Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a
história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados,
importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos.
O Moonwalk, também chamado backslide, é um passo de dança, popularizado pelo músico norte-americano Michael Jackson, que se tornou sua marca registrada.
O passo era realizado pelo astro durante performances da lendária canção "Billie Jean", mas Michael já o fez em outras performances como "Stranger in Moscow", "Thriller" e "Smooth Criminal". O passo se tornou mundialmente famoso na noite de 25 de março de 1983, no especial da Motown Records transmitido pela TV: "Motown 25: Yesterday, Today and Forever", onde Michael Jackson se apresentou e fez o moonwalk pela primeira vez em público. Michael estava se apresentando com a música "Billie Jean", ao fim da música Michael andou até o lado esquerdo do palco e voltou em um suave e mágico deslizar de costas. A Revista Rolling Stone em uma reportagem da época disse: "Foi aquele o momento que cristalizou o status de celebridade de Michael Jackson". O Moonwalk é famoso por produzir uma espécie de ilusão ótica, uma vez que se tem a impressão de que a pessoa que o executa está andando para a frente, enquanto todo cenário "diz" que está andando para trás.
O moonwalk tornou-se o passo de dança mais famoso de Jackson, ao lado do "The Lean" - Que por sua vez, não menos brilhante, consiste em desafiar a gravidade, inclinando-se para frente, sem tirar os pés do chão, em um incrível ângulo de 45º.
Em sua autobiografia Moonwalk, Michael disse que esse passo fora inventado junto com os garotos negros nos guetos de Indiana, nos EUA.
Antes pouquíssimo conhecido e popular, o brilhante moonwalk se tornou um dos mais incríveis passos de todos os tempos num piscar de olhos: No dia 25 de Março de 1983, no especial para a TV promovido pela gravadora norte-americana Motown Records, para comemorar seus 25 anos de sucesso, intitulado: "Motown 25: Yesterday, Today, Forever". Michael, junto com seus irmãos, os The Jackson Five - Que durante quase toda a década de 1970 eram contratados da gravadora, responsável inclusive pelo estrelato dos irmãos - foram convidados para interpretar seus maiores sucessos pela gravadora, e Michael, seus sucessos em sua carreira solo, também pelo selo da Motown.
Porém, Michael só aceitou participar da comemoração com uma condição: Cantaria com os irmãos os sucessos da época em que trabalhavam para a empresa, mas queria intepretar seu mais novo sucesso em carreira solo: "Billie Jean", pelo selo da Epic, subsidiária da CBS Records (Gravadora que contratou Michael e os irmãos depois da saída da Motown) - O que, tecnicamente era algo atípico, já que a festa era para comemorar os sucessos da Motown, e a canção "Billie Jean" era de outro selo, a Epic, sendo concorrentes uma da outra.
Porém, Berry Gordy, dono da Motown, apesar de relutar, acabou cedendo, já que Michael já era estrela, e tê-lo em seu especial já era suficiente.
Então, depois de cantar várias canções da época dos The Jackson 5 junto com seus irmãos, Michael ficou sozinho no palco. Vestindo calças e sapatos pretos, chapéu (tipo fedora) e jaqueta [esta última brilhante], camiseta por baixo branca brilhante, assim como as meias, e, para fechar uma luva branca-brilhante (imitando diamantes) na mão esquerda, o futuro Rei do Pop iniciou a coreografia fantástica: Segurando o chapéu, vestiu-o rapidamente com a mão direita, flexionando uma das pernas. Com a mão na virilha e movimentando-se habilmente conforme os acordes de "Billie Jean", atirou o chapéu para o lado, fez um rápido movimento com as mãos, tirando o microfone do suporte com a mão esquerda.
