceu nos Estados Unidos, um país com a maior democracia, a mais generosa de todas as nações da história moderna. Está acontecendo novamente hoje, bombardeando e aterrorizando com crianças inocentes em terras estrangeiras. Não deixe que isso aconteça, levante-se para as coisas que Michael representava, para acabar com a injustiça, para combater a doença e tentar salvar o planeta em que vivemos.

Qual será o legado de Michael Jackson?
Como ele será lembrado pelas gerações que ainda não nasceram?

Vamos ser gratos a Deus que nos enviou um anjo para viver entre nós por um tempo e não sejamos indiferentes aos males que vemos ao nosso redor.
Se Michael sempre quis que fizéssemos uma coisa que iria fazê-lo feliz, como ele olha sobre nós hoje, seria para não nos afastarmos das vítimas da opressão e agressão, e em caso de dúvida sobre saber como agir .... basta pensar: “O que Michael faria?”

-Dr. Patrick Treacy, 22 de junho de 2011

Fonte: http://www.heeheeshamone.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário