sábado, 2 de fevereiro de 2019

O que você deve saber sobre o novo documentário de Michael Jackson



Desmentido: este artigo não pretende ser uma revisão de Leaving Neverland , que não vi, mas sim do contexto por trás das alegações no documentário.

Quando Michael Jackson morreu em 2009, Wade Robson - o ex-coreógrafo cujas alegações de abuso estão no centro de um controverso novo documentário, Leaving Neverland - escreveu em homenagem a seu amigo :
Michael Jackson mudou o mundo e, mais pessoalmente, minha vida para sempre. Ele é a razão pela qual eu danço, a razão de eu fazer música e uma das principais razões pelas quais acredito na pura bondade da humanidade. Ele é um grande amigo meu há 20 anos. Sua música, seu movimento, suas palavras pessoais de inspiração e encorajamento e seu amor incondicional viverão dentro de mim para sempre. Eu vou sentir sua falta imensamente, mas sei que ele está agora em paz e encantando os céus com uma melodia e um moonwalk.

Robson tinha vinte e sete anos na época. Quatro anos antes, ele testemunhou no julgamento de Jackson em 2005 (como um adulto) que nada sexual aconteceu entre eles. Antes do julgamento, Robson não via Jackson há anos e não tinha a obrigação de ser testemunha da defesa. Ele enfrentou um interrogatório debilitante, compreendendo a penalidade de perjúrio por mentir sob juramento. Mas Robson afirmou com firmeza, confiança e credibilidade que nada de sexual havia acontecido.
O que mudou até então e agora? Algumas coisas:

Em 2011, Robson se aproximou de John Branca, co-executor do Michael Jackson Estate, para dirigir a nova produção do Michael Jackson / Cirque du Soleil, ONE . Robson admitiu que queria o emprego "seriamente", mas o Estate acabou escolhendo outra pessoa para o cargo.

Em 2012, Robson teve um colapso nervoso, desencadeado, ele disse, por uma busca obsessiva pelo sucesso. Sua carreira, em suas próprias palavras, começou a "desmoronar".
Naquele mesmo ano, com a carreira de Robson, finanças e casamento em perigo, ele começou a escrever um livro que alegava ter sido abusado sexualmente por Michael Jackson. Nenhum editor lançou.

Em 2013, Robson entrou com uma ação civil / credor de US $ 1,5 bilhão, juntamente com James Safechuck, que também passou algum tempo com Jackson no final dos anos 80. Safechuck afirmou que só percebeu que ele pode ter sido abusado quando Robson entrou com o processo. Essa ação foi indeferido por um tribunal de sucessões em 2017.

Em 2019, o Sundance Film Festival estreou um documentário baseado inteiramente nas alegações de Robson e Safechuck. Embora o documentário seja obviamente emocionalmente perturbador, dado o conteúdo, ele não apresenta novas provas ou testemunhas. O diretor do filme, Dan Reed, reconheceu não querer entrevistar outras figuras-chave, porque pode complicar ou comprometer a história que ele queria contar.

É tentador para a mídia amarrar Jackson em uma grande narrativa cultural sobre má conduta sexual.
R. Kelly foi legalmente derrubado por um documentário , e muitas outras figuras de alto perfil foram expostas nos últimos anos, então, certamente, a lógica é que Michael Jackson também deve ser culpado. No entanto, esse é um salto perigoso - particularmente com a história dos Estados Unidos de mirar injustamente e condenar os homens negros - que pessoas justas seriam prudentes em considerar com mais cuidado antes de condenar o artista. Não é por acaso que um dos livros favoritos de Jackson (e filmes) foi To Kill a Mockingbird , uma história sobre um homem negro - Tom Robinson - destruído por falsas alegações.

A mídia, em grande parte acrítica, descontextualizada, tirada do Sundance, parece ter esquecido: nenhuma alegação foi mais examinada publicamente do que a de Michael Jackson. Eles provocaram um frenesi alimentar de dois anos em meados dos anos 90 e depois novamente em meados dos anos 2000, quando Jackson enfrentou um julgamento criminal exaustivo. Suas casas foram saqueadas em dois ataques não anunciados pela polícia. Nada incriminador foi encontrado. Jackson foi absolvido de todas as acusações em 2005 por um júri conservador de Santa Maria. O FBI, da mesma forma, conduziu uma investigação completa. Seu arquivo de 300 páginas sobre a estrela pop, lançado sob o Ato de Liberdade de Informação, não encontrou evidências de irregularidades.