Interpretando brilhantemente cada passo da canção desenvolvida e criada pelo próprio Jackson, acompanhado pelos gritos de empolgação da plateia, fez uma hábil pose e movimentos sincronizados, virou-se e, surpreendendo não somente a todos ali presentes mas todos os telespectadores que assistiam ao especial, Michael apoiou a ponta do pé direito contra o chão e colocando o outro em repouso, em uma sinueta em forma de "L", arrastando o pé esquerdo rapidamente, invertendo o mesmo movimento, fazendo com que Michael deslizasse habilmente para trás, fazendo aquele que se tornaria sua marca registrada e que acabaria por popularizar como um dos passos mais conhecidos de todos os tempos: o moonwalk! Impressionados com os passos, a plateia ficou em choque, vendo Jackson terminar o famoso passo, rodopiando e se apoiando apenas com as pontas dos pés!
Depois de repetir o passo rapidamente de novo, foi ovacionado pela plateia, que, chocada, aplaudiu de pé o futuro Rei do Pop, confirmando naquele momento seu enorme talento e provando o porquê de seu estrelato e fama absurdos.
É porque ele é negro? O que eles não querem que você
saiba sobre Michael Jackson
Por Christopher Hamilton
5 de janeiro de 2006
O que você pensa quando você ouve o nome Michael Jackson? Maluco? Criminoso?
Grande artista? Empresário? Tudo que você pensa de Mj, jogue todos seus
pensamentos pela janela e vamos analisar alguns fatos.
Por anos a mídia o tem rotulado como "Wacko Jacko". O que aconteceu a
MJ? Não era ele a coisa mais importante da música até certo ponto? Quando ele enlouqueceu?
Tudo que temos que fazer é olhar quando Michael começou a ser retratado como
"louco". Não foi durante os anos de "Thriller". É legal ser
um cantor e dançarino. Isso é o que eles querem. Não ouse se tornar um
empresário pensante. Não ouse comprar o catálogo dos Beatles. Não ouse casar-se
com a filha de Elvis. Não ouse bater a indústria fonográfica em seu próprio jogo.
Michael começou a ser rotulado de louco quando ele começou
a fazer movimentos empresariais que ninguém tinha sido bem-sucedido em fazer.
Logo depois que terminou Off the Wall, eu mergulhei em fazer o álbum Triumph com meus irmãos. Nós queríamos combinar o melhor dos dois álbuns para a nossa turnê. "Can You Feel It?" foi o primeiro fragmento no álbum, e que tinha a coisa mais próxima a uma sensação de rock que os Jacksons haviam feito. Realmente não foi dance music também. Nós tínhamos ela em mente para o vídeo que abriu a nossa turnê, uma espécie de nosso Also Sprach Zarathrustra, o tema de 2001.
(Also sprach Zarathustra - Assim falou Zaratustra - é um Poema Sinfônico Composto em 1896 por Richard Strauss, inspirado no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzche. O próprio compositor conduziu uma performance na cidade de Frankfurt. Uma execução típica dura cerca de meia hora.
Suá introdução tornou-se mito conhecida por ter sido usada como tema musical no Filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 1968. - nota do blog)
Jackie e eu tínhamos pensado de combinar o som da banda, com um sentimento de coro infantil gospel.
Isso foi uma menção a Gamble e Huff, de certa forma, porque a canção foi uma celebração do triunfo do amor, purificando os pecados do mundo. Randy é tão bom cantando, mesmo que seu alcance não é tudo o que ele gostaria que fosse. Sua respiração e fraseado me mantiveram na ponta dos pés quando nós a cantamos. Havia um brilhante teclado que eu trabalhava por horas, voltando e voltando sobre ele novamente, até que eu tive do jeito que eu queria. Tivemos seis minutos, e eu não acho que foi um segundo muito longo.
"Lovely One " era uma extensão de "Shake Your Body Down to the Ground", com aquele som mais leve de Off The Wall injetado. Eu tentei uma nova voz, mais etérea em " Your Ways ", de Jackie com os teclados acrescentando uma qualidade muito distante. Paulinho trouxe toda a artilharia: triângulos, crânios, gongos. Essa música é sobre uma estranha garota, que é a maneira como ela está, e não há nada que eu possa fazer sobre isso, exceto apreciá-la quando eu posso.
