(Escrita e composta por Teddy Riley, Michael Jackson e Bernard Belle.
Produzida por Teddy Riley e Michael Jackson.
Gravada e mixada por Bruce Swedien, Teddy Riley e Dave Wayne Cobham.
Arranjo rítmico por Teddy Riley.
Arranjo de sintetizador por Teddy Riley.
Arranjo vocálico por Michael Jackson.
Vocais solo e background: Michael Jackson.
Teclado e sintetizadores: Teddy Riley)
Como clássicos anteriores (“Rock With You” e “The Way You Make Me Feel”), “Remember the Time” é um puro, inalterado, êxtase pop. Ela é, também, indiscutivelmente, a culminação do som new jack swing: suave, meticulosamente trabalhada R&B construída em um enérgico contratempo, com vocais emotivos. Teddy Riley a chamou de favorito trabalho colaborativo dele com Jackson. A música chegou ao #1 nos charts R&B e # 3, noHot 100 em 1992. Com a forte sensação analógica dela e vintage groove de órgão, “Remeber the Time”, sabiamente, transmite o calor e nostalgia da letra da música. Jackson canta em um registro notavelmente baixo, um “suave tenor [que] vibra sobre requintada harmonias de fundo”.
Ele também remete à divertida improvisação de Off the Wall, com alguma scratting na ponte.
“Uma das maiores coisas com as quais Michael realmente me surpreendeu com o álbum Dangerous foi o vocal dele apresentado em ‘Remember the Time’”. recorda Teddy Riley. “Isso realmente me surpreendeu. Eu vim para esse projeto com essa faixa. Este era o som que eu estava pensando para esse álbum… e ele adorou – adorou desde o começo.” Jackson e Riley começaram a trabalhar na faixa imediatamente.
“Michael perguntou se ele poderia cantar o gancho”, recorda o engenheiro de gravação, Dave Way, “o que era tudo o que estava escrito para a letra, naquele momento, e ele foi e cantou o primeiro refrão, primeira nota (melodia). Agora, o produtor (Teddy Riley) e eu estávamos habituados em cantar o refrão uma vez com todas as partes dele, então, voamos para outros refrãos. Portanto, quando o primeiro refrão foi terminado, eu parei a gravação e Michael, espantado com isso, disse: ‘Por que você parou? ’ Daí nós explicamos o voo e etc. Ele disse: ‘Bem, eu gosto de cantar cada parte por todo o caminho’. Assim, nós voltamos, começamos a música do início e observamos Michael cantar cada nota e harmonia, duas vezes, três vezes, e, então, talvez, quatro vezes – cada vez cantando perfeitamente, vibratos encaixando perfeitamente, perfeitamente sintonizado, ritmicamente perfeito, sabendo exatamente o que ele queria fazer o tempo todo. Nós estávamos fazendo todos os ganchos mais rápido do que se eu os tivesse selecionado. Perfeito. Aquele foi um dia”.
Jackson e Riley continuaram a esculpir a música a partir dali, criando uma música densa, exuberante, que foi quase uma homenagem, tanto a Motown, quanto a Quincy Jones. O resultado final fez Jackson dançar por todo o estúdio. Ela lembrava uma dos mais populares grooves dos aos 90 dele.
O vídeo musical para a música, da mesma forma, que veio nos calcanhares de “Black or White, continuou a mostrar a ambição cinematográfica de Jackson. Dirigido por John Singleton (diretor de Boyz in the Hood e Poetic Justice), o curta-metragem, de nove minutos, apresentou um elenco de estrelas (incluindo o comediante Eddye Murphy, a supermodelo Iman e a estrela do basketball, Magic Johnson) e surpreendentes efeitos especiais. Talvez o movimento mais ousado dele tenha sido a locação.
Jackson e Riley continuaram a esculpir a música a partir dali, criando uma música densa, exuberante, que foi quase uma homenagem, tanto a Motown, quanto a Quincy Jones. O resultado final fez Jackson dançar por todo o estúdio. Ela lembrava uma dos mais populares grooves dos aos 90 dele.
O vídeo musical para a música, da mesma forma, que veio nos calcanhares de “Black or White, continuou a mostrar a ambição cinematográfica de Jackson. Dirigido por John Singleton (diretor de Boyz in the Hood e Poetic Justice), o curta-metragem, de nove minutos, apresentou um elenco de estrelas (incluindo o comediante Eddye Murphy, a supermodelo Iman e a estrela do basketball, Magic Johnson) e surpreendentes efeitos especiais. Talvez o movimento mais ousado dele tenha sido a locação.