Enquanto isso, dezenas de pessoas que passaram algum tempo com Jackson quando crianças continuam a afirmar que nada de sexual aconteceu. Isso inclui centenas de crianças doentes e com doenças terminais, como  Bela Farkas  (para quem Jackson pagou por um transplante de fígado que salvou sua vida) e Ryan White  (que Jackson fez amizade e apoiou em seus últimos anos lutando contra a AIDS); inclui figuras menos conhecidas como  Brett Barnes e Frank Cascio ; inclui celebridades como Macaulay Culkin , Sean Lennon, Emmanuel Lewis, Alfonso Ribeiro e Corey Feldman; inclui sobrinhas e sobrinhos de Jackson ; e inclui seus próprios três filhos .


As alegações em torno de Jackson em grande parte desapareceram na última década por uma razão: ao contrário dos casos de Bill Cosby ou R. Kelly, quanto mais as pessoas analisavam as alegações de Jackson, mais as evidências o justificavam. O caso da acusação em 2005 foi tão absurdo que Matt Taibbi, da Rolling Stone , descreveu assim:

“Aparentemente, uma história sobre levar um molestador de crianças à justiça, o julgamento de Michael Jackson seria, ao contrário, uma espécie de desfile de regressão à pátria de tipos americanos insípidos: golpistas, otários e oportunistas sem talento, atolados em absoluto desemprego... ou falsas carreiras da era da informação, à procura de grana de qualquer maneira que puderem.
O MC do processo era o promotor distrital Tom Sneddon, cujo papel metafórico nesse reality show americano era representar o coração cinzento da maioria silenciosa nixoniana - a mediocridade amarga que coça para prendê-lo a respeito de qualquer um que tivesse tirado férias em Paris... O primeiro mês do julgamento apresentou talvez a coleção mais comprometida de testemunhas de acusação já reunidas em um caso criminal americano – quase para um homem um grupo de mentirosos condenados, vendedores remunerados de fofocas ou piores...

Nas seis semanas seguintes, praticamente todas as partes de seu caso implodiram em audiência pública, e o drama principal do julgamento rapidamente se transformou em uma corrida para ver se o promotor poderia colocar todas as suas testemunhas no banco sem ter nenhuma delas removidas do tribunal em algemas.”

O que mudou desde então?

No caso de Robson, décadas após os alegados incidentes terem ocorrido, ele estava fazendo um churrasco com Michael Jackson e seus filhos. Ele estava pedindo ingressos para o memorial do artista. Ele estava participando de homenagens. “Ainda tenho meu celular com o número dele”, escreveu Robson em 2009 , “não suporto a ideia de excluir suas mensagens”.

Então, de repente, depois de vinte anos, sua história mudou e, com suas novas alegações, surgiu um processo de US $ 1,5 bilhão.

Como homem afro-americano excêntrico e rico, Michael Jackson sempre foi alvo de litígios. Durante os anos 1980 e 1990, dezenas de mulheres declararam falsamente que ele era o pai de seus filhos. Ele enfrentou vários processos alegando falsamente que ele plagiou várias músicas. Recentemente, em 2010, uma mulher chamada Billie Jean entrou com uma ação frívola de paternidade no valor de US $ 600 milhões contra o patrimônio de Jackson.


Como alguém que fez uma enorme quantidade de pesquisas sobre o artista, entrevistou muitas pessoas próximas a ele e recebeu acesso a muitas informações privadas, minha avaliação é de que as evidências simplesmente não apontam para a culpa de Michael Jackson. Em contraste com as contas revisadas de Robson e Safechuck, há uma consistência notável na maneira como as pessoas que conheciam o artista falam dele - seja amigos, familiares, colaboradores, colegas artistas,  engenheiros de gravação,  advogados, associados de negócios, seguranças, ex-cônjuges, seus próprios filhos - pessoas que o conheciam em todas as condições imagináveis. Michael, dizem eles, era gentil, brilhante, sensível, às vezes ingênuo, às vezes infantil, às vezes indiferente às percepções. Mas nenhum acredita que ele era um molestador de crianças.