"Everybody " é mais divertido que as músicas de dança de Off The Wall, com Mike McKinney impulsionando-o como um avião girando e caindo. Os vocais de fundo sugerem a influência de " Get on the Floor", mas o som de Quincy é mais profundo, como você está no olho do furacão - nosso som era mais como subir o elevador de vidro para o último piso enquanto olha para baixo, subindo sem esforço.
"Time Waits for No One" foi escrito por Jackie e Randy com a minha voz e estilo em mente. Eles sabiam que estavam tentando manter-se com os compositores de Off the Wall e que fizeram um trabalho muito bom. "Give It Up" deu a todos uma chance para cantar. Marlon em particular. Nós isolamos do som do grupo nessas faixas, talvez naufragando de volta naquela armadilha Philly de deixar o arranjo nos confundir. "Walk Right Now" e "Wondering Who " estavam mais próximos do som de Destiny, mas para a maior parte, eles estavam sofrendo de muitos cozinheiros e não suficiente caldo.
"Quando Crescemos", realizado por Michael
Jackson adolescente e Roberta Flack em 1974
Livres Para Ser Você e Eu é um projeto da Fundação Ms. para
Mulheres e um álbum gravado, ABC Afterschool Special , livro ilustrado lançado em novembro
de 1972,
com apresentação de canções e histórias cantadas por
celebridades (creditado como "Marlo Thomas e Seus Amigos").
Usando poesias, canções, e histórias curtas, o conceito
básico foi de promover a neutralidade de gênero e saudar valores como a individualidade, tolerância e felicidade com a própria identidade.
A mensagem temática principal
é que qualquer um, quer seja um menino
ou uma menina, pode conseguir qualquer coisa que queira.
O álbum se tornou um culto clássico nos Estados Unidos
entre muitas crianças na década de 1970.
Alguns materiais foram exibidos e outros deixados de fora dos especiais de TV e vice e versa, enquanto outros parecem apenas no livro de capa dura que o acompanha.
* History
tornou-se o maior álbum duplo vendido de todos os tempos de 1996-2009
* Michael Jackson
bateu Mariah Carey para o maior número de singles número um na Billboard Hot
100
* Michael Jackson
tornou-se o artista de maior rendimentos de todos os tempos com THIS IS IT
* Michael Jackson foi um bilionário aos 18 anos
*A Turnê Michael
Jackson’s Victory (1983) tornou-se o programa de TV mais assistido na história
subsequente a Turnê Summer de Elvis Prestley de 69 e Funeral Elvis
* Michael Jackson
em uma única apresentação de Billie Jean na Motown 25 Yesterday, Today and Forever Concert, atraiu uma audiência de multidão de 2 bilhões de pessoas superando
sua própria Victory Tour
*Álbum BAD de
Michael Jackson teve todos os seus singles estreando em número 1 na Billboard
100
* Bad Tour World de
Michael foi o maior show de todos os tempos, ganhou com 75 concertos e rendeu-lhe 200 milhões dólares
* O single BLACK
OR WHITE de Michael foi para o Guinness
Record por ser o vídeo musical mais assistido depois de Thriller, quebrando o
recorde dos Beatles em 1992
* Michael ganhou
um recorde de sete Grammys para o álbum Thriller
* Michael recebeu
o prêmio Grammy de melhor compositor com LIBERIAN GIRL
and SMOOTH CRIMINAL do álbum
Bad
* Michael recebeu o prêmio Bambi Music de 1983, 1984, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1996, 1997, 2001,
2002
* Michael recebeu
o apelido do Rei do Pop por Elizabeth Taylor
* O Álbum History de Michael teve 6 singles em número 1
no Top 100 da Billboard
* Moonwalker de
Michael recebeu o prêmio Melhor Imagem Infantil do International Film Awards
* Moonwalker de Michael lucra 100 milhões de dólares
* Michael doou sua
luva cravejada em strass violeta para as
2.006 vítimas do tsunami que arrecadou cerca de 600.355 milhões de dólares
Em 8 de maio de 1997, o novo curta-metragem de Michael "Ghosts"
foi exibido no 50º Festival de Cinema de Cannes.