Em 1992, a identidade racial de Jackson continuava um tópico aberto de discussões. Ninguém sabia exatamente por que a pele dele tinha ficado branca (ele já tinha revelado que sofria de uma doença de pele chamada vitiligo), mas muitos supunham que isso era porque ele estava envergonhado, em certo sentido, da raça dele. Em Remeber the Time, Jackson, diretamente desafiando essa suposição, filmou o vídeo no velho Egito, como um elenco todo negro interpretando a realeza. “Remember the Time” adotou uma herança africana como um gesto de orgulho e uma busca por satisfação”, observou o crítico musical Armond White, em uma crítica de 1992. “A linha ‘Você se lembra do tempo quando nos apaixonamos/ [...] Quando nos conhecemos? ’ pede à rainha para fazer uma projeção, para fantasiar um contexto na mente e no coração dela, exatamente como o contexto do vídeo pede aos espectadores para relembrar o passado, quando o povo negro não estava afastado do continente africano ou da cultura ancestral dele.
É claro, a intenção de Jackson é que esta fantasiosa nostalgia dirigida a uma ampla audiência fizesse sentido para não-negros, que podem se referir à África como o berço de toda civilização: ‘Você se lembra como tudo isso começou? ’”
No enredo desse curta-metragem, Jackson interpreta uma espécie de misterioso shaman, que fascina e seduz a rainha, apesar do status de “forasteiro” dele. “O beijo deles caracteriza o hífen em afro-americano”, escreveu Armand White. “Iman, a atriz e modelo da Somália, com natural altivez, compartilha uma rarefeita elegância delicada com o americano Jackson. Eles olham um para o outro em uma cultural troca entre locais de nascimento – uma reunião entre matriarca e exilado.” Na verdade, enquanto alguns tentam persegui-lo e matá-lo pelos avanços dele, ela o vê por quem ele é, e o ama.
No enredo desse curta-metragem, Jackson interpreta uma espécie de misterioso shaman, que fascina e seduz a rainha, apesar do status de “forasteiro” dele. “O beijo deles caracteriza o hífen em afro-americano”, escreveu Armand White. “Iman, a atriz e modelo da Somália, com natural altivez, compartilha uma rarefeita elegância delicada com o americano Jackson. Eles olham um para o outro em uma cultural troca entre locais de nascimento – uma reunião entre matriarca e exilado.” Na verdade, enquanto alguns tentam persegui-lo e matá-lo pelos avanços dele, ela o vê por quem ele é, e o ama.
A prolongada cena de dança sincronizada na ponte da música – a qual incorpora elementos de dança tribal, e poses hieroglíficas, com hip-hop mais contemporâneo – mais que reforça a ideia de identificação racial e cultural. Ainda que ele seja “diferente”, como o vídeo parece sugerir, ele é um deles.
A mensagem implícita para os espectadores é que identidade racial é muito mais que pigmentação da pele: é sobre compartilhar danças, músicas e histórias.
Bom dia!
ResponderExcluirhttps://news.yahoo.com/u-reaches-30-3-million-settlement-vice-president-165944278--sector.html
Love MJ
Cada coisa, não?!! :O
Excluir...só sujeiras e mais sujeiras..tsc tsc tsc...
Valeu por compartilhar amiga. ;)
LOVE
Minhas homenagens ao dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=SwNbLCjJKuQ
https://www.youtube.com/watch?v=esNascZLdxE
http://www.animesuasmensagens.net/nossa-senhora-aparecida/nossa-senhora-aparecida-02.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_M9aSdKN7mMs/TLS7SjBBPwI/AAAAAAAAALo/LY1ZLzTPnRQ/s1600/Set-175940-500.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=i3yEUSmzKx4
https://www.youtube.com/watch?v=vWhipDHI4sg
https://www.youtube.com/watch?v=jZHQkqB726E
Love MJ
Amiga, estou encantada com a sua homenagem!! \o/
ResponderExcluirOs vídeos são incríveis...emocionantes demais!!
Cada um desses links são preciosos. Amei!!
Que voz essa garotinha tem, heim!!! Maravilhosa!!!
Michael deve ficar tão feliz por ver sua magia envolvendo tão profundamente as crianças.
Bjãooo
LOVE