Créditos: Joe Vogel

14 comentários:

  1. "A lei de perjúrio de Michael Jackson lida com indivíduos que testemunham sob juramento em um tribunal de justiça e são, por meio deste, vinculados a essa declaração juramentada e não podem ser alterados para fins de ganho monetário. Este testemunho pode, no entanto, ser mudado se houver evidências suficientes que possam valorizar o propósito da mudança. No entanto, se um indivíduo for considerado culpado de prejuízo, ele será confrontado com o tempo de prisão imediata com base na validade do caso."

    Vamos assinar a petição:

    http://chng.it/VMT7hyrF

    Michael...I love you more...LOVE
    Amor Incondicional Sempre!!

    Bjãooo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de assinar amiga Maíra, obrigada por compartilhar. Unidos sempre seremos mais fortes. O que pudermos fazer para desacreditar esses lixos faremos. Apesar de sermos um grão de areia neste mundo, faremos sempre nossa parte com convicção, pois tivemos a honra de enxerga-lo como o ser humano que foi e sempre será.

      Esses vermes irão pagar por todo esse lixo que inventaram, eu tenho fé que a verdade prevalecerá.

      Bjãoo
      LOVE

      Excluir
  2. "É o crime de mentir perante um juiz num tribunal. No Brasil, ele é chamado de falso testemunho, como consta no artigo 342 do Código Penal, que diz ser ilegal “fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade” em inquéritos policiais ou processos judiciais. A lei prevê prisão de um a três anos, além de multa para o infrator. Se ele recebeu propina para contar a mentira, sua pena aumenta. Mas, se contar a verdade antes do fim do processo, é perdoado. Outra curiosidade: “Na legislação brasileira, o perjúrio cometido por um acusado não é crime”, explica o advogado Fábio Amorim, porque no Brasil ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. “Uma pessoa na condição de réu não é obrigada a falar a verdade.” Nos EUA, perjúrio é crime até para o réu. Lá, além de testemunhas e peritos, os acusados também são obrigados a jurar que vão dizer “a verdade e apenas a verdade” ao longo do processo."

    Porque esses golpistas não vão presos? Estão debochando da justiça e a justiça não faz nada. Fico p da vida com isso.
    É uma injustiça danada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, saudades! (TODAS)
      Justiça.............parece que essa moça de venda é realmente vendada e amordaçada.
      Isso nos revolta , nos machuca...eu não entendo nem por mil vidas.
      Tomei conhecimento desse documentário. Não fui muto fundo porque me faz mal demais, ver isso ainda acontecendo..
      Apesar de sabermos que isso esta ligado cem por cento ao grande sucesso financeiro de Michael , diante da saída do mundo.
      Eu acreditava que depois de 10 anos basicamente, o que poderia ressaltar, seria a obra, a persona.....Mas, como sempre , nem obra, nem caráter...só dinheiro importa.
      Vi pouco sobre! Mas soube, que o Diretor do documentário até prêmios ganhou!
      Absurdo,alguém de certo patamar intelectual , cair nessa malha.
      Ate uma ex namorada de Michael apareceu, (Morta de inveja) para dar seu depoimento, sobre essa baboseira, é o que isso é....É muito duro tudo isso. Sempre, sempre assim. Calunias , perjúrios na cara dura . A mulher continua de venda. Paris em crise, família dividida.
      Olha amiga, é de vomitar...com o mundo.
      Lama e lama, como de Brumadinho e Mariana...só lama.,e mas lama virá.
      Nessas alturas, acredito que para ele tudo acabou. Nós ficaremos com a missão de lutar e farremos!
      Bjs

      Excluir
  3. Quando Michael Jackson morreu em 2009, Wade Robson - o ex-coreógrafo cujas alegações de abuso estão no centro de um controverso novo documentário, Leaving Neverland - escreveu em homenagem a seu amigo :
    Michael Jackson mudou o mundo e, mais pessoalmente, minha vida para sempre. Ele é a razão pela qual eu danço, a razão de eu fazer música e uma das principais razões pelas quais acredito na pura bondade da humanidade. Ele é um grande amigo meu há 20 anos. Sua música, seu movimento, suas palavras pessoais de inspiração e encorajamento e seu amor incondicional viverão dentro de mim para sempre. Eu vou sentir sua falta imensamente, mas sei que ele está agora em paz e encantando os céus com uma melodia e um moonwalk.