Michael participou da exibição que aconteceu à meia-noite, no auditório
principal. Michael recebeu excelentes críticas por sua atuação, os efeitos
especiais inovadores e para a história do filme em si.
"Ghosts", com excelentes críticas, um grande sucesso de
Michael.
O filme foi dirigido por Stan Winston e escrito por Stephen King e
Michael Jackson. Planos para o filme haviam sido confirmados em maio de 1994.
Notícias disseram que Stan Winston, o assistente de efeitos especiais
que trabalhou com Michael em "The Wiz", em 1978, esteve envolvido no
remake musical planejado por Michael do filme fantasia, "As Sete Faces do Dr.
Lao". Sua colaboração resultou por ser o filme "Ghosts".
Em 14 De maio, "Ghosts" recebeu sua estréia britânica.
O filme também estreou em várias outras cidades europeias - com muito
sucesso. "Ghosts" já tinha sido estreada em 11 salas selecionadas de Cinema Sony nos Estados Unidos [em 5 de novembro de 1996] e em Tóquio, Japão
[em 19 de dezembro de 1996]. Michael esteve presente em Tokyo na estréia de seu
curta-metragem de 35 minutos.
No estúdio, Quincy permitiu aos arranjadores e músicos um pouco de liberdade para expressarem-se, talvez com a exceção dos arranjos orquestrais, que são o seu forte. Eu trouxe Greg Phillinganes, um membro da equipe de Destiny, para "praticar" em números o que ele e eu havíamos trabalhado juntos em Encino, enquanto as pessoas do estúdio estavam sendo organizadas para a data. Além de Greg, Paulinho da Costa estava de volta na percussão e Randy fez uma aparição em " Don't Stop Till You Get Enough".
Quincy é incrível e não apenas escolhe homens para fazer sua oferta. Eu tenho estado ao redor de profissionais toda a minha vida, e eu posso dizer quem está tentando manter-se, quem pode criar, e quem é capaz de lutar de vez em quando de uma forma construtiva, sem perder de vista o objetivo compartilhado. Nós tivemos Louis "Thunder Thumbs " Johnson, que havia trabalhado com Quincy nos álbuns dos Brothers Johnson. Também tivemos um time de estrelas de Wah Wah Watson, Marlo Henderson, David Williams, Larry Carlton dos Crusaders tocando guitarra no álbum. George Duke, Phil Upchurch, e Richard Heath foram escolhidos a partir da nata da cultura jazz / funk, e ainda assim, eles nunca deixaram transparecer que talvez esta música fosse um pouco diferente do que eles estavam acostumados. Quincy e eu tínhamos uma boa relação de trabalho, por isso, nós compartilhávamos responsabilidades e consultávamos um com o outro constantemente.
Apesar de The Brothers Johnson, Quincy não tinha feito muito dance music antes de Off the Wall, assim "Don't Stop Till You Get Enough ", "Working Day and Night ", e "Get on the Floor" Greg e eu trabalhamos juntos para construir uma grossa parede de som no estúdio de Quincy. "Get on the Floor", embora não fosse um single, foi particularmente gratificante porque Louis Johnson me deu uma base de fundo, o suficiente para andar nos versos e me deixar voltar mais forte e forte a cada refrão. Bruce Swedien, engenheiro de Quincy, colocou os toques finais naquele mix, e eu ainda obtive o prazer de ouvi-lo.
"Working Day and Night ", foi vitrine de Paulinho, com meus vocais de fundo lutando para manter-se com seu saco de surpresas de brinquedos. Greg configurou um piano elétrico preparado com o timbre de um tom acústico perfeito, para derrubar qualquer eco persistente. O tema lírico foi semelhante ao "The Things I Do For You " de Destiny, mas desde que este era um requinte de algo que eu disse anteriormente, eu queria mantê-lo simples e deixar a melodia elevar a canção ao máximo.