14. DANGEROUS
(Escrita e composta por Michael Jackson, Bill Bottrell e Teddy Riley.
Produzida por Teddy Riley e Michael Jackson.
Gravada por Jean-Marie Harvat, Bruce Swedien, Teddy Riley e Thom Russo.
Mixada por Bruce Swedien e Teddy Riley.
Arranjo rítmico por Teddy Riley.
Arranjo de sintetizadores por Teddy Riley.
Arranjo de vocais por Michael Jackson.
Vocais solo e background: Michael Jackson.
Sintetizadores: Teddy Riley, Brad Buxer e Rhett Lawrence)
O álbum fecha com o new jack funk industrial de “Dangerous”, uma das mais resistentes, e mais impressionantemente, faixas dançantes produzidas de Jackson. Ela foi também usada para uma das mais memoráveis performances ao vivo dele , em 1995, no MTV Music Awards.
Jackson gravou a primeira versão com Bill Bottrell (um mix da era Bad, conduzida por teclado, que pode ser ouvida no Michael Jackson: The Ultimate Collection), mas o cantor sentiu que algo estava faltando. Não tinha a sensação áspera ou contemporânea que ele estava tentando alcançar.
Ele, subsequentemente, decidiu trabalhar nela com Teddy Riley. “Eu disse a Michael”, recorda Riley, “Eu gosto de Bill. Eu gosto da produção dele e tudo sobre ele. Mas este é o seu álbum, Michael. Se este é o tom certo, eu posso usar o que você tem no seu canto. Deixe-me mudar todo este fundo e colocar o novo soalho nele. ’ Ele disse ‘Tente isso. Eu suponho que nós temos que usar o que nós adoramos. ’ E nós fizemos. Eu estava muito certo de que se ninguém mais tivesse vindo com uma ‘Dangerous’ melhor, [Michael] teria usado aquela. Portanto, não é sobre mim ou Billy [Bottrell]; é sobre a música. Eu sempre digo que a música é a estrela.”