    QUAL É MESMO A SENSAÇÃO ????


    MEDO DO SER HUMANO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh, meu amor! vc acreditava tanto...eu queria ser assim...Talvez eu, continue errada e vc certo...Mas, é a maior dificuldade que tenho...não enxergar isso.

      Excluir
  4. Sabe qual é minha maior dor...É ver gente que não merece ser exaltada e tem contos fabulosos! Os mitos se fabricam. Michael se alto criou..As chances dele já eram pequenas desde o inicio...Ele conseguiu!
    Mas, em um comparativo grotesco ...O povo escolhe Barrabás.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga, amigas e amigos.

    Olha...tiro o chapéu pra você, Márcia!! Suas palavras expressaram tudo...tudo!!
    ...saíram da alma e naturalmente carregadas da perplexidade e revolta que todos nós do bem, possuímos diante dos absurdos que vemos acontecer a cada novo dia.

    Eu também não fui fundo nesse documentário, porque o que fazem sobre Michael por dinheiro é algo abominável e desumano. É revoltante. É doloroso.
    Mas achei interessantíssima essa matéria que foi compartilhada no blog. Traduzi imediatamente para fazer a postagem.

    “O povo escolhe Barrabás.” Pura verdade, amiga!

    Vou refletir um pouquinho...

    Sabe... Desde que Michael “morreu” e nos conduziu a essa grande aventura de aprendizado, muitos de nós conseguimos despertar um pouco mais e temos visto tudo com outros olhos..com mais amplitude. Antes apenas víamos, hoje enxergamos bem melhor! Hoje temos capacidade de enxergarmos um pouco além.

    Michael evidenciou ao mundo a história. Nua, crua, verdadeira e derradeira.
    Apurou a nossa sensibilidade e empatia.
    Fez com que tivéssemos uma percepção maior do que há em nós e nos outros, dentro de nós e fora de nós.
    Mostrou o que há de mais lindo e extraordinário no ser humano e o que há de mais detestável também.
    Criou um pedaço do céu aqui na terra que infelizmente, transformaram em inferno.
    Mostrou o brilho e a escuridão da alma humana. O bem e o mal, o sonho e a realidade.
    Ele nos mergulhou na dor mais profunda e debilitante, mas também na felicidade, no êxtase.
    Choramos e rimos com ele e por ele.

    Fez com que sentíssemos raiva, revolta e remorso impulsionando-nos a fazer algo transformador em nós e além de nós.

    “Raiva é o primeiro passo para a tomada de consciência. Se não sentimos raiva por algumas das iniquidades e injustiças de nossa sociedade, não há esperança para a transformação.” Michael Jackson.”

    Ele elevou nosso espírito com sua brandura, seu afeto, seu amor incondicional.

    Vejo Michael como um presente de Deus nesse nosso caótico tempo.

    Ele é como uma luz no meio do caminho fazendo com que possamos avistar e reconhecer a polaridade que há em tudo, em todos e em nós mesmos, elevando a nossa consciência, desafiando e buscando o nosso equilíbrio para a harmonia do mundo.

    Pena que nem todos se despertaram desse sono artificial que anestesia a alma, a mente e o coração, levando à morte súbita.

    This is it.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuuuuuuuuuu....
      Lindo,lindo..
      Essa bolha vai explodir.vai sim!
      E a vida vai florescer. Conforme ele nos falou.
      Bjs. Amei a reflexão.

      Excluir
  6. Ola amigas!!!

    Li duas vezes a postagem, e duas vezes cada comentário. Acho que vocês expressaram muito bem o que todos nós que o amamos sentimos. Márcia demonstrou a perplexidade e o nojo que ficamos ao saber que esses lixos estão denegrindo a imagem de Michael, e o pior é que ainda estão conseguindo audiência com isso, com TODA essa mentirada absurda. Maíra demonstrou como sentimos Michael e como todas essas barbaridades dói e machucam, isso é ferida antiga sendo remexida da maneira mais sórdida possível. Nem disfarçam que é tudo por dinheiro, não precisa nem pensar muito longe, quem acredita sinceramente já é sujo por dentro.

    Um dia pagarão por toda essa maldade, mergulharão no próprio veneno. Michael nunca mereceu isso, é muita injustiça! Querem destruir Michael a todo custo, por ganância e por muito ódio e inveja guardados. Nada justifica isso, se não a ausência de caráter e de qualquer sentimento bom. Esses seres são abutres. Nojo dessa gente.

    Michael é luz!!!

    Nas diversas vezes que demonstrou sua sabedoria e genialidade, a canção Scream também é uma das que grita toda essa injustiça. Ele sabia muito bem com quem estava lidando, esses tabloides malditos, esses vermes atras dele, pessoas completamente desprovidas de inteligência.

    Peço licença para a amiga Maíra, e repostar esse lindo e sábio texto:

    “Raiva é o primeiro passo para a tomada de consciência. Se não sentimos raiva por algumas das iniquidades e injustiças de nossa sociedade, não há esperança para a transformação.” Michael Jackson.”

    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
  7. Indignação , revolta e repulsa !!! Que nojooo dessa gente . A mais nova é falarem em exumação ... só pode ser brincadeira né . Vocês viram essa notícia ?

    É surreal como a mídia volta a atacá-lo. Não é possível que uma coisa assim ocorra em 2019... definitivamente Michael nunca terá paz ... A caçada voltou ... o inferno voltou... esses lixos fazem qualquer coisa por dinheiro , já venderam a alma milhões de vezes.

    Espero de todo coração que não façam isso ... que não o exponham de novo ... tenho uma leve desconfiança que talvez essa mentirada tenha voltado com o objetivo de exumar para saber algo... ter a certeza que faltou ... expor Michael ainda mais ...

    Só espero e desejo de todo coração que não façam isso. Que não alcancem esse objetivo, que permaneçam bemmm longe de Michael. É um absurdo tudo isso! Ainda mais agora que ele não esta mais aqui para se defender. Espero que o Espólio , que a família , que os fãs ao redor do mundo e todos que tenham voz lutem por ele, não permitam nunca algo assim .

    Os tabloides soltam essas notícias querendo que aconteça... ainda que essa notícia seja muito falsa, fica de alerta sobre as reais intenções desse povo asqueroso.

    Justiça por Michael !!!

    Michael é inocente!

    Bjãoo
    LOVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando digo que ele não está mais aqui para se defender me refiro pessoalmente ... todas nós temos as nossas certezas ... e sabemos que uma coisa assim além de o expor , poderia ser uma revelação de algo maior , ou mais mentiras para denegri-lo ... algo que poderia prejudicá-lo demais.

      Que seja só mais mentiras de tabloides. Com fé esse absurdo não irá para frente... estou tão perplexa ... não posso acreditar nessa palhaçada toda ... não posso acreditar que a justiça americana não faça nada para punir esses mentirosos.

      Excluir
    2. Fê, minha linda!
      Você fala por nós, por um exercito que ainda resiste. Talvez com união consigamos destruir e abalar esses alicerces que eles insistem em manter, em concretar.

      Fiquei pensando............brigar com eles é perda total de tempo, boicote, agir como eles agem ...Falar a verdade que esse tipo de material deve ir para o vaso ou buraco, (Perdão amiga Mairá ) Mas dependente de onde eles fazem suas porcarias ingeridas, é merda, mesmo.
      Isso é que devemos fazer.
      Estou indo pouco ao face, que para mim virou antro de discórdia.
      Mas, voltar a usar os velhos e bons contatos e espalhar para boicotar , falar mal, agir como eles.
      "Os monstros, estão nos sonhos! Então não dormiremos"
      Bjãooo

      Excluir
  8. Como disse , tenho usado pouco o face ...Mas, ele vai ajudar e outras plataformas tbm..Então vamos em frente.
    Sem sono nenhum rsrsